segunda-feira, 6 de agosto de 2012

DC - Coluna de Notícias 535. (Anexo: Ninguem se cruza por acaso).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 535 (geral) e 51ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.


Mossoró/RN, segunda-feira, 06 de agosto de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 32ª/52, Dias: 219/366 e faltam 147 dias para término do ano.

"Causo democrático!"

"No final da confissão, o homem pergunta ao Padre: - Seu vigário – qual a veia de que faz menino? O Pare respondeu: - De farmácia eu só entendo de mercúrio, que é verde!". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Nas últimas semanas venho muito ocupado e sem tempo para o nosso diálogo virtual. Muitas atividades me consumem e duas viagens a Natal em menos de cinco dias causaram as ausências na quarta-feira e sábado. Esta edição foi iniciada na terça-feira (30/07) e concluo nas primeiras horas desta segunda-feira, espero regularizar as edições a partir de agora, durante o dia de hoje tenho que pesquisar algo para a Coluna Arrumadinho do "Jornal O Jabá", pois, o Ítalo Praxedes deverá perturbar-me o dia inteiro para fechar a edição de agosto/2012 e o limite para os colaboradores é dia 05 de cada mês. Vem aí o Dia dos Pais e boa leitura nobre leitor/a.

VAZAMENTO – MPF VAI RECORRER SOBRE QUESTÕES DO ENEMO Ministério Público Federal no Ceará informou, na sexta-feira (3/8), que vai recorrer da decisão da Justiça Federal do estado que recusou denúncia contra quatro dos cinco acusados pelo vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A denúncia envolvia duas pessoas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), uma da Cesgranrio e dois funcionários do Colégio Christus. A Justiça Federal do Ceará aceitou a denúncia apenas contra um dos funcionários da escola. A denúncia foi apresentada pelo MPF no dia 8 de março. Além de responsabilizar os cinco pelo vazamento das questões da prova, o órgão também quer que o Inep seja intimado a apresentar todo o material do pré-teste usado em Fortaleza. A Procuradoria acredita que outras pessoas estiveram envolvidas no vazamento.

"A conclusão a que o MPF chegou é que o vazamento somente ocorreu e provavelmente ocorrerá pela vulnerabilidade do sistema no seu aspecto de deficiência da composição do Banco Nacional de Itens (BNI) que viola totalmente a metodologia que regulamenta a aplicação correta e segura do Enem",explica a procuradora da República Maria Candelária de Di Ciero, responsável pelo caso no MPF cearense. FONTE: As informações são da assessoria de imprensa do MPF no Ceará, na base de dados do site: www.conjur.com.br, em 04/08/2012.

DATANORTE: – PORTADORES DE DOENÇAS GRAVES E IDOSOS – O Departamento Jurídico do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN solicita aos servidores da DATANORTE – Companhia de Processamento de Dados do RN, com mais de 60 anos, que entreguem na sede do Sindicato cópias da carteira de identidade e do CPF. A providência é para que seja encaminhado o pedido de prioridade na Ação de Cumprimento do Processo de nº 534/2009.008, do dissídio 2006/2007, que tramita na 8ª Vara do Trabalho.

TAMBÉM - Os portadores de doenças graves, devidamente comprovadas, também devem apresentar atestados médicos com o devido CID (Código Internacional de Doenças).

FRENTE NACIONAL CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE – No último sábado, várias pessoas e representantes de sindicatos, ongs e movimentos sociais, realizaram um encontro tendo como sede a área de lazer do SINDPREVS, na Av. Pte. Dutra no bairro de Alto de São Manoel. O objetivo do encontro foi de criar uma organização da frente a nível municipal. Das deliberações três comissões (divulgação, infraestrutura e finanças) foram formalizadas para divulgar algumas ações e entre elas será um seminário durante o dia 14 de setembro na sede do SINDPREVS no centro da cidade. As reuniões regulares acontecerão, de forma itinerante, nos primeiros sábados de cada mês e o próximo será no SINAI – Regional de Mossoró às 08h da manhã. Mais informações com Telma Gurgel pelo fone (84) 9634-0538).

CARLOS ANTÔNIO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nosso incansável Carlinhos do Sindicato dos Comerciários de Mossoró, estreia na série e lembro que ele já colaborou e muito conosco no DC – Coluna de Noticias.

No dia 31/07 aconteceu a 6º plenária do Grito, uma a avaliação do Pré-grito em Apodi/RN, que foi bastante positiva, com os objetivos de chamar atenção da sociedade e do governo que os povos vão resistir e não vai abandonar suas terras, suas lutas, vidas e cultura. Houve a participação de muitos jovens que pela primeira vez participaram desta plenária. Na quarta-feira (1º) um seminário de formação onde debatemos o tema do grito seus objetivos e a conjuntura. A participação popular foi um momento de obtermos conhecimentos para melhor entendermos o grito. A equipe de organização está marcou dois eventos para esta semana, a saber: dia 06/08 (segunda-feira), às 17h, Oficina de Produção do Material; no dia 08/08 (quarta-feira), panfletagem e mobilização na feira do livro, como motivação para o Pré-Grito da Educação. Já em Teresina/PI: Dia 14/08 (terça-feira), o Forum Regional das Pastorais Sociais realizará o "Dia D do Grito", para reivindicar, protestar e compartilhar. Abraço, Carlos Antônio.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (333)Sobre o BRONCA 331 que aí está, vêm as minhas considerações: Primeiro dizer que qualquer dos Poderes da Esfera Administrativa andando às turras com órgão de imprensa não age com sabedoria. A sociedade, queiram ou não queiram, produz opinião pública. E todos ou quase todos os seus membros são contribuintes que fazem funcionar a máquina estatal. Por outro polo, o leitor-internauta (331) da referida bronca, reagiu muito bem no que concerne ao cerceamento de notícias sobre assuntos ligados ao Executivo Municipal. Em termos mesquinhos, especialmente se tratando de liberdade de imprensa. Entretanto, deixou alguns resíduos a esclarecer. Teria de dizer, especificamente, qual o assunto que gerou o milindre, quando se refere a movimento. Apenas remeteu ao manifesto em defesa do veículo de informação diária, por seu conceito nas hostes de assegurada circulação. Em se tratando de uma pessoa jurídica, deveria o "bronqueiro" se identificar como Diretor, Gerente ou mesmo assinando "A Diretoria", para melhor firmar seus propósitos. Jornalismo também exige clareza. É minha forma de entender. Se alguém opinar por forma diferente, acato com todo o respeito. Abs. Amigo, de José Santos Diniz.

FIQUE SABENDO... "Camarão e vitamina C consumidos em podem matar?". Por Maria Alice Rangel Vila.  FONTE: Vinicius G A. Guerra, via e-mail pessoal, em 02/08/2012.

Muitos alimentos contêm arsênico e não matam, como é o caso dos mariscos, dos cogumelos e das algas, diz a nutricionista.

Uma mensagem de e-mail que circula pela internet alerta: nunca tome vitamina C e coma camarão. "Você pode até morrer", diz o texto. Uma vez no estômago, os dois se transformariam em arsênico, substância conhecida por sua capacidade de envenenamento. Ao menos é o que relata o criador do e-mail.

"Em Taiwan, uma mulher morreu de repente com sinais de hemorragia em seus ouvidos, nariz, boca e olhos", destaca o email. Ainda de acordo com a mensagem, a vítima tomava vitamina C todos os dias e, pouco antes de sua morte, ingeriu uma grande quantidade de camarão do tipo casca mole.

Será que é mesmo possível o corpo produzir uma substância venenosa a partir de vitaminas e alimentos? A nutricionista Claudia Matsunaga, do Hospital Santa Catarina, localizado em São Paulo, ajudou o eBand a desvendar o caso.

A profissional não acredita que a mistura tenha sido a culpada pela morte da mulher. Para ela, se realmente houve uma intoxicação, a causa foi outra. "Talvez o camarão estivesse mal armazenado, em condições precárias de higiene, ou então não tivesse uma procedência confiável", explica.

O arsênico é um elemento químico natural. O metal é encontrado na própria crosta terrestre. Dependendo do local, alguns alimentos podem conter pequenas quantidades da substância.

"É o caso dos mariscos, do arroz, dos cereais, dos cogumelos, dos frangos e das algas", lista a nutricionista, que assegura que a quantia natural de arsênico nestes alimentos não é suficiente para envenenar uma pessoa. Segundo Claudia, é necessário mais do que 3,5 microgramas por dia para que a substância prejudique o corpo humano.

"O camarão é fonte de proteína, que é fundamental para construção e regeneração do organismo", afirma a nutricionista. "Além disso, ele é fonte de cálcio, ferro, iodo, zinco, vitaminas B1, B2 e B12."

Claudia Matsunaga conta ainda que o fato de muita gente ter alergia ao camarão se deve a uma sensibilidade própria da pessoa, e não a qualquer componente do alimento.

A vitamina C, essencial para o sistema imunológico, também é antioxidante e ajuda na absorção do ferro. "Do mesmo jeito que a falta dela faz mal, o excesso também faz", alerta a nutricionista. Entre as reações adversas do exagero desta substância estão náusea e diarreia, segundo ela. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal é garantir 45 miligramas diários da vitamina C.

Maria Alice Rangel Vila saude@eband.com.br. Veja também:

Vitaminas reduzem risco de câncer de pulmão, diz pesquisa

Cerveja tem vitamina que combate anemia, diz pesquisa

Princípio ativo da vitamina B6 reduz risco de câncer de cólon

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Câmara Municipal de Caicó/RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 17 (dezessete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas no período de 06 a 27 de agosto/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio. Salários: 6.812,82. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

SE. A FHS – Fundação Hospitalar de Saúde realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 82 (oitenta e duas) VAGAS PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO E TÉC. REGULAÇÃO, inscrições abertas no período de 27/07 a 16 de agosto/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 4.760,18. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Aldaci de França – Poeta (02/08), Djalma Nascimento – SINTTEL (04) e Semíremes Marques (06);

 = "Bom dia amigo!!!!! Que pena você está sem ler nossa COLUNA desde 16 de maio!! Pois bem, as FOTOS que se apresentam de LIVRO OU CADERNO com o nome EXPAND e clicando nele vai aparecer a EDIÇÃO DE FATO DO DIA, OK? Tente aí, até as anteriores você poderá ter acesso, clicando em "Mais Edições", veja aí se consegue e depois me confirme, tá agora fiquei chateado porque você está sem ler a coluna há tanto tempo, e nesse tempo dei tantas notas sobre "suas coisas", kkkkkkkk, obrigado pela atenção, Lisboa Batista. – Bravo professor, colunista, leitor e amigo Lisboa, é pena mesmo ficar sem as notícias bem postadas em sua coluna. Segui, por várias vezes, suas "instruções" e me aparece a seguinte mensagem "ELEMENT DOES NOT EXIST ON DOM". Dentro das possiblidades, ao enviar para a redação do Jornal de Fato, manda com cópia para o meu endereço (hermesoliveira1@hotmail.com), como também as edições que constam notas sobre "minhas coisas". Saúde e paz companheiro!;

 = "Muito bonita a mensagem "Milagre" (edição 529) meu prezado amigo Hermes. Abraço, Cezôca". – Valeu amigo camarada Cezôca, pelo acompanhamento e incentivo. Saúde irmão, com muita paz;

 = Há exatos 46 anos (06/08/1966) inaugurava-se a Capela do Colégio Diocesano de Sta. Luzia, sob a administração de Pe. Sátiro Cavalcante Dantas e Pe. Alcir Leopoldo da Silveira, Diretor e Vice-diretor, respectivamente;

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 397/2011 (de 31/01), relatamos os seguintes temas: Continua Improbidade Administrativa no IPERN; Sobre BBB; Bronca do Leitor (203) – Luiz Carlos Martins; FIQUE SABENDO: "O 13º Salário Nunca Existiu: faça as contas;

 - Houve extermínio sistemático de aldeias na ditaduraBrasília. Em entrevista exclusiva à Carta Maior, Tiuré descreve o que testemunhou das atrocidades cometidas pela ditadura contra os índios, critica a participação dos irmãos Vilas Boas no processo, cobra autonomia para as nações indígenas e reivindica que o país dê o passo histórico necessário para o reconhecimento dos povos originários que, segundo ele, embora não conste nos registros oficiais, são tão vítimas dos militares quando estudantes, operários, militantes e camponeses. Perseguido pela ditadura, José Humberto Costa do Nascimento, o Tiuré Potiguara, abandonou seu trabalho na Funai, viveu escondido na floresta amazônica e, após conseguir deixar o Brasil, foi reconhecido como refugiado pelo governo do Canadá. Agora, de volta ao país, ele aguarda a Comissão de Anistia julgar seu pedido de reconhecimento como vítima do regime e quer a ajudar a Comissão Nacional da Verdade a resgatar a história do que classifica como "genocídio indígena praticado pela ditadura". Najla Passos. FONTE: www.cartamaior.com.br, e, 02/08/2012;

 - EuforiaUma euforia só no funcionalismo que ganhou no Tribunal de Justiça do Estado do RN o direito de ter os seus planos de cargos efetivados e implantado nos seus contracheques. A presidenta do TJ-RN garante que despesas resultantes de decisões judiciais não podem ser contabilizadas para o limite prudencial. Então se é assim para os servidores do Judiciário com seus invejáveis salários, também tem que ser para os barnabés. Dois pesos e duas medidas é que não pode. FONTE: www.defato.com, Coluna Prosa & Verso, por Crispiniano Neto, em 04/08/2012;

 - Dia: hoje é Dia do Cônsul. Ontem (05) foi Dia Nacional da Saúde

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos cônsules e consulados.

Quem CANTA...

"Quero mais saúde / Me cansei de escutar opiniões / De como ter um mundo melhor..." . ("Saúde" – Composição: Rita Lee e Roberto de Carvalho. Canta: R. Lee).

...OS MALES ESTANCA.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

 

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

 

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário