sexta-feira, 18 de maio de 2012

DC - Coluna de Notícias 516. (Anexo: Gravar).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 516 (geral) e 31ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.


Mossoró/RN, sábado, 19 de maio de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 20ª/52, Dias: 140/366 e faltam 226 dias para término do ano.

 

"Causo democrático!"

"Potiguar é aquele cidadão que leva mesmo a sério este negócio de terra natal". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Nessa manhã estamos em Pau dos Ferros em comissão ADUERN, DCE e SINTAUERN para participarmos de Ato Público promovido pelos estudantes do CAMEAM – Campus Avançado Maria Elisa Albuquerque Maia, como também mobilizar os segmentos a participar de ATO GERAL puxado pelo Fórum dos Servidores Públicos do RN, que se realizará na quinta-feira (24) em Natal. O objetivo do evento é buscar um diálogo direto com a governadora, vez que os secretários que ainda estão na pasta estão sem poderes de encaminhar as principais reivindicações do funcionalismo estadual. Em campeonato de matemática não coloquem na mesma chave as equipes do DIEESE (números sindical) X GOVERNO (números da LRF) que a última não topa o jogo! Por que? A sociedade precisa saber que tem razão cantilena. Vem ai as festas juninas, boa leitura nobre leitor/a.

PIORES PAÍSES PARA SER MÃEA ONG internacional Save the Children lançou neste mês de maio o 13º Relatório sobre o Estado Mundial das Mães em que analisa os piores e os melhores países para ser mãe. O documento leva em consideração fatores como educação, saúde, status econômico e político das mães, além do bem estar básicos dos filhos/as.

Entre os dez piores se encontram: República Democrática do Congo, Sudão do Sul, Sudão, Chad, Eritrea, Mali, Guiné-Bissau, Iêmen, Afeganistão e Níger. Neste grupo, o destaque vai para o Afeganistão, que deixou de ser o pior país para ser mãe e passou a posição para Níger. Neste grupo, oito dos dez países listados se localizam na África subsaariana.

Melhores - Nesse relatório estão listados os dez melhores países para ser mãe, entre os quais estão: Noruega, Islândia, Suécia, Nova Zelândia, Dinamarca, Finlândia, Austrália, Bélgica, Irlanda e Holanda/Reino Unido. Vale observar que oito dos dez países se localizam na Europa. Outro destaque é que a Espanha, antes em 12º lugar neste ranking, caiu para a 16ª posição em 2012. Save the Children destaca que na Noruega - considerado o melhor país para ser mãe – as mulheres estudam, em média, 18 anos, têm expectativa de vida de 82 anos e 82% delas usam métodos anticonceptivos (...). FONTE: www.adital.com.br/.

A REVISTA "BRASÍLIA EM DIA" semanário virtual volta regularmente a ser postada na caixa de entrada do meu e-mail (hermesoliveira1@hotmail.com) todas as sextas-feiras, graças à ação providencial do amigo Walter Gomes que assina coluna na citada revista em "O Jornal de Hoje" (Natal). "No mês de outubro, mais tardar em novembro, o PMDB oficializa a candidatura de Henrique Eduardo Alves à presidência da Câmara dos Deputados" disse WG em Leitura Dinâmica – através da coluna. Obrigado gente boa e disponha do no DC e desse amigo véio!

O COMANDO DE GREVE DO SINTAUERN – Sindicato dos Técnicos Administrativo da UERN, reunido na manhã desta quinta-feira (17), avaliou o movimento paredista de 16 (dezeseis) dias completados nesta data. Diane do debate, foram tomadas as seguintes decisões:

1) Convocar Assembleia Geral para o dia 22/05 (terça-feira), às 08h30 ou 09h, no pátio da Reitoria - Centro, com a finalidade de informar, avaliar e formar delegação para Ato Público dos Fórum dos Servidores Públicos do RN em Natal (dia 24 ou 29/05, a definição se dará no dia 21 – segunda-feira);

2) Participar da reunião do Fórum dos Servidores Públicos do RN, a se realizar em 21/05 (Natal) com dois membros do comando;

OBS. Enquanto aguarda um posicionamento por parte da governadora, comandos das greves formados por SINTAUERN, ADUERN e DCE reuniram-se na manhã de ontem (18) para agendamento de novas atividades, para a próxima semana, conjuntas. O leitor poderá conferir essas agendas nos sites: uernemgreve.blogspot.com.br e http://www.aduern.org.br.

MANÉ BERADEIRO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Saímos do RJ com Larissa Newton e chamamos o nosso colaborador Mané Beradeiro – nada menos da Nova Parnamirim. Todo mundo vala, vai lá – vai lá Mané!!!

Vem aí o mais novo cordel bíblico de Mané Beradeiro, "As pelejas de Moisés", aguardem! Abraços, Francisco Martins – Criador do Mané Beradeiro.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (314)Caro Amigo Hermes. Vamos deixar o nosso amigo quietinho lá em Parelhas. Mas vamos cutucar um pouco as autoridades que se dizem responsáveis pela intervenção no domínio econômico. Ora, vez em quando o Ministério Público mexe um pouco com o alto preço dos combustíveis. Promessa de solução aqui, vestígios de cartel acolá, e assim vão passando os dias sem uma solução definitiva. Também pudera! O comércio tem seu pragmatismo beligerante. A união faz a força. Estas mal traçadas é para dizer que, até agora não houve liberação de alta nos preços dos combustíveis. E segundo o ministro Guido Mântega, não há previsão. Está nos jornais. Mas aqui em Natal há postos que passaram os pés adiante das mãos e subiram mais R$ 0,20 (Vinte Centavos) em cada litro. Até agora tudo caladinho, caladinho... Onde está o Ministério Público que não responde? Onde estão os famosos TACs. (Termos de Ajuste de Conduta)? A sociedade aguarda uma manifestação do PARQUET, como tem feito em ocasiões outras. Não pode ficar assim ao Deus dará. Quem pode, pode. Aguardemos, pois. Abs. DINIZ.

Nota do editor. Prezado amigo e Prof. Diniz Santos, sei da sua atenção e assídua leitura do nosso DC, em especial ao quadro Bronca do Leitor. Assim sendo, o considero nosso consultor de broncas e na falta dela ser o próprio bronqueiro! Saúde e paz grande mestre, a você e familiares.

FIQUE SABENDO... "Uma carta rosa, em letras bem pretas! À comunidade de alunos da UERN, à impresna, à população". Autor: Não me foi passado. (FONTE: Comunicação ADUERN, via e-mail em 16/05/2012);

"Sobre "herança maldita", há um ponto de vista muito radical e ao mesmo tempo bem simples: todo governante que recebe a gestão de um governo de oposição nunca faz nada porque só tem problemas pra resolver. Se é tão ruim, porque será que as disputas por esta herança são tão fervorosas? Ou por que essa herança nunca é motivo de renúncia?"

Sustentada no único e insólito argumento da "herança maldita"[1], a representante do executivo estadual segue no leme de um Titanic que já avista a ponta de seu iceberg. Acuada pela pressão popular, que registra 60% de reprovação[2] com um governo desgovernado, a senhora Rosalba dispara mentiras num ventilador que espatifa miudezas aqui e ali e vive a tentar acreditar ou fazer acreditar que ainda não está fazendo o governo que deseja.

Recentemente, em Assú, durante a entrega do Conjunto de casas populares, num palanque enfeitado para um número de partidários (e outros para quem a adjetivação pode ser precária), a Rosa – apoiada no serviço de som, no cenário, na presença de bandas populares e revestida da carapaça de boa moça que constrói casas para os pobres – aventou as inverdades sobre a greve da UERN e jogou nos professores a responsabilidade pelo seu ato covarde e nada republicano: o descumprimento do acordo celebrado em setembro de 2011.

O mais engraçado no comportamento desse governo é, de fato, a falta de cuidado com o que anuncia em seu próprio site na internet quando deseja choramingar ou quando se propõe enaltecer sua atuação: ora se veem matérias que mostram um estado que tem aumento de 28,9%, no mês de abril, em exportações, perfazendo um total de 90,5 milhões de DÓLARES[3], ora se vê a governadora pregando à boca miúda o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal para não cumprir acordos de reajuste salarial. Ou seja, quando pretende se mostrar em palanque, o Estado cresce; quando precisa negociar, o Estado está quebrado pela administração anterior, e ela (senhora das mãos limpas – como costuma se designar nos concertos de pão e circo) não pode fazer nada porque é cumpridora da lei.

É bom que a população saiba que professor da UERN não ganha rios de dinheiro (de seu último pronunciamento, ficou uma preocupação com a segurança dos professores – tem gente com medo de ser assaltado pelo que não tem, e já deve ter quadrilha que se organiza para roubar professor milionário da UERN).

É necessário que a população saiba que o limite prudencial da Lei de Responsabilidade fiscal é só um número, acompanhado de conceitos bonitos, e que virou fórmula matemática (de contabilidade pública estranha) para não cumprir o prometido em setembro de 2011. Devem ser os "equívocos de comunicação e alguns equívocos pontuais", somados "à falta de articulação política"[4], num diagnóstico feito pelo senador José Agripino Maia (do partido da governadora) que constitui um Conselho Político, cuja missão é ajudar a governadora a administrar. Só para ilustrar a falácia do limite prudencial, em reunião com a ADUERN, reitor e representação de alunos, o tal limite foi apresentado aos presentes através de uma matéria de jornal Folha de São Paulo[5], que indica um gasto com pessoal, no Estado, beirando 48,35% do orçamento.

Como mulher zelosa da probidade, a senhora Ciarlini deveria ter mostrado um comunicado do Tribunal de Contas alertando de que o Estado estaria a chegar ao denominado "limite de alerta", já que a Lei de Responsabilidade Fiscal autoriza do Tribunal de Contas a fazer esse expediente e não à Folha de São Paulo. Como senhora das mãos limpas e dos argumentos coerentes, a senhoria do governo deveria ter claro que "limite de alerta" (48,6%) é uma coisa e o "limite prudencial" é outra que equivale a 51,3% (conferir Lei de Responsabilidade Fiscal). E aqui volta a contradição na fala do governo que poderia ser resolvida se as seguintes questões fossem respondidas: quando aumentam exportações não aumenta o orçamento do Estado? Por que será que a única coisa que aumenta nesse governo é o limite de alerta? Ou por que será que, em proporção ainda maior, só aumenta a reprovação da governadora?

A mulher que discursou no cenário das casas populares, em Assú, não é a mesma que lançou o edital da duplicação da RN-013, em Mossoró. Em Assú, a senhora do executivo estadual não reconhece a legitimidade da greve; em Mossoró, gravou para o Jornal O Mossoroense[6] a falácia do século ("quando eu digo, eu cumpro; já é lei" – referindo-se ao acordo de setembro passado).

É difícil acreditar num governo que teve tempo (setembro/2011 a abril/2012) para encaminhar a Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei concedendo parcela de um reajuste negociado para três anos e não o fez por pura ingerência (a Governadora parecia nem saber, já que comprometeu a palavra de profeta na própria terra). É difícil acreditar numa governadora que diz "A reivindicação é justa, queremos atender no que for possível dentro da legalidade e, acima de tudo, não queremos que os alunos sejam penalizados com mais atrasos no semestre letivo que está para começar" (reunião em 02 de maio/2012), e depois, afirma "A Uern custa meio milhão, por dia, e quase R$ 15 milhões, por mês. Não é justo que o professor ganhe o salário sem trabalhar e o aluno não tenha aula. Isso eu não vou aceitar" (no palanque de Assú, em 11 de maio/2012).

Engraçado é que a Governadora estufa o peito para informar que resolveu "aberrações que estavam gerando um desfalque de mais de R$ 1 milhão ao mês para os cofres do estado"[9], só na folha da Secretaria de Educação. Aqui é preciso explicar para a governadora a diferença entre gasto e investimento: quando ela cortou salários, férias, gratificações de pessoas de 102 anos, que não trabalhavam na SEEC ela resolveu um problema de gasto (dinheiro que não retornava); na folha da UERN ela tem uma questão de investimento a ser resolvida (investimento na qualificação dos jovens do Estado, já que a UERN é a instituição de maior abrangência no ensino superior no RN).

Converter gastos em investimentos é uma receita para quem sabe governar. No RN a governadora só conhece feijão-com-arroz no fogão de lenha: pra ela investimento é só em viaduto, em copa do mundo, em estrada duplicada, em ampliação do porto, do aeroporto... Essa senhora eleita pelo povo não entende que sem gente qualificada para executar tudo isso, o dinheiro que é daqui vai para fora, no bolso daqueles que se prepararam em boas instituições de ensino.

A governadora está perdida entre a identidade de prefeita (que foi um dia) e sua nova condição. Há princípios que se aplicam na gestão de uma cidade que não se aplicam na gestão de Estado da federação e vice-versa. Se ela não encontrar logo o caminho que a leve para fora desse "buraco de coelho", vamos continuar nas mãos de uma "Alice" que segura em suas mãos a caixa aberta de "Pandora".

E para quem ainda acredita na história de jogar o povo contra o povo, quero lembrar a história do rapaz que estava atrás de outros numa fila de hospital: o que estava atrás se maldizia de quem estava na frente em vez de reclamar da morosidade do atendimento. Na situação atual do estado é a mesma coisa: não adianta ao povo achar que somos os culpados pela greve – somos todos vítimas numa fila – alguns mais adiante, outros mais atrás e todos prejudicados.

CONQUISTE SEU EMPREGO: PI. A Prefeitura de Paulistana/PI realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 350 (trezentas e cinquenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 25 de maio/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 8.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL. AGFN - A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 70 (setenta) VAGAS PARA PROCURADOR FAZENDA NACIONAL, inscrições abertas até o dia 27 de maio/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 14.970,60. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Elisangela Moura (16), Alvanilson Carlos (18) e Maria do Carmo de Lima (21);

 = "Muito obrigado pela inclusão de nossa festa em DC (edição 514) temos a convicção que a leitura do texto aqui expresso dará um maior suporte ao leitor desejoso de presenciar um grande evento em pau dos ferros, representa acima de tudo a nossa intenção que é a valorização do mundo do trabalho, homenageando os profissionais de 30 categorias. Você me surpreendeu e me deixou agradecido e envaidecido pela brilhante divulgação do evento. Obrigado mesmo. Boa noite, Lisboa Batista".Beleza amigo, já disse algumas vezes e não custa nada repetir..., colunistas sociais têm de um certo modo avançou e são poucos os que sustentam a base de plumas e paetês. Sou seu leitor desde a brava Gazeta do Oeste e simpatizo sua produção na Festa dos Destaques que objetiva valorizar profissionais e leva ao reconhecimento da sociedade oestana, especificamente da população pau-ferrense. Ah!, acho que todos os requisitos utilizados para se chegar aos homenageados têm algo haver com a linha editorial deste DC. Como cita o amigo Walter Silva... "Tenho dito" e Parabéns e sucesso absoluto;

 = "Amigo Hermes, sem lhe pedir licença, de vez enquando, "roubo" um pouco das informações do Democratizando a Comunicação e publicando-as na minha coluna de sábado, no Gazeta do Oeste. Nesse sábado (19), noticiarei o caso do bancário e o Banco Itaú (Edição 514), mas como deve ser, cito as fontes. Sim, nosso www.jornalporanduba.com, já está no mundo. Grande abraço, Rubens Coelho".Valeu Camarada Rubens, vois mi cê num carece de licença não! Fique a vontade..., é que'u fisguei algumas informações tuas e sei que seu estoque é muito "mais maió". Saúde irmão;

 = Há 24 anos (18/05/1988) foi inaugurada a Fm Santa Clara ou Fm 105,1MHZ.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 377/2010 (de 20/10), relatamos os seguintes temas: Consulta de Precatórios do TJ/RO é Referência; Show de Bom Gosto com Maristela Marsicano; SINAI Convoca Servidores do IPERN; Amaro Pereira de Araújo – Presente! FAD Vive Momento de Eleições; Bronca do Leitor (187) – Rogério Dias; FIQUE SABENDO: "Mensagens dos Leitores – 3º Aniversário";

 - Professores Federais em Greve - Céticos em relação às respostas do Governo Dilma sobre suas reivindicações, os servidores federais realizaram, dia l7, um Dia Nacional de Luta em todo o país. O ANDES-SN se antecipou e definiu entrar em greve já à partir desse mesmo dia. A FASUBRA – Técnicos Administrativos das Universidades Federais, que já pararam suas atividades por 48 horas em 9 e 10 de maio realizaram uma caravana à Brasília, com 1.500 participantes. São movimentos que fazem parte da Campanha Salarial Unificada-2012 e que ganha força a cada dia. FONTE: http://cspconlutas.org.br/.

 - Veta Dilma: repercussão incrível - O universo está conspirando a nosso favor. Em algumas semanas, Dilma será anfitriã da maior conferência ambiental do mundo. Informantes nos disseram que ela não aceita pagar o preço de ser considerada a líder que aprovou a devastação da Amazônia. Dezenas de pessoas já foram assassinadas por serem contra o desmatamento – agora é a nossa vez de fazer pressão e forçar Dilma a escolher a opção do veto. Não temos tempo a perder – ela pode tomar uma decisão a qualquer momento. Vamos dar mais força à nossa petição de 1.6 milhão de assinaturas. Clique abaixo para salvar a Amazônia e divulgue essa campanha para todos – quando alcançarmos 2 milhões de assinaturas a Avaaz juntará forças com ex-ministros do Meio Ambiente para entregar a petição diretamente para Dilma: http://www.avaaz.org/po/brasil_veta_dilma/?vl.

 - Dia: hoje é Dia dos Acadêmicos do Direito. Amanhã (20) será Dia do Comissário de Menores e Dia Nacional do Medicamento Genérico.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos comissário de menores e acadêmicos do direito.

Quem CANTA...

"Eu nem dormi direito / Isso não é defeito / Até aproveito mais. / Na vida dá-se um jeito, de se ganhar respeito e muito mais...".  ("100 Anos/Solução" - Composição: Indisponível – Canta: Falamansa).

...OS MALES ESTANCA.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário