quarta-feira, 24 de outubro de 2012

DC - Coluna de Notícias 557. (Anexo pps: O segredo da felicidade).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano V – Edição nº 557 (geral) e 73ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Mossoró/RN, quarta-feira, 24 de outubro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 43ª/52, Dias: 298/366 e faltam 68 dias para término do ano.

 

"Causo democrático!"

"A mulher vivia reclamando do marido que não parava em casa. Até que um dia ele respondeu: - Quem passa o dia dentro de casa é Jabuti e Caramujo". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com)

 

Estimados/as Amigos/as:

 

Investidores devem lucrar bem com os "desvalorizados bens", leia-se patrimônio, declarados e registrados nos TREs do Brasil por pretensos candidatos a vagas executivas e legislativas nas eleições municipais recentes. Digo lucrar bem porque lendo o site oficial do TRE local, existem declarações de mansões com valores inacreditáveis de tão baratos, então? Os nãos eleitos de vem botar no queima para pagar as dívidas de campanha..., ou não? Tenho dúvidas! Vão lá, pechinchem!!!! vem aí o Dia do Servidor Público e boa leitura nobre leitor/a.

 

DEVEDOR DE ÁGUA, LUZ E ENSINO NÃO PODE IR PARA O SPC – Os consumidores inadimplentes com os serviços de água, luz e ensino não devem ter o nome inscrito no Serviço de Proteção ao Crédito. A recomendação é do Ministério Público Estadual, por meio do Procon-MG. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte têm 15 dias para se pronunciar, inclusive sobre o interesse em assinar um Termo de Ajustamento de Conduta com o MP-MG. As informações são do site de notícias Hoje em Dia.

 

Segundo o MP, o registro ao SPC pela falta de pagamento de serviços públicos essenciais é atividade ilícita que contraria o Código de Defesa do Consumidor e a Constituição Federal. O não pagamento desse tipo de serviço, em especial, dos de água e energia elétrica já sujeita o consumidor à possibilidade de interrupção de seu fornecimento e "não se relaciona com a ordinária proteção ao crédito". Nesse caso, a instituição considera abusiva a inclusão do nome do devedor em bancos de dados. O entendimento se estende ao serviço educacional, também considerado de natureza essencial.

 

A Lei Estadual 18.309/09, segundo o MP, prevê, em seu artigo 3°, parágrafo único, que "é vedada a inscrição do nome do usuário dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em cadastro de proteção ao crédito, em razão de atraso no pagamento da conta". Já o artigo 95, parágrafo 2°, da Resolução 003/10 da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), estabelece que "o prestador de serviços não poderá inscrever os usuários inadimplentes nos serviços de proteção ao crédito".

 

Além disso, o artigo 42 do CDC diz que, quanto à cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. FONTE: Conjur – Consultor Jurídico, na base de dados do site www.endiidado.com.br, em 20/10/2012.

 

GOVERNO DESCUMPRE DECISÃO JUDICIAL e não paga PCCR aos servidores da FJAMais uma vez, o Governo do RN insiste em descumprir a decisão judicial mandando o Estado pagar integralmente o restante dos 70% do Plano de Carreira aos ativos e aposentados da Fundação José Augusto. A justiça determinou recentemente o pagamento através de Mandado de Segurança impetrado pelo SINAI.

 

Em assembleia realizada na manha desta terça feira, 23, a categoria decidiu que primeiro fará a denúncia do descumprimento ao Tribunal de Justiça e na sequência entrará em estado de greve, realizando assembleias permanentes, até que o pagamento seja efetuado. Uma nova assembleia da categoria já está marcada para esta quinta-feira, 25, a partir das 10h00, no Teatro de Cultura Popular da FJA. Durante esse período o SINAI vai continuar buscando uma solução para a efetivação do pagamento. FONTE: www.sinairn.com.br/.

 

A MORTE DE HERZOGEstá sendo contada num livro do jornalista escritor Audálio Dantas, lançado em São Paulo. É um relato sobre a tensão vivida por Audálio nos cruciais momentos que sucederam a morte de Herzog e a participação do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, na época presidido por Audálio, que lutou bravamente para elucidar a verdadeira causa da morte sob tortura de Vladimir Herzog, enfrentando terríveis pressões e ameaças. Valeu, velho guerreiro. FONTE: Coluna Rubens Coelho, www.gazetadooeste.com.br, em 19/10/2012.

 

WALTER SILVA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nosso grande WS anda muito ocupado, porém, e nos manda notícias do alto oeste potiguar para estrear na série:

 

Comitê de Bacia Hidrográfica do Apodi/Mossoró está em processo de instalação através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH. Ela, a bacia hidrográfica, possui uma área de drenagem com 14.276 Km², está localizada no oeste do RN e é alcançada por 52 municípios. São identificados alguns impactos negativos como o desmatamento da mata ciliar, contaminação das águas e assoreamento dos corpos hídricos> Por isso, há necessidade do gerenciamento desses recursos de forma participativa. O Comitê formado por usuários, sociedade civil e poder público promoveu um encontro regional, no dia 19 (sexta-feira), para apresentação da proposta que aconteceu no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia – na cidade de Pau dos Ferros.

 

Sucesso total, da equipe, na mobilização e preparação em sua primeira reunião do Comitê de Bacia Apodi/Mossoró. Estão de parabéns todos que trabalharam para construir este evento, a turma da SEMARH (Dilma, Marcelo e Lyana Gomes), da UERN/Pau dos Ferros, que nos receberam em especial as turmas do CEMAD, Caju Sol e a turma do som. Parabéns para: JP (João Paulo), Isma Melo, Ivanaldo Xavier, Eu (Walter, rsss), Queiroz, Paulo Cezar, Egina, Alyana Duarte, Suzaneide, Ícaro Dias, Cícero Pascoal e Prof. Ramiro Gustavo Valera Camacho, por confiar neste trabalho, valeu turma, até a próxima missão que será em Apodi em data a se definida pelo comitê, até lá! J. Walter.

 

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (353) Ave Maria cheia de graça, trazei esse vizinho para casa e assim ele poderá desligar essa maldita cerca elétrica e poderei enfim... ver Gabriela em paz. Amém! Aluísio Barros.

 

FIQUE SABENDO... "Carta à Diretoria Geral da EMATER". Por José Emerson de Lima Costa – Assessor da EMATER – Regional de Mossoró. FONTE: e-mail pessoal em 23/10/2012.

Os demais colegas dos escritórios são meros "tarefeiros".

 

Mossoró, 03 de Setembro de 2012.

 

Eu, José Emerson de Lima Costa, matrícula nº 174.887-4, Assessor Regional de Pecuária de Mossoró, declaro para os devidos fins que vejo a necessidade de acompanhamento e visitas por parte da Diretoria da EMATER, com o objetivo de avaliar e reformular a metodologia administrativa adotada pelo Chefe Regional de Mossoró, norteando os trabalhos para uma linha mais participativa de todos os Escritórios Locais bem como o seu acompanhamento.

 

Atualmente, na programação semanal do Escritório Regional de Mossoró, o Chefe Regional não formaliza no planejamento visitas e reuniões junto à equipe do Escritório Local de Mossoró, contrário ao que é padrão executado em relação às demais Unidades de Apoio Locais, as quais são assessoradas e visitadas pela quase totalidade da equipe regional semanalmente.

 

Essa exclusão no acompanhamento do Escritório Local de Mossoró, de fato acontece devido a algumas imposições colocadas pelo Chefe Regional de Mossoró, as quais excluem iniciativas próprias dos técnicos desta Unidade Local, limitando assim, por muitas vezes, as ações e execuções dos Programas e Projetos.

 

É gratificante para qualquer Gestor, quando um trabalho executado pela sua Equipe contribui para a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais, por exemplo, o trabalho que a Equipe Local fez com relação ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) no município de Mossoró, onde houve destaque e repercussão em nível nacional das metas alcançadas em relação a essa Política Pública de aquisição de alimentos da agricultura familiar. Para nossa surpresa, houve uma exclusão de participação e mérito da Equipe do Escritório Local de Mossoró em um evento nesse município, em que se destacou o êxito da execução do PNAE e este modelo foi repassado ao país africano Gana. A informação ficou restrita apenas à Equipe Regional.

 

Ressalto que há tempos não era visto tamanho trabalho de Gestão e espírito de equipe entre os Técnicos do Escritório Local de Mossoró, com iniciativas, dignas de serem socializadas com os demais Escritórios Locais do Estado, mas, por outro lado, são prejudicados em seus trabalhos devido à falta de acompanhamento administrativo e à hostilidade por parte do Chefe Regional de Mossoró, onde o diálogo fica estritamente limitado ao Coordenador Local excluindo os demais técnicos.

 

É inadmissível, no mundo de hoje, uma metodologia em que o Chefe Regional só dirige-se e dialoga restritamente com os Gestores Locais das Unidades para resolver problemas e repassar determinações, subtendendo-se que os demais colegas dos Escritórios são meros "tarefeiros". Todos os técnicos deveriam ser, como compete por mérito e capacidade, participantes e tomadores de decisões quanto ao planejamento que melhor cabe para alcançar as metas dos Escritórios Locais.

 

Quando porventura, chega uma reclamação de um colega que poderia ser resolvido e/ou amenizado a nível Regional através da união das Equipes Regional/Locais, o nosso Chefe Regional tem o maior prazer em enviar para a Diretoria da EMATER/Setor Jurídico, sem antes procurar resolvê-lo, como o que vem acontecendo, onde os próprios colegas Assessores Regionais tomam conhecimento da ocorrência somente quando o processo administrativo chega às mãos dos colegas denunciados.

 

Sabemos também que a situação da nossa Instituição, em relação aos recursos financeiros é muito difícil, mas os problemas aumentam e a situação complica ainda mais, quando não se tem afinidade entre colegas, pois a EMATER é uma Instituição em que a máquina propulsora é o ser humano e isto na nossa Região não é visto e não é valorizado.

 

Nesse sentido, solicito com necessidade, quiçá urgência, a visita e o acompanhamento pela Diretoria da EMATER e a Equipe do UIRH com objetivo de realizar reunião entre ambos envolvidos, Escritório Regional e Local de Mossoró, para que possamos potencializar ainda mais os trabalhos realizados pelos técnicos locais e incluí-los nos planejamentos e visitas da Equipe Regional de Mossoró.

José Emerson de Lima Costa - Assessor Regional de Pecuária/Mossoró.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO: CE. A Prefeitura de Pacajus/CE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 518 (quinhentas e dezoito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 06 de novembro/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: 6.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

MA. A SEGEP – Secretaria de Estado da Gestão e Previdência do Maranhão realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 229 (duzentas e vinte e nove), em dois editais, VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 06 de novembro/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 2.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

**********REGISTROS**********

 = "leitor de PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Wellington Barreto – Advogado (23), Irany Germano – Advogada e Rútilo Coelho – Empresário (25), Gutemberg Dias (26) e Ícaro Dias (27);

 

 = "Oi amigo, bom dia, como você está? Quero agradecer-lhe pela lembrança do meu "niver", muitíssimo obrigada, te desejo tudo de bom e muita saúde. Um bom final de semana. Abraços, Fátima Ferreira". – Grande amiga Fátima, eu é que agradeço primeiramente a Deus pela sua existência e segundo pela felicidade, apoio e orações que me têm dedicado. Fraterno abraço com desejo de saúde e paz;

 

 = Há 47 anos (23/10/1965) o nosso leitor, Professor Emérito da UERN e historiador Wilson Bezerra de Moura ingressava na Maçonaria 24 de junho, em Mossoró;

 

**********PANO RÁPIDO**********

 - MEMÓRIA: Na edição no 419/2011 (de 21/04), relatamos os seguintes temas: Bar é Condenado a Indenizar Cliente; Aldaci de França, Repórter por uma Edição; II Congresso do Movimento Comunitário; Bronca do Leitor (221) – Luiz Carlos M. Martins; FIQUE SABENDO: Dia do Diplomata: 20 de Abril;

 

 - DIREITO DO TRABALHADORNo próximo dia 31, quarta-feira, o advogado do Sindsaúde de Mossoró, Josimar Nogueira, fará uma palestra sobre direito do trabalhador na sala de reuniões do Hospital Tarcísio Maia, às 15 horas. Todos os servidores estão convidados. FONTE: www.sindsaudemossoro.blogspot.com.br/.

 

 - DE OLHO NO MERCADO MOSSOROENSE - Na reta final os preparativos para a inauguração de uma nova unidade do Supermercado Bom-Dia, localizado na Rua Tuiuti, em Petrópolis, Natal. O grupo empresarial está de olho no mercado mossoroense, um dos mais promissores do Nordeste. FONTE: Coluna turismo, por Liszt Madruga, www.gazetadooeste.com.br, em 20/10/2012;

 

 - DIA: hoje Dia das Nações Unidas (instalação da ONU), Dia Internacional das Missões e Dia

Mundial do Desenvolvimento. Amanhã (25) será Dia da Construção Civil, Dia da Democracia, Dia da Saúde Dentária (Odontólogo), dia do Cirurgião Dentista, Dia do Sapateiro e Dia Internacional Contra a Exploração da Mulher.

 

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos missionários, profissionais da construção civil, democratas, odontólogos, dentistas, sapateiros e agentes da luta contra a exploração da mulher.

 

QUEM CANTA...

"Eu vou lhe desdizer / Aquilo tudo que eu lhe disse antes / Eu prefiro ser / Essa metamorfose ambulante / Do que ter aquela velha opinião / Formada sobre tudo / Do que ter aquela velha opinião / Formada sobre tudo..." . ("Metamorfose Ambulante" – Composição: Raul Seixas. Canta: R. Seixas).

...OS MALES ESPANTA.

 

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

 

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

 

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário