sábado, 8 de setembro de 2012

DC - Coluna de Notícias 545. (Anexo: Familia).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IV – Edição nº 545 (geral) e 61ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 08 de setembro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 36ª/52, Dias: 252/366 e faltam 114 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Nesta política tome cuidado, pois, galinha que segue pato acaba morrendo afogada". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Uma semana após liberação do departamento médico, uma gripe me chega atacando a garganta e é bastante para afastar-me de participação no 18º Grito dos Excluídos que este ano trouxe o tema "Vida em Primeiro Lugar" e como lema "Queremos um estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população". No início desta manhã conversei com o Carlos Silva – Coordenador do grito local, este me informou que tudo ocorreu passivamente conforme o desejo de todos. Como sempre, a implicação das autoridades em não permitirem que o carro-de-som entre na avenida e com isso impedem que os gritos ecoem mais alto, denunciando atos de repúdios e conscientizando a população para gritar por respeito, dignidade, saúde, habitação, segurança e o fim da corrupção generalizada. Por fala em saúde, quem está sob cuidados médico é Professor Carlos Alberto Filgueira "Professor Carlinhos"; ele foi colhido por uma moto em movimento na noite de quarta-feira (05), em conversa com o mesmo, via telefone na noite de ontem, ele continua internado no Hospital Wilson Rosado e aguarda por uma cirurgia (na perna atingida) marcada para a terça-feira vindoura, nada grave graças a Deus, saúde companheiro!. Vem ai Dia da Criança, boa leitura nobre leitor/a.

SITE "PÁGINA DO CIDADÃO" REÚNE INFORMAÇÕES sobre serviços públicos O site "Página do Cidadão" (paginadocidadao.com.br), lançado no mês de agosto, atingiu 1 milhão de visualizações em 20 dias de atividade com informações sobre impostos, empregos, solicitação de documentos, hospitais públicos e outras utilidades públicas. Segundo a cofundadora Tarsila De La Bandera, 35, a ideia é preencher uma lacuna de informação. "As pessoas estão absolutamente desinformadas e desesperadas por ajuda. A demanda tem sido incrível", diz a advogada Tarsila. "A internet tem a informação, mas está desorganizada". Completa.
"Página do Cidadão": site junta informações sobre utilidades públicas, como solicitação de documentos e impostos As informações são apresentadas como um blog com textos curtos. Ainda incipiente, há seções que não possuem qualquer dado, como a de carteira de trabalho e a de escolas. De La Bandera diz que está buscando parceria com a iniciativa privada. "Adoraríamos ser parceiras de uma grande universidade, por exemplo." Atualmente, não há publicidade no site. FONTE: Folha Online, na base de dados do site: www.endividados.com.br, em 04/09/2012.

YARA CORDEIRO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Hoje a série conta, mais uma vez, com a colaboração da companheira lá da capital. É matéria misturada com bronca, leiam:
Na transparência de diárias disponível da SEARH do Governo do RN, vemos a disparidade de pagamento de diárias para muitos servidores na FUNDAC/RN. Os maiores valores, em maioria, são pagos a servidores que nem mesmo são do quadro efetivo da Fundação; e, alguns "viajam" todos os meses?! Dessa forma, a governadora Rosalba não tem mesmo verba nem para pagar em tempo hábil aos servidores que viajam, realmente; nem para cumprir com o "Termo de Ajustamento de Conduta" oferecendo melhores condições de trabalho aos servidores e prestação de serviços adequados a demanda atual, e talvez, futura... Diga-se de passagem, se sobrará dinheiro para melhorar nossos salários... . Isso é uma vergonha revoltante!
No caso de quem se aposentou e acredita que está fora desse abismo eminente, tenho a infeliz notícia de que aí é que se enganam; pois o RN é um dos Estados que ainda mantêm o vínculo com o servidor, mesmo após a aposentadoria, e se for o caso da Instituição se "danar", todo pessoal se dana junto também. Triste, mas é verdade! DIVULGUEM!! Participem das assembleias do SINAI mesmo estando aposentado. Participem das reuniões do FOPEMSE - Fórum dos Servidores da FUNDAC/RN, para fazer a Instituição se manter viva e, cobrar do governo, ajudando-o até, no seu funcionamento eficiente!

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (343) – Amigos, amigas. Meus princípios são maiores que a vontade de lucrar e ter sucesso. Saiba o porque visitando o endereço: http://franciscomartinsescritor.blogspot.com. Leiam O PREÇO DA ARTE SADIA trata de dois hotéis, em Natal, onde estava fazendo shows e por não ter palavrões, piadas imorais e outras coisas congêneres, os empresários decidiram não manter o shows. E olha que eu levava poesia matuta, cordel, causos, etc. Mas o lixo cultural é preferível à cultura sadia. Não me disponho a isto Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte.
NOTA: Nosso total apoio ao Sr. Francisco Martins, pai de família que optou pela arte literária e pela religião para sustentação como vivente neste mundo do nosso Deus. "Um homem que está no mundo para trazer alegria e paz. Um amigo, um leitor, um palhaço, um beradeiro, um pouco mágico, um escritor, um servo do Senhor...", assinala Francisco Martins em seu blog.

FIQUE SABENDO... "Dia da Independência". (FONTE: www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas).
Cabe às lideranças políticas situar os marcos dessa história anônima, tomando para si a hora e a vez de exercer um ato histórico.
Para entendermos um fato histórico, devemos antes e acima de tudo compreender o seu contexto de época e, principalmente, os acontecimentos que o antecederam e, consequentemente, o propiciaram. Uma revolução, uma guerra, uma revolta, não ocorre, assim, de uma hora para outra, por simples resolução ou capricho. Pequenos fatos vão se acumulando, como a água na represa, até chegarem à gota d'água definitiva, liberando as comportas da história para um único e derradeiro momento. Momentos esses, muitas vezes, representados por um nome, uma liderança - homem ou mulher, que, na verdade, são apenas representantes dos anseios de gerações inteiras.
Gerações de homens e mulheres anônimas vão fazendo aos poucos a história. Acumulando a água. Cabe às lideranças políticas situar os marcos dessa história anônima, tomando para si a hora e a vez de exercer um ato histórico, aqui, no caso, o da Independência do Brasil. A dom Pedro coube cravar o marco da independência no chão patriótico da história brasileira. Coube a ele abrir as comportas.
ANTES DA IDEIA VINGAR
A chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, em 1808, fugindo da invasão francesa a Portugal acaba sendo o começo de tudo, quer dizer, do processo da proclamação da independência. Podemos dizer que os brasileiros se acostumaram com essa presença real em solo pátrio, que passou a ter um gostinho de terra com lideranças próprias ou dona do próprio nariz.
No mesmo ano em que desembarcou, Dom João abriu os portos "às nações amigas", fundou o Banco do Brasil e o Jardim Botânico. Em 1815, é criada a Academia Militar e da Marinha, além da Biblioteca Real e a Imprensa Régia. Dom João eleva ainda a condição do Brasil ao de Reino Unido a Portugal e Algarves. O objetivo, com isso, era fazer a monarquia portuguesa representar-se no Congresso de Viena, na Áustria, onde acontecia a reorganização do mapa político da Europa, depois de Napoleão ter sido derrotado.
No ano seguinte, uma Missão Francesa chega ao Brasil, a convite de Dom João, com o intuito de desenvolver as artes no país. O grupo é composto por intelectuais e artistas contratados, como os pintores Jean Baptiste Debret, Nicolas Taunay e o arquiteto Grandjean de Montigny.
DISPUTA DE INFLUÊNCIA
Ao se estabelecer no Rio de Janeiro, a Corte Portuguesa amplia o poder central nessa cidade, especificamente, e enfraquece as províncias. Para aumentar ainda mais as condições insatisfatórias em relação à diminuição da influência política, o desempenho ruim do açúcar suscita dificuldades econômicas nas regiões do cultivo da cana. Isto vai gerar, em 1817, a Revolta Pernambucana, que tem como fonte de inspiração a Revolução Francesa, a independência dos Estados Unidos e as lutas emancipatórias da América hispânica.
Comerciantes, latifundiários, bacharéis e até padres conspiram contra militares e comerciantes portugueses, apontados como os responsáveis pelos problemas das províncias. O que esses cidadãos querem é que o controle do comércio seja retirado das mãos de portugueses e ingleses. Com a revolta tomando conta das ruas do Recife, o então governador, Caetano Pinto, abandona o cargo e foge para o Rio de Janeiro. Com o poder local esvaziado, os rebeldes organizam o primeiro governo brasileiro independente e proclamam a República. A alegria, no entanto, dura pouco. Sem contar com o apoio das demais províncias do nordeste, o "novo governo" é cercado e vencido pelas forças legalistas.
DOM JOAO ASSUME: DOM PEDRO A CAMINHO
A mãe de Dom João, Dona Maria I, "a rainha louca", morre, em 1818, ficando para seu filho a coroa. O regente é então coroado como Rei de Portugal, do Brasil e de Algarves, com o título de Dom João VI. Em 1821, porém, o Parlamento português exige de Dom João VI o juramento antecipado da primeira constituição de Portugal e ordena a sua volta, uma vez que, no ano anterior, um movimento liberal e antiabsolutista havia sido deflagrado em Portugal, conhecido como a Revolução do Porto.
Dom João VI retorna e se submete ao regime constitucionalista, mas não sem antes deixar seu filho mais velho, Dom Pedro, como regente do Reino Unido do Brasil. Ainda pressionado pelas Cortes Constituintes de Portugal, Dom João VI manda chamar Dom Pedro a Lisboa, que, naturalmente se nega a ir. Ele acredita que, por trás dessa pressão, se esconde a tentativa de esvaziar o poder monárquico. Estamos no ano de 1822 e sua decisão de ficar é anunciada no dia nove de janeiro, lembrado até hoje como o Dia do Fico.
Dom Pedro não estava sozinho nisso. Contava com o apoio de alguns políticos brasileiros que, por defenderem a manutenção do Brasil como Reino Unido, organizam um abaixo-assinado, pedindo ao príncipe regente que permanecesse no Brasil. É o princípio do fim da influência portuguesa por aqui.
DOM PEDRO E A INDEPENDÊNCIA
1822, ao que parece, é um ano decisivo. Dom Pedro anuncia sua insubordinação à Constituição Portuguesa, convocando a primeira Assembleia Constituinte brasileira. Depois de declarar que as tropas portuguesas que desembarcassem no Brasil seriam consideradas inimigas, o príncipe regente resolve assinar o Manifesto às Nações Amigas, escrito por José Bonifácio, o Patriarca da Independência.
Com essa assinatura, ratifica o rompimento com as Cortes Constituintes de Lisboa e assegura "a independência do Brasil, mas como reino irmão de Portugal". Os portugueses, no entanto, não aceitam a convocação da Assembleia Constituinte Brasileira e exigem a volta imediata de Dom Pedro, ameaçando, inclusive, com o envio de tropas. O príncipe não obedece ao Parlamento Português, proclamando a Independência do Brasil, no dia sete de setembro, e afirmando em documento oficial a separação política entre colônia e metrópole portuguesa. Ele é aclamado imperador em outubro daquele ano e coroado, dois meses depois, pelo bispo do Rio de Janeiro, com o título de Dom Pedro I, imperador do Brasil.
AS MARGENS DO RIACHO
A história conta que, voltando de uma viagem a São Paulo, após visitar Santos, Dom Pedro recebe notícias oriundas de Portugal, às margens do riacho Ipiranga. Ele não gosta nem um pouco do que acaba de saber e se convence, finalmente, de que deve se separar da metrópole. Diante dessa certeza, arranca do chapéu as cores de Portugal e, aclamado pelos que o acompanhavam, grita "Independência ou Morte".
UMA VERDADEIRA PALADINA DA INDEPENDÊNCIA
A mulher de D. Pedro I, Carolina Josepha Leopoldina, arquiduquesa da Áustria, mais tarde Imperatriz do Brasil, aparece muito pouco na maioria dos livros de história. Sabemos que ela apoiava as atitudes do marido e que lhe escrevia cartas na sua ausência narrando os acontecimentos que antecederam à independência.
Pesquisando um pouco mais, é possível saber que essa jovem - quando veio da Áustria, em 1817, para casar com D. Pedro, tinha 19 anos apenas - participou silenciosamente mas com muita influência em todo o processo.
Descendente dos Habsburgo, o pai era chefe da Santa Aliança, pacto formado entre a Rússia, Prússia e Áustria para barrar o avanço de Napoleão. Do lado de Portugal, naquele momento, interessava o casamento com um aliado de peso, pois a Corte estava estabelecida no Brasil numa situação de fuga. Para seu país de origem, era interessante aquela aliança com o Novo Mundo.
Vinda de uma realidade muito diferente do Brasil, falava francês, inglês e alemão e também aprendeu português. Em suas cartas à família descrevia a sua dificuldade em se adaptar naquele país atrasado, mas elogiava aquela "terra de natureza bela e exótica". Em sua comitiva trouxe quem pudesse estudar e descrever as espécies animais e vegetais, assunto que despertava todo o seu interesse.
Participou fazendo pressão no episódio do Fico, colecionou documentos de apoio de mulheres brasileiras em prol da liberdade do Brasil, chegou a contratar mercenários na Europa para conter rebeliões no país. Como tinha muita instrução e conhecimentos de ciência política, era contra os falsos ideais libertários, acreditava que o caminho para o Brasil era seguir o exemplo da independência dos Estados Unidos e até depois da independência do Brasil, pelas cartas enviadas ao pai, pelos conhecimentos que tinha do funcionamento da Assembleia Geral Constituinte do Império, vê-se como era informada sobre todo o processo.
Mesmo depois do conhecimento público de um romance entre D. Pedro e a Marquesa de Santos, D. Leopoldina nunca deixou de atuar politicamente, de forma positiva e a favor do Brasil.

CONQUISTE SEU EMPREGO: BA – A Prefeitura de Ibotirama/BA realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 178 (cento e setenta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 23 de setembro de 2012, escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários até R$ 6.000,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
NACIONAL. A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 170 (cento e setenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas no período de 21/09 a 15 de outubro/2012. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 10.019,20. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Luiz Carlos de Mendonça Martins – Prof. (07/09);
 = "Grande amigo Hermes, obrigado pela linda mensagem (Céu e Inferno, edição 540), além das notícias sempre importantes. Abraço. Cezôca". – É a lei do útil ao agradável caro Cezôca, informando, formando e fazendo amizades. Que Deus nos conceda muita saúde e paz;
 = "Camarada Hermes, bom dia! Recebo esta beleza de coluna, mais hoje ao abrir e-mail me dei conta da sua saúde. Mais como você mesmo já nos passa, esta praticamente bem. Saúde camarada de guerra e mais do que tudo FÉ EM DEUS e tudo vai se resolver. Um abraço do amigo Carlos Santos/UERN. E o Leão, vai ou não vai?". – Verdade "O Bolasete"! Com as ordens de Deus os doutores Patrícia Armayo e Lair Solano cuidaram da infecção intestinal. Agora, é a gripe querendo calar-me via garganta, inda bem que posso escrever né? Quanto ao Leão do 12 Anos ficamos na torcida para o sucesso de 2005 se repita. Solta o leãoooooooo! Saúde e paz amigão;
 = Há 112 há (07/09/1900) instalava-se o Colégio 7 de Setembro, 1ª Escola em curso secundário de Mossoró e considerada uma das melhores do RN, por oferecer um currículo de vanguarda para a época e uma equipe de alto nível. Fonte: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.
 = E há 62 anos (07/09/1950) era inaugurada a Radio Difusora de Mossoró.

**********PANO RÁPIDO**********
 - Memória: Na edição no 407/2011 (de 06/03), relatamos os seguintes temas: Maracujás em Forma de Órgão Sexual; Quinta Jurídica Debaterá Estrutura da Copa do Mundo; UERN – Servidores são Notificados Pelo MP; Bronca do Leitor (210) – Matuzael Aires; FIQUE SABENDO: Carnaval Genuinamente Brasileiros: falsa verdade;
 - Reafirmando seu caráter questionador. O Grito dos Excluídos/as completou seus 18º anos. Nesta edição, em consonância com a campanha da Fraternidade 2012, a manifestação popular veio com o tema "Vida em Primeiro Lugar" e como o lema "Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população". Nos municípios onde o Grito aconteceu, este lema se desdobra em bandeiras regionais como luta contra Belo Monte, fim do extermínio da juventude e, terra e reforma agrária. O Grito dos Excluídos/as acontece sempre em 7 de setembro, data que marca a "independência" do Brasil. Neste dia, movimentos, organizações sociais, coletivos, igrejas e outras articulações se organizam para realizar manifestações pacíficas e mostrar, no Dia da Pátria, a verdadeira realidade brasileira, assim como para demandar mudanças concretas em áreas como educação, saúde, segurança e respeito aos direitos humanos e da natureza. FONTE: www.adital.com.br/;
 - Tiririca 100% - O deputado Tiririca (PR-SP) fez um encarte com um balanço de seus 18 meses de mandato. Fala dos projetos apresentados, grande parte deles voltados para a área circense, já que ele é palhaço. Tiririca lembra que foi um dos poucos deputados que tiveram até agora 100% de presença. FONTE: Coluna Prosa & Verso, por Crispiniano Neto, www.defato.com;
 - Dia: hoje é Dia da Dedicação, Dia da Pátria de Andorra e Dia Internacional da Alfabetização. Amanhã (09) será Dia da Velocidade, Dia do Administrador de Empresa, Dia do Médico Veterinário e Dia do Técnico de Administração.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos "dedicados a tudo", aos patriotas, aos alfabetizadores, amantes da velocidade, administradores de empresas, veterinários e técnicos de administração!
Quem CANTA...
"DEDICO ESTA CANÇÃO PARA A PRIMEIRA GORATA QUE TÁ SENTADA ALI NA FILA: Tu és o grande amor / Da minha vida / Pois você é minha querida / E por você eu sinto calor..." . ("Tu és o MDC da Minha Vida" – Composição: Raul Seixas. - Canta: R. Seixas).
...OS MALES ESPANTA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário