quarta-feira, 5 de setembro de 2012

DC - Coluna de Notícias 544. (Anexo: Passeio de Bicicleta).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 544 (geral) e 60ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.


Mossoró/RN, quarta-feira, 05 de setembro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 36ª/52, Dias: 249/366 e faltam 117 dias para término do ano.

 

"Causo democrático!"

"Meus cabelos brancos! Estou ficando velho? Não! Jamais hei de envelhecer. Sei que meu corpo irá dar sinais sobre sua validade, minha mete há de querer esquecer, meu coração pode até teimar em ter febres intensas, o que ele chama de pressão alta. Mas eu, meu ser, minha alma, não irá envelhecer". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Como é linda ver a juventude envolvida com os reais problemas da vida. Pena que é um pingo num mar de outras jovialidades que só pensam e veem o mundo ilusório frente a uma televisão e câmara digital. Meses atrás estava em um supermercado e observava uma jovem (aparentando ter 14 a 16 anos) frente a uma coluna espelhada posando pra si mesma e batendo suas fotos, enquanto isso sua mãe empurrava um pesado carrinho com mantimentos. Bom, o que quero falar mesmo é sobre a plenária do Grito dos Excluídos ocorrida na tarde de ontem. Este editor participa dessa atividade desde a sua primeira edição em 1995, como o tempo passa..., observando às 35 pessoas presentes, contabilizei que eu e mais 04 veteranos éramos o decano dessa história ali presente. O 18º rito dos Excluídos promete levar cerca de 400 integrantes e o mais importante dessa história são as caras novas e novas energias para este importante movimento popular que ocorre em todo o território nacional. "Nossa linda juventude / Página de um livro bom / Canta que te quero / Cais e calor / Claro como o sol raiou... ". Chegou a Semana da Pátria!!! "Eu te amo meu Brasil, eu te Amo, ninguém segura à juventude do Brasil...". Boa leitura nobre leitor/a.

JUSTIÇA ELEITORAL SUSPENDE PESQUISA DO IBOPE NA PBA Justiça Eleitoral mandou suspender a realização de uma pesquisa de intenção de votos feita em João Pessoa (PB) pelo Ibope até que se apure porque o nome da candidata Estelizabel Bezerra (PSB) não está nas cédulas entregues aos entrevistados. As informações são do site do Jornal da Paraíba. A decisão é da juíza da 70ª zona eleitoral Túlia Neves, segundo ela é melhor evitar a conclusão da pesquisa até que fique esclarecido o motivo do nome da candidata não constar nas cédulas. O material foi encontrado com um pesquisador do instituto, detido nesta terça-feira (4/8), enquanto fazia a pesquisa. A juíza deu 48 horas para o pesquisador apresentar defesa junto à Justiça Eleitoral.

O Ibope divulgou nota confirmando que as cédulas entregues tinham falhas, mas que eram apenas materiais complementares à pesquisa. A pergunta considerada na pesquisa, diz o instituto, é uma na qual o entrevistado aponta o nome do candidato em um disco. No disco apresentado, diz a nota, constavam todos os nomes. "Uma vez ciente do erro, o Ibope suspendeu imediatamente o uso da cédula e continuou a realização da pesquisa na forma determinada pela legislação, ou seja, com a utilização do disco em que constam os nomes de todos os candidatos", diz a nota.

DEMORA EM CONCEDER APOSENTADORIA GERA INDENIZAÇÃOOs desembargadores que integram a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RN negaram provimento a um recurso, movido pelo Estado, para que fosse reformada uma sentença inicial, a qual condenou o ente público pela demora injustificada na apreciação de um pedido de aposentadoria. No recurso (Apelação Cível n° 2012.002840-7), o Estado defendeu que não existe amparo legal para a sentença, já que não haveria legislação que estipule prazo para o trâmite do processo administrativo, relativo à concessão de aposentadoria por tempo de serviço.

No entanto, segundo os autos, a decisão verificou que o servidor requereu sua aposentadoria em 6 de outubro de 2005, por já cumprir os requisitos, mas o Estado demorou seis meses para publicar a Portaria concessiva de tal benefício, que ocorreu em 18/04/2006. "No caso dos autos, ficou configurado o atraso injustificado da Administração Pública, quanto ao deferimento, o que permite de se aplicar a responsabilidade objetiva do Estado, condenando o Estado ao pagamento do valor correspondente aos danos materiais, equivalentes aos seus vencimentos do período de 04 (quatro) meses", define o relator do processo no TJRN, juiz Arthur Cortez Bonifácio.

De acordo com o magistrado, o pagamento é relacionado ao período equivalente ao lapso temporal que o servidor continuou em atividade, mesmo tendo preenchidos os requisitos legais necessários à concessão de sua aposentadoria, observadas as disposições contidas na Lei Complementar Estadual nº 122/1994. A decisão também destacou que o atraso viola o artigo 5º da Constituição Federal. FONTE: www.tjrn.jus.br/.

FRANCISCO MARTINS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nosso colaborador do DC arruma um tempinho para agente aqui do DC e manda as boas novas. Vamos lá gente fina!

Amigos e amigas, a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e o Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte firmaram parceria para realizarem o projeto SALÃO LITERÁRIO, que acontecerá mensalmente, sempre na primeira quarta-feira, em sua sede, Rua Mipibu, 443, Petrópolis, em Natal, no horário das 16 às 18h. O Salão Literário será um momento no qual um escritor convidado falará sobre sua obra ao público presente. O evento é aberto aos professores, estudantes e quem desejar prestigiar. A entrada é franca. Para esta primeira edição, a escritora convidada é CRISTINE T. CUNHA ROSADO, co-autura do livro: CASCUDINHO: O MENINO FELIZ. Venha participar do Salão Literário. Atenciosamente, Francisco Martins – Bibliotecário da Academia Norteriograndense de Letras e Secretário de Atas do CEC – Conselho Estadual de Cultura. (84 9158-3151 / 8719-4534).

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (342) – O cantor (?) sertanejo brega Gusttavo Lima, em recente show pelo Sul do País, num ímpeto de desequilíbrio emocional, quebrou uma guitarra e a arremessou contra a plateia. Um pedaço do instrumento atingiu uma menina de dez anos, que sofreu um corte na cabeça e teve que sair às pressas do show para ter atendimento médico. Por sorte, a menina nada sofreu de grave e logo foi liberada para casa. Azar mesmo teve o público que teve de ficar até o fim e suportado o show desse "mala" ao cubo ...Trash!!!

NOTA: Bronca colhida da Coluna Impressionando - por Carlos Augusto, www.gazetadooeste.com.br, em 25/08/2012.

FIQUE SABENDO... "O pavor que homem causa ao homem". Por Flávio Rezende – Escritor, jornalista, e ativista social em Natal/RN (FONTE: e-mail pessoal, escritorflaviorezende@gmail.com, em 106/2012).

Apesar das religiões pregarem abertamente que somos irmãos. Apesar das ordens místicas afirmarem que somos todos UM.

Geralmente empreendo minhas caminhadas por cantos e recantos que misturam os belos recortes da natureza com seus representantes sempre maravilhosos, proporcionando a este neófito escrevinhador, graciosas observações de aspectos vários deste mundo de árvores, galhos, frutos, folhagens e, animais conhecidos, com seres, que igualmente caminhando ou compondo o cenário, tornam os meus passos mais ávidos por estas fontes de pensamentos e de inspirações difusas.

Em algumas oportunidades, a vida nos possibilita um mergulho relativamente diferente do tradicional, permitindo uma ousadia em caminhadas por lugares ermos, solitários de presenças visuais aparentes, tornando nossa palpitação um pouco mais desregrada e, proporcionando um mergulho - mesmo que meio amador ou forçado, numa névoa de certo mistério do que pode surgir, adelante.

Quando estamos neste clima de grande interrogação do que pode se materializar diante de nós, às vezes, o que a realidade apresenta é um animal de médio porte, vulcanizando nossa adrenalina para um ambiente de larvas de receio, que rapidamente viram cinzas pelo acostumar da mente já macetada em situações desta natureza.

A mesma situação também ocorre quando o ser sozinho, num ambiente lúgubre, sendo ele ecológico ou urbano, depara-se com outro ser de sua mesma espécie. Apesar das religiões pregarem abertamente que somos irmãos. Apesar das ordens místicas afirmarem que somos todos UM. Apesar de estarmos acostumados visualmente, fisicamente, o medo do outro quase sempre acontece.

O homem não sente segurança ao estar na presença de outro homem num ambiente distante, num lugar onde outros não estejam por perto, reina o pavor, o medo, o receio do outro ser seu algoz, com o homem vivenciando o espírito de Thomas Hobbes, filósofo inglês, que afirmou ser impossível o homem viver em estado de natureza, apontando que a naturalidade do comportamento do homem é o enfrentamento, a lei do mais forte, dai revelar a criação do pacto de nascimento do Estado, que cumpriria a missão de proteger os mais fracos, pois o homem seria o lobo do homem.

Independente de você crer em Hobbes e seu Leviatã é fato que ao visualizar seu "irmão" num ambiente despido de outras presenças, o homem treme, o homem vacila, o homem parece encarnar outro personagem, o Haller, do livro "O lobo da estepe", do grande Hermann Hesse, que deixa margem para uma conclusão pessimista quanto à possiblidade de formação da unidade pessoal.

E este homem que sou eu, você, todos nós, segue sua trajetória, com medo de si mesmo na medida em que não quer de maneira nenhuma encarar seus bosques interiores, cheios de outros seres tarados, ambiciosos, egoístas, caricaturas de nós mesmos e, também o outro ser, que poderá sempre, no vácuo da indecisão, ser o ser, que poderá determinar pela vontade dele, o nosso último suspiro.

Na incerteza de uma aproximação amistosa, o homem esquece sua irmandade e prefere pensar no pior, encarnando Jorge Bem Jor que bem cantou... "... eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge. Para que meus inimigos tenham pés e não me alcancem. Para que meus inimigos tenham mãos e não me peguem e não me toquem. Para que meus inimigos tenham olhos e não me vejam. E nem mesmo um pensamento eles possam ter para me fazerem mal".

CONQUISTE SEU EMPREGO: AL – O MP – Ministério Público de Alagoas realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 28 (vinte e oito) VAGAS PARA PROMOTOR DE JUSTIÇA, inscrições até o dia 11 de setembro de 2012, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 17.581,75. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

SE. A Defensoria Pública de Sergipe realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 10 (dez) VAGAS PARA DEFENSOR PÚBLICO, inscrições reabertas até o dia 12 de setembro/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 10.271,70. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Rômulo Arnaud –Prof. (05/09), Herbênia Carmen – Profª. (06/09);

 = "Estimado companheiro Hermes, boa tarde! Sabedoria, força e fé estejam contigo neste momento difícil, meu irmão! Saiba que, embora o tempo e a distância às vezes afaste os amigos, Deus e a saudade fazem tudo para uni-los. Você é uma pessoa muito importante para a nossa sociedade: como servidor da UERN, sempre influenciou positivamente os cidadãos e estudantes que atende no âmbito daquela instituição; como líder sindical do SINAI, sempre motivou os trabalhadores, inclusive de outras categorias, servindo de exemplo na luta por uma sociedade mais justa, mais solidária e mais equitativa. Finalmente, como radialista e jornalista provisionado, através do "Democratizando a Comunicação", particularmente, vem nos mantendo sempre informados acerca do que ocorre no mundo contemporâneo, primando não somente pela imparcialidade, atualidade e transparência, mas, de modo bem peculiar, pela divulgação de notícias que, no mais das vezes, jamais seriam divulgadas por meio dos veículos oficiais ou oficiosos; instrumentos de comunicação de massa estes que, por vezes, mais desinformam do que noticiam a verdade dos fatos, tal como ela é. Melhoras e que Deus lhe auxilie, grande líder! Pois a Comunicação brasileira necessita de quem a democratize cada vez mais!!! Abraço forte e fraternal. Paulo Giovanni de Siqueira Brandão, Servidor Público". – Grande companheiro Giovanni, sempre relembrando sua pessoa, ontem mesmo, estive na última plenária do Grito dos Excluídos e vi tantos jovens acadêmicos. Então veio a lembrança de voismecê representando do Centro Acadêmico "Rui Barbosa" da Faculdade de Direito/UERN. Saúde e paz pra você e familiares;

 = "Meu irmão Hermes Oliveira que apesar de não ter sido criada com ele, amo demais, ele só não gosta de páginas da vida!!!! (Risos). Edinalva Oliveira". – Beleza guerreira irmã Edinalva, também a amo e estimo com grande admiração por sua determinação de vida. Foste a primeira pessoa a acolher-me e deu total assistência ao meu tratamento juntamente com seu esposo Julimont. Para leitor, explico que "as páginas da vida" era ama das novelas global da época (2006) que eu não suportava e nem suporto as atuais. As novelas "televisivas" deixa, há muito tempo, de ser culturais, estimulando o telespectador a ter dignidade ao invés de exagerar em futilidades, futricas e bobagens aos montes. Já fui noveleiro sim, mas nos em que me emitiam mensagem e alertas para viver a vida. Saúde e paz pra vocês todos. Um grande beijo em seus corações;

 = Há 66 (05/09/1946) nasceu Farokh Bommi Bulsara "Freddie Mercury" (nome artístico) em Zanzibar. Foi vocalista da banda de rock britânica Queen e considerado pelos críticos e por diversas votações populares como um dos melhores cantores de sempre e com uma das vozes mais conhecidas do mundo. Faleceu, em 24/11/1991, de Aids.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 406/2011 (de 03/03), relatamos os seguintes temas: Não Pagar Pensão Alimentícia Pode Levar Nome ao SPC; Brasil Alimenta o Mundo; Atualização na CTPS; Benilson Silva, Repórte em mais uma edição; Rosalba Quer UERN nas Ações do Governo; Bronca do Leitor (209) – Ana Lucas; FIQUE SAB ENDO: Despedido do Trema;

 - Poluição Mundial. A resolução dos problemas de mobilidade urbana e de poluição está imbricada em "conflitos econômicos e culturais", e "numa política de sinais trocados", diz Paulo Saldiva, médico e pesquisador da Faculdade de Medicina da USP à IHU On-Line. Os conflitos econômicos, esclarece, são de ordem pública, porque se estimula o problema, e dificulta a solução. "Por exemplo, para fazer um corredor de ônibus ou metrô, é preciso fazer um estudo de impacto ambiental, enquanto que no caso de São Paulo, para licenciar dois mil veículos por dia, não precisa fazer estudo nenhum. Então, isso impede que as decisões mais estruturantes sejam feitas". Já os de ordem cultural, acontecem "porque as pessoas acostumaram a se defender do transporte coletivo ruim usando seus veículos (...). Enquanto nós nos maravilhamos quando vamos para a Europa andar de transporte coletivo, trem, ônibus, bonde, aqui defendemos o uso do nosso transporte individual". Disse Saldiva. FONTE: www.adital.com.br;

 - Mulher Indígena - No dia 05 de setembro celebra-se o Dia Internacional da Mulher Indígena, instituído em 1983 durante o II Encontro de Organizações e Movimentos da América, em Tihuanacu (Bolívia). A data foi escolhida porque em um dia 5 de setembro morreu Bartolina Sisa, uma valente mulher quéchua, esquartejada pelas forças realistas durante a rebelião anticolonial de Túpaj Katari, no Alto Peru, fato sucedâneo da grande rebelião protagonizada por Túpac Amaru e sua valiosa companheira Micaela Bastidas, em todo o sul andino (1780-82). A mulher indígena é portadora vital da herança cultural, a que ensina a língua ancestral às filhas e filhos; a que dá continuidade às tradições; a que resiste às diferentes formas de violência estrutural precisamente por sua tríplice condição de excluída: ser indígena, ser pobre, ser mulher. FONTE: www.adital.com.br;

 - Dia: hoje é Dia da Amazônia, dia da Farmácia, Dia da Juventude, Dia Internacional da Mulher Indígena e Dia do Oficial de Farmácia. Amanhã (06) será Dia do Alfaiate, Dia do Barbeiro, Dia do Cabeleireiro e Dia do Hino Nacional.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos amazonenses, aos trabalhadores/ras em farmácia, as mulheres indígenas, a juventude, aos alfaiates, barbeiros e cabeleireiros!

Quem CANTA...

"Um certo  dia um homem esteve aqui / Tinha o olhar mais belo que já existiu / Tinha no cantar uma oração. / E no falar a mais linda canção que já se ouviu..." . ("O Homem" – Composição: Roberto Carlos. - Canta: R. Carlos).

...OS MALES ESPANTA.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

 

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

 

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário