sábado, 8 de dezembro de 2012

DC - Coluna de Notícias 564. (Anexo: A felicidade está na viagem, não no destino! - Pra ler e pensar)!


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano V – Edição nº 564 (geral) e 80ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 08 de dezembro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 49ª/52, Dias: 343/366 e faltam 23 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Sabe aquele jornalista que escreve coluna social? O danado mente que o rabo não sente. Disse que levou 20 sacos de cimento, 400 tijolos e uma carrada de sal dentro de um fusca". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com)

Estimados/as Amigos/as:

O governo do RN anda na contramão e não é multada seja lá por quem for responsável. Desafia a justiça em não cumprir as determinações da justiça em pagar os 70% restantes dos PCCRs de várias categorias do estado, com várias Ações de Cumprimentos expedidos em favor dos reclamantes. Exceto aos servidores da JUCERN – Junta Comercial do Estado do RN pagos no mês de setembro último. Esse sistema DEMolidor de desvalorização dos serviços públicos tem marca registrada em seu primeiro mandato como prefeita de Mossoró ao demitir mais de novecentos servidores municipais. Ao assumir o governo do estado no ano passado centenas de famílias foram desafortunadas com o fechamento do MEIOS e a consequência foi a demissão dos funcionários. Agora tomo conhecimento do fechamento de quatro postos fiscais nas barreiras de Mossoró/CE, saída de Governador Dix-sept Rosado, Caraúbas e Currais Novos. Só no plantão do posto na divisa do RN/CE, a média de servidores em escala era de dezessete pessoas, ontem estava reduzida a 1/3, contando com dois agentes do IDIARN. O agravante, sem alimentação para estes dois, pois, a alimentação era só para os policiais e até dia 15 deste mês. Daquele dia em diante nem polícia terá mais, se a direção do IDIARN não tomar as providencias aquelas estruturas servirão de abrigo para marginais e aumentar as estatísticas dos prédios públicos abandonados. Chega! Vamos ao  S Ê BadO  por que hoje é sábado! Boa leitura, nobre leitor/a!

MEC APONTA A UFRN COMO MELHOR UNIVERSIDADE FEDERAL do norte e nordeste – A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se classificou como melhor universidade federal das regiões Norte e Nordeste do País no Índice Geral de Cursos (IGC), posto antes ocupado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A UFRN, que tinha se classificado em 3º lugar na avaliação anterior, conquista o 1º lugar com o conceito 3,66, equivalente à faixa 4 do Índice.

Neste ano, foram avaliados 30 cursos da UFRN no ENADE 2011, considerando que os cursos que possuem duas modalidades (licenciatura e bacharelado) são avaliados separadamente, contando como dois cursos. O Índice considera desde o desempenho dos estudantes até o corpo docente, proposta pedagógica, infraestrutura, entre outros. Ao todo, 11 cursos obtiveram conceito máximo no Exame, sendo nove destes lotados no Campus Central e dois lotados no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), da cidade de Caicó. O resultado representa uma porcentagem de 40% (36,6%) do total avaliado.

Desde a criação do IGC, em 2007, a UFRN demonstra crescente aumento no cálculo do conceito final, tendo permanecido sempre na faixa 4 do Índice. Em 2007, o conceito contínuo da Universidade foi de 3,38, evoluindo para 3,66 em 2011. (A faixa 4 do IGC contempla as instituições avaliadas com conceitos entre 2,95 e 3,94). Fonte: www.sistemas.ufrn.br/.

DIEESE APONTA O RN COMO O 2ª MELHOR DESEMPENHO DE ARRECADAÇÃO – A arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Nordeste continua em ascenção no acumulado do ano. Segundo o estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatístic e Estudos Socioeconômicos - DIEESE/RN, o aumento no recolhimento do tributo na região Nordeste, entre janeiro e setembro de 2012 em relação a igual período de 2011, foi de 9,9%, enquanto no Brasil verificou-se queda de 9,2%.
O Rio Grande do Norte, junto com o Maranhão, apresentou a segunda maior elevação do recolhimento de ICMS da região: 13,6%, o que significou um ganho real de 7,9% no período analisado. Sergipe foi o Estado que teve crescimento mais acentuado, de 18% nominal e 12,1% real, nos primeiros nove meses do ano, enquanto o mais baixo foi apresentado por Pernambuco (6% nominal e 0,7% real.
O estudo foi encomendado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do RN. A categoria responsável pela arrecadação do tributo comemora o desempenho no trabalho de fiscalização. "Estamos intensificando nossas ações para ajudar o Estado a reequilibrar as finanças públicas, já que houve corte em repasses no Fundo de Participação", analisa Pedro Lopes, presidente do Sindifern. FONTE: Blog do BG. Saudações, Joao Alves de Moura - Dir. Sec. da ASSEMAN - Associação dos Servidores da Emater/RN.

JANAIKY ALMEIDA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Mais uma estreia na série, uma brilhante convocação para essa jovem Assistente Social, professora e companheiras de lutas:

Acontece, logo mais, às 08h30, no sede do SINDPREVS (Centro – rua do INSS) da FMCPS – Frente Mossoroense Contra a Privatização da Saúde, na pauta análise da conjuntura de privatizações da saúde no mundo e as formas de enfrentamento e o reordenamento da agenda de lutas para 2013. Contamos com a presença dos sindicatos e movimentos sociais.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (360)Prezado colunista, Bom dia! Na rua em que moro, quase que no início da mesma, a tampa de um esgoto sanitário está praticamente danificada sujeita a causar um grave acidente. Reclamações junto a CAERN já foram feitas, mais para variar, o descaso da mesma é o de sempre. Quando causar, tomara que não, um acidente eles vão tomar as providências cabíveis. Agora pergunto: até quando vamos ter que conviver com estes desserviços? A rua a que me refiro é a Manoel Paulino, Bairro Aeroporto, próximo a Central do Cidadão. Um abraço do amigo Carlos Santos/UERN.

FIQUE SABENDO... "Dia do Colunista Social – 08 de dezembro". Fontes: www.verarosa.com.br, www.oimpacto.com.br e www.febracos.com.br/.

Hoje, dia 08 de dezembro, é Dia Nacional do Colunista Social. Presença vip em eventos da cidade, o colunista social retrata nos meios de comunicação as atividades e acontecimentos da sociedade, com glamour e elegância. O colunismo social surgiu no final do século XIX no Estados Unidos, no jornal The New York Sun. Mas só chegou ao Brasil na década de 1950. Por Vera Rosa.
DIA DO COLUNISTA SOCIAL I:
Apesar de essa profissão ser considerada um mundo fútil, de frivolidades, hoje o Colunista Social está mais antenado, é eclético, estudioso, já tem nível superior, sabe se comunicar em diversas áreas. Independente de estar em festas e badalações, são pessoas como quaisquer outras, com desejos, problemas, alegrias, sonhos.

Atualmente colunistas sociais, divulgam eventos sociais, política, economia, esporte, mas a cada dia se integrando e interagindo com o mundo e assim se constituindo em fontes de notícias, onde os "furos" são noticiados.

O bom colunista social tem que ter discernimento e humildade, escreve sempre a sua história regada a festas, eventos, cultura, etc, tendo o seu crescimento pessoal e profissional, trilhando sempre o caminho do bem.

É sempre bom lembrar de colunistas como a paulista Vera Martins – Presidente Nacional dos Colunistas Sociais; o brasiliense Gilberto Amaral – Presidente de Honra dos colunistas Sociais; o catarinense Moacir Benvenutti – Presidente Operacional dos Colunistas Sociais. E, mais, Ibrahim Sued, Hildegard Angel, Danuza Leão, Ricardo Amaral, Monica Bergamo, Messina Palmeira e sem esquecer os saudosos paraenses, Edwaldo Martins e Isaac Soares, e tantos e tantos colunistas sociais de nossa Pátria Verde – Amarela.

Fica aqui, nossa homenagem a todos os colunistas sociais de Santarém e do Brasil!
Por: Jorge Serique.

DIA DO COLUNISTA SOCIAL II:
FUNDAÇÃO & DIA DO COLUNISTA SOCIAL.

A entidade que representa os mais conceituados colunistas sociais do País foi criada em 10 de Maio de 1986, em Cuiabá/MT, durante o evento "Viola de Cocho" - realizado pela colunista Maria Tereza Olindo, prestigiado por 50 colunistas sociais das mais diversas regiões do País. Fundou-se então a ABRACOS – Associação Brasileira de Colunistas Sociais. A colunista Vera Martins, de São Paulo/SP, foi eleita presidente da entidade nacional. A vice-presidente foi Maria Tereza Olindo, de Cuiabá/MT, em uma diretoria composta por outros nomes de expressão no colunismo social nacional.

Alguns anos após esse encontro, em dezembro de 1990, na cidade de Goiânia/GO, um grupo de colunistas, reunidos nos salões do Hotel Castro, criou a FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais, elegendo a colunista Vera Martins como presidente e extinguindo a ABRACOS. Nesta ocasião, o colunista Nelito Marques (de Terezina/PI) sugeriu – e foi criado – o "Dia do Colunista Social".

A data escolhida, para que se comemorasse, todos os anos, foi o de 08 de dezembro – que é também o dia consagrado a Nossa Senhora Imaculada Conceição, Dia da Família e Dia da Justiça. Logo depois, na cidade de São Paulo, a presidente Vera Martins conseguiu oficializar a data através do Projeto de Lei nº 1153/91, do Deputado Estadual Edson Ferrarini, aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo, e o governador Luiz Antonio Fleury Filho, promulgou a Lei n° 7937, de 03 de Julho de 1992, que instituiu o dia 08 de dezembro como o "Dia do Colunista Social". A data, desde então, faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo.

Os Presidentes da Entidade:
*Jornalista Vera Martins/SP (Rede de jornais da Capital e do interior de São Paulo) – de 1990 a 1994; de 1994 a 1998;
*Jornalista Moacir Benvenutti/SC (Jornais Diário Catarinense e A Notícia) – de 1998 a 2001.
*Jornalista Vera Martins/SP (Rede de jornais da Capital e do interior de São Paulo) – 2001 e 2002;
*Jornalista Ronaldo Côrtes (Grupo de Jornais Associados de São Paulo) – de 2002 a 2006;
*Triunvirato: Jornalista Vera Martins/SP, com a Rede de jornais da Capital e do interior de São Paulo (presidente nacional); Jornalista Moacir Benvenutti/SC, com a Rede de jornais da Capital e interior de Santa Catarina (presidente executivo); e o Jornalista Gilberto Amaral/DF, com programa diário na Rede Bandeirantes/Brasília e colunas no Jornal de Brasília e em muitas capitais brasileiras (presidente de Honra) – de 2006 a 2010.

Cidades-sede dos Congressos da Febracos:
Durante esses 20 anos de Febracos, algumas cidades do território brasileiro, com apoio do poder público municipal e estadual, sediaram o Congresso Nacional da Federação Brasileira de Colunistas Sociais, não medindo esforços para o grande sucesso dos mesmos. Os encontros foram realizados em Cuiabá/MT (por duas vezes), Goiânia/GO, Blumenau/SC (por duas vezes), Maceió/AL (por duas vezes). Foz do Iguaçu/PR, Balneário Camboriú (por duas vezes), Gramado/RS, São Paulo/SP (por diversas vezes), Brasília/DF e Caxias do Sul/RS.

CONQUISTE SEU EMPREGO: AL. A Prefeitura de Santana de Ipanema/AL realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 402 (quatrocentas e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 17 de dezembro/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Média / Superior. Salários: 2.200,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

NACIONAL. – INPE - Instituto Nacional da Propriedade Industrial realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 242 (duzentas e quarenta e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 14 de dezembro/2012. Escolaridade exigida: Ensino Médio e Superior. Salários: até R$ 6.557,47. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "LEITOR DE PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Gilberto Oliveira – Professor e Sérgio Oliveira - Jornalista (10/12);

 = "Muito obrigado meu caro Hermes Oliveira, por registrar em sua prestigiada coluna Demcratizando a Comunicação, os quatro aos do canal Santa Luzia TV - o canal da santa proteora dos olhos. São pessoas como você que queremos muito bem e também somos agradecids à Deus por sua existência. Que Santa Luzia possa iluminar todos os seus passos. José Maria Alves - Diretor Presidente"Saúde e paz, saúde e paz amigo. Santa Luzia o escolheu para seu olho me visualizar e mostrar o caminho iluminado deste mundo virtual. Era setembro de 2007, muito obrigado;

 = Há exatos 35 anos (08/12/1977) foi fundada a Loja Maçônica Jerônimo Rosado, em Mossoró/RN.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição no 426/2011 (de 14/05), relatamos os seguintes temas: Justiça Nega Novos Recursos no Processo Mensalão; INEP Vai Começar Censo Escolar; SINTE/RN e o Boletim de Breve; Romildo Pompeu, Repórter por uma Edição; Seminário Para Casais; Bronca do Leitor (227) – Mané Beradeiro; FIQUE SABENDO: Governo Diz Impossível Implantar Plano de Carreiras. E na Edição 476/2011 (de 03/12) estes foram os temas: 5ª Cidade a Proibir Jornalistas Sem Diplomas; Documentário Sobre ADUERN; Carlos Antônio, Repórter por uma Edição; Cineclube Exibirá "Nova York – Terra de Ninguém"; Bronca do Leitor (274) – Walter Silva; FIQUE SABENDO: Os Donos da Crise na Educação;

 - 24 HORAS DE AÇÃO FEMINISTA – Cerca de duas mil mulheres irão se reunir na próxima segunda-feira (10), das 8h às 13h, em Apodi, para dizer "não" ao projeto do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi. A atividade, denominada "24 Horas de Ação Feminista", será realizada concomitantemente em outros lugares do país, dentro das atividades em conjunto de integrantes da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil, onde todas estarão apoiando as mulheres e famílias apodienses na luta pela defesa da Chapada do Apodi. A ação tem como objetivo fortalecer a solidariedade entre as mulheres e, ao mesmo tempo, dialogar com a sociedade mostrando os prejuízos provocados pelo projeto caso ele seja colocado em prática. FONTE: Coluna do Herzog – Por Carlos Santos, http://blogcarlossantos, em 07/12/2012;

 - POR QUE NÃO FOI DE TAXI? O apresentador Luciano Huck deveria ter ouvido o conselho de uma antiga música de sua mulher, Angélica, e ter "ido de táxi" visitar um amigo no último fim de semana. Isso porque Hulk foi parado em uma blitz da Lei Seca, no Rio, e se recusou a fazer o teste do bafômetro. O apresentador afirmou que tinha tomado apenas uma taça de vinho, com ninguém menos que Madonna, mas preferiu ir dirigindo seu próprio carro. Ele não escapou de levar multa e quase ter a carteira apreendida, mas não reclamou, muito pelo contrário. Pelo Facebook, afirmou: "Apoio amplamente a Operação Lei Seca. E acredito que um dos seus maiores ativos é que, de fato, vale para todos. Não tem "jeitinho para ninguém". O jeitinho brasileiro, pelo menos no Rio, não está mais colando... Ainda bem! FONTE: Coluna Fatos com Fotos – Por Ney Lopes de Souza, Revista Brasília em dia n. 823, de 08 a 14/12/2012;

 - DIA: hoje é Dia da Justiça, Dia do Colunista Social, Dia do Cronista Esportivo e Dia Nacional da Família. Amanhã (09) será Dia do Alcóolatra Recuperado, Dia do Cronista e Dia do Fonoaudiólogo.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais da justiça, aos colunistas sociais, cronistas em geral, a todas as famílias brasileiras, aos ex-alcóolatras e fonoaudiólogo.
QUEM declama...
"O Brasil hoje está triste / Com a perca irreparável / Um Arquiteto notável / Que na memória persiste / A sua obra consiste / Por mais de uma geração / Nessa sua transição / O mundo todo perdeu / Oscar Niemeyer não morreu / Foi pra outra dimensão..." . ("Homenagem a Oscar Niemeyer" – Autoria: Poeta Davi Calisto Neto, Antônio Martins/RN, em 06/12/2012). Obs. Última estrofe da sextilha.
...da vida não reclama.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário