sábado, 26 de maio de 2012

DC - Coluna de Notícias 518. (Anexo: A importância do silecio e a paz).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 518 (geral) e 33ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.


Mossoró/RN, quarta-feira, 26 de maio de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 21ª/52, Dias: 147/366 e faltam 219 dias para término do ano.

 

"Causo democrático!"

Mané Beradeiro divulgando frases lapidares de amigo seu: "Quem brinca em serviço temais hora de lazer", por J. de Castro (mora em Natal, é poeta, jornalista profissional, trabalha em educação e é membro da SPVA-RN - Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN). Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Ontem à tarde, na cidade de Pau dos Ferros/RN, a governadora do estado não resistiu e revelou seu segredo-surpresa que a continha, afirmou que irá cortar salários de grevistas. A imprensa já noticia que ela irá pedir ilegalidade da greve. Então faço o seguinte questionamento, se ela irá fazer - digo protocolar judicialmente pedindo de ilegalidade da greve e já afirma corte!, certamente já tem a certeza do feito antes de análise e parecer da autoridade competente. E os trâmites?, os prazos?, as defesas. Vem ai as festas juninas, hoje é dia de Sebado (Sebo do Marcos Pereira), vamos lá? boa leitura nobre leitor/a.

BRASILEIROS PREOCUPADOS EM PAGAR DÍVIDAS – SP. Boa parte dos brasileiros está preocupada em pagar suas dívidas. No primeiro trimestre deste ano, 34% dos consumidores do país afirmaram que usam os recursos excedentes do seu orçamento para quitar dívidas. O percentual é bastante semelhante ao encontrados nos últimos trimestre. Nos últimos três meses de 2011, por exemplo, 35% dos brasileiros usaram o dinheiro que sobrou após pagar as despesas essenciais para cobrir suas pendências financeiras.

O excedente - Ainda falando do destino que os brasileiros dão ao que sobra no orçamento, 33% gastam com entretenimento fora do lar e mais 32% investem na poupança. Mas não é só com isso que eles gastam. Os brasileiros também utilizam o excedente com viagens, roupas novas, melhorias no lar e viagens, por exemplo. Os dados fazem parte da Pesquisa Global sobre Confiança do Consumidor e Intenções de Gastos do 1º trimestre deste ano, realizada pela Nielsen. O levantamento ainda revelou que com relação à forma como utilizam seus recursos excedentes, os latinos seguem com a preocupação de quitar dívidas e empréstimos (32%), porém com índices menores em comparação aos outros trimestres. A segunda maior preocupação é o investimento em poupança, com 31%. FONTE: Infomoney, na base de dados do site: www.endividado.com.br/.

O III SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS acontecerá em 22/05/2012 na UFRN, uma realização do grupo de pesquisa EXSACI – Exclusão Social, Saúde e Cidadania e da Comissão Interdisciplinar para Prevenção e Enfrentamento ao Uso de Drogas Lícitas e Ilícitas na UFRN. Inscrições abertas até o 07/06, de 08 às 12h e de 13 às 17h, com 1km (um) de alimento não perecível no ato do credenciamento.

Palestras: Pela manhã: "Expectativas sobre o Álcool entre Adolescentes da Rede Pública de Ensino de Natal – 2007/2011" - Palestrante: Prof. Dr. João Dantas Pereira e "Relação entre Drogas e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: avanços e desafios" - Palestrante: José Roberto Negreiros. Pela Tarde: "Drogas de abuso: uma abordagem farmacológica" - •Palestrante: Prof. Maxwell Santana. Informações complementares pelos fones: (84) 3215-3659 Cel.: 8883 6541 - Prof. João Dantas, 9148 5159 - Thiara (Bolsista) ou 9918 2146 - Rannier (Bolsista).

MARCADAS AS ELEIÇÕES PARA AS VAGAS DA ANRL – Será no dia 30 de maio (quarta-feira), às 17h, a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras irá realizar Assembléia Ordinária, em sua sede, à Rua Mipibu, 443, Petrópolis, para preenchimento das vagas das cadeiras 4, 32 e 38, que anteriormente eram respectivamente ocupadas por Enélio Lima Petrovich, João Batista Cascudo Rodrigues e América Fernandes Rosado Maia. Quais são os nomes fortes a ocuparem estas vagas? Escreveram-se Agnelo Alves, jornalista, político e escritor (cadeira 4); João Batista Machado, jornalista e escritor (cadeira 32) e Benedito Vasconcelos, escritor, professor (cadeira 38). FONTE: http://franciscomartinsescritor.bllogspot.com.br/.

ATO DO FORUM ESTADUAL DE SERVIDORES SERÁ NA AL – O Forum Estadual dos Servidores reúne categorias em protesto contra votação do PL das privatizações. O Encontro agora será em frente à Assembleia Legislativa, em virtude da possibilidade de votação do Pro jeito de Lei de Privatização e Terceirização dos Serviços Públicos na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.

A agenda do ato pelo pagamento dos Planos de Carreira, promovida pelo do Forum Estadual dos Servidores, precisou ser alterada. Sendo assim, nesta terça-feira (29), ao invés dos servidores estarem reunidos no Centro Administrativo, conforme anunciado, o Forum reunirá as categorias, a partir das 09h30, com concentração em frente à Secretaria Estadual de Saúde - SESAP e sairão em caminhada pelas ruas do centro de Natal até a Assembleia Legislativa.

Antes, segunda-feira (28), os sindicatos que representam o Forum - SINAI, SINTE, SINMED, SINTERN, SINDSAÚDE, SINDFERN, SOERN, SINTAUERN e ADUERN, estarão reunidos para discutir uma nova data para o ato em prol do pagamento dos Planos de Carreira, negociações da pauta da campanha salarial de 2012, dentre outros. Essa reunião se dará na sede do SINAI, Rua Leonardo Drumond, 1661 – Lagoa Nova em Natal/RN, às 15h.

LIDIANE ALENCAR, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Estreia na série, nossa nova companheira de luta classista, embora com assunto de utilidade particular!

Queridos colegas, gostaria que me ajudassem a divulgar este anúncio para ajudar uma grande amiga, e professora da UERN, que está cursando doutorado em Portugal e necessita alugar sua casa em Mossoró para custear os gastos, que não são poucos. Trata-se de uma casa totalmente mobiliada, dois quartos, sendo um suíte, com central de ar nos quartos, geladeira frost free, máquina de lavar roupas, TV, com piscina e churrasqueira. Localidade ideal para estudantes: em condomínio fechado próxima às universidades UFERSA e UERN Contrato simples pelo valor R$ 800,00 reais, + condomínio R$ 189,00 reais. Telefones para contato: (84) 3312-1756; 8826-9159 ou 9952-1560 – Lidiane Alencar.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (316)Colegas, estou "pegando uma carona" para este acesso, visando lamentar a seguinte situação da Unidade Local de Apoio ao Produtor Rural de Santana do Seridó. Marcos Romualdo:

TELEFONE: apenas recebe chamadas;

VEÍCULO: encontra-se com Licenciamento e Seguro/DPVAT atrasados (até 16h00min de 22/05);

UNIDADE LOCAL: Como único servidor na Unidade Local (não dispomos de Estagiário/a ou Bolsista), cumpre-me: Abrí-la, espanar/limpar os bens móveis, varrê-la (mantê-la limpa e com boa aparência) e fechá-la.

Consequências: impede nosso deslocamento às comunidades rurais para atender os agricultores familiares e demais públicos da nossa Unidade Local, como também para os agentes financeiros, principalmente neste momento em que tanta discussão está sendo gerada em prol da convivência com a seca. A partir desta data, não utilizaremos o referido veículo, enquanto perdurar essa situação, temendo sua apreensão pelas autoridades competentes e as penalidades previstas no Código Nacional de Trânsito. Combustível vem sendo suficiente, até o momento;

ACESSO À INTERNET: está BLOQUEADO, mais uma vez, por falta de pagamento.

Consequências: impossível realizar impostação de Laudos do PRONAF e de Verificação de Perdas do Programa Garantia-safra; acessar às Planilhas de Financiamento rural/PRONAF, Estiagem e FNE; enviar e receber documentos; emitir DAP´s, etc. José Bonifacio de Araujo - Assistente de Extensão Rural da EMATER: Residência: 3476-0071 / Cel. 8818-9395 / 9953-1970.

FIQUE SABENDO... "25 de maio – Dia da Indústria". (FONTE: www.ibge.gov.br);

Somente há cerca de 20 anos é que a produção de aeronaves brasileira ganhou força, mas valeu a pena.

A indústria é um espaço de produção. Entre os setores da economia, representa o setor secundário - o primário corresponde à agricultura e o terciário, ao comércio e aos serviços.

É difícil definir um termo usado tão amplamente em nossa sociedade: fala-se da indústria agrícola, quando nos referimos ainda ao setor primário, e ainda outras acepções mais figuradas, que se referem a algo produzido em larga escala - afinal, esta é a contribuição da indústria na nossa história. Deste modo, fala-se da indústria do crime e da indústria da fome, quando o assunto são os produtos destas condições. E tem ainda a indústria cultural - já ouviu falar dela? Refere-se à reprodução em massa de produtos culturais, possibilitada pelos meios de comunicação. Mas isto é uma outra história, bem interessante por sinal. Vamos ficar, por enquanto, com as indústrias no sentido literal. São estas as comemoradas no Brasil hoje!

As indústrias podem ser de vários tipos. A denominação mais comum é a de indústria manufatora, que modifica os produtos naturais através de trabalho manufatureiro ou mecânico. As indústrias de base, por sua vez, são aquelas que servem de base a outras indústrias, fornecendo matéria-prima e máquinas. Já as indústrias de ponta são responsáveis pela montagem final de um conjunto de peças provenientes de outras indústrias. Alguns setores da produção industrial são voltados para a extração de produtos da terra ou do mar: são as indústrias extrativas. Aqueles voltados para a exploração das jazidas, minas, pedreiras, afloramentos fazem parte da indústria mineral. Quando se explora o campo e outros produtos da terra, fala-se então da indústria vegetal.

UM PROGRAMA LEGAL PARA O MEIO AMBIENTE

Que as indústrias são responsáveis por grande parte da poluição do planeta não há dúvidas. Porém, muitas já estão tomando providências para racionalizar o uso de matérias-primas, água e energia e também reduzir o impacto ambiental causado pela emissão de gases e resíduos.

Um exemplo é o programa do Núcleo de Produção Mais Limpa, uma parceria entre a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Sebrae/RJ e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. O Núcleo promove informação (através de seminários, workshops, periódicos), treinamento e capacitação de profissionais e prestação de serviços para implementação de técnicas de produção mais limpa nos processos produtivos.

E não é só o meio ambiente que sai ganhando: a técnica de produção implementada pelo Núcleo reduz o consumo de energia em 25% e o de água em 30%, o que reduz também os custos.

Este é apenas um exemplo do que pode ser feito em uma indústria para colaborar com o meio ambiente. Você também pode tentar descobrir, nas indústrias perto de você, o que está sendo feito em outras cidades e estados.

INDUSTRIA BRASILEIRA

A história das indústrias brasileiras é bastante recente quando comparada à de outros países, principalmente os que viveram a Revolução Industrial no século XIX. Por isto, a maior parte das realizações industriais do nosso país se referem a instalação, manutenção, consolidação e integração do parque industrial.

Na década de 90, o Brasil começou a adotar uma política de competitividade. A produção de petróleo, por exemplo, praticamente triplicou em 1994, impulsionada pela crise de petróleo da década de 70. Também na década de 90 a indústria automotiva foi modernizada e cresceu significativamente. Entre 1990 e 1997, o Brasil passou a ocupar oitavo lugar na classificação mundial de produção de automóveis - antes era o décimo colocado.

A indústria aeronáutica demorou em "decolar" no Brasil. Somente há cerca de 20 anos é que a produção de aeronaves brasileira ganhou força, mas valeu a pena: hoje, a Embraer é a quarta maior empresa produtora de jatos regionais do mundo; a indústria aeronáutica brasileira é a sexta maior do mundo. O "Tucano", avião militar, é usado em mais de 14 Forças Aéreas no mundo, por exemplo.

Até mesmo no espaço há a marca da indústria brasileira. Em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), foram desenvolvidos programas de construção de satélites, inclusive com a colaboração da NASA. O CBERS, por exemplo, foi o primeiro satélite de sensoriamento remoto brasileiro, produzido junto com a China e lançado em outubro de 1999.

A indústria de informática, principalmente de hardware, não pára de crescer, gerando grandes receitas para o país e diminuindo a necessidade de importações. Os estados de São Paulo e do Amazonas são os principais representantes. O primeiro é responsável pela maior parte da tecnologia de informação de que dispomos no Brasil.

CONQUISTE SEU EMPREGO: A Prefeitura de Presidente Dutra/MA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 110 (cento e dez) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 08 de junho/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 3.270,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

BA. A Prefeitura de Bayeux/PB realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 1.124 (mil, cento e vinte e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 08 de junho/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 5.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Telma Gurgel e Walterlin Lopes (25);

 = "Caro amigo e irmão Hermes. Quero dizer-te que estou feliz pelo resultado dos exames e tambem falar que devemos buscar a DEUS não só nos momentos tristes, mas também nas alegrias que ele nos proporciona como no caso "agora". Seja sempre assim feliz, pois, você merece. Luiz Carlos Dambroski";

 = "Hermes, fico feliz em saber. Estou torcendo por você; eu acredito muito que colegas estão à disposição para o que você precisar. Conte comigo, Saul Dias";

 = "Valeu tal do Hermes, estou feliz com a sua recuperação. Você merece! Beijos, Natália".Amigos e amiga Dambroski, Saul e Natália, quanta satisfação ter vocês comigo. Vocês e outros somam para essa vitória que são responsáveis pela minha vontade de viver bem perto de todos, seja de forma virtual, espiritual e pessoal. Com Deus no comando sobre todos nós. Muito obrigado, sintam-se abraçados, beijo em cada coração e que Deus vos abençoe;

 = Há 66 anos (26/05/1946) era fundada a Associação Rural de Mossoró (Fonte: "Mossoró, Nossa Terra").

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 380/2010 (de 31/10), relatamos os seguintes temas: Reajuste de 11,06% para as 3 Forças do País; Dia do Servidor é Dia de Reflexão; O Pessoal do Tarará em Carnaubais; Bronca do Leitor (189) – Manoel Lorenço; Bronca do Leitor; FIQUE SABENDO: 1º de Novembro – Dia de Todos os Santos;

 - O CECOMPOM faz chegar aos movimentos sociais e comunitários de Mossoró, através desta informação, que tem inicio nesta segunda (27) de maio, indo até 15 de junho do corrente ano, na sala de Divisão de Assuntos Comunitários – Localizado no II pavimento da Câmara Municipal de Mossoró, as inscrições para o curso de "Promotor de Policia Comunitária", com 10 (dez), vagas para primeira turma, que ocorrerá no II BPM, nos dois turno (matutino e vespertino), com carga horária de 44 horas/aulas no período de 09 a 13 de julho. E 10 (dez) vagas para segunda turma com mesma carga horária, local e turnos, no período de 16 a 20 de julho do corrente ano. Ao final do curso será expedido certificados aos participantes, e ficam na incumbência de serem agentes multiplicadores. Este será o primeiro passa para se dar início ao programa de segurança "Comunidade em Paz" do Governo do Estado, culminando com a reabertura dos postos policiais. Após o aumento do efetivo da PM e reestruturação das bases da Policia Comunitária já existentes. Os interessados procurem a Srª. Maria de Fátima (Mocinha), no local acima citado de segunda a sexta-feira. "Colabore você também com a segurança de nossa cidade". Maiores informação: Ligue 8823-2453. Francisco Benilson da Silva – Diretor Geral do CECOMPOM – Conselho das Entidades Comunitárias e Movimento Popular de Mossoró/N.

 - Dia: hoje é Dia das Vocações Sacerdotais, do Revendedor Lotérico, Dia Nacional do Combate ao Glaucoma. Amanhã (27) será Dia da Mata Atlântica, do Profissional Liberal e Dia Mundial dos Meios de Comunicação.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos vocacionados ao sacerdócio, revendedores lotéricos, profissionais liberais e profissionais dos meios de comunicação.

Quem CANTA...

"Alô alô ativo ouvinte / Você que está ligado na minha / Na sua na nossa rádio atividade...".  ("O Pequeno Burguês" - Composição: não disponível – Canta: Banda Blitz).

...OS MALES ESTANCA.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário