sábado, 22 de dezembro de 2012

DC - Coluna de Notícias 568. (Anexo slide: "Quero Ver" - Natal Especial É MUITO LINDO!).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano V – Edição nº 568 (geral) e 84ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 22 de dezembro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 51ª/52, Dias: 357/366 e faltam 09 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Há três coisas que não almejo ter: beijos de rapariga, comprar sem poder ter, peru em dezembro fazendo planos pra viver". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com)

Estimados/as Amigos/as:

Presencio um movimento ao meio dos concursados da UERN – Universidade do Estado do RN em relação à ação judicial e/ou mandato de segurança para obter a GTNS – Gratificação de Técnico de Nível Superior. Tenho uma informação a passar, a Lei Complementar de nº 432, de 1º de julho de 2010, que trata do PCCR – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores efetivos no âmbito do órgão público revoga a lei das GTNSs e assim, impossibilita futuras concessões. Toco no assunto preocupado numa só situação, o servidor está pagando honorários advocatícios em vão, vejam com o profissional a garantia do êxito na pretensão porque tentamos reclamar judicialmente com novas ações no início de 2011 e todas as sentenças foram negadas. Mas, dizem que na justiça há brecha pra tudo, vão em frente, e que se faça valor o ditado: porteira que passa um boi passa uma boiada!!! Boa leitura, nobre leitor/a!

GOVERNO REAJUSTARA GASOLINA EM 2013, diz Mantega – O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta quarta-feira (19) que certamente haverá aumento do preço da gasolina em 2013. Por outro lado, ele garantiu que a tarifa de energia vai cair 20% em média no próximo ano, a partir de fevereiro.

O aumento do preço dos combustíveis é uma demanda da Petrobras, que precisa elevar sua geração de caixa para fazer frente aos pesados investimentos necessários para explorar o pré-sal. "Certamente teremos um aumento (do preço da gasolina). Todo ano tem aumento. Haverá um aumento no momento adequado", disse Mantega, durante café da manhã com jornalistas. Outros aumentos da gasolina e do diesel concedidos recentemente não chegaram ao consumidor porque foram compensado com a queda de imposto (Cide). Dessa vez, como a alíquota da Cide já está zerada, haverá impacto na inflação.

Mantega também disse que o governo vai garantir a queda de 20% em média da tarifa da energia no próximo ano. Para tanto, afirmou, o Tesouro vai gastar mais R$ 2 bilhões a R$ 3 bilhões. Ele não deu detalhes de como isso será feito, pois a medida ainda está em estudo. FONTE: Folha Online, na base de dados do site: www.endividados.com.br/.

JULIERME TORRES – Corroboro com o pensamento do Tio Colorau, leia-se Erasmo Firmino, ao afirmar em seu blog (www.tiocolorau.com.br) que a prefeita diplomada Cláudia Regina ganhou muitos pontos ao indicar o economiário e jornalista Julierme para a Secretaria de Comunicação Social. "Os jornalistas (?) que se envolveram em coisas erradas durante a administração de Fafá Rosado participaram de corpo e alma da campanha de Cláudia Regina, todos esperavam um cargo de relevo. A prefeita eleita, todavia, optou pela seriedade e serenidade de Julierme Torres. Ganhou muitos pontos com isso". Assim publicou o tio!!! Parabéns a ambos.

LÁ SE VÃO... – Correspondência sempre atenciosa de Hermes Alves de Oliveira questionando se a foto do dirigível sobrevoando a Catedral de Santa Luzia é de 1927 ou 1945, conforme saiu aqui (Coluna Emery Costa, http://omossoroense.com.br, em 17/12/2012). Eu expliquei a ele que quando recebi a dita foto, me davam como alternativa as duas datas. Eu que escolhi a data de 1945. Mas vamos discutir a questão. Fui pela segunda opção haja visto que a Catedral antiga só tinha uma torre e aqui já aparecem as duas. Bom, mas é bom que a gente esclareça isso.

NOTA DO EDITOR. Já registramos em nosso Democratizando a Comunicação que nosso famoso fotógrafo Manuelito Pereira (*17/08/1910 – +10/08/91980), registrou esse histórico fato em 16/03/1927. Fui buscar a fonte para ver quem está equivocado e encontro na página 356 do Livro "Mossoró, nossa Terra", vol. I, de autoria do nosso amigo e Professor Almir Nogueira confirmando a data de 16/03/1927. Completando, se o fato realmente se deu em março/27, foi numa quarta-feira – não precisarei o turno, mas, arrisco que foi no pingo da mei dia (no nosso bom nordestinez), pois, observando a foto direitim não há sombras... . A não ser que tal dia estivesse nublado nas datas citadas. Com a palavra os nossos historiadores para tirar a dúvida da data (1927, 1937 ou 1945), abro outra questão; qual o sentido de destino do dirigível Zeppelin? Na foto do Lá se vão (posto coluna) ele está apontado par o Sul, e na foto (abaixo – Fique Sabendo...) o Zeppelin está claramente apontado rumo ao Norte indo a nossa bela Tibau.

MÁRIO ASTRINI, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Há dias que pautei a colaboração do Mário, porém, não dava para passar desta edição para não perder o sentido da reflexão:

Fazer mais festinha com os amigos, resmungar menos, perder uns quilinhos, terminar aquele livro de 600 páginas... . Chega dezembro, é sempre assim: muita gente corre para botar no papel as promessas de ano novo. Aqui no Greenpeace, também fizemos nossa listinha. E o primeiro item é ousado: levar para o Congresso uma lei de iniciativa popular pelo desmatamento zero.

Mas para que esse desejo vire realidade, precisamos que você coloque aí na sua lista de promessas: compartilhar essa ideia com os amigos. Até agora, mais de 663 mil pessoas como você já aderiram à campanha para um Brasil mais verde. Temos que chegar ao maior número possível de assinaturas para que esse projeto de lei deixe de ser mais um promessa de ano novo e passe, de fato, a valer.

E para dar uma força à campanha, vale tudo. Quer uma ideia? Se você tem um blog – ou conhece alguém que também tenha – pode colocar a petição pendurada lá. É só enviar o código HTML para seu amigo ou colar no seu blog:

Código do widget: iframesrc="http://desmatamentozero.org.br/iframe_ciber.html" style="width:320px;height:380px;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" ></iframe>.

Nesse ano o seu apoio e ativismo foi essencial para que nossa campanha chegasse as mais 660 mil assinaturas. Mas ainda temos um longo caminho para percorrer no próximo ano e por isso, precisamos fazer mais. Junte-se a nós e faça de 2013 o ano do Desmatamento Zero. Um abraço, Márcio Astrini – Coord. Da Campanha da Amazônia Greenpeace.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (363) – Na vida tudo passa – menos a "mulésta" da praga da gota serena do forró de plástico. Essa epidemia do diabo está na mídia desde o iníco dos anos 90. Até quando esse inferno vai continuar? Vivi dos teclados.
NOTA DO EDITOR. Bronca colhida de a Coluna Religares do jornal O Jabá, edição nº 155 – dezembro/2012. Digo mais, caro Vivi, onde escuto alguém denominar essas porcarias de forró vou logo combatendo ao dizer que aquilo não é forró. É tão ruim que a mistura não resulta um nome para o barulho!

FIQUE SABENDO... "A Catedral: torres e o Graf Zeppelin". Pesquisado por Hermes Oliveira – Fonte: http://telescope.zip.net/arch2009-12-01_2009-12-31.html.
O Graf Zeppelin em Mossoró-RN, 1937. (Foto extraída do site: http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2011/08/o-graf-zeppelin-em-mossoro-rn-1937.html).

Graf Zeppelin em Mossoró

O gigantesco dirigível alemão, o Graf Zeppelin, com 235 metros de comprimento, que chegava a alcançar a velocidade de 110 km/hora, cuja viagem entre Frankfurt (Alemanha) e Rio de Janeiro (BR) tinha duração de 02 dias, e aqui, nesta foto, o vemos sobrevoando os céus da terra de Santa Luzia, e pela posição dele, dirige-se no sentido noroeste.

Embora esta foto esteja publicada em alguns sites com a data de 1940 e 1945, adotou-se a data de 1937 para a mesma, justamente porque a partir de 1937 os vôos entre Alemanha e Brasil foram suspensos, primeiro, em decorrência do acidente aéreo do Hidenburg, ocorrido em 07/05/1937, em Lakehurst, nos EUA, e segundo, pelas questões políticas decorrentes das relações entre Brasil e Alemanha, durante a II Guerra Mundial.

Ao centro da foto, está a Pça. Vigário Antônio Joaquim, com jardins construídos, as ruas pavimentadas, ao fundo, a Catedral de Santa Luzia, atrás da Catedral, vê-se parte da estrutura do Mercado Público, e à direita da Catedral, o inicio da Rua Bezerra Mendes, e o Ginásio Diocesano Santa Luzia, ladeando a praça pelo lado norte. Atualmente, não mais existe este Ginásio, em seu lugar, existe uma agência do Banco do Brasil. Conforme Câmara Cascudo relata que, no local do Ginásio, havia o Hotel da Generosa o qual hospedou várias comissões durante os festejos do 30 de setembro de 1883, ocorridos na cidade.

A Catedral, ao longo dos anos, também, foi totalmente descaracterizada, perdeu a beleza de suas linhas e detalhes arquitetônicos. Como bem frisou o jornalista Ricardo Allan, em 01/11/09, no CB, "os brasileiros não prezam suas construções antigas. Preferem demolir tudo e pôr no lugar um monstrengo qualquer". É assim que eles pensam que estão sendo modernos... .

Fontes: BRITO, Raimundo Soares de. Ruas e Patronos de Mossoró (Dicionário), Vols I e II, Coleção O Mossoroense, Fundação Vingt-un Rosado, setembro de 2003; CASCUDO, Luís da Câmara. Notas e Documentos para a História de Mossoró, Coleção O Mossoroense, Fundação Vingt-un Rosado, 4ª. Edição, maio de 2001; COSTA, Andréa Virgínia Freire. Lugares do passado ou espaços do presente? Coleção O Mossoroense, Fundação Vingt-un Rosado, Mossoró-RN, abril de 2009; ROSADO, Vingt-un. "Mossoró", 2ª. ed. 2006,Coleção O Mossoroense, Fundação Vingt-un Rosado; Fonte do arquivo fotográfico P&B; Graf Zeppelin. Fotografia de Manuelito Pereira (1910-1980).

CONQUISTE SEU EMPREGO: MA. A Prefeitura de São Pedro da Água Branca/MA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 90 (noventa) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas até o dia 11 de janeiro/2013. Escolaridade exigida: Fundamental, Médio e Superior. Salários: 6.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

NACIONAL. – A CPTM, Companha Paulista de Trens Metropolitano, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 14 (quatorze) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 02 a 20 de janeiro/2013. Escolaridade exigida: Ensino Fundamental, Médio e Superior. Salários: até R$ 8.082,72. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "LEITOR DE PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Luiz Dambroski – Olinda/PE (dia 20), Lúcio Ney – Prof., Edineide Mota – UERN (24), Batista Santos – Detran e Natália Dutra (25);

 = "Estimado Hermes, boa tarde! Emocionante mensagem... . A compartilharei entre meus familiares... Temperos essenciais na nossa vida! Obrigada pelas belas reflexões no decorrer de mais um ano. Desejo-lhe o fundamental para que seja feliz. Em anexo, a árvore que o acompanhará durante o ano que está para nascer. Atenciosamente Dorisângela Lima".Minha jovem e leitora Doris, muitíssimo obrigado pela mensagem e sua árvore anexa. Como um entre 99,99% dos humanos que não deram bolas para os MAIAs, seguirei no mundo com sua árvore recheada de frutos da esperança e fé. Deus abençoe a você e demais familiares;

 = Há exatos 45 anos (22/12/1967) foram inaugurados a Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM (hoje UFERSA) e o Edifício Epílogo de Campos (hoje abrigando a administração da UERN), pelo Presidente Artur da Costa e Silva (in memória), em 22/12/1967.

**********PANO RÁPIDO**********
 - Memória: Na edição no 430/2011 (de 28/05), relatamos os seguintes temas: Para Advogado, Sindicato Pode Desafogar Judiciário; Kalianne Santos, Repórter por uma Edição; XI Festa dos Destaques; Bronca do Leitor (231) – Rogério Dias; FIQUE SABENDO: Nunca na História da Fundação José Augusto – Por Crispiniano Neto. E na Edição 480/2011 (de 17/12) estes foram os temas: Novas Consultas de Programação para a RTV; Jogo Bruto Federal – O Jogo é Duro; Sinal Fechado no Detran/RN; Coluna Raio X; Sábado é Dia de Sêbado; Leandro Nascimento, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (278) – Josué Damasceno; FIGUE SABENDO: Condenação do Cel. Ubiratan. Por Fernando Rodrigues – Shenan;

 - AQUELES QUE DIVULGAM OU DIVULGARAM O FIM DO MUNDO deveriam ser punidos dentro da lei das contravenções penais: (Artigo 41. Causar pânico ou tumulto) Provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto, pena de prisão simples, de quinze dias a seis meses, ou multa de até R$ 112.000,00. Aos defensores politicamente corretos: CÓDIGO PENAL BRASILEIRO: Art. 287 - Fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime: Pena - detenção, de 3 (três) a 6 (seis) meses, ou multa. Por William Pereira, via facebook, em 22/12/2012;

 - NADA COMO ESTAR EM FAMÍLIA, nada como estar em paz consigo mesmo e com os seus, nada como participar de uma comunidade, para dar sentido ao espírito de Natal. É hora de feliciade e alegria. É hora de renovação de compromissos. É hora de paz. FELIZ NATAL A TODAS E TODOS! Que a bênção da vida se espalhe pelos lares e comunidades. Que a justiça e a igualdade sigam os passos de homens e mulheres, árvores e bichos. Que ventos do sul soprem a protejam. Que a vida nasça sempre e sempre, revigore corpos e mentes, seja luz, seja sonho e utopia. Por Selvino Heck - Assessor Especial da Secretaria Geral da Presidência da República, publicado sob o título "O Natal pode ser...". FONTE: www.adital.com.br, em 21/12/2012;

 - DIA: hoje é Dia da Consciência Ecológica. Amanhã (22) será Dia da Carteira de Habilitação, Dia do Atleta Amador e Dia Nacional do Vizinho.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes defensores da ecologia, aos habilitados, atletas amadores e aos vizinhos – com mais carinhos para os bons.

QUEM canta...
"E quando eu abri a janela / O dia estava tão lindo / No outro quintal o vizinho / orrindo / Lembrei do meu sonho / O sonho que eu tive / O sonho que eu tive..." . ("O Quintal do Vizinho" – Autoria: Roberto Carlos e Erasmo Carlos. - Canta: R. Carlos).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Um comentário:

  1. Está enganado quanto a GTNS, a lei 432, de julho d 2010, revogou a GTNS para os servidores da Administração DIRETA, apenas da Administração DIRETA. Os servidores da Administração INDIRETA continuam com direito a percepção da vantagem já que não ainda revogação explicita da GTNS para os servidores da administração INDIRETA.

    ResponderExcluir