domingo, 16 de dezembro de 2012

DC - Coluna de Notícias 566. (Slide anexo: Os milagres da amizade).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano V – Edição nº 566 (geral) e 82ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, domingo, 16 de dezembro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 51ª/52, Dias: 351/366 e faltam 15 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Se sua mulher é um bucho, pelo menos dobradinha não vai lhe faltar". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com)

Estimados/as Amigos/as:

Rasgando a folhinha do calendário nesta manha já caminhamos para o final do mês e em duas semanas faremos a contagem regressiva para o final do ano, ou do mundo? Para quem acredita que será no dia 21 próximo já pode começar a contar, eu não! Vou dá combustão ao meu túnel do tempo (ver acima) por muitos e longos anos com a permissão de Deus. O mundo acabou para a praticamente para a luta sindical deste ano, nos resta um grande ato público denominado Fora Rosalba para o dia 28 de dezembro em Natal. Sindicatos e movimentos sociais devem juntar-se ao SINDSAUDE para mobilizações e energizar a Campanha Salarial 2013 no âmbito do funcionalismo público. Boa leitura, nobre leitor/a!

"NÃO TENHO MAIS O QUE FAZER", DIZ DILMA, sobre royalty do petróleoA presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira (13), em Moscou, que não tem "mais o que fazer" nas negociações políticas para o estabelecimento de uma nova divisão dos royalties do petróleo, tema que gerou embate entre Estados e municípios não produtores.

Foi a primeira manifestação pública de Dilma após ela vetar parte do projeto de lei aprovado na Câmara que reduziu os royalties de petróleo recebidos por Estados e municípios produtores em contratos em vigência. A presidente falou sobre o assunto após a Câmara e o Senado aprovarem na quarta-feira pedido de urgência para analisar o veto de Dilma, o que deve ocorrer em uma nova sessão conjunta das casas na próxima semana. "Eu já fiz todos os pleitos, o maior é vetar. Eu não tenho mais o que fazer, não tem nenhum gesto meu mais forte do que o veto. O resto seria impossível", disse Dilma a jornalistas em Moscou, onde está em viagem oficial.

Dilma vetou parte do projeto porque ele altera a distribuição de royalties de contratos em vigor, o que seria ilegal por ferir direitos adquiridos. Ela também atendeu reivindicações de Estados e municípios produtores. FONTE: www.endividado.com.br/.

SINTE-RN REPUDIA AUMENTO DE SALÁRIOS para prefeito e vereadores de NatalA direção do SINTE-RN – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN repudia a atitude dos vereadores que fazem farra com os recursos públicos, que desrespeitam os alunos que estão sem aulas, que afrontam os professores que não tiveram – no orçamento votado pela Câmara – a garantia de recursos para que fossem pagas e resgatas as dívidas funcionais que a prefeitura deve à categoria e para reajuste dos salários.

"Esperamos que a população aproveite para fazer uma reflexão sobre suas escolhas e que exijam respeito pelo seu voto". Finaliza Nota de Repúdio publicada no site: www.sintern.org.br, em 14/12/2012.

FLÁVIO REZENDE, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – O Jornalista e articulistas social Flávio, envia-nos sua colaboração lá da capital do nosso estado:

Almas boas que recebem o Boletim do Bem, compartilhamos aqui mais notícias que julgamos ser legais tornando a vida da gente mais feliz. Do passado relembramos que fomos ao Ma-Noa Park Aquático com 130 jovens, idosos e voluntários, numa cortesia do próprio parque com as entradas, transporte com o amigo George Costa e Decca Bolonha da Luck Receptivo e Potiguar Turismo, com o evento sendo maravilhoso. Ainda na ára de passeio estivemos no restaurante O Bule, da chef Soninha Benevides, fomos muito bem recebidos por ela e sua equipe, tomamos banho na lagoa do Bonfim, almoçamos, ganhamos guloseimas e, quem nos levou foi a Natal Vans a quem agradecemos, junto com intermediação da amiga Zilene Seixas. Abaixo algumas ações fantásticas.

- Vai rolar dia 18 um Natal para 80 de nossos jovens promovido pela ABIH do amigo Habid Chalita, com organização da alma boa Rayssa Saraiva e em parceria com várias almas boas como Abdon Gosson, Sport Master e outros que vamos divulgar por aqui. Também agradecemos a amiga Clarissa Medeiros que vai doar bolas e chuteiras para nosso futebol do bem, além de lembrar da Árvore do Sonhos do Midway que tem cartas dos nossos jovens.

Agradecemos tudo, reafirmamos que estamos precisando mais que nunca que os amigos que gostam do que fazemos depositem em nossa conta 26847-X - agência 1668-3 - Banco do Brasil, uma vez que não temos telemarketing, motoqueiro, boleto, nada, chegamos quase a zero na conta, estamos muito preocupados com o futuro e, só contamos com essa ajuda via depósito no banco.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (361)O internauta (360) está preocupado com uma tampa de esgoto danificada, sujeita a causar um grave acidente. Sugiro, com todo o respeito, que ele venha ver de perto em Natal e pontificar coisas piores. Aqui encontramos crateras sem maiores dificuldades, em qualquer dos bairros. Tem delas que, sem exagero, poderá engolir um carro de pequeno porte. Um Celtinha, por exemplo. O mais, tudo na santa paz. Prefeita expulsa, interino eleito vereador... . Bem não se apurou o último voto, com pendências recursais, só se falam - eles, os políticos - na próxima eleição, o que mais lhes interessa. O contribuinte vá caçar ninho de avião, enquanto aguarda outras bordoadas, no papel de masoquista inveterado. Como sempre. Abs. DINIZ, também da UERN, com muita honra, conforme o internauta a quem me refiro. Continue sempre bem informado e bem informando, Grande Hermes. Nós, leitores, agradecemos. Repito a assinatura.

FIQUE SABENDO... "Mossoró não possui plateia para teatro". Por Pessoal d'O Tarará, via facebook em 04/07/2012.

Termos um público de 25.000 pessoas no Chuva de Bala não significa termos público para teatro. Há pessoas que pensam que teatro é Chuva de Bala, Auto da Liberdade.

Alegria seria ver o Teatro Dix-Huit lotado para ver os companheiros da Escarcéu, bem como os trabalhos dos que suam durante o ano inteiro para fazer um teatro longe das apelações, do humor barato, do contexto de baixaria em que vivemos.

Apesar de fazer anos que temos este teatro e outros espaços de apresentação, Mossoró ainda não dispõe de platéia para teatro, infelizmente. Termos um público de 25.000 pessoas no Chuva de Bala não significa termos público para teatro. Há pessoas que pensam que teatro é Chuva de Bala, Auto da Liberdade.

Também é. Mas quem sustenta são os grupos de pesquisa e que fazem uma arte independente, que provoca, que não faz apenas algo bonito e emocionante, mas que além disso contribui para a formação intelectual, política, espiritual do cidadão, que o move a querer fazer algo. Porque teatro é para tocar em todos os sentidos, mesmo.

Nós, d´O Pessoal do Tarará, viajamos o Brasil inteiro, e nunca alguém chega pra perguntar por algum grande evento da cidade de Mossoró. Mas sempre perguntam pela Escarcéu, e acredito que a Escarcéu deve ouvir alguém perguntando por nós, também.

É só viajar pelo Brasil que você percebe quem divulga, de verdade, o nome de Mossoró. Não termos público para estas produções que saem do "sentido comércio" não significa em hipótese nenhuma que fazemos um teatro sem qualidade, que não sabemos fazer ou que o teatro ficou pra trás diante da internet, tv, cinema, stand-ups, autos, e elementos de "quinta categoria".

Significa dizer que devemos ter muita pena pelo atual estágio de alienação, analfabetismo, de preguiça intelectual em que se encontra a nossa sociedade. O valor do teatro só pode ser percebido por uma sociedade educada, e que tenha o próprio teatro como algo tão imprescindível, como saúde, segurança, alimentação.

Uma sociedade em que a educação não é valorizada e que as pessoas não lêem, nem sabem escrever direito, não pode ter ideia, nem de longe, da importância do teatro. E assim caminhamos cada vez mais para sermos mais desajustados, louvando Steve Jobs como símbolo de empreendedorismo, e saindo do I-pad 1 para o 2, 3, e segue a numeração.

Não descartamos o valor da tecnologia. Mas imagine que o teatro é uma das únicas coisas que ainda cultuam o encontro do ser humano, presencialmente com o outro. Recentemente o grande mestre Amir Haddad (que está longe da mídia, mas tão atual como Steve Jobs) nos disse que devemos continuar com este movimento de resistência humana: ter contato com o outro: o teatro. Só ele é assim!

CONQUISTE SEU EMPREGO: BA. A CERB, Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos/BA, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 161 (cento e sessenta e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 17/12/12 a 09 de janeiro/2013. Escolaridade exigida: Médio e Superior. Salários: 3.513,70. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

NACIONAL. – O INES, Instituto Nacional de Educação de Surdos realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 96 (noventa e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 02 de janeiro/2013. Escolaridade exigida: Ensino Médio e Superior. Salários: até R$ 6.350,77. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "LEITOR DE PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Mário Gerson (16/12) e Aline Linhares (18/12);

 = "Hermes, quase vovô, como vai? Pois é, a UFRN é primeira do norte e nordeste, estou muito feliz de fazer parte dela. O Curso de Pedagogia do CERES/Caicó foi muito bem avaliado, mas nossa infraestrutura precisa melhorar muito, estamos trabalhando para isso. No Brasil a educação, paulatinamente, vem avançando. Ana Aires". – Que glória estimada comadre. Se nós estamos felizes por fazeres parte deste processo imagine você, né? Comadre Ana é assim mesmo, meio a tristeza pelo falecimento de seu pai (Lucas Teófilo Pereira) na quarta-feira (12) continu antenada. Ela refere-se à matéria que publicamos na edição 564. Quanto ao Seu Lucas digo-lhe que ele continuará sua missão na esfera celestial. Nossos pêsames e votos de conforto a você e demais falimiares;

 = Há 16 anos (12/12/1996) foi instalado o Teatro Lauro Monte Filho, no antigo Teatro Cine Cid, em Mossoró/RN.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição no 428/2011 (de 21/05), relatamos os seguintes temas: Marcha da Maconha em Cinco Cidades; Alexandre Guedes, Repórter por uma Edição; Cineclube Exibe "Alguém para dividir os sonhos"; Bronca do Leitor (229) – Benilson Silva; FIQUE SABENDO: Quem Estar Certo ou Quem Estar Errado. E na Edição 478/2011 (de 10/12) estes foram os temas: Pagar Dívida com 13º Pode Ser Equívoco; Semana Conciliação: Para o SINAI, forma de pagamento não foi justa II; VII Recital Harmonia Jovem; Francisco Martins, repórter por uma edição; Cineclube Exibirá "Mistérios e Paixões"; Bronca do Leitor (276) – Liszt Madruga; FIQUE SABENDO: 10 de Dezembro: Dia da Declaração dos Direitos Humanos;

 - PARTICIPAÇÃO JUVENIL - A Liga Experimental de Comunicação, agência dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC), promove na próxima segunda-feira (17), a partir das 18h, no Auditório Rachel de Queiroz, no Centro de Humanidades II da UFC, o seminário "Participação Juvenil: a Criança e o Adolescente Sendo e Fazendo a Notícia". O evento integra as atividades do projeto Ver Pra Crer: a comunicação pelo fortalecimento de direitos de experiência, como crianças e adolescentes, estão presentes na mídia, seja como fontes, tema principal, ou produzindo comunicaçao. FONTE: www.adital.com.br, em 14/12/2012;
 - BANCOS/DOADORAS – Os bancos de leite de Natal, Mossoró, Caicó e Parnamirim estão com seus estoques baixo. O leite materno é o melhor alimeno para o bebê, principalmente os prematuros, pois, ajuda sua recuperaçã e saída mais rápida da Unidade Terapia Intensiva. Toda mãe que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta entrar em contato com o banco de leite mais próximo de sua residencia e se informar sobre a doação. Em Mossoró, funciona vizinho à Casa de Saúde Dix-sept Rosado, fone: 3315-2471. FONTE: Coluna Raio X – Por Ciro Ney, www.gazetadooeste.com.br, em 07/12/2012;

 - DIA: hoje é Dia do Reservista e Dia do Teatro Amador.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos reservistas e todos os profissionais que fazem o teatro amador.

QUEM canta...
"Subo nesse palco, minha alma cheira a talco / Como bumbum de bebê, de bebê / Minha aura clara, só quem é clarividente pode ver / Pode ver / Trago a minha banda, só quem sabe onde é Luanda / Saberá lhe dar valor, dar valor..." . ("Palco" – Autoria: Gilberto Gil. Canta: G. Gil).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário