sábado, 6 de outubro de 2012

DC - Coluna de Notícias 553. (Anexo: Um pedaço de bolo).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IV – Edição nº 553 (geral) e 69ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 06 de outubro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 40ª/52, Dias: 280/366 e faltam 86 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"A preguiça de refletir seu voto irá cair diretamente na educação, saúde e trabalho". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

A campanha eleitoral local teve um diferencial no nosso país de Mossoró, uma inovação nunca vista e que deve ter sua continuidade nas campanhas vindouras. Refiro-me a atuação do Dr. José Herval Sampaio Júnior - Juiz Eleitoral responsável pela Propaganda Eleitoral que, diretamente empenhou-se e se expôs para fazer valer o que determina as leis para um processo tranquilo, democrático e transparente. Ouvem-se críticas e elogios sobre sua forma de trabalhar, mas, observando os comentários num campo bem mais amplo, falo aqui de campos intelectuais, populares, em praças, bancos (de jardins e monetários), confrarias, e etc.; é visivelmente notório que o Dr. Herval caiu no agrado do eleitorado mossoroense. Eu particularmente gosto muito do seu trabalho e acho que ele pecou num item, não ter conseguido vencer o poder dos poderosos paredões de som. Acho, acho não, digo melhor, ele perdeu essa batalha em relação à poluição sonora exagerada e desnecessária. As leis eleitorais tiraram, corretamente, os showmícios, os grupos musicais e deram espaços aos monstrengos (im)becibéis que se metem onde não são chamados. Pra mim, numa campanha eleitoral as estrelas que devem brilhar são as de candidaturas e eleitores, só e somente só. Parabens Dr. Herval, que daqui há dois anos volte mais munido com o que diz as leis relacionadas as questões ambientais, afinal, a Polícia Ambiental só apreendeu equipamentos de artistas da noite na praça da convivência do chamado corredor cultural, porque estavam com equipamentos "fora das normas ambientais'. Vem aí o Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil. Boa leitura nobre leitor/a.

ADVOGADO NÃO PODE COBRAR HONORÁRIOS ACUMULADOSA cumulação de honorários é incompatível com a legislação trabalhista. O entendimento é da 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que negou provimento a Agravo de Instrumento de um advogado. Ele sustentou que tem o direito de cobrar os honorários contratuais de um trabalhador que ajuizou reclamação trabalhista com a assistência do sindicato de sua categoria.

O relator, ministro Walmir Oliveira da Costa, assinalou que o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná entendeu não ser devida a cumulação dos honorários com o fundamento de que a condenação em honorários assistenciais, ao eleger como um de seus requisitos a hipossuficiência, não justifica a cumulação com honorários contratuais, porque incompatível com a legislação trabalhista. O artigo 22 do Estatuto da OAB "sequer cogita de cumulação de honorários assistenciais e contratuais", assinalou.

O relator chamou a atenção para o fato de que, ao negar provimento ao agravo, a Turma não emitiu juízo meritório. Observou, entretanto, que "se distancia um pouco da boa fé" o ajuste contratual de honorários advocatícios quando a parte — "que é pobre no sentido da lei" — está sob a assistência do sindicato. "É meu dever, como magistrado, não compartilhar dessa premissa", afirmou na sessão. FONTE: www.conjur.com.br/.

SEDE SOCIAL DO SINTEST/RN É INAUGURADAA categoria do SINTEST/RN pôde finalmente conhecer sua nova sede social, adqurida recentemene com rcursos da própria base e que agora integra o patrimônio de todos os sindicalizados. A compra já havia sido autorizada em assembleia no início deste ano, no entanto por questões burocráticas - uma vez que o antigo dono do imóvel era estrangeiro - só pode ser concluída no mês de setembro.

A inauguração - Com apenas uma semana de concluída a transação de compra da nova sede, a direção do SINTEST/RN organizou uma feijoada, no dia 29/09 (sábado) para os sócios conhecerem o imóvel e as ideias futuras para o local que deverá receber benfeitorias, caso a categoria assim o autorize, para transformar-se num local de formação, cultura e lazer. Por volta das 11h, todos estavam reunidos se confraternizando durante a feijoada, com direito à música ao vivo e muita alegria. Na ocasião, ocorreu uma breve solenidade de inauguração, com o descerramento da placa e o relato histórico do processo de compra do imóvel, desde a origem até a concretização do negócio. FONTE: www.sintestrn.org.br/.

UERN CONTRIBUI COM O HEMOCENTRO REGIONAL A Diretoria de Desenvolvimento Social (DIRDES/PROEX), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizará a "I Campanha UERN Sangue Bom" que tem como objetivo sensibilizar e conscientizar toda a comunidade universitária da UERN quanto a importância da doação de sangue. A campanha acontecerá no dia 10 de outubro de 2012 (quarta-feira, manhã e tarde). Na oportunidade, o ônibus do Hemocentro Regional de Mossoró estará no Câmpus Central da UERN em Mossoró, coletando as doações.

Para doar sangue é preciso: 1) Estar saudável; 2) Apresentar um documento oficial com foto; 3) Ter entre 16 e 67 anos (Menores de 18 anos tem que ter autorização dos pais ou responsáveis); 4) Pesar mais de 50kg (antes da doação, fazer refeições leves e não gordurosas). Atenção!!!!Homens: podem doar sangue a cada 2 meses, até 4 vezes por ano; Mulheres: podem doar sangue a cada 3 meses, até 3 vezes por ano. FONTE: http://uern.br/.

PORANDUBA - Amigo Conde Rubens Coêlho, início de mês é tempo de visitar o gloriso virtual Jornal Poranduba (http://jornalporanduba.com) e chegando lá bate saudades. So o vejo na TCM, quando as eleições acabar volta com suas precisas e preciosas informações homem de Deus!!!;

GENILDO COSTA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nosso cantador e prosador fazia tempos que num entrava em sintonia, conosco, pois, com a Cultura dos Monxorós a ligação é imperdível, diga gente boa, o que temos hoje?
Parceiro Hermes, nosso programa Cultura dos Monxorós, pela Rádio Rural (AM 990KHz), deste sábado entrevista Herbert Oliveira Mota, o músico por predileção, advogado por profissão e blogueiro por opção. Com ele teremos um papo voltado para a música, política e muita cultura numa visão aberta. O Programa Cultura dos Monxorós começa as 09h e acontece todo os sábados com a apresentação desse poeta e cantador Genildo Costa.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (350) Eu lendo essa noticia sobre cliente ser indenizada em banco (Ediçao 552), lembrei de uma vez em que precisei de ir pagar algo no Banco do Brasil, agência de Mossoro, e fui agredido por um de seus funcionários, como os elevadores estavam quebrados, e eu devido a minha deficiencia não podia subir escadas, ele perguntou por que eu não tinha ficado em casa... . Procurei um advogado, e ele me falou que teria que ter provas, eu vi que várias pessoas tinham presenciado aquela cena, inclusive um funcionário do IBAMA, só que este alegou que não presenciou! Não ficou a dor de ter sido discriminado por ter uma deficiencia!!!! Boa noite, Itamar Costa.

FIQUE SABENDO... "Rompendo a cerca do curral eleitoral". Texto sugerido por Romildo Pompeu – Diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN. FONTE: e-mail pessoal.

A cada eleição, aparecem os propagandistas do voto nulo ou de anticandidatos, a exemplo de alguns palhaços, como forma de protesto.

A primeira eleição em território brasileiro aconteceu em 1532, para escolha do conselho administrativo da vila de São Vicente, sede da capitania de mesmo nome. Muito tempo depois, em 1928, o Rio Grande do Norte sai na frente ao permitir o voto feminino. Celina Guimarães Viana, professora, juíza de futebol, mulher atuante em Mossoró, foi a primeira eleitora inscrita no Brasil. Após tirar seu título eleitoral, um grande movimento nacional levou mulheres de diversas cidades do Rio Grande do Norte e outros nove estados da Federação a fazerem a mesma coisa.

Ter o direito de escolher seus representantes, portanto, é fruto de uma luta histórica. Mesmo depois de ser conquistado, esse direito precisou (e precisa) ser aperfeiçoado. O voto popular já foi propriedade de coronéis, que impunham sua vontade na marra. De lá pra cá, essa realidade evoluiu, mas ainda está longe do ideal. Eleitores ainda são tratados como gado nos chamados "currais eleitorais".

Até hoje, o voto é usado como moeda de troca entre candidatos corruptos e eleitores inconscientes. Não são poucos os que escolhem seu candidato por motivos que estão a léguas do real objetivo da política: amizade, beleza física, simpatia etc.

O resultado é uma política medíocre, repleta de representantes corruptos e incompetentes. As constantes decepções já levam uma legião de eleitores a desistir de exercer esse direito tão duramente conquistado. A cada eleição, aparecem os propagandistas do voto nulo ou de anticandidatos, a exemplo de alguns palhaços, como forma de protesto.

No primeiro caso, o problema é que, pela Lei, só são contabilizados os votos válidos. Assim, se houver apenas um voto, o votado será eleito com 100% dos votos válidos. No segundo caso, o tiro acaba saindo pela culatra, pois acabaremos sendo representados e governados por pessoas notadamente incapazes para a tarefa.

O remédio então é usar a consciência na hora do voto. Votar em quem tenha compromisso, história de defesa dos interesses dos trabalhadores, conduta de vida honesta e coerente. A exemplo do que fazem os empresários que patrocinam e elegem suas bancadas, precisamos buscar entre os candidatos aqueles que se comprometam com os nossos interesses. No nosso caso, precisamos buscar aqueles e aquelas que são oriundos da luta dos trabalhadores, sobretudo do serviço público.

Feito isso, é preciso analisar, ponderar e decidir. Depois disso, é hora de arregaçar a mangas, buscando mais votos para garantir a eleição de quem realmente esteja do nosso lado.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A UFERSA – Universidade Federal Rural do Semiárido/RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 57 (cinquenta e sete) VAGAS PARA PROFESSOR ADJUNTO, ASSISTENTE E AUXILIAR, inscrições abertas até o dia 29 de outubro/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: 7.333,66. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

SE. A Prefeitura de Porto da Folha/SE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 176 (cento e setenta e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até dia 16 de outubro/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 4.200,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "LEITOR/A DE PARABENS" – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Lenilda Souza – Atriz (07/10);

 = "Meu prezado amigo que mensagem linda "A Parte Mais Importante do Corpo", edição 53. Muito obrigado. Abraço, Cezôca". – Obrigado grande Cezôca, muito obrigado por acompanhar nosso trabalho. Ah!, mande sua agenda para divulgarmos aqui neste DC, só ti vejo no link da 105! Apareça homem de Deus, venha dá uma palhinha com "Presídios do Brasil" e outras no S Ê BadO, sábado é dia de S Ê BadO e hoje estaremos por lá com o Walter Silva cantando "Os Netos da Televisão" e outras;

 = Há 234 anos (06/10/1778) foi realizado o primeiro casamento religioso da cidade, na Capela de Santa Luzia;

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição no 415/2011 (de 07/04), relatamos os seguintes temas: Divergência Sobre Ponto Eletrônico; Estado tem Saldo Orçado em R$ 330 Milhões; Rádio Rapadura: A Voz de Mané Beradeiro; ADUERN Aprova Pauta de Reivindicações; Leoniza Oliveira, Repórter Por Uma Edição; Cineclube Exibe "O Segredo de Seus Olhos"; Bronca do Leitor (217) – Benilson Silva; FIQUE SABENDO: Hipertensão – O que hipertensão Arterial;

 - PRESERVATIVO FEMININO - O preservativo feminino chegou ao Brasil em 1997, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O Ministério da Saúde já adquiriu e distribuiu cerca de 16 milhões de preservativos. Fabricados com borracha nitrílica, o que proporciona mais conforto e aceitabilidade. Foram compradas pelo Ministério da Saúde como estratégia de ampliação das opções de proteção das mulheres contra as epidemias de HIV/Aids, e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis. FONTE: Coluna Raio X, por Ciro Ney, www.gazetadooeste.com.br, em 21/09/2010;

 - CAPACHISMOHá uma imprensa tão parcial, tão "capacha" que nem agredida reage. Pela enésima vez José Serra agride jornalistas e seus veículos de comunicação não tomam uma atitude. Agora chamou um repórter de "sem vergonha" em meio a uma entrevista coletiva. Nenhum colega reagiu, o sindicato dos jornalistas não lança uma nota e o veículo em que o cara trabalha não se manifesta, assim como fez quando mataram o repórter Tim Lopes. Uma odiosa vergonha. Fonte: Coluna Prosa & Verso – por Crispiniano Neto, www.defato.com, em 05/10/2012;

 - DIA: hoje é Dia do Tecnólogo. Amanhã (07) será Dia do Compositor Brasileiro, Dia Internacional pela Prevenção das Catástrofes Naturais e Dia do Prefeito.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos tecnólogos, aos compositores e compositoras brasileiros, aos preventores e aos prefeitos e prefeitas do Brasil.
QUEM CANTA...
"Mamãe, eu não quero ser prefeito / Pode ser que eu seja eleito / E alguém querer me assassinar / Eu não preciso ler jornais / Mentir sozinho eu sou capaz... . ("Cowboy Fora da Lei" – Composição: Raul Seixas e Cláudio Roberto. Canta: R. Seixas)..." . ("Cowboy Fora da Lei" – Composição: Raul Seixas. Canta: R. Seixas).
...OS MALES ESPANTA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário