sábado, 9 de junho de 2012

DC - Coluna de Notícias 522. (Anexo: A Porta ao lado).


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IV – Edição nº 522 (geral) e 38ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 09 junho de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 23ª/52, Dias: 161/366 e faltam 205 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Cuidado, muito cuidado com as mulheres que tudo escutam, pois a Ema come tudo, mas não mastiga nada". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Tenho que fazer uma pauta de assuntos para comentar neste espaço, busco na memória onde e quando li sobre o fechamento de mais uma escola. Não tem jeito, nada clareia, mas vamos citar um assunto que já falei aqui sobre as boas estruturas das escolas Lavoisier Maia, Abel Coelho e Jerônimo Rosado. A primeira e segunda com terrenos abundantes que daria para uma junção e transformar em uma ampla e moderna Central do Cidadão num dos locais, acomodando até os serviços de vistoria veicular executado pelo DETRAN/RN. Alô Professor Josué Damasceno, parece que você tem uma opinião formada sobre esse tema... ou não?!! Estamos em plenas festas juninas e boa leitura nobre leitor/a.
SAIBA COMO BANCOS DECIDEM SE CLIENTES MERECEM CRÉDITOSMuitos clientes foram nas últimas semanas a bancos públicos e privados em busca de taxas de juros mais baixas em diversas linhas de crédito, mas se decepcionaram. Em razão dos critérios usados pelas instituições para analisar o perfil de endividamento e o risco de calote de cada cliente, são poucas as pessoas que, de fato, conseguem se beneficiar das menores taxas, informa reportagem de Carolina Matos e Toni Sciarretta publicada na edição da Folha.
Entre as características dos tomadores de crédito avaliadas pelos bancos estão: salário, idade, empregabilidade, comprometimento da renda com dívidas, volume de investimentos na instituição e histórico de pagamentos (se já passou cheque sem fundos ou atrasou prestações). O cliente que tem mais de 30% da renda comprometida com dívidas costuma ser visto como de alto risco.
O banco tem modelos estatísticos que analisam, por exemplo, a probabilidade de um cliente que deu cheque sem fundos há dez anos ficar inadimplente hoje. "É uma chance pequena, mas, se ele fez isso há um ano, a probabilidade costuma ser maior", disse Maria Dolores Oliveira, diretora de modelos analíticos da Boa Vista Serviços. FONTE: Por Aurélio Araújo, colaboração para a Folha, em 02/05/2012, www.endividado.com.br/.
GREVE, UM INSTRUMENTO LEGÍTIMO – SP. Governo e mídia tentam deslegitimar o direito à mobilização dos metroviários e ferroviários, taxando a greve realizada no último dia 23 como ilegal. Metroviários e ferroviários de São Paulo foram duramente criticados pela greve realizada no dia 23 de maio, devido ao transtorno que a paralisação de parte do sistema de transporte público trouxe para a capital paulista. Quatro linhas da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e duas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foram paralisadas por cerca de 19 horas.
No discurso oficial, a conduta dos trabalhadores de interromperem uma atividade essencial para a população foi ilegal. Além disso, o Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito para apurar as responsabilidades dos sindicatos e dos trabalhadores pelo descumprimento da ordem do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que determinou que fosse mantido 100% do efetivo nos horários de pico e 85% nos demais horários no metrô, e 85% nos horários de pico e 70% no restante do dia na CPTM.
Direito constitucional
O Juiz Souto Maior explica que existem diversos meios para que os trabalhadores possam reivindicar seus direitos, mas, "do ponto de vista da eficácia, historicamente se sabe que a greve é o único momento em que um impasse na negociação acaba sendo solucionado". Por isso, segundo ele, considerar a greve como ilícita é "negar aos trabalhadores um meio de luta".
O juiz ressalta também que, mesmo se tratando de um serviço essencial, os trabalhadores do transporte público, assim como qualquer outros, têm assegurado o direito constitucional à greve. "Nessa perspectiva, o reconhecimento do direito de greve implica no reconhecimento do sacrifício de alguns outros direitos que confrontam eventualmente com o seu exercício", completa Souto Maior. FONTE: www.brasildefato.com.br, em 08/06/2012.
IDOSO: NÃO CONFUNDIR "CAIXA PREFERENCIAL" COM "ATENDIMENTO PREFERENCIAL"Vê-se nitidamente que a lei não fala em "caixa preferencial", mas sim em "atendimento preferencial". Desta forma, o idoso pode ser atendido em qualquer caixa, independentemente de este ser preferencial ou não. Como vivemos num país onde as pessoas são pouco instruídas, diariamente vemos "caixas preferenciais" mais extensos que caixas não preferenciais, um absurdo.
Ao tratar dos direitos dos idosos, reza o Estatuto do Idoso:
Art. 3º, § único, Iatendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;
E ainda:
Art. 4º. - Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.
Fonte: www.tiocolorau.com.br, em 08/06/12, sob o título "Flagrante de desrespeito ao Estatuto do Idoso".
ADUERN BUSCARÁ RESPONSÁVEL POR ATRASO DE PAGAMENTOCom o objetivo de buscar uma solução para o impasse da greve na UERN, a ADUERN enviou ofício para o Governo do Estado solicitando, com urgência, uma reunião com equipe da administração estadual. A solicitação foi motivada pela falta de resposta, por parte do Governo, da proposta encaminhada no dia 09 de maio, além disso, o movimento paredista já está em seu 39º dia. Para o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, com esta atitude, a categoria demonstra mais uma vez que está disposta a negociar para pôr fim à greve, além disso, está à disposição para participar e contribuir com qualquer discussão que trate de buscar melhorias para a UERN, patrimônio educacional, cultural e social do Rio Grande do Norte.
Suspensão dos salários - A Assessoria Jurídica da ADUERN enviou ofício ao Banco do Brasil e à Reitoria da UERN solicitando informações sobre a retenção dos salários dos servidores da Universidade ocorrida no dia 30 de maio. O objetivo é identificar os responsáveis pelo ato que ocasionou a suspensão dos salários, quando o dinheiro para o pagamento já constava na conta da UERN. O ato ilegal gerou vários prejuízos aos professores e técnicos administrativos da instituição. Conforme explica o professor Lindocastro Nogueira, assessor jurídico da ADUERN, o sindicato irá buscar a responsabilidade pessoal de quem praticou o ato, já que a assessoria entende que a responsabilização do ente público é um autoflagelo.
Judicialização da greve - Depois que a desembargadora convocada Sulamita Pacheco indeferiu o pedido de liminar do Governo do Estado que pedia a ilegalidade da greve na UERN, o Governo recorreu da decisão no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O recurso será julgado pelo Pleno do TJRN. Segundo Lindocastro Nogueira, a votação ainda não tem data, mas pode entrar na pauta a qualquer momento.
ERIBERTO MONTEIRO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – O correspondente da série é amigo e leitor, escritor, músico, poeta, professor, pai, evangélico (a linha não cabe mais) e blogueiro:
O Blog eribertomonteiro.blogspot.com tem a honra de informar aos amigos internautas sua normalidade desde o início deste mês e quero convidar para novos acessos e participação. Agradeço a todos que pacientemente esperaram por este dia e torceram para que tudo voltasse a sua regularidade, depois deste período com problemas técnicos. Obrigado e quero sempre a participação de todos, Eriberto Monteiro.
BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (320)Nego, *Reflexão - Com todo respeito a quem escreveu para: BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (319). Será que alguém já pode parar e pensar que o problema de "a nossa cracolândia", não é um problema só de prefeitos (governantes) e PMs? E sim, de cada um de nós!? Maria dos Aflitos (Cristã e agente da Pastoral da Sobriedade).
FIQUE SABENDO... "09 de junho – Dia do Porteiro". (Fonte: www.ibge.gov.br);
Para se sair bem nessa profissão: prestar atenção ao que acontece a sua volta.
Ele vigia as entradas e saídas das pessoas nos prédios residenciais, de empresas, escolas, hotéis etc. Entrega correspondências, presta informações, encaminha os visitantes ao local pretendido, chama a atenção daqueles que perturbam a ordem do local ou abusam de seus direitos, entre outras atividades. Você sabe de quem estamos falando? Do porteiro, quem mais seria?
Este cargo cheio de responsabilidades não é para qualquer um. Seu papel da segurança de um condomínio é muito importante, já que ele responde pela entrada de pessoas e automóveis, sem nunca deixar seu posto - a não ser para entregá-lo, durante um justo revezamento, ao auxiliar de portaria. Afinal, porteiro também precisa de descanso!
ZELANDO PELA SEGURANÇA
Porteiros de prédios de apartamentos são muito comuns no Brasil, mais ainda nas nossas grandes cidades. Porém não os encontramos tanto em outros países, ou mesmo em cidades brasileiras menores, com as mesmas funções que exercem por aqui, que são zelar pelo prédio e tomar conta das entradas dos edifícios.
A função do porteiro é determinada por quem comanda o edifício, geralmente o síndico, que decide também sobre horários, normas de educação e higiene, comportamento e aparência.
Mas a habilidade para estar atento a tudo o que acontece vem mesmo da característica pessoal de cada um, e é o fator determinante para se sair bem nessa profissão: prestar atenção ao que acontece a sua volta.
CONQUISTE SEU EMPREGO: MA. A Prefeitura de Pedreiras/MA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 246 (duzentas e quarenta e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 129 de junho/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 3.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
PB. A Prefeitura de Ibiara//PB realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 78 (setenta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas até o dia 18 de junho/2012. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 9.157,15. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********REGISTROS**********
 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Zenóbio Oliveira – Câmera Man e Kallianne Pereira – Adv. (07), José Maria Alves – Adv. (09), Socorro Batista – Profª. (10), Carlos Oliveira – Adv. e Inalda Lira – Profª. (12);
 = "Amigo Hermes Oliveira. Agradeço o registro, em sua conceituada mídia eletrônica o "Democratizando a Comunicação", do curso de Promotor de Polícia Comunitária, na edição 518. Benilson Silva". – Disponha caro Benilson, espaço sempre aberto para suas opiniões e ações do CECOMPOM. Saúde e paz companheiro amigo;
 = "Boa tarde amigo Hermes!!!! Me encontro trabalhando a 06 (seis) meses no terminal aguaviario de Belém no Pará, mas acompanho tudo através do nosso bravo jornal, fico feliz em saber que você venceu mais uma batalha!!! Breve estarei em Mossoró e nos encontraremos lá no SEBADO ao som de muita musica!!! Saúde meu irmão, companheiro de radio, de musica e de bom papo em mesa de boteco etc... . Evandro Cunha, Técnico em Segurança do Trabalho - Transpetro / Petrobras. - "Na vida tudo tem jeito / pra quem anda com Jesus / Que com sua fé tem feito / Bem maneira nossa cruz / Pra cristão perfeito / Que tem espirito de luz....". – Meu poeta Evandro, realmente sentimos sua falta, também, lá pelo Sêbado. Dia 08/07 teremos duplo aniversário e se organize para marcar presença. "Uma coisa vou te dizer, prumode ocê num preguntá / Quem tá de idade nova, tu só sabe quando tiver lá / Mas divido duas lata de ceuveja, se tu adivinhá". Saúde irmão Evandor;
 = Há 56 anos (09/06/1956) foi Inaugurado o Ginásio Santa Luzia de Mossoró, projetado por Pedro Ciarlini, em 09/06/1956;
**********PANO RÁPIDO**********
 - Memória: Na edição no 384/2010 (de 17/11), relatamos os seguintes temas: PROCON-SP – Atendimento para Superendividados; Walter Silva – Repórter por uma Edição; Jornal O Jabá – Edição de Novembro; Bronca do Leitor (191) – Josué Damasceno; FIQUE SABENDO: Somos que Somos Nordestinos;
 - Festival do Camarão - A empresária Adalva Rodrigues (Paçoca do Pilão, em Pirangi do Norte) será a responsável pelo IX Festival Gastronômico de Frutos do Mar, por ocasião da realização da Feira Nacional do Camarão (FENACAM), de 12 a 14 do próximo mês, no Centro de Convenções de Natal. Fonte: Coluna Turiso, por Liszt Madruga, www.gazetadooeste.com.br, em 26/05/12;
 - O Teste das Urnas - A vocação fisiológica do país favorece o crescimento da base político-parlamentar do governo. E assim ocorre mesmo quando são frágeis o planejamento e a execução dos projetos de desenvolvimento; e envoltos em demagogia programas dirigidos ao público de pouca ou nenhuma informação básica. Embora na plenitude da democracia, os partidos brasileiros de oposição têm vida difícil. Das três siglas oficialmente oponentes ao Palácio do Planalto, a que está em melhor situação é o PSDB. Os tucanos governam oito estados em quatro regiões do país. Três pelo menos de referência nacional – São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O PPS já era pequeno e intrépido à época em que hasteava a bandeira do marxismo. Ficou menor ao aderir à social-democracia. Ao mesmo tempo, perdeu fôlego, embora continue valente. A legenda não tem representação no Senado e é mínima a sua presença nas assembleias legislativas. Corre o risco de ficar nanico. As urnas têm sido mais bruxas do que fadas para os ex-comunistas (...). Fonte: Revista Brasília em dia, edição 797 (09 a 15/06/2012), por Walter Gomes – Jornalista Potiguar.
 - Dia: hoje é Dia do Pão, Dia do Protético, Porteiro, Dia do Tênis e do Tenista e Dia de Anchieta. Amanhã (10) será Dia da Artilharia, Dia de Camões, Dia da Língua Portuguesa e Dia do Pastor.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais de padaria, aos porteiros, tenistas, artilheiros, amantes da língua portuguesa e pastores.
Quem CANTA...
"Eu não sei se é o céu ou o inferno / Qual dos dois você vai ter que encarar / E foi pra não lhe deixar no horror / Que eu vim para lhe acalmar / Pra mim não existe impossível / Pastor João e a igreja invisível...".  ("Pastor João e a Igreja Invisível" - Composição: Raul Seixas e Marcelo Nova – Canta: R. Seixas).
...OS MALES ESTANCA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário