quarta-feira, 3 de outubro de 2012

DC - Coluna de Notícias 552. (Anexo: Palavras de Jesus para Você).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IV – Edição nº 552 (geral) e 68ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quarta-feira, 03 de outubro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 40ª/52, Dias: 276/366 e faltam 89 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Política: desde que o mundo é mundo é uns empurrando os outros. Dizia Dinarte Mariz". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Na tarde de ontem participamos da 9ª Reunião Ordinária do CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, que acontece mensalmente todas as primeiras terças-feiras e no segundo semestre se dão de forma itinerante na sede das entidades com acento no referido conselho. A anfitriã deste mês foi a Associação Atlética do Sítio Florânia tendo como seu presidente o Sr. Antônio Marcos da Silva. Além dos oito pontos de pauta e suas importâncias, não citarei para não alongar e cansar o leitor, o que quero mesmo é registrar a receptividade carinhosa do Marcos e equipe da AASF, que conheci de perto a figura e ícone do nosso futebol o Sr. Zoivo Barbosa, conheci a Sra. Francisca Godeiro (única torcedora a se fazer presente no Maracanã em jogo Baraúna 3 x 0 Vasco da Gama, pela Copa do Brasil em 20/04/2005) e por último registrar que o Baraúnas (meu clube) ganhou a mais nova torcedora IRENICE DE FÁTIMA – Assistente Social. Seja bem vinda a nossa família tricolor e SOLTA O LEÃO!!!!! Vem aí o Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil. Boa leitura nobre leitor/a.

CLIENTE É INDENIZADA POR CONDUTA DE GERENTE DE BANCOO Banco do Brasil foi condenado a pagar uma indenização no valor de R$ 5 mil, por danos morais, a uma cliente. Thayana Guimarães procurou uma agência do banco, a pedido da empresa onde trabalha, para sacar um cheque recebido como pagamento de produtos adquiridos. No entanto, ao apresentar o título, estranhou a conduta do atendente, que por diversas vezes se levantou para buscar informações com outros funcionários.

Após alguns minutos de espera, a autora foi chamada pela gerente da agência que, em alto e bom som, perante os demais clientes, lhe disse que o cheque apresentado era falso e exigiu a apresentação de seus documentos de identificação. A autora ainda foi obrigada a permanecer na agência por 40 minutos, pois a sua saída foi impedida pelos seguranças, por ordem da funcionária.

Na decisão, o desembargador Jorge Luiz Habib, da 18ª Câmara Cível do TJRJ, destacou a dificuldade de se comprovar um dano moral. "Como se sabe, por se tratar de algo imaterial, ou ideal, não se pode exigir que a comprovação do dano moral seja feita pelos mesmos meios utilizados para a demonstração do dano material, pois jamais poderia a vítima comprovar a dor, a tristeza, ou a humilhação através de documentos, perícia ou depoimentos. A extensão do dano moral sofrido, é que merece ser fixado guardando proporcionalidade não apenas com o gravame propriamente dito, mas levando-se em consideração também suas conseqüências", afirmou o magistrado. Processo nº: 0006090-48.2009.8.19.0052. Fonte: TJRJ - Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro - 02/10/2012.

SERVIDORES DA JUCER RECEBEM RESTANTE DO PCCR Os servidores da Junta Comercial do Estado do RN receberam na folha de pagamento de setembro, o pagamento do restante dos 70% do Plano de Carreira da categoria. O pagamento é fruto do Mandado de Segurança, impetrado pelo SINAI, que cobrava o pagamento do direito conquistado desde julho/2010.

"Resta agora o Governo ter a mesma atitude com os servidores do IDEMA, IDIARN e Fundação José Augusto", avalia o Diretor do Departamento Jurídico do SINAI, José Nilson Bezerra. FONTE: www.sinairn.com.br/.

OUTUBRO ROSA: ABERTURA OFICIAL A LMECC – Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer montou a agenda para o Outubro Rosa, edição 2012. A abertura oficial se dará logo mais no Cafezal (Av. Rio Branco), às 19h, com a peça teatral encenada pelo Grupo "Toque de Mama" seguida de exposição fotográfica. O Espaço Mulher se dá numa visitação no período de 01 a 27/10 da Equipe Técnica da LMECC as UBS – Unidades Básicas de Saúde de Mossoró. Para o encerramento das atividades do Outubro Rosa será realizada a "Caminhada das Vitórias", percorrendo o centro da cidade no dia 27 (sábado).

PEDRO KOSIBA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Mais uma estreia no nosso quadro, o amigo Kosiba já é leitor de longas datas e hoje ele "aparece" em bom estilo!

Prezado Hermes, Informo que foi publicado o livro sobre Políticas Públicas de Segurança do Trabalho no Brasil, resultado da dissertação de Mestrado em Educação, que defendi em março de 2012, na Universidade Tuiuti do Paraná. O texto da dissertação também esta disponível na Fundacentro entrar em acervo. Então para aqueles que queiram fazer leituras e estudos sobre segurança do Trabalho, que o façam para a diminuição de mortes e que tenhamos mais vida nos nossos trabalhos. Grandes Abraços, Pedro Ernani Kosiba.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (349) Caro Amigo Hermes. Discordo da opinião da internauta Regis Vieira Matos (Bronca nº 344 – Edição 546). Na época dos bárbaros até o ser humano era tratado de forma animalesca. Mas hoje é bem diferente. A proteção aos nossos "irmãozinhos inferiores" está acima de tudo. Até dos seres racionais. Um estudo comparativo sobre as leis de ambos os seres - racionais e irracionais - aponta que não é bem assim conforme diz a internauta. Se o ser humano eliminar outro semelhante, até por motivo fútil, está protegido por lei, desde que seja primário, tenha profissão definida e tenha endereço certo, recebe o benefício da fiança. Ou seja, responderá ao processo, como se diz, solto. Em outras palavras: a vida do ser humano vale coisa nenhuma. Mas se esse mesmo ser humano abater um irracional (da fauna) da espécie que esteja em extinção, mofará na cadeia, sem direito a fiança. Ademais, as ONGs estão aí para proteger os animais. Além disso, já existem cemitérios, hospitais, pets e outros "birinaites", inclusive clubes destinados aos cãezinhos e bichanos, o que muita gente não tem direito de, pelo menos, pensar nessas benesses.

PS. Como a saúde pública vai muito bem, obrigado, não devemos nos preocupar. Isso aí é mais "cruzeiros" na conta do fisco que bem sabe arrecadar. Faz lembrar aquela marchinha de carnaval dos idos de 50 que diz: "ONDE ESTÁ O DINHEIRO... O GATO COMEU, O GATO COMEU...". Forte abraço. José Santos DINIZ.

FIQUE SABENDO... "Votos Nulos e Brancos, entenda a diferença". Por Erasmo Firmino, Oficial de Justiça, em 23/07/2012. FONTE: www.tiocolorau.com.br.

Fica bastante claro que votos brancos e votos nulos não servem para anular eleições.

Em todo processo eleitoral uma velha dúvida volta à tona, mas ela acaba não tendo efeito algum no resultado final da corrida por votos.
Votar em branco e anular o voto é a mesma coisa? Sim! Votar em branco é uma opção do eleitor e o voto nulo acontece quando o eleitor erra no momento da votação, digitando na urna eletrônica um número que não pertence a nenhum candidato. Os votos brancos e nulos não são válidos.

Na verdade a confusão acontece devido a interpretações confusas da legislação eleitoral e também à mudança na legislação, pois foi após uma lei de 1997 que o voto em branco deixou de ser válido.

Nas eleições do ano de 2004, por exemplo, foi muito disseminado pela internet um e-mail anônimo que apregoava que os votos nulos poderiam anular a eleição, caso ultrapassassem 50% do total dos votos.

Houve até campanha em veículos de comunicação para que os cidadãos anulassem seus votos, o que não alteraria em nada o cenário final da eleição. O que aconteceu naquela oportunidade foi uma confusão entre os termos "voto nulo" e "nulidade da votação".

A Lei 9.504, de 30 de setembro de 1997, foi bastante clara quanto à validade dos votos brancos e nulos em seu artigo 3º: "Será considerado eleito prefeito o candidato que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos".

Mais uma vez fica bastante claro que votos brancos e votos nulos não servem para anular eleições. Em todos os casos de eleições majoritárias elegem-se os candidatos que obtiverem a maioria dos votos válidos.

Tal vale também para os municípios onde há apenas um candidato a prefeito. Se este conseguir apenas um voto já é eleito, vez que os votos brancos e nulos não são computados.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Prefeitura de Extremoz/RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 380 (trezentas e oitenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 22/10 a 22 de novembro/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: 1.841,11. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL. O DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 135 (cento e trinta e cinco) VAGAS PARA CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO, inscrições abertas até dia 24 de outubro/2012. Escolaridade exigida: Médio. Salários: até R$ 4.018,82. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "Caro Amigo Hermes. Com muita alegria saber que você está bem. O exame que se submeterá na próxima segunda-feira, será apenas para confirmar que o Amigo está bem, com todo o fulgor da inteligência para comandar o Informativo mais bem postado do Rio Grande do Norte. Você sempre demonstra garras para continuar à frente das notícias que nos mantém informados no cotidiano. Deus saberá conduzir sua saúde. Queremos sua presença, sempre, sempre. Abraço do seu Amigo DINIZ". – Mestre Diniz, graças a Deus setembro passou, foi um mês marcado por algumas preocupações e como a sua afirmação foi positiva. Estou bem e o exame deu normalíssimo. Estamos firmes, fortes e vivas aos leitores e ao DC pelos cinco anos a se completar no vindouro dia 13, tim tim!!!;

 = Há 14 anos (04/10/1998) foi realizada a primeira eleição com urnas eletrônica em Mossoró. Fonte: Mossoró Nossa Terra – Vol. 1, 2009, pág. 366, por Prof. Almir Nogueira;

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição no 414/2011 (de 30/03), relatamos os seguintes temas: Mulheres Contra Assédio nas Ruas; Oferta de Alimentos Saudáveis nas Escolas; Nasce a FINSC; Cadastramento para Transporte Escolar; Aldaci de França – Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (216) – Fernando Rodrigues;

 - TOMATE: TOO MUCH – "No último relatório do Programa da Análise de Resíduos de Agrotóxicos em alimentos, de 2010, 16,3% da amostra de tomates tinham presença de ingredientes não autorizados ou resíduos acima do permitido pelo órgão" (Folha de São Paulo, Caderno Comida, 19/09/2012). Segundo Roberto de Albuquerque Melo, da Associação Brasileira de Horticultura, "às vezes, infelizmente, são detectados resíduos de agrotóxicos nos tomates que comemos". Por Selvino Heck, Assessor Especial da Secretaria Geral da Presidência da República. Fonte: www.adital.com.br, em 28/09/2012;

 - SEU MANÉ, JÓIA JÓIA, DIGA: TAQUI PRA VOCÊ NEGONA – Seu Mané da Rádio Rural (72) ou Sr. Manoel Alves de Oliveira (mesmo sobre nome deste editor, seria orgulho se fosse seu parente) sofreu AVC - Acidente Vascular Cerebral na última segunda-feira (01) e recebeu os primeiros socorros no Hospital Regional Tarcisio Maia. Devido a idade, seu estado de saúde é grave. Seja forte amigo, manda banana para tal AVC com seu velho jargão... "taqui pra você negona!!!". Oremos pela saúde de Seu Mané:

 - DIA: hoje é Dia da Reunificação da Alemanha, Dia das Abelhas, Dia do Latino-Americano, Dia do Pan-americano do Dentista, Dia do Petróleo Brasileiro. Amanhã (04) será Dia da Natureza, Dia de São Francisco de Assis, Dia do Bar-man, Dia do Cão, Dia do Lobinho, Dia do Rádio Interamericano, Dia Internacional da Ecologia, Dia Internacional do Poeta, Dia Mundial dos Animais e Dia Universal da Anistia.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos alemães, latino-americanos, profissionais em petróleo, naturistas, franciscanos, bar-mens, defensores de cães, aos lobinho e protetores dos animais em geral.
Quem CANTA...
"Meu caminho pro trabalho / É um pouco mais comprido / Eu vou sempre pela praia / Que é muito mais divertido / Sou latino americano e nunca me engano / E nunca me engano..." . ("Soy Latino Americano" – Composição: Indisponível. Canta: Zé Rodrix).
...OS MALES ESTANCA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário