quarta-feira, 16 de maio de 2012

DC - Coluna de Notícias 515. (Anexo: Ser Forte).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 515 (geral) e 31ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.


Mossoró/RN, quarta-feira, 16 de maio de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 20ª/52, Dias: 136/366 e faltam 230 dias para término do ano.

 

"Causo democrático!"

"O sutiã é a armadura dos seios!!!". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Na noite de segunda-feira (14) fiz outra viagem, de retorno, muito emocionante já vivenciada em fevereiro de 2008 – marcando minha volta após 16 meses em Natal. A maioria de nossos leitores sabe que tenho acompanhamento médico (em Natal) de um CA de Reto (curado) e a revisão se dava a cada seis meses. Com a bateria de exames que fui submetido, recentemente, apresentei aos médicos cujo avaliação foi das melhores e esperada; está tudo maravilhosamente bem e sob controle, tanto que a partir de agora nossa revisão se dará a cada doze meses. São emoções para quem se destinou em busca da cura em novembro/2006 e de lá pra cá cada etapa da minha vida é vencida socializada com vocês desde então. Obrigado Senhor Deus, obrigado Jesus, obrigados amigos e amigas; vocês também são responsáveis pela minha luta de viver por muito tempo junto a vocês. Vem ai as festas juninas, boa leitura nobre leitor/a.

USO DA INTERNET EM ELEIÇÕES foi o tema principal da Conferência sobre Liberdade de ExpressãoO uso da internet nas campanhas eleitorais foi o tema predominante da 7ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, realizada na Câmara nesta terça-feira.

A ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, afirmou que a internet é um meio de difícil controle, mas alguma saída precisa ser encontrada, apesar da dificuldade. "Eu diria que é quase impossível, temos uma missão muito complicada. Como estabelecer controle sobre a internet, sem estabelecer censura? Enfim, é uma sinuca, mas tem que se encontrar uma solução. É correto deixar correr frouxo?"

Eleições 2012 - O presidente da Câmara, Marco Maia, lembrou que as novas tecnologias devem ser aproveitadas intensamente e a internet abriu possibilidades de controle popular sobre o financiamento de candidatos e partidos. O calendário eleitoral das eleições de 2012 já prevê que, a partir de 6 de setembro, os partidos políticos e os candidatos sejam obrigados a divulgar, pela internet, relatório discriminando os recursos em dinheiro que tenham recebido para financiamento da campanha eleitoral e os gastos que realizarem. FONTE: www2.camara.gov.br/.

LAURO DE FREITAS/BA APLICA "LEI ANTI-BAIXARIA"Lauro de Freitas é o primeiro município baiano a sancionar a lei anti-baixaria, de autoria da prefeita Moema Gramacho, que proíbe gastos públicos com expressões artísticas que depreciem a imagem da mulher. De acordo com o secretário municipal de Governo, Ápio Vinagre, a lei inclui analogia a todo tipo de violência e conteúdos que "ofendam qualquer ser humano".

A iniciativa da prefeita, inspirada em projeto similar da deputada estadual Luiza Maia, atende expectativa do movimento de mulheres. Quem desrespeitar poderá ser multado e o recurso será revertido ao Fundo Municipal de Cultura. Os blocos carnavalescos, que desfilam em Lauro de Freitas entre os dias 16 e 21, já foram informados e orientados a observarem a nova legislação e serão fiscalizados com rigor.

A Lei, em contrapartida, também buscará estimular expressões que enalteçam a figura da mulher e combata qualquer tipo de violência. A responsabilidade de analisar o conteúdo será da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho de Cultura de Lauro de Freitas. "Não se pode usar recursos públicos para incentivar a violência ou macular a imagem da mulher. A repetição leva à banalização da baixaria, da violência" - justificou a gestora. FONTE: Departamento de Comunicação de LF, na base de dados do site: http://jose.walter.zip.net/, em 12/05/2012.

PESSOAL DO TARARÁ FAZ CIRCUITO pelo Ceará, RJ e São Paulo – O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará iniciou uma série de intercâmbios e viagens em quatro estados do país, que prossegue durante todo o mês de maio. As viagens contemplam Fortaleza (Ceará), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), e além de grupos de teatro, preveem encontros com escolas de teatro. Este circuito contempla troca de procedimentos de criação artística, apresentações, bate-papos e debates. No início deste mês, O Pessoal do Tarará participou de um intercâmbio em Fortaleza, com a Companhia Palmas, dirigida por Francinice Campos.

Até o dia 17, O Pessoal do Tarará fica em Natal, para dois intercâmbios: com o 'Coletivo Artístico Atores à Deriva' e com o grupo 'Facetas, Mutretas e Outras Histórias'. Apresentações, troca de procedimentos de criação e bate-papos serão a tônica destes encontros. No período de 18 a 23, O Pessoal do Tarará realiza apresentações e intercâmbios no Rio de Janeiro, com o grupo Tá na Rua e com a atriz Claudiana Cotrin. "Será outro momento ímpar, já que temos o maior respeito por Amir Haddad, um dos grandes mestres de nosso teatro, e referência do grupo Tá na Rua, sem contar que retornaremos ao Rio de Janeiro, onde temos dezenas de amigos e centenas de pessoas que apreciam o nosso trabalho", explica o ator Antônio Marcos.

A partir do dia 24, O Pessoal do Tarará chega a São Paulo, e volta a Mossoró apenas no início de junho. "Em São Paulo faremos apresentações no Centro Cultural Santa Cecília (curso de teatro de Fátima do Valle) e um intercâmbio junto à SP Escola de Teatro, onde apresentaremos nossos trabalhos e participaremos de bate-papo", conclui Dionízio do Apodi.

LARISSA NEWTON, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Saímos de Pau dos Ferros/RN do amigo Lisboa Batista e chamamos a amiga Larissa, nada mais – nada menos do Rio de Janeiro. Alô!!!

Meu caro amigo Hermes! Acho que você sabe que mudei para o Rio, onde moramos eu e minha filha desde janeiro. Depois que minha mãe mudou para a Suíça, decidi sair de Mossoró para ficar mais perto da minha família. Ainda não consegui um trabalho remunerado, mas estou colaborando na organização de alguns eventos para a Cúpula dos Povos. Estou com saudades de Mossoró, e espero poder voltar um dia, quem sabe? Estou te enviando este artigo (Pelo poder de dizer NÃO aos que nos negam o SIM num mundo melhor) muito bacana, e se você quiser pode divulgar na tua coluna! Um grande e saudoso abraço, Larissa Newton.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (313) – Hermes, boa noite! João Alves de MOURA vem da cidade de Parelhas e não de Cruzeta. Sds. João Alves de MOURA.

Nota do editor. Companheiro Moura, Hermes num tem jeito. Esta é a segunda vez que lhe tiro da querida Parelhas. Mereço essa bronca, e como mereço! Prometo que o deixarei quietinho na amada terra.

FIQUE SABENDO... "Pelo poder de dizer NÃO aos que nos negam o SIM num mundo melhor". Por *Vilmar Berna. (FONTE: Larissa Newton – Jornalista, via e-mail pessoal em 13/05/2012);

O aparelho do Estado que devia nos proteger pode se virar contra nós, capturado pelos poderosos que o usam para atingir seus fins privados.

Imagine que no futuro as novas gerações queiram saber, diante do meio ambiente destruído, da fome e da exclusão social, onde estávamos se do lado que empunhava o machado e o chicote ou do que os combatia? Que legado gostaríamos de deixar para o futuro? A resposta a esta pergunta nos remete diretamente aos indicadores de sucesso que adotamos no presente.

Se nossos indicadores de sucesso forem econômicos, deixar uma gorda conta bancária, patrimônios, ou uma posição invejável na lista dos mais ricos, poderá parecer um legado importante, e os sacrifícios que impusermos aos outros ou a nós próprios, parecerão suportáveis e até moralmente defensáveis.

Nossa inteligência e capacidade de abstração consegue justificar o injustificável. O dinheiro, o poder, são capazes de cegar. A humanidade já passou por vários episódios de extinção de civilizações inteiras que não conseguiram se adaptar aos danos e sacrifícios de suas próprias escolhas e que desapareceram. Não eram diferentes de nós. Na época, também deve ter existido alertas para os riscos, mas a historia indica que não foram ouvidos.

O fato é que enquanto alguns se importam com meio ambiente, justiça social, sustentabilidade, outros simplesmente não se importam e encontram uma desculpa qualquer para justificar suas escolhas.

Ao contrário do que dizia o profeta, "gentileza não gera gentileza". Pessoas que valorizam mais seus lucros econômicos, cargos, salários, posições políticas não se deixarão convencer facilmente. Do ponto de vista da utopia, pode ser reconfortante imaginar um mundo onde o amor irá superar tudo, onde as pessoas são boas naturalmente e no momento derradeiro irão mudar e se convencer. Infelizmente, a realidade nos mostra que não é bem assim, e que agora, nossa capacidade de causar danos e sacrifícios deixou de ter impactos locais para afetar o Planeta como um todo.

Se evoluímos tecnologicamente, do ponto de vista do espirito humano continuamos nascendo um "vir a ser" e, dependendo de nossas escolhas e de nosso amadurecimento, podemos tomar atitudes gananciosas ou solidarias, sermos oportunistas ou generosos, arrogantes ou humildes. Nem sempre a gentileza alheia é capaz de comover e contagiar outras pessoas. Tem gente que se for deixada sem limites pode se aproveitar da situação, tomando mais para si do que os outros.

As pessoas, na verdade, tem todo o direito de ser como são e de escolherem o que acham melhor para si próprias e suas organizações. O que não podem ter é o direito de impor aos outros os sacrifícios de suas escolhas e do seu jeito de ser.

As empresas, a sociedade, as organizações, os governos são na verdade abstrações jurídicas. Por detrás delas estão pessoas, que amam ou odeiam, que são gananciosas ou generosas, brilhantes ou estúpidas, que sofrem ou causam sofrimento a outros, e, principalmente, que fazem escolhas que afetam, para o bem e para o mal, a vida de outras pessoas.

Ao escolhermos a vida em sociedade abrimos mão de fazermos justiça pelas próprias mãos, com a promessa de que as autoridades que ajudamos a eleger serão árbitros isentos entre os diferentes interesses da sociedade. Entretanto, quando se afrouxa o tecido social, quando a cidadania cede lugar aos interesses privados, o aparelho do Estado que devia nos proteger pode se virar contra nós, capturado pelos poderosos que o usam para atingir seus fins privados.

Neste sentido, a sustentabilidade, muito mais que apenas ser uma mudança de tecnologias, gestão ou economia, exige o estabelecimento de um novo pacto civilizatório, onde definitivamente precisamos aprender a conviver de uma outra maneira, diferente da que fizemos até aqui, com o meio ambiente, as demais espécies e nossos próprios semelhantes. E rever nossas relações com o poder é uma delas.

O poder de escolher não é igual para todos. Quando elegemos alguém, quando consumimos produtos que alguém colocou no mercado, transferimos para eles, de forma ativa, através de nosso apoio, uma parte de nosso poder de escolha. E também fazemos isso de forma passiva, quando escolhemos não nos "meter" com política, quando condicionamos nossa participação na esfera pública ou da ação da cidadania à obtenção de vantagens pessoais, quando nos recusamos a querer saber sobre assuntos que afetam a vida em sociedade ou à nossa existência no Planeta, quando aceitamos as promessas da propaganda ou de felicidade no consumo.

Em vez de continuarmos concordando em ser massa de manobra dos poderosos para atingirem seus objetivos, temos o poder de dizer NÃO. E não por que somos "do contra", mas por que somos a favor de um outro mundo que consideramos possível, ambientalmente sustentável, socialmente justo e, claro, viável economicamente.

É natural, numa sociedade humana, onde as pessoas são diferentes umas das outras, com visões de mundo e ideias diferentes, que existam conflitos. A paz não resulta da ausência de conflitos, mas da justiça. O mundo real quase nunca é o mundo dos nossos sonhos, mas deveria ser o mundo onde o possível resultaria do esforço coletivo em buscar o consenso, onde cada um deve ceder um pouco para viabilizar a vida em sociedade.

Ter acesso à informação plural, independente, sobre os vários lados e versões dos fatos, é fundamental para que as pessoas possam escolher que caminho seguir, assim como dispor de espaços e canais democráticos de negociação dos conflitos é fundamental para se buscar o consenso entre o mundo dos sonhos e a realidade, que torna possível a vida em sociedade.

Quando a informação é falsa, mentirosa, tendenciosa, manipulada, compromete a vida em sociedade, a paz, a justiça. Quando os políticos substituem os interesses públicos para cuidar dos privados também traem a população que os elegeu. Os parlamentos são o espaço democrático por excelência, onde os temas em conflito, a tendências, as decisões dos governantes deveriam estar em debate, até que se encontrasse o consenso possível que permitisse a paz social, em vez de transferir para a Justiça, ou o que é pior, para a Polícia, o papel de intermediação de conflitos, por que quando se tem de apelar para a Polícia, diante de um conflito social, é por que falharam os políticos.

Não recebemos a vida como ela é, pronta e acabada, muito menos temos de aceitar as coisas como são. Nós, eleitores, consumidores, cidadãos, podemos mudar, podemos, com nossas escolhas, dar ou retirar a força aos poderosos. Resta saber se queremos.

A cada eleição, temos a possibilidade de recusar ou confirmar apoio politico ao transferir pelo voto nosso poder de escolha aos que nos representam no Governo ou no Parlamento. E em nosso dia a dia, em cada ato de consumo, podemos renovar ou retirar a força aos poderosos do mercado, ao escolher comprar a sustentabilidade ou recusar a insustentabilidade.

O futuro está em nossas mãos, e escolhas. Cabe nos perguntar onde colocamos os nossos sonhos? Que visão temos para o futuro? Que legado esperamos deixar para o mundo?

Um abraço fraterno e ecológico do VILMAR S. D. BERNA (www.escritorvilmarberna.com.br).

*Editor da Revista do Meio Ambiente e do Portal do Meio Ambiente www.portaldomeioambiente.org.br vilmar@rebia.org.br Sede REBIA: Trav. Gonçalo Ferreira, 777 - casarão da Ponta da Ilha, Jurujuba, Niterói, RJ 24370-290. Tel: (21) 2610-2272 / Celulares (21) 9994-7634 e 7883-5913 / Rádio comunicador ID 12*88990.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Prefeitura de Ibipeba/BA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 228 (duzentas e vinte e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS através de dois editais, inscrições abertas até o dia 20 de maio/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 1.200,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PE. A Prefeitura de Exu/PE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 375 (trezentas e setenta e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 24 de maio/2012. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 8.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Gileno Fernandes (15) e Oswaldo Nonato (16);

 = "Obrigada Hermes! Para as mães de sua família e a mãe de seus filhos, também um ótimo dia das mães!!!! Yara Cordeiro".Companheira Yara, tenho sentido falta de sua presença nas lutas. Onde andas camarada de fé? Muita paz e saúde a você e familiares;

 = Há 80 anos (17/05/1932) foi decretada a Licença Maternidade no Brasil, a época com direito a sessenta dias afastamento do trabalho. Hoje são quatro meses.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 376/2010 (de 13/10), relatamos os seguintes temas: Edição Especial do 3º Aniversário do Jornal Virtual "Democratizando a Comunicação";

 - A Luta da Classe Trabalhadora é ao mesmo tempo luta pela sobrevivência e luta pela consciência, pela condição humana. A reinvenção da classe trabalhadora nos apresenta a potência com que trabalhadoras e trabalhadores brasileiros se autoconstruíram e afiaram suas ferramentas organizativas. Há nas entrelinhas apontamentos para os desafios do presente que tanto nos inquietam. Silvia Beatriz Adoue. FONTE: www.brasildefato.com.br/.

 - Dia: hoje é Dia do Faxineiro e Dia do Gari. Amanhã (17) será Dia do Trabalhador Rural Volante (SP), Dia Internacional das Telecomunicações, Dia Mundial da Internet e Dia Mundial das Comunicações.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos faxineiros, garis, trabalhadores rurais volantes, profissionais em telecomunicações, internautas e comunicadores.

Quem CANTA...

"Somos os netos da televisão, esquecendo que temos sentimentos, somos os netos da televisão esquecendo os sentimentos (Televisão e internet) Não precisamos acabar, é preciso re-fazer...".  ("Netos da Televisão" - Composição: Walter Silva – Canta: W. Silva).

...OS MALES ESTANCA.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário