domingo, 12 de agosto de 2012

DC - Coluna de Notícias 537. (Anexo: O que é isso?...).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 537 (geral) e 53ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.


Mossoró/RN, domingo, 12 de agosto de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 33ª/52, Dias: 225/366 e faltam 141 dias para término do ano.

 

"Causo democrático!"

"Você sabia que foi Maria Boa quem literalmente trouxe frango assado para Natal?.". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Como tudo nos dias atuais "fora de época" é moda, as edições deste informativo estão sendo publicadas fora de época, nem nas quartas-feiras e nem nos sábados. Isso me deixa um pouco desconfortável com vocês, a razão são outros afazeres com o cansaço provocando mais ainda a minha lentidão. Chegou o Dia dos pais e estou no quarta ano sem o meu, há se ele estivesse aqui para dizer que... "O que é isso?" (vejam o anexo até o final)! Vem aí semana da pátria e boa leitura nobre leitor/a.

EXURRADA D AÇÕES CONTRA A TIMA operadora de telefonia TIM deverá se tornar o alvo de uma enxurrada de ações de danos morais por parte de seus consumidores, avaliam especialistas em Direito do Consumidor. Isso porque, um dia após a ampla divulgação de um relatório da Anatel que aponta que a operadora "derrubava" propositalmente ligações de clientes de determinado plano — Infinity —, a operadora foi condenada a pagar R$ 24,8 mil a uma cliente, por danos morais. Na sentença que a condenou em primeira instância há, inclusive, uma cópia da reportagem da Folha de S.Paulo sobre o relatório da Anatel.

"Quantas pessoas são prejudicadas diariamente por tal situação?", questionou o juiz Yale Mendes, de Mato Grosso, que proferiu a sentença. Para consumeristas ouvidos pela revista Consultor Jurídico, a pergunta feita pelo juiz leva a outro questionamento, que deve ser foco da empresa: "Quantos desses clientes entrarão na Justiça para cobrar danos morais?" A resposta é imprecisa, mas a certeza é uma: será uma avalanche de ações, e o melhor para a empresa seria se adiantar a isso e tomar providências, como assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ou ressarcir aqueles que foram prejudicados. Fonte: Consultor Jurídico – Conjur, na base de dados do site www.endividados.com.br/.

TRABALHADORES DO CEASA RECEBEM PASSIVOS do Dissídio Coletivo 2010/2011Os trabalhadores da Ceasa receberam na folha de pagamento do mês de julho o equivalente a 6,30%, relativo ao Dissídio Coletivo 2010/2011. O pagamento é fruto da ação do Dissídio Coletivo 2010/2011, impetrada pelo SINAI. O pagamento é retroativo à maio/2011. Apesar de ter saído o passivo, a Empresa ainda não pagou os juros, a correção monetária nem a multa. A assessoria jurídica do SINAI já apresentou o pedido em Juízo. A ação impetrada pelo SINAI contempla cerca de 50 empregados da Empresa. Fonte: www.sinairn.com.br/.

DAVI CALISTO NETO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nosso amigo e leitor, é poeta e recebo muitos versos todos de sua autoria. Para essa data ele me manda um verso com nove estrofe, por questão de espaço repasso a primeira e última estrofes. Obrigado amigo Calisto (davicaliston@hotmail.com), por essa e demais colaborações.

Ser pai não é só gerar / Numa hora de prazer / È dá bons ensinamentos / Ver o filho crescer / Guia-lo no bom caminho / Nunca deixá-lo sozinho / Para ele não sofrer.

Quero parabenizar / Todos os pais da cidade / Que nesse dia merece / Do seu filho a lealdade / Quem ainda não é pai / Se viver um dia vai / Ter essa felicidade

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (335)A NET está oferecendo um péssimo serviço de telefone fixo. Tenho ouvido reclamações a esse respeito de muita gente que conheço. No meu caso, é a terceira vez que me dou conta que durante os aproximadamente quatro meses de contrato o meu telefone fixo (NET) fica mudo e desta vez, quando liguei para o atendimento ao cliente no intuito de solicitar a vinda do técnico as (des)preparadas atendentes seguindo o manual da empresa talvez, criaram descaradamente as mais inusitadas desculpas como, por exemplo, querendo que eu afirmasse que o(s) meu(s) aparelho(s) telefônico(s) não são homologados pela ANATEL ou que estava havendo manutenção na Cidade toda e por isso o telefone estaria mudo, enquanto isso o telefone do meu vizinho que também é NET estava funcionando ou seja, elas nem resolviam o problema, nem encaminhavam a ligação para o suporte técnico e ainda queriam me atribuir a responsabilidade pelo meu telefone encontrar-se mudo. O pior é que quando questionei essas desculpas esfarrapadas elas simplesmente me fizeram esperar um bom tempo e desligaram o telefone na minha cara, uma delas inventou uma história que de repente não conseguia mais me ouvir e quando solicitei à última das 03 (três) que me atenderam o número da ouvidoria e ela só me deu depois que insisti bastante. Tá tudo gravado. Espero?! É isso mesmo que vocês leram, precisei ligar por três vezes, levei em média quase 02 horas para concluir o atendimento e só através da ouvidoria é que consegui a promessa de agendar a vinda do técnico na próxima segunda-feira. O interessante em tudo isso é que todos os meses a NET desconta regularmente, no débito automático, da minha conta corrente o valor contratado pelo (péssimo) serviço que vem me oferecendo, vai ver que é por ser um "pacote promocional". Agora eu não pague pra ver. Eles estão descumprindo as cláusulas contratuais e me devem satisfação e indenização, mas não tenho dúvidas que se pedir rescisão do contrato irão querer cobrar multa contratual "por ser um pacote promocional e não estar sujeito aos rigores da Lei de Defesa do Consumidor" eu já vi esse filme, nos últimos tempos as empresas estão rasgando o Código de Defesa do Consumidor sob essa alegação. Em fim, digo que pensem duas, três vezes, antes de fazer um desses "pacotes promocionais". Há, Já tive alguns problemas com a internet da NET também mais nesse caso ela é melhor do que a da OI e por isso os comentários ficaram para outra oportunidade. Vantuil de Oliveira - Natal/RN.

FIQUE SABENDO... "O Que é Logosofia?". Por Carolina Beu.  (FONTE: http://abiliodiniz.uol.com.br/qualidade-de-vida/o-que-e-logosofia.htm, 21/10/2009).

Atraem um grande número de pessoas que buscam satisfazer inquietudes espirituais.

Muitos nunca ouviram falar em Logosofia, palavra de origem grega, que significa "ciência da razão". Concebida em 1930, pelo escritor e pensador argentino Carlos Bernardo González Pecotche, a logosofia prega a promoção do bem estar próprio e da sociedade através do autoconhecimento.

Segundo Sylvie Antonini, integrante da Fundação Logosófica do Brasil, a logosofia é uma ciência eminentemente experimental. "Aquele que estuda e pratica os ensinamentos logosóficos aprende a conhecer seu mundo interior." Ela afirma que "a logosofia também orienta o ser humano a adestrar-se na utilização das faculdades de sua inteligência, de modo a ser capaz de criar pensamentos próprios de índole construtiva".

Mas como isso funciona na prática? Imagine que você é Lívia Hotta, pediatra paulistana, mãe de duas crianças e que, ainda por cima, dobra o turno de trabalho diariamente em dois consultórios. Certa manhã, sua empregada liga para avisar que não irá trabalhar nos próximos 15 dias. Qual a sua reação imediata? No caso da médica, a primeira atitude a ser tomada foi reverter o fluxo de pensamento estressante e mentalizar "isso não é o fim do mundo". Feita a escolha, Lívia encontrou uma maneira criativa de otimizar o tempo, cuidar da casa e ainda fazer com que os filhos se tornassem mais organizados.

Explorando os campos do autoconhecimento, a proposta logosófica é emancipar o individuo, focando, principalmente, na identificação, classificação e seleção dos próprios pensamentos. Lívia iniciou o estudo logosófico há cinco anos motivada, sobretudo, pela preocupação com a educação dos filhos. "Antes do nascimento deles eu já tinha problemas de convivência e atribuía tudo ao acaso ou aos outros. A dificuldade em conviver e educar as crianças, porém, me fez perceber que algo estava errado", conta a médica. O aproveitamento do tempo foi um dos primeiros conceitos que mudou a vida de Livia. "Passei a me concentrar no que realmente vale à pena. Entendi que me sobra tempo quando defino o que é prioridade", diz.

Nem religião, nem crença.

Ninguém é perfeito, mas todos podem caminhar rumo ao aperfeiçoamento. Tendo este conceito em vista, Pecotche - também conhecido popularmente como Raumsol - catalogou 44 deficiências e 22 propensões, que são conjuntos de manifestações que, de acordo com o autor, impedem a evolução do ser humano. No grupo das deficiências, podemos destacar a cobiça (que coloca a inteligência a serviço do lucro e da posse), a falsa humildade (falsa modéstia para obter elogios), a falta de vontade (ou preguiça) e a teimosia. Ainda segundo o autor, os indivíduos estão propensos ao engano, ao deleite dos sentidos, ao desalento e ao desespero, por exemplo. O "antídoto' para lidar com as deficiências e propensões pode ser encontrado em valores como honestidade, sinceridade, decisão e docilidade.

Os ensinamentos logosóficos atraem um grande número de pessoas que buscam satisfazer inquietudes espirituais. Mas, embora a logosofia reconheça a existência de uma força criadora, ela não difunde a ideia de um transcendente punitivo e questiona os dogmas e os preconceitos, fatores que também impediriam a evolução.

CONQUISTE SEU EMPREGO: AL. A Polícia de Militar de Alagoas realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 1.040 (mil e quarenta) VAGAS PARA SOLDADO E OFICAL DE COMBATE, inscrições abertas até o dia 27 de agosto/2012. Escolaridade exigida: ENSINO MÉDIO. Salários: 1.762,55. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL. A ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 46 (quarenta e seis) VAGAS PARA TÉCNICO E ANALISTA ADMINISTRATIVO, inscrições abertas no até o dia 30 de agosto/2012. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 9.623,20. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos. OBS. REPUBLICADO POR RETIFICAÇÃO.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Fátima Gê – Datanorte (13);

 = "Ok, Hermes, obrigado por sempre me enviares o teu "Democratizando a Comunicação". Prof. Almir Nogueira. – Grande amigo Professor Almir, só posso retribuir-lhe desejando muita saúde e paz para você e demais familiares, também minhas amigas.

 = "PRIMEIRO POÇO ARTESANAL DE MOSSORÓ. Obrigada, amigo Hermes Oliveira Democratizando, por ter me enviado esta raridade da história mossorroense. Momento de mudança histórica importante que nos faz pensar: quem são os sujeitos que aparecem nessa imagem? O que pensavam? Como receberam essa inovação tecnológica? Cabe ao historiador investigar..., objeto aberto para estudo, portanto. Conta um amigo do meu amigo Hermes Oliveira Democratizando, que tinha 8 anos de idade, estava com uma cosseira infernal na pele e ficou curado ao se banhar na água escaldante que jorrava para todos os lados... sim, ele estava lá... . Há 45 anos. Lidiane Alencar". – Obrigado colega e amiga de lutas, explico ao leitor/a que a raridade que a Lidiane refere-se trata-se de uma foto "batida" em 1967 na cidade de Mossoró e encontra-se com Miguel Dambroski em Olinda/PE. Foi-me enviada por Luiz Carlos Dambroski ocasião em que a Lidiane estava ao meu lado, ficou encantada e pediu o repasse. Deu pra notar a felicidade da Lidiane e a repassei, também, para o Jornalista Emery Costa (www.omoosoroense.com.br) e esperamos vê-la postada em sua coluna no quadro "Lá se vão...";

 = Há 137 anos aconteceu O Motim das Mulheres, um movimento de mulheres pelo centro da cidade em prol dos seus esposos, filhos e amigos pelo centro da cidade. Mesmo com o fim da Guerra do Paraguai, continuavam as inscrições de alistamento militar, então elas saíram pelas ruas rasgando documentos, editais passando por igrejas e jornais rasgando documentos e livros. Liderada por Ana Floriano, em 12/081875. Fonte: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 399/2011 (de 06/02), relatamos os seguintes temas: Trabalhador Tachado de Bêbado Será Indenizado; Datanorte: reajuste salarial sem acordo; SINAI Dará Largada na Campanha Salarial 2011; Bronca do Leitor (204) – Luiz Carlos Dambroski; FIQUE SABENDO: Buscando sempre remover o véu da ignorância;

 - Ser PaiOs pais não são tão prestigiados quanto às mães. A data comemorativa dedicada aos pais perde feio em vendas no comércio para o Dia das Mães. O mesmo acontece com a festa do Natal, em 25 de dezembro, e até para as festas juninas no Nordeste. Os pais não sentem frustrações por isso. O texto bíblico os manda a ser moderados: "Da costela do pai, nasce a mulher", ou seja, a mãe, e a seguir os filhos. Pai foi enviado para ser começo. Mais ainda entrega e proteção. Compete ao pai sempre participar. E participar é sentir por dentro a necessidade de estar presente. Os exegetas dizem que a força mais forte que habita o coração de um pai é realmente a proteção ao filho. Freud chamou esse impulso de instinto e acrescentou que esse sentimento é comum a todas às espécies animais. A verdade é que o ímpeto de proteção dos pais sempre foi registrado pela história dos povos, nos quatro quadrantes da terra e em todos os tempos. O mundo mudou muito, mas o instinto de proteção, preservando a espécie continua, tal qual no começo da vida. É perene, contínuo e imutável. FONTE: Coluna Déjà Vu – Por Milton Marques, www.gazetadooeste.com.br, em 12/08/2012;

 - Apoio aos JovensNeste domingo (12), celebra-se o Dia Internacional da Juventude. A data, aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 1999, chama a atenção para a necessidade de investimento nas juventudes. Países de várias partes do planeta realizam, neste final de semana, atividades culturais e esportivas para marcar o Dia. Com o tema "Construindo um mundo melhor: associando-nos com os jovens", o Dia Internacional da Juventude convoca governos e sociedades a se unirem aos/às jovens em busca de melhores condições de vida para essa parcela da população. Em mensagemreferente à data, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, reforça o chamado de apoio às juventudes. FONTE: Por Karol Assunção – Jornalista, www.adital.com.br, em 12/08/2012;

 - Dia: hoje é Dia dos Escoteiros do Mar, Dia Internacional da Juventude e Dia Nacional das Artes. Amanhã (13) será Dia do Economista, dos Encarcerados, Dia dos Canhotos e Dia do Pensamento.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos escoteiros do mar, profissionais das artes, economistas, encarcerados, canhotos/destros e aos pensadores.

Quem CANTA...

"Tranquei a vida / Neste apartamento / E a marcada juventude também / Meu medo esconde o meu pensamento / A sorte, a morte e a ausência de alguém..." . ("Tranquei a Vida" – Composição: Indisponível. Canta: Ronnie Von).

...OS MALES ESTANCA.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

 

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

 

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário