quinta-feira, 8 de novembro de 2012

DC - Coluna de Notícias 559. (Anexo: Reencarnação - A vida se explicando ) LINDO!!!

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano V – Edição nº 559 (geral) e 75ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).
Mossoró/RN, quinta-feira, 08 de novembro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 45ª/52, Dias: 313/366 e faltam 53 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Acabou-se a campanha, houve choro e alegria, tem gente devendo o fundo e outros já maquinando, inté, mesmo pensando, como vai se preparar para muitos enrolar. Olho na sua escolha escolha, seu voto termina juntamente com o mandato dele". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com)

Estimados/as Amigos/as:

Não tem jeito, rapidez não é comigo mesmo!, na edição anterior citei na série Pano Rápido que acontecerá o 19º Encontro de Bases do SINAI. Puro equívoco, o correto é que acontecerá o 14º ENBASINAI promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do Estado do RN, através da Regional do Médio Oeste, cujo objetivo é de homenagear seus associados e promover a integração entre as categorias que forma a base sindical. A edição ano deste vai destacar a importância do/a servidor/a aposentado/a ou da reserva com queiram. A Comissão Organizadora centrou atenção para este segmento e fez convocação via telefone para uma brilhante festa onde o sindicato oferecerá um dia de lazer com banho de piscina, Buffet servindo salgados, almoço e animação musical, ao vivo, a cargo do grande músico Aderson Faustino com seu Grupo Musical.3. Ao meio do evento faremos uma homenagem especial ao Senhor Eliel Elias – Diretor do SINAI em reconhecimento a sua dedicação em defesa dos interesses da classe trabalhadora. Será uma bonita festa, vez que a procura pelas senhas de acesso superou as expectativas. Vem aí o Dia da Proclamação da República e boa leitura nobre leitor/a.

CARTEIRA DE TRABALHO INFORMATIZADA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL em todo o país – Com a chegada da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) informatizada a São Paulo, o documento passa agora a abranger todos os Estados. O governo afirma que não é necessário o trabalhador trocar pelo novo modelo a carteira antiga, que continua valendo. Os trabalhadores que possuem o documento antigo podem acessar o site da Caixa para acessar as informações trabalhistas pela internet.

A expedição das carteiras começou este ano em Bauru e, até o fim de 2012, chegará aos municípios de Andradina, Araraquara, Ribeirão Preto, Araçatuba e Presidente Prudente. Segundo o MTE (Ministério do Trabalho), a principal diferença da nova carteira é a segurança, pois ela traz novos mecanismos contra fraudes. Além da segurança, a informatização facilita a identificação dos trabalhadores por meio de uma base única de dados.

A carteira é confeccionada em papel de segurança e traz plástico autoadesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo, que são os dados mais visados por falsificadores. A carteira também permite a consulta de todo o histórico do trabalhador, incluindo o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o direito ao abono salarial e o seguro-desemprego. O documento conta com um código de barras para consulta ao PIS em terminais externos.

Ela também é mais barata para o governo: cada uma custa R$ 1,80, ante os R$ 2,40 da carteira anterior. FONTE: Folha Online, na base de dados do site www.endividado.com.br, em 06/11/2012.

FJA ENVIA FOLHA EXTRA PARA BANCO MAIS NÃO AUTORIZA CRÉDITO - Os servidores da Fundação José Augusto e o SINAI foram surpreendidos mais uma vez com a coragem do Governo do RN, que insiste em descumprir o que a Justiça determinou reiteradas vezes. O Governo Rosalba encaminhou a folha de pagamento extra para o banco com os valores relativos aos 70% do Plano de Carreira dos trabalhadores da FJA, entretanto não autorizou o crédito na instituição bancária. Os contracheques dão conta até mesmo de descontos feitos em favor da Receita Federal, sem os trabalhadores terem recebido.

Os trabalhadores estiveram reunidos na manhã de ontem (07) e decidiram juntamente com o Sindicato, que a assessoria jurídica do SINAI tentaria um contato com a Juíza Desembargadora do processo no mesmo dia, para, a partir da denúncia, decidirem o que será feito. Os servidores reúnem-se mais uma vez em assembleia nesta manhã desta quinta-feira e, caso o Governo não pague, os trabalhadores ameaçam paralisar suas atividades. A reunião será no auditório do TCP, às 10h, na sede da Fundação. FONTE: www.sinairn.com.br/.

VER COM OS OLHOS DA ESPERANÇANo dia 13 de novembro, às 18h, a um mês do Dia de Santa Luzia, a Paróquia, através da Comissão da Festa, reunirá as autoridades e profissionais da imprensa para um encontro onde serão anunciadas as principais novidades da Festa de Santa Luzia 2012, cujo lema é "Ver com os olhos da Esperança".

Os preparativos para a Festa de Santa Luzia de Mossoró, que ocorrerá de 03 a 13 de dezembro, já foram iniciados com a peregrinação da Imagem da Padroeira e suas Relíquias pelas 4 Áreas da Paróquia de Santa Luzia e os Zonais da Diocese. Umas das novidades da festa é a campanha de incentivo à doação de córneas, através da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Regional Tarcísio Maia. Mais informações: Coordenador da Festa de Santa Luzia - Pe Flávio Augusto - 8704-2777. Coordenação: Márcilia 8871-5999, Secretaria da Festa- Catedral - 3321.3157.

LEILA BARBALHO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nossa dedicada companheira uerniana a cada ano mostra-se eufórica com mais um sucesso da Campanha Meu Melhor Natal, em sua 15ª edição:

Lançada na quinta-feira (18/10) a 15ª edição da Campanha Meu Melhor Natal, realizada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte com o objetivo de arrecadar e distribuir brinquedos, livros e material escolar para crianças das áreas de atuação da instituição. A campanha está sendo realizada no Campus Central e nos Campi Avançados da UERN. Este ano, a meta é arrecadar 4.600 doações que serão doadas, em Mossoró, a crianças de escolas e creches públicas no entorno da UERN, além da ala pediátrica dos hospitais Rafael Fernandes e Tarcísio Maia, e dos filhos dos apenados da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio. Nos Campi Avançados, cabe à direção escolher a entidade que será beneficiada com as doações.

As doações já podem ser feitas em todas as unidades da UERN (Reitoria, Pró-Reitorias, Unidades Acadêmicas, Campus Avançados e setores administrativos da UERN. O período de doação termina em 07 de dezembro. As doações serão entregues às crianças entre os dias 3 e 12 de dezembro. Em 15 anos de Campanha Meu Melhor Natal foram distribuídos mais de 45 mil itens a crianças carentes. Texto escrito por Luziária Machado.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (355)Aboli celular, me sinto mais livre e feliz. Sem tempo até para cpu, pois, estou trabalhando com minha irmã no restaurante dela e há dias com jornada de trabalho de até 17h. Ufa..., Luiz Dambroski.

FIQUE SABENDO... "Cagando e Cuspindo com Cascudo". Por Flávio Rezende, é escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN. Texto enviado pelo e-mail escritorflaviorezende@gmail.com, em 03/11/2012.

Os viciados em leitura sempre têm histórias e estórias interessantes sobre este prazeroso hábito de ler a todo custo e em todo canto.

Em alguns momentos de nossas vidas estamos mais disponíveis para mais páginas, enquanto em outros tempos, podemos estar acossados por prazos e trabalhos diversos, encurtando agradáveis casamentos com livros e, focando mais na necessidade laboral que a vida nos impõe.
Minha relação com livros é muito legal e durante muitos anos caminhei lendo, a maior parte deste período, foi quando residi em Mãe Luiza, por dezoito anos. Pegava o livro e ia lendo até o hotel Parque da Costeira, de lá descia para a praia onde recitava uns mantras hindus e repetia umas afirmações positivistas para ver se a vida continuava boa, culminando com entrada pelos fundos do hotel Pirâmide, onde voltava a ler na esteira da academia.

Também tenho recordações de estar lendo dentro do trem do forró de Recife para uma cidade do interior, no meio da maior bagunça etílica e, fazia isso por não beber e preferir me embriagar com as letras a encarar conversa de bêbado e de mulheres sexualmente afoitas e perigosas em suas pretensões noturnas.

Como as obrigações em geral vão minando o mágico campo da leitura, nós, os viciados, vamos inventando novas formas de ler, com alianças e parcerias com sinais de trânsito, consultórios médicos e odontológicos, intervalos televisivos e/ou o silêncio da noite.

Com o objetivo de ampliar este espaço saudável e necessário com o ato de ler, elaborei acordo e assinei sozinho, com o vaso sanitário do meu banheiro. Instalei a seu lado, com todo o respeito, um banquinho, adquirido nas Lojas Americanas com esta finalidade específica e, ali, abri trabalhos colocando naquele altar o livro Actas Diurnas, do mestre Câmara Cascudo, presente que recebi do publicitário Leandro Mendes, num mimo ofertado pelo Novo Jornal, veículo que o colega representa comercialmente.

Devidamente relaxado e sem querer apressar o tempo diante da ação que no vaso me proponho a realizar, abri o livro e comecei a gozar com as frases, as actas, as crônicas, sempre fantásticas e maravilhosas deste grande literato, historiador, pesquisador, folclorista e tudo o mais que a ele agrega incontestável valor.

Mergulhar no mundo cascudiano é um presente divino do melhor bom gosto, com textos geniais e curtos, tornando aquele momento aguardado, crendo este escrevinhador ser Câmara Cascudo até uma espécie de laxante da mais qualificada serventia, posto que suas observações da vida comum nos eleva a uma súbita anestesia, tornando fácil a condução dos restos alimentares para o mundo das estações de tratamento e/ou, infelizmente, para nossos rios e oceanos.

A cada cagada matinal Cascudo torna minha vida mais feliz, a degustação dos seus textos promove uma alegria interior tão grande, como se estivesse diante da beleza de minha esposa ou do genuíno amor que sinto pelos meus filhos e pais, realçando em meu ser, o quanto é profundo a admiração que um bom leitor tem pela magnífica construção de um texto bem elaborado e magistralmente apresentado.

Dar conselhos não é algo muito aconselhável no mundo de hoje com tantas variações e possibilidades, tornando qualquer coisa, quase a mesma coisa, mas, se neste momento posso sugerir alguma coisa, sugiro que naveguem no site http://www.memoriaviva.com.br/cascudo/blog/ e me digam se os textos são ou não são dignos de serem entronizados no mais adorado altar das leituras que nos causam prazer.

Particularmente estou cagando e cuspindo com Cascudo todos os dias e, revelo publicamente, que após a vazão, o escarro, o chuveirinho, a limpeza e a descarga, solenemente faço repousar no banquinho o meu livro querido.

E é ali, naquele reservado, naquele espaço todo meu, onde faço o que só eu posso que renovo o prazer de rever meu bom amigo, ao qual tive a satisfação de ter sido o último jornalista a entrevistá-lo, quando Cascudo estava adoentado num apto do Hospital São Lucas e, eu, lá estive pela Tv Tropical, sendo ajudado na ocasião por sua filha Anna Maria Cascudo Barreto, uma vez que o mestre já não ouvia e nem falava com desenvoltura.

Dias depois ele partiu e, certamente, deve estar escrevendo actas universais, agradando a Deus e o Diabo, uma vez que mestre em ver/ouvir/relatar, nunca deixará de atuar, esteja onde estiver.

CONQUISTE SEU EMPREGO: BA. A Prefeitura de Itamaraju realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 131 (cento e trinta e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 15 de novembro/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: 4.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

PE. A ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 152 (cento e cinquenta e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 19 de novembro/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 11.374,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "leitor de PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Gilton Sampaio – Prof. (04/11), Fco. Valadares Filho – Adv./Professor (05/11), Fca. Glaudionora da Silveira – Profa. e Lúcia Ibiapino – Assistente Social (09/11);

 = " Senti a ausência, mas entendi que fosse por motivo muito justo. Foi. Um abraço, Milton Marques". – Obrigado bom amigo Milton, muito obrigado por essa convivência virtualmente sadia. Curto, também, a coluna dominical Dé Jà Vu, muito interessante a implantação do SVO. Tim tim!!!!;

 = Há 103 anos (07/11/1909 foi Fundada a Sociedade Tiro de Guerra, e confederada em 1911 pelo então Presidente Marechal Hermes da Fonseca;

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição no 421/2011 (de 27/04), relatamos os seguintes temas: Mais de 240 Mil Processos Sobre Saúde no País; Alessandro Nóbrega, Repórter por uma Edição; Pela Valorização da UERN; Cineclube Exibe "Eles Não Usam Black Tie"; Bronca do Leitor (223) – Lindemberg Gomes; FIQUE SABENDO: "Sai Baba – O Eterno Condutor;

 - SEGUNDO OBERY "GOVERNO NÃO CONSEGUE PAGAR CONTAS" – A direção do SINAI esteve reunida com o Secretário de Planejamento, Francisco Obery, e mais uma vez foi dito que o Governo não tem o dinheiro para pagar o restante dos 70% do Plano de Carreira aos trabalhadores da Fundação José Augusto. Os diretores do Sindicato questionaram o aumento na arrecadação do RN e o secretário apenas enfatizou mais uma vez que o Estado não consegue pagar as contas. FONTE: www.sinairn.com.br/.

 - 2.500 JOVENS ADQUIREM HIV DIARIAMENTE - Com o propósito de conhecer a realidade da juventude que vive com o vírus do HIV e promover a participação política cidadã, organismos internacionais realizarão o 1º Encontro Latino-americano de Jovens Positivos. De acordo com informações do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (ONUSIDA), pouco se sabe sobre as realidades que enfrentam diariamente os/as jovens soropositivos na América Latina, pelo que concluiu recentemente um processo de consulta. Os resultados da pesquisa, que aborda questões sociais, econômicas e culturais da juventude que vive com HIV ou Aids, serão apresentados durante o 1º Encontro Latino-americano, que acontecerá na cidade do Panamá, entre os dias 11 e 14 de dezembro próximos. Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), aproximadamente 2.500 jovens, entre 15 e 24 anos adquirem o vírus na América Latina; atualmente, em torno de 750 mil vivem com HIV na região;

 - DIA: hoje é Dia do Radiologista e Dia Mundial do Urbanismo. Amanhã (09) será Dia do Manequim e Dia Nacional do Hoteleiro.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos radiologistas, urbanistas, manequins e aos hoteleiros.
QUEM CANTA...
"Manequim / Seu sorriso é um colar de marfim / vou te seguindo, manequim / E nem dá bola pra mim..." . ("Manequim" – Composição: Indisponível. Canta: Dominó).
...OS MALES ESPANTA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário