domingo, 6 de janeiro de 2013

DC - Coluna de Notícias 571. (Anexo slide: Receita de Ano Novo, por Carlos Drumond de Andrade)


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano V – Edição nº 571 (geral) e 1ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, domingo, 06 de janeiro de 2013. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 1ª/52, Dias: 05/365 e faltam 360 dias para término do ano.

"Causo democrático!"

"Tem mulher que é igual a porteira eletrônica, ao toca-la ela se abre ou se fecha numa velocidade!". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Nesses cinco anos sendo duble de blogueiro, reservo o mês de janeiro para um descanso sem as edições desta coluna, pois, férias não podem considerar porque nesse mês passo a organizar a Mala Direta de Leitores que passam de dois mil endereços e sempre aparecem novos nomes (exemplo de última hora a jornalista Ecilla Bezerra – registro abaixo). Pensando melhor farei as duas coisas, dividindo o tempo com a organização e as edições, sendo que a coluna será publicada aos sábados durante janeiro de 2013, voltando às duas edições semanais a partir de fevereiro. Viva o mundo novo. Vem aí o feriadão de carnaval!!! Boa leitura, nobre leitor/a!

DE PRESOS E A INTERNETA Corte Europeia de Direitos Humanos tem um desafio pela frente. Terá de decidir se impedir que os presos usem a Internet viola o direito de ter acesso amplo e irrestrito à informação. Mais ainda: se a prisão justifica a limitação na liberdade de expressão. O direito de se conectar à Internet está sendo contestado por um preso na Lituânia. Henrikas Jankovskis vem lutando desde 2006 para poder acessar à rede de dentro da sua cela. Ele pediu primeiro à autoridade carcerária no seu país. Depois, tentou na Justiça e perdeu em todas as instâncias. Em 2008, recorreu à corte europeia.

O caso está na prateleira do tribunal desde 2008 à espera de um veredicto. A reclamação já foi enviada ao governo da Lituânia para que o país pudesse apresentar seus argumentos. Ainda não há, no entanto, uma data prevista nem para as audiências e nem para o julgamento propriamente dito. FONTE: www.conjur.com.br, em 06/01/2013.

DEPUTADO MINEIRO – Em cartão natalino com a mensagem "Ano Novo – Anos buscando um ânimo novo" Fernando Mineiro, além nos desejar um ano novo próspero, informa que seu gabinete em recesso desde o último dia 21, voltará a funcionar normalmente a partir desta segunda-feira (7). Sucesso companheiro amigo.

NATAL GANHA ÔNIBUS PARA CITY TOUR PANORÂMICO – Novidade de prima no turismo potiguar com a circulação nesta semana do Natal Bus, que promove sightseeing pela capital potiguar. De acordo com o empresário Alício Jr., diretor da Mar Azul Passeios, o ônibus está em fase experimental, definindo o percurso definitivo. Ressalta que nesta primeira fase a saída do passeio é sempre às 14h, do Mercado de Ponta Negra, com retorno para o mesmo local, às 18h.

A viagem custa R$ 50,00 e o ônibus tem 44 lugares ao ar livre, no primeiro andar. Já a parte inferior do Natal Bus, onde há inclusive um freezer, é dedicada a ocasiões festivas. Alício esclarece que está formatando um pôr do sol musical, com contemplação do alto da Pedra do Rosário localizada às margens do rio Potengi e que é um dos principais "points" do turismo religioso e cultural natalense. O tour é panorâmico, com paradas no Forte dos Reis Magos e no Centro de Turismo de Natal, além do Iate Clube de Natal de terça a quinta-feira, quando há shows durante o pôr do sol, e no Aquário da Redinha, nos outros quatro dias da semana. FONTE: Coluna Turismo – Por Liszt Madruga, www.gazetadooeste.com.br, em 05/01/2013.

DINIZ SANTOS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Convoco meu amigo e "especialista e analista em broncas do leitor", para a série com sua sobre o pacto de países de língua portuguesa. No final ele passa a palavra para os mestres do nosso idioma, a afirmo que o espaço fica aberto para as opiniões ou debate:

ACORDO ORTOGRÁFICO - A respeito do assunto, não vou tecer comentário injurioso, até porque foi um pacto, por assim dizer, firmado entre países de Língua Portuguesa, estando à frente Portugal Nosso Avozinho, como assim o tratou David Nasser, grande jornalista político e polêmico, atuante na imprensa brasileira dos anos sessenta.

Mas esse acordo Ortográfico, ratificado pelo Brasil, com vigência agora em 2012, deixa algumas interrogações. É certo que foram eliminados (ou abolidos?) acentos gráficos em determinadas palavras: assembleia, ideia, boleia, epopeia, etc.

E então, como ficam ou ficaram os nomes próprios (prénomes) Dulcinéia, Andréia, Tidéia, Arimatéia, Dorotéia e outros mais, consignados no Registro Civil das Pessoas Naturais, imunes de quaisquer alterações, que não sejam através de Autorização Judicial?

Já se observa alguns veículos de comunicação (jornais e revistas) grafando prénomes omitindo o acento gráfico.

O momento exige uma reflexão. Quase certeza de que os portadores de tais prénomes nunca irão alterar a grafia, ao arrepio da Lei dos Registros Públicos, para renderem homenagem a um acordo advindo do além-mar, onde o idioma tem suas conotações próprias e seus momentos escorreitos.

Com a palavra os mestres do nosso sofrido idioma. Não é isso mesmo Amigo Hermes? Abraço. DINIZ.

TOMÓGRAFO - Já em funcionamento o aparelho de tomografia do Hospital Regional Tarcísio Maia. Parado por cinco dias, os exames de urgência estavam sendo realizados no Hospital Wilson Rosado. A unidade hospitalar vai entrar 2013 sem problema. Também escala fechada em diversas especialidades, principalmente cirurgia, anestesiologia, traumatologia e clínica médica. FONTE: Coluna Raio X, por Ciro Ney, www.gazetadooete.com.br, em 29/12/2012.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (366)Não acredito mais em nenhum politico, seja de que banda for, a realidade é que enquanto o povo não for esclarecido, será usado como moeda de palanque para a eleição destes políticos sem escrúpulos que só pensam neles, o Valter não é diferente, veio da classe alta, não sabe o que é passar necessidade nem tão pouco morrer de estudar para passar em um concurso, a verdade que é você luta tanto e quando finalmente é aprovado, não sabe se será chamado porque o governo diz que não tem dinheiro e cada vez mais os impostos estão aumentando com nossos salários defasados, enquanto isso os vereadores acharam pouco R$ 15 mil reais que ganham por mês. QUE MIXARIA NÃO É?, TADINHOS DELES. Isso é uma vergonha, e eu pergunto, até quando vamos ficar assistindo isso acontecer? Cadê Micarla???? Já pagou na justiça o que fez com a cidade de Natal???? Está um LIXO. FICA A MINHA INDIGNAÇÃO. Patrícia Carla.

FIQUE SABENDO... "Dia de Reis". Fontes: *http://www.ibge.gov.br/7a12/voce_sabia/datas/data.php?id_data=8 e **http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_Reis.

Esse acontecimento é relembrado a cada dia seis de janeiro, quando se comemora o Dia de Reis.

*Muito tempo atrás, guiados por uma estrela, três homens chegaram à cidade de Belém, na Judéia, levando presentes para uma criança que nascera há poucos dias em um estábulo – o menino Jesus. Essa história antiga é encontrada na Bíblia e vem sendo passada de geração em geração.

Hoje esse acontecimento é relembrado a cada dia seis de janeiro, quando se comemora o Dia de Reis.

No Brasil, celebramos a data com as Folias de Reis. Nelas, um grupo de pessoas fantasiadas tocam instrumentos, cantam, dançam, contam estórias e declamam versos, indo de casa em casa desde a véspera do Natal até o dia seis de janeiro. Essa folia é para falar do nascimento de Jesus e da visita dos Reis Magos.

As apresentações prendem a atenção de todos, crianças e adultos. Elas acontecem em várias cidades do país, cada uma de um jeito diferente. É diversão garantida.

**O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".

Histórico
A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Melchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

Tradições
Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte.

Na França (agora também noutros paises) come-se "Galette des rois" onde também encontram um brinde no seu interior, a galette também costuma trazer uma coroa, quem encontrar o brinde será rei e será coroado.
Em Portugal e também em outros paises as pessoas que moram em pequenas terras costumam ir cantar os reis de porta em porta, as pessoas dão-lhes doces, salgados etc...

No Brasil esta tradição é comemorada com festas onde é servido doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Prefeitura de José da Penha/RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 95 (novena e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas até o dia 08 de janeiro/2013. Escolaridade exigida: Fundamental, Médio e Superior. Salários: 1.800,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

NACIONAL. – A STN, Secretaria do Tesouro Nacional, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 255 (duzentas e cinquenta e cinco) VAGAS PARA ANALISTA DE FINANÇAS E CONTROLE, inscrições abertas no período de 14 a 28 de janeiro/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 12.961,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "AMIGOS/AS DE PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Marcos Romero (07/01), Ady Canário – Profª. e Tuca Viegas – Jornalista (09/01);

 = "Prezado Hermes. Recebi e li com interesse todo o conteúdo das Notícias 570 (provavelmente as últimas deste ano). Agradeço. Desejo um ANO NOVO abençoado, para que o seu trabalho e o de todos os companheiros do campo público da comunicação floresça cada vez mais. Abs. Ecilla Bezerra - Presidente da TV VALE DAS ARTES, Peruibe, SP".Cara Ecilla, retribuo carinhosamente seus votos acrescentando que é com felicidade imensa ler seu e-mail e compartilho nesse espaço. Creio que nosso DC – Coluna de Notícias foi indicada por alguém e ter a certeza que termos mais uma leitora qualificada, e como tantos outros/as. Beijo no coração;

 = "Deus te abençõe durante ese ano e toda sua vida. Agradeço pelas mensagens que está me ajudando a viver. Abraços amigo, Dorinha Assis".  – Valeu companheira Dorinha, saúde e paz amiga!;

 = Há 73 anos (04/12/1940) foi Fundado o Aero Clube de Mossoró, grupo liderado por Dix-sept Rosado Maia.

**********PANO RÁPIDO**********
 - Memória: Na edição no 433/2011 (de 09/06), relatamos os seguintes temas: Quadrimestre das Diárias; Irenice de Fátima, Repórter por uma Edição; Cineclube Exibi "Dio Come Ti Amo"; Bronca do Leitor (234) – Prof. Diniz; FIQUE SAENDO: O Sombrio Quadro da Educação no Brasil. E na Edição 483/2011 (de 28/12) estes foram os temas: Penhora: indenização pelo valor sentimental; Governadora revoga decreto; UERN: atividades acadêmicas e administrativas suspensas; Romana Barros da Silva, presente!; Marcos Romualdo, repórter por uma edição; Bronca do Leitor(a)/internauta (281) – por Luiz Carlos Martins; FIQUE SABENDO... "Capacidade Humana" – Por Iháscara Cardoso;

 - BELO MONTE – É DEVER PARAR A OBRA - "Temos ciência de que nossos protestos não foram suficientes para que se faça justiaç; de que acordos continuarão a ser descumpridos pelos promotores de Belo Monte, e de que os desafios para 2013 serão ainda maiores". Essa é uma síntese da análise que o MOVIMENTO XINGU VIVO PARA SEMPRE faz das lutas e ações realizadas durante o ano de 2012, contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, em Altamira, no Pará (Norte do Brasil), e os inúmeros impactos ambientais e violações de direitos humanos que a obra provoca nos povos da regiao. "Mas, comunicamos ao Brasil e ao mundo que Belo Monte não é um fato consumado, que apenas 15% das obras foram realizadas e que temos o dever de parar este desastre", continua o Movimento Xingu Vivo para Sempre, demonstrando a determinação em seguir na luta contra Belo Monte e indicando que as mobilizações continuarão com força em 2013. Por Tatiana Félix – Jornalista da Adital. FONTE: www.adital.com.br, em 21/12/2012;

 - AÍ TEM COISA! Sabem quem foi o maior crítico da governadora Rosalba Ciarlini na Assembleia Legislativa por ocasião da sessão extraordinária, para aprovação do empréstimo que o governo fará de mais de 600 milhões de reais ao BB? Quem pensou ter sido o deputado Mineiro, enganou-se. O algoz da governadora foi o deputado Walter Alves, líder do PMDB na casa, e filho do ministro Garibaldi Alves. É ou não é estranho. FONTE: Coluna Rubens Coelho, www.gazetadooeste.com.br, em 28/12/2012;

 - DIA: hoje é Dia da Gratidão, da Reflexão e Dia de Reis. Amanhã (07) será Dia da Liberdade de Cultos e Dia do Leitor.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos hemofílicos e praticantes da gratidão e reflexão.
QUEM canta...
"Santo Antônio do mundo novo / Alumeia o meu caminho / Santo Antônio do mundo novo / É triste viver sozinho..." . ("Mundo Novo" – Autoria: Jackson do Pandeiro. - Canta: J. do Pandeiro).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário