quarta-feira, 14 de novembro de 2012

DC - Coluna de Notícias 560. (Anexo: Comercial - Paz para todos!).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano V – Edição nº 560 (geral) e 76ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quarta-feira, 14 de novembro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 46ª/52, Dias: 319/366 e faltam 47 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Conselho de quem já viveu mais de 40 anos: Não creia em tudo que é branco, nem despreze tudo que é preto, nem muito o mar, nem muito a terra. Nem tudo que reluz é ouro!". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com)

Estimados/as Amigos/as:

Neste veículo de comunicação não costumo abrir espaço para a violência, mas hoje quero registrar minha indignação com a onda de assaltos, mortes, invasões em residências e estouros em agências bancárias pelas bandidagens. Ufa!!! É preciso uma ação séria envolvendo todos os poderes públicos para dá proteção aos homens e mulheres de bem que trabalham e pagam os impostos criados para ser devolvidos em forma de serviços, de proteção e melhorar a forma de vida para esses homens e essas mulheres. Vem aí mais feriadão com o Dia da Proclamação da República (15) e dia da emancipação política do município de Mossoró (em 09/11) transferido para a sexta-feira (16). Boa leitura nobre leitor/a.

GESTÃO DO COMPLEXO MARACANÃ continuará pública ou será privatizada – O Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro divulgou nota, nesta semana, exigindo que o registro de ocorrência de audiência seja cancelado e que uma nova seja convocada. O encontro deveria debater se a gestão do Complexo do Maracanã continuará pública ou se ela será privatizada via concessão. Segundo informações do Comitê Popular, mais de 500 pessoas se manifestaram de forma unânime para o não-reconhecimento daquele espaço. Elas reivindicaram por cerca de duas horas o cancelamento do evento e a realização de uma nova audiência.

No entanto, o governo ignorou as demandas dos grupos ali representados e resolveu tentar dar prosseguimento à audiência. O clima que foi gerado inviabilizou a realização de qualquer debate. O projeto proposto pelo governo do Rio de Janeiro pretende demolir o Parque Aquático Júlio Delamare e o Estádio de Atletismo Célio de Barros. Também o prédio do antigo Museu do Índio, que ainda abriga alguns indígenas, e a Escola Municipal Friedenreich.

Os grupos presentes que representavam a sociedade civil não aceitam a concessão do Maracanã sem que antes haja um debate sobre se a gestão continuará pública ou se será privatizada. O grupo era formado por pais de alunos, professores, atletas, torcedores, indígenas, parlamentares, usuários das instalações do complexo do Maracanã e demais cidadãos. Eles se posicionavam contra o projeto que prevê a entrega da administração do estádio para a iniciativa privada por 35 anos. Com a concessão, prédios públicos seriam demolidos para a construção de shoppings e estacionamentos. FONTE: Agência Pulsar www.adital.com.br, na base de dados site www.adital.com.br/.

ANSELMO FALA QUE GOVERNO NÃO TÊM RECURSOS PARA PAGAR PCCR - A proposta de Orçamento Geral do Estado para 2013 esteve em discussão na tarde de ontem em uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa. O Controlador-geral, Anselmo Carvalho, representou o governo no debate e contou com representantes do Tribunal de Justiça e do Ministério Público. Um dos pontos em discussão envolveu a dificuldade para o governo destinar recursos necessários ao cumprimento dos Planos de Cargos e Salários dos servidores estaduais.

A secretária financeira do TJ. Juliana Borges, também participou da audiência. O tribunal diverge da proposta de orçamento do governo e o judiciario alega que precisa de mais recursos para investimentos e realização de concurso público. FONTE: João Alves de Moura, Diretor-secretário da ASSEMA - Associação dos Servidores da EMATER/RN.

YARA CORDEIRO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Outra leitora e dedicada servidora que mais uma vez colabora com a série. A Yara é servidora da Fundac lotada em Natal:

Como "todos" estão sabendo, o governo Rosalba (como os anteriores) está desgovernando o Estado do RN: na FUNDAC, na Saúde, na Educação e demais setores. Nunca se teve conhecimento de um "caos instalado" como o atual. Nem mesmo nos tempos dos "ventos fortes" e no "desgoverno de todos".

Considerando a conjuntura atual, o SINAI e o FOPEMSE convidam TODOS OS SERVIDORES EFETIVOS (ATIVOS E APOSENTADOS) DA FUNDAC/RN, PARA ASSEMBLEIA GERAL, DIA 22/11/2012, ÀS 10 (DEZ) HORAS, NA RAMPA DA SEDE DA FUNDAÇÃO, PARA AGILIZARMOS ENCAMINHAMENTOS CONTRA A "DESESTRUTURAÇÃO DA FUNDAC/RN" E AO PEDIDO JUDICIAL DE "INCONSTITUCIONALIDADE DO NOSSO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS" PELA DRA. IZABELITA. Se você é Servidor Público na FUNDAC/RN, ativo ou aposentado, PARTICIPE E DIVULGUE ESTE E-MAIL, POR FAVOR, ENTRE NOSSOS COLEGAS DE TRABALHO. AGRADEÇO!!! Yara Cordeiro.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (356)Caro Amigo Hermes. No BRONCA DO LEITOR - INTERNAUTA 355, se constitui num caso inédito. Alegria se transforma em deduragem. O prazer de estar exercendo um trabalho junto a familiares, não impede que seja verificada uma irregularidade. As leis do nosso país só permitem o exercício de 8 horas normais de trabalho, podendo somar-se mais duas como extraordinárias e com o consentimento do trabalhador. 17 horas ficam acima do rasoável. Portanto, se os órgãos de fiscalização se fizerem presentes, a multa está caracterizada. No caso, o Sr. Luiz Dambroski está "entregando" a sua irmã gratuitamente. Espero que isso não aconteça e termine em um final feliz. Ele precisa do emprego. Por isso, abandonou celular e cpu. Vamos ver se, com tal esforço, irá receber as horas extras (ou extravagantes?) trabalhadas. FORTE ABRAÇO, GRANDE HERMES, do seu Amigo, José Santos DINIZ.

FIQUE SABENDO... "O Pessoal do Tarará Completa 10 anos". Por Dionízio do Apodi e grupo, via e-mail em 12/11/2012.

Quando chegar terça-feira (13/11) o Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará completará os seus 10 anos de existência.

Fundado em 13 de novembro de 2002 o grupo não parou de trabalhar em nenhum momento de sua trajetória, composta de dificuldades e conquistas, através de muito trabalho de seus integrantes. Não à toa, o grupo ganhou 5 prêmios em Teresina, na semana passada, e agora se prepara para dois finais de semana em Natal, uma semana em Juazeiro, outra em João Pessoa, além de inaugurar o seu novo espaço em Mossoró com uma série de atividades, bem como já tem projetos aprovados para seguir trabalhando em 2013.

PREMIAÇÃO – A última semana de trabalho em Teresina, dentro do Festival Nacional, foi um momento especial para o grupo, que conquistou cinco, dos sete prêmios que concorria com o espetáculo Aurora Boreal: melhor espetáculo, melhor ator (Dionízio do Apodi), melhor diretor (Dionízio do Apodi), melhor iluminação (Maxson Ariton e Dionízio do Apodi), além de melhor figurino. Participaram do festival, grupos do Piauí, Ceará, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro. "Nós temos a consciência de que ganhar prêmio não nos deixa maior ou menor que ninguém. Mas é bom ganhar prêmio. Por que não? Mas isto aumenta a nossa responsabilidade, e o resultado disto tudo é que passamos a trabalhar muito mais", explica o diretor e ator Dionízio do Apodi, um dos fundadores d´O Pessoal do Tarará.

EM NATAL – Nesta semana de comemorações o grupo volta a Natal, capital do RN, para apresentar o seu mais novo espetáculo, Aurora Boreal, na Casa da Ribeira, nos dias 16 (sexta-feira), 17 (sábado), e 18 (domingo), sempre às 20h, com ingresso popular, custando R$ 10,00 (dez reais). "Convidamos os natalenses para apreciarem este espetáculo, e os mossoroenses que residem na capital também, pois sabemos que este trabalho é importante para o momento em que nossa sociedade vive", destaca o ator Antônio Marcos.

O outro novo espetáculo do grupo, Sem Palavras, também se apresentará na Casa da Ribeira, só que nos dias 23, 24 e 25 deste mês, mas sempre nos mesmos horários e valores de ingressos, populares. "sabemos que tem muita gente em Natal que curte o nosso trabalho, e queremos ver a Casa da Ribeira cheia, durante os dois próximos finais de semana. Será o presente que Natal pode nos dar", explica Antônio Marcos. Estas apresentações na Casa da Ribeira, integra o Edital Cena Aberta Nordeste, da própria Casa, sendo fruto do Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro da Funarte e Ministério da Cultura.

FORMAÇÃO – De 20 a 23 deste mês, outra parte do grupo viaja para Juazeiro do Norte, no Ceará, onde ministra uma oficina de formação artística, baseada nos processos de montagens que o grupo viveu ao longo desta década. A ação acontecerá no CCBNB daquela cidade, numa parceria com o Banco do Nordeste. "Já tivemos em Juazeiro diversas vezes com os nossos espetáculos, mas agora vamos levar formação, de acordo com os processos que trabalhamos", afirma Dionízio do Apodi.

SEDE NOVA – Dia 30 deste mês é a data marcada para, dentro desta programação de aniversário, O Pessoal do Tarará inaugurar a sua nova sede, no início do bairro Abolição III, com espaço de encenação e capacidade para 60 pessoas. A inauguração acontecerá com o espetáculo Sem Palavras, que cumprirá dois dias de apresentações, com preços populares. "Nosso espaço servirá também aos grupos de Mossoró, que poderão cumprir temporadas num espaço aconchegante, compacto, com possibilidades dos artistas de teatro desenvolverem o seu ofício. Estamos felizes com esta conquista, e convidamos Mossoró para abraçar este nosso projeto, frequentando-o, pois terá uma programação semanal", afirma o ator Maxson Ariton.

Para o novo espaço do grupo, que terá a sala de apresentações chamada "Rosi e Ludmila", o grupo prevê a estreia de Aurora Boreal (ou Casca de Noz) em Mossoró, no dia 7 de dezembro, como espetáculo montado através dos recursos do Prêmio Fomento à Cultura, da Prefeitura de Mossoró. "É um espetáculo que já nos deu muita felicidade, apesar de jovem, nos levando para Natal, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e Teresina, mas queremos apresentar na nossa terra, para que os nossos conterrâneos possam ver este novo trabalho, feito com tanta dedicação", destaca Maxson Ariton.

INTERCÂMBIOS – Em dezembro O Pessoal do Tarará faz intercâmbios com grupos de João Pessoa (PB). Já no início do mês, o grupo Alfenim visitará Mossoró para apresentar um espetáculo na nova sede do grupo, fazer uma intervenção na rua, na Praça do Portal do Saber, na Baixinha. Em seguida o grupo viaja para João Pessoa, onde apresentará Aurora Boreal e Sem Palavras no espaço do grupo Piollin, além de fazer intercâmbio, também, com o grupo Os Fodidários. "Estamos ansiosos para realizarmos estes intercâmbios, pois serão os primeiros encontros destes grupos, e que não temos dúvidas, que se transformarão em grandes parcerias", afirma a integrante Aninha Nunes.

NOVOS PROJETOS – Mesmo com muita coisa ainda para realizar em 2012, O Pessoal do Tarará, através da aprovação de projetos e início de novas parcerias, já começa a desenhar um 2013 com muito trabalho, a exemplo de todos estes anos. "Temos um projeto que já estamos para começar, com o Fórum de Mulheres Deficientes de Mossoró, através do Programa Banco do Nordeste de Cultura, com patrocínio do Governo Federal, BNDES e Banco do Nordeste. Já na semana passada aprovamos um outro projeto junto a Funarte, do Ministério da Cultura, onde vamos levar o espetáculo Sem Palavras e uma oficina a 10 municípios da região", explica outro integrante do grupo, Igor Moreira.

Abraços d´O Pessoal do Tarará.

CONQUISTE SEU EMPREGO: CE. A Prefeitura de Iguatu/CE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 915 (novecentas e quinze) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições prorrogadas até o dia 30 de novembro/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: 4.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

NACIONAL. O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 1.200 (mil e duzentas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 30 de novembro/2012. Escolaridade exigida: Médo / Superior. Salários: até R$ 7.815,81. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "leitor de PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Carlos Antônio – Sindicalista (11/11), Antônio Capistrano e Bino Oliveira – Professores e Ivanilda Xavier – Fundac (13), Tony Silva (14), Nívea Barbalho (15) e Cid Escóssia - Poeta(16);

 = "Hermes, boa tarde. O conteúdo da sua coluna e excelente. Continue firme e forte no porto seguro da informação Justa e Perfeita. Feliz Finan de Semana, menino. Liszt Madruga, Jornalista". – Obrigado amigo e nobre jornalista Liszt, é imensa nossa satisfação em acompanhar e aprovar nosso trabalho. Saúde e paz a você e demais familiares;

 = Há 15 anos (12/11/1997) foi criado o Conselho Municipal do Fundo Municipal de Apoio Comunitário – FUMAC, através de Lei nº 1.128/97;

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição no 422/2011 (de 1º/05), relatamos os seguintes temas: Chaveiro Perto da Cama; Servidores do IPERN Paralizarão por 24h; 1º de Maio – Essa História Não pode ser Esquecida; Bronca do Leitor (224) – Prof. Diniz; FIQUE SABENDO: 30 de Abril – Dia Nacional da Mulher (Lei nº 6.791 de 09/06/1980);

 - INCRA/RN FARÁ CHAMADA PÚBLICA – A Superintendência do INCRA no Rio Grande do Norte publicou edital de abertura de chamada pública para contratação de entidades e instituições executoras de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) nos Projetos de Assentamento implantados no Estado. O edital foi publicado na quarta-feira (07), no Diário Oficial da União. No total, serão investidos cerca de R$ 7,2 milhões para atender 4.751 famílias, em 76 projetos de assentamento. São sete lotes distribuídos em quatro Territórios da Cidadania no RN (Açu/Mossoró, Sertão do Apodi, Mato Grande e Potengi) com as seguintes cidades-pólos: Ceará-Mirim, São Miguel do Gostoso, João Câmara, Caraúbas, Apodi, Mossoró I e II. A Superintendência através da comissão da ATER estará na próxima segunda-feira (19), às 09h, realizando uma reunião técnica de apresentação da chamada pública no auditório do INCRA, sito a Rua Potengi, 612, em Natal/RN.

 - AÇÃO - A promotora de Justiça Fabiana Leme Zamalhoa, de Goiás, protocolou ação civil pública pedindo proibição de o estado renovar ou prorrogar contratos com organizações sociais, para gestão de unidades de saúde. Dá-se o mesmo na maioria dos Estados, com problemas de fraude contratual. FONTE: Coluna Raio X, por Ciro Ney, www.gazetadooeste.com.br;

 - DIA: hoje é Dia Nacional da Alfabetização ou Família na Escola e Dia dos Bandeirantes. Amanhã (15) será Dia da Proclamação da República do Brasil, Dia do Esporte Amador e Dia do Joalheiro.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos alfabetizadores, aos bandeirantes, aos esportistas amadores e joalheiros.

QUEM CANTA...
"Lá no meu sertão pros caboclo lê / Têm que aprender um outro ABC / O jota é ji, o éle é lê / O ésse é si, mas o érre / Tem nome de rê / O jota é ji, o éle é lê / O ésse é si, mas o érre / Tem nome de rê..." . ("ABC do Sertão" – Composição: Indisponível. Canta: Luiz Gonzaga).
...OS MALES ESPANTA.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário