quarta-feira, 4 de julho de 2012

DC - Coluna de Notícias 528. (Anexo: Almoço com Deus !!!!!!!).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 528 (geral) e 44ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.


Mossoró/RN, quarta-feira, 04 de julho de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 27ª/52, Dias: 186/366 e faltam 180 dias para término do ano.

 

"Causo democrático!"

"Era tao velha que para atende-la só mesmo um paleontólogo". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Nós, diretores sindicais e articuladores dos movimentos sociais, sempre somos procurados pelos segmentos da sociedade e principalmente pela imprensa para opinar sobre perspectiva de uma deliberação de greve, por exemplo, antes mesmo de uma assembleia de determinada categoria ou plenária de alguma entidade. Na greve dos técnicos administrativos da UERN participamos do Comando de Greve e nessa condição é que devemos a maior cautela em externar qualquer opinião que venha interferir na decisão dos demais companheiros antes de um debate esclarecedor. Digo isso porque os professores deflagraram final de greve dois dias antes e fomos procurados para saber se os técnicos seguiam a mesma decisão. Obviamente disse não saber e tão somente os servidores, em conjunto, analisariam os pontos, positivos e negativos, e tomariam a decisão que melhor convêm. Parece-me que, quem gosta de greve são os governos (nacional, estadual e municipal) pois, antes de uma greve ser deflagrada, servidores já com a certeza do desinteresse de negociação tendo em vista que são apresentadas as reivindicações, solicitado um prazo para resposta (que nunca vem) e é preciso fazer pressão nos gabinetes até se perder a paciência! Vem aí o Dia dos Pais e boa leitura nobre leitor/a.

ABONO PIS/PASEP SERÁ PAGO EM AGOSTOO governo vai começar a pagar o abono salarial 2012/2013 para inscritos no PIS/Pasep a partir de agosto. Os pagamentos começam a ser feitos a partir do dia 15, de acordo com a data de nascimento dos beneficiários, e ficam disponíveis para saque até 28 de junho do ano que vem. Serão destinados R$ 15,4 bilhões para o pagamento do benefício, 21,2% a mais do que foi pago no período 2011/2012.

Chamado de abono salarial, os rendimentos de PIS/Pasep (Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Publico) garantem o pagamento anual de um salário mínimo aos trabalhadores que receberam até dois salários mínimos mensais e trabalharam por pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2011. Para receber o pagamento, o trabalhador precisa estar cadastrado no PIS ou no Pasep há mais de cinco anos.

DATA DO SAQUE - Os nascidos em julho poderão receber o abono a partir de 15 de agosto. No dia 22, o pagamento fica disponível para os nascidos em agosto. A partir de 29, para os nascidos em setembro. Em 12 de setembro, começam os pagamentos aos nascidos em outubro. Em 19 de setembro, aos que naceram em novembro. Em 26 de setembro, aos de dezembro.

Os nascidos em janeiro, fevereiro e março receberão o abono a partir de 9, 17 e 24 de outubro, respectivamente. Em novembro, serão os pagamentos do benefício aos nascidos em abril, maio e junho --a partir dos dias 13, 21 e 28, respectivamente. Os abonos podem ser recebidos na Caixa Econômica Federal (PIS) e no Banco do Brasil (Pasep). FONTE: Folha Online, na base de dados do site: www.endividado.com.br/.

SÊBADO COMPLETA 08 ANOS no próximo domingo, no mesmo dia quem aniversaria é o seu idealizador e proprietário Marcos Pereira de Almeida que deve chegar aos sessenta e uns. Para comemorar os nascimentos, o Sêbado estará aberto no sábado (07/07) a partir das 10h recebendo os amigos e clientela. O Sebo do Marcos Pereira está localizado a Av. Antônio Vieira de Sá, 0895, Bairro Nova Betânea. Próximo a Pça. do Rotary e vizinho a Artes de Jardins. Tô dentro e nos encontraremos por lá.

XVIII EDIÇÃO DO GRITO DOS EXCLUÍDOS – Aconteceu, ontem, a primeira plenária para acontecer à décima oitava edição do Grito do Excluídos, o encontro se deu na sede do SECOM – Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró e Região, os movimentos sociais e sindicatos foram convidados pela coordenação do GE. Na próxima edição traremos detalhes.

ATO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE – Amanhã, quinta-feira (05), será realizado em Mossoró um "Ato Público Conjunto em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade". O evento, que ocorrerá a partir das 16h, na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax), reivindica o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em educação, reestruturação das carreiras dos docentes e técnicos administrativos, Autonomia Financeira e fixação de data-base.

O Ato Conjunto é promovido pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (ADUFERSA), Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (SINTEST-RN), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (FASUBRA), Diretório Central dos Estudantes da UERN e UFERSA, representação estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Sindicato dos Técnicos Administrativos da UERN (SINTAUERN), Associação dos Servidores da UFERSA (ASSUFERSA) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE-RN).

Para a professora da UERN Telma Gurgel, da organização do evento, o ato é uma demonstração de unidade de todas as categorias que atuam na área da educação pública de Mossoró em defesa de um ensino público de qualidade, da valorização da carreira docente e dos técnicos. "A manifestação ainda marca em Mossoró a defesa dos 10% do PIB para a educação conforme já está sendo discutido no Congresso Nacional", explica a docente Telma. O Ato surgiu do "Encontro com Autoridades", realizado na última quinta-feira, 28, na ADUERN, com o objetivo de obter apoio para a luta em defesa da UERN. Na ocasião, os presentes deliberaram a realização de mobilizações conjuntas das entidades para o engajamento da sociedade nas lutas em defesa da educação pública. FONTE: www.aduern.org.br, por Jornalista - Talita Lucena (DRT 1551-JP/RN).

MARCONDES PAULA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Passadas as festas juninas, o amigo Marcondes já traz novidades fora das arenas do xote ao palco do rock:

Amigos da imprensa estarei organizando O FESTIVAL VALHALLA ROCK, junto com um amigo no próximo sábado. Por favor divulguem este evento nos seus veículos de comunicação. Obrigado Marcondes Paula.

Valhalla Rock Bar Apresenta o primeiro festival de heavy metal do ano na cidade de Mossoró/RN. Com as bandas: 1) Encéfalo de Fortaleza/CE, myspace.com/bandaencefalo, lançando seu novo CD "Slaves of Pain" (Thrash Metal); 2) Warbust Command Mossoró/RN (Thrash Metal); 3) Mass Effect de Mossoró/RN (Death melódico); 4) Legacy de Areia Branca/RN (C/covers de clássicos de heavy e hard rock).

Serviço - Dia: 07 de julho de 2012, sábado, as 17 horas. Local: Cocotas Bar, Na Rua Toré, próximo ao supermercado Cortêz, e Colegio Hewerton Dantas Cortêz, na Alameida dos cajueiros. Planalto 13 de maio. Ingressos para o Festival Valhalla já disponivel no Valhalla Rock Bar (ao lado da UPA –São Manoel), no valor de R$ 10.00, lembrando que no dia do evento, a partir das 12 horas, irá rolar uma feijoada free no Valhalla rock bar. Vamos lá headbangers e roqueiros da cidade e região.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (326)Mossoró - Capital Nacional do Pão e Circo! Todo mundo comemorando o título na Estação das Artes até o fim do mês. Depois comemoração no 30 de setembro, depois..., depois,... . E assim o mossoroense segue, orgulhoso dos Aviões do Forró que pousam aqui, mesmo sem termos realmente um aeroporto, das Garotas Safadas e Safadões em que são transformadas as nossas esperanças (a juventude), que seguem propagando pelas redes sociais o que o "Safadão adverte", como o que há de mais contemporâneo em pensamento científico e artístico. E vamos celebrar!!!! Pessoal d'o Tarará.

FIQUE SABENDO... "A grande massa falida". Por Rosana Madjarof, em 12/07/2003. (Fonte: Texto sugerido por Pelicano Rêgo via E-mai, em 08/06/2012);

As novelas e as propagandas nos mostram os belos carrões importados, aparelhos de som e imagem de última geração, clínicas e academias para que se possa ter um corpo "sarado".

O que poderíamos entender por uma sociedade justa? Poderíamos dizer que uma sociedade justa é aquela que vela pelos seus filhos mais necessitados, contribuindo com os recursos necessários e oferecendo-lhes as condições para que tenham uma vida digna e plena, pois, desde os tempos mais remotos o povo sofria com o terror da fome, da miséria, dos abusos de poder, dos preconceitos raciais e sociais, das guerras, das revoluções que, na sua maioria, só beneficiava os donos do poder etc. Com a conquista dos Direitos Humanos, após a Revolução Francesa em 1789, vemos que a hediondez e a perversidade governamental cederam lugar à Liberdade, Fraternidade e Igualdade.

Infelizmente, vemos que o nosso país, apesar de ser considerado um país subdesenvolvido, literalmente, é um país em pleno desenvolvimento, e, mesmo tentando evoluir-se num desenvolvimento sustentável, não está conseguindo um desenvolvimento de ordem progressiva, e sim, um desenvolvimento em prol da miséria, da injustiça social, do analfabetismo, do crime, da violência, da corrupção e das doenças que, diariamente, matam crianças, jovens e idosos.

Será que podemos crer num futuro promissor? É certo que o progresso existe e está ao nosso lado e, para a maioria das pessoas ele ficará eternamente ao lado, isto é, do lado de fora de suas vidas, pois, com certeza, a maioria dessas pessoas não terá acesso a este artigo e, muito menos, à Internet, pois seus recursos para adentrar à grande rede são ínfimos.

No entanto, ainda hoje, permanecem várias condições equivalentes àquelas que alguns filósofos da Revolução tentaram reverter, e, para cujo desiderato alguns deles deram o sangue e a vida, sonhando com o dia em que todos os seres humanos pudessem usufruir, no mínimo, de alimentos, moradia, educação, trabalho, saúde, diversão etc., mas, que ainda hoje, lhes são negados.

Estamos vivenciando uma época de discussão e grandes avanços tecnológicos, onde se houve falar sobre clonagem, genoma humano, alimentos transgênicos e ciberespaço. Mas como é que nosso país, um lugar cheio de riquezas, consegue ser um palco de tantos atrasos?

Mesmo diante de tantas propostas governamentais, presenciamos uma grande estrutura nas retas paralelas, obliquas e perpendiculares de nossa existência, que são aqueles indivíduos que fazem suas próprias leis. É a chamada lei do mais forte ou a lei do morro, onde traficantes atuam deliberadamente com a cobertura de mascarados que se escondem atrás do poder.

Hoje, para que você possa ser reconhecido, é necessário possuir vários itens de consumo que, na realidade, não passam de parâmetros importados de países mais ricos que não possuem nosso índice de miséria e injustiça social. Basta acionarmos o controle remoto de nosso televisor e pronto! As novelas e as propagandas nos mostram os belos carrões importados, aparelhos de som e imagem de última geração, clínicas e academias para que se possa ter um corpo "sarado" e, muitas vezes "bombado", e muitas outras coisas pelas quais iremos ser julgados bem ou mal, isto é, seremos recebidos dentro desta sociedade fragmentada simplesmente por termos ou fazermos aquilo que nos é apresentado através da mídia.

Com todo esse aparato de ilusões, vemos que nosso povo, a cada dia, torna-se mais sofrido, mais triste e desiludido da vida. E é por esse mesmo motivo, que presenciamos nossos jovens, que seriam o futuro da nossa Nação, roubando, matando e estuprando, com o simples intuito de fazerem parte dessa massa falida que é o nosso país. Será que conseguiremos reverter essa situação?

Diante do exposto acima, e acreditando num mundo melhor, penso que este seria o momento mais certo e mais oportuno, para podermos repensar o grande filósofo Tomas More, que ao criar sua ilha Utopia, sonhava com uma sociedade ideal, onde haveria justiça e igualdade para todos os cidadãos. Será que, tal qual o grande filósofo, viveremos em eterno estado utópico?

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. O TJ – Tribunal de Justiça do RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 105 (cento e cinco) VAGAS PARA DELEGAÇÃO DE NOTAS E REGISTRO, inscrições reabertas no período de 09/07 a 10 de agosto/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: Não disponíveis. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL. O INPE – Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 62 (sessenta e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 05/07 a 09 de agosto/2012. Escolaridade exigida: Técnico / Superior. Salários: até R$ 12.685,16. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Prof. Neto Vale (04/07);

 = "Professor Hermes, obrigado pelas informações que são sempre úteis, e sobretudo pela belissima oração (Convite – edição 527). Um excelente mês. Afrânio Melo". – Obrigado prezado Afrânio, Deus o abençoe juntamente aos seus familiares;

 = "Beleza meu caro amigo Hermes. Abraço Cezôca". – Grande Cezôca, obrigado amigo. Saúde e paz. Até sábado com prévia no Sêbado;

 = Há 45 anos (04/07/1967) foi inaugurado o Estádio Manoel Leonardo Nogueira, em Mossoró/RN;

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 390/2010 (de 08/12), relatamos os seguintes temas: Decide STF: Administração Pública Não é Responsável por Pagamentos Trabalhistas; Repúdio e Solidariedae a Simone Dutra; Poetiza Lança Canções de Abril; Diga Sim ao Bem; Paciente com Insuficiência RespiratóriaTerá Tratamento 24h; Democratizando a Cinema – Janela da Alma; Bronca do Leitor (197) – Matuzael Aires; FIQUE SABENDO: 08 de Dezembro – Dia Nacional da Família.;

 - Desmatamento Zero - Foram três meses, oito cidades, dezenas de voluntários e milhares de assinaturas coletadas pelo fim do desmatamento. A passagem do navio Rainbow Warrior pelo Brasil chegou ao fim com uma marcante mobilização pelas florestas. Agora, a corrida pelo desmatamento zero continua. Durante o tour pela Amazônia e pela costa brasileira, a campanha pelo fim da devastação das florestas ganhou inúmeros e importantes apoios. Movimentos sociais, organizações indígenas e quilombolas, entidades ambientalistas, artistas e gente como eu e você assinaram a petição por uma lei de iniciativa popular pelo desmatamento zero. Em pouco tempo, alcançamos cerca de 400 mil assinaturas. É quase um terço do 1,4 milhão que precisamos para levar o projeto ao Congresso. Portanto, você é fundamental para continuar espalhando essa mensagem (ligadasflorespas.org.br) pelas ruas e pelas esquinas da web. Chame seus amigos a participar também dessa mobilização histórica pelas florestas! FONTE: greenpeace;

 - INSSAté o dia 6 próximo, o INSS vai seguir pagando os benefícios aos aposentados e pensionistas do nosso Rio Grande do Norte. Ao final disso tudo, o desembolso terá sido de 321 milhões de reais. As quitações alcançarão 498 mil e 745 benefícios. FONTE: Coluna Emery Costa, Jornal O Mossoroense, www.omossoroense.com.br, em 03/06/2012;

 - Dia: hoje é Dia Internacional do Cooperativismo e Dia do Operador de Telemarketing. Amanhã (05) será Dia da Independência da Argélia, Dia da Independência dos EUA e Dia do Levante Armado (São Paulo), sob o comando do General. Isidoro Dias Lopes, em 1924.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos cooperativistas, operadores de telemarketing, aos povos da Argélia e aos estadunidenses.

Quem CANTA...

"Aproveita gente que o pagode é quente / É forró pra toda essa gente se espalhar / Êita, coisa boa! Êita, pessoá! / Hoje aqui a páia voa vamo gente aproveitar...".  ("Aproveita Gene" - Composição: Luiz Gonzaga – Canta: L. Gonzaga).

...OS MALES ESTANCA.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

 

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

 

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário