domingo, 13 de maio de 2012

DC - Coluna de Noticias 514. (Anexo: Conectados pela alma).


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 514 (geral) e 30ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Descrição: 1466240241

Mossoró/RN, domingo, 13 de maio de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 20ª/52, Dias: 134/366 e faltam 232 dias para término do ano.

 

"Causo democrático!"

"Nesta seca braba, de bicho de cabelo só escapa escova; de fôlego, só fole; de pena, só espanador; e, de bicho de quatro pernas só se salvam mesas e tamboretes! Eita calor grande!!!". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Este veículo tem a marca e compromisso com os leitores de ter suas publicações nas quartas-feiras e sábados, vez por outra não são possíveis devido aos afazeres profissionais e juntando-se ao cansaço físico e mental. Tanto que, devido à greve na UERN só consegui começar esta edição às 18h de ontem, concluo às o9h30 desta manhã, graças a Deus, levarei mais 40 minutos para distribuir com os "assinantes". Ao meio-dia irei almoçar com Mamãe Consuelo e às 15h rumarei à capital Natal para amanhã (14) passar o dia na Clinica de Oncologia – Liga para mais uma consulta de rotina e apresentar resultados dos exames recentes. Voltarei com boas notícias com a graça de Deus e orações de todos vocês. Tenham um bom dia e brindamo-nos esse domingo especial com "Parabéns a Todas as Mães", texto (abaixo) de Aureci e Zenara. FELIZ DIA DAS MÃES e boa leitura nobre leitor/a.

ITAÚ PAGARÁ R$ 100 MIL por danos morais a bancárioO Banco Itaú S.A. foi condenado a pagar R$ 100 mil a um bancário aposentado por invalidez em decorrência de lesão por esforço repetitivo (LER), por dano moral, e indenização por danos materiais, divididos entre pensão de 25% do salário até os 77 anos e despesas médicas apuradas. A empresa recorreu da decisão da Justiça do Trabalho do Paraná, mas a Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu do recurso de revista.

Contratado em setembro de 1989, o bancário começou a apresentar problemas nos membros superiores em 1999. Em junho de 2006, foi aposentado antes de completar 42 anos de idade por invalidez decorrente de acidente de trabalho. Ele sofria de tenossinovite, epicondilite e síndrome do túnel do carpo, inflamações provocadas por movimentos repetitivos que caracterizam a LER. No Itaú, tinha o cargo de chefe de função e de escriturário e exercia atividades de analista econômico e financeiro, elaborando mapas, demonstrativos financeiros e cálculos de prestações. O banco contestou alegando que as doenças não foram adquiridas em decorrência da atividade profissional. Laudos periciais, porém, comprovaram que essas tarefas exigiam o trabalho de digitação e outros movimentos repetitivos dos membros superiores. FONTE: www.endividado.com.br/.

GOVERNO QUER TERCEIRIZAR SERVIÇOS PRESTADOSPELO IPERNO Governo Rosalba pretende retirar do Instituto de Previdência do Rio Grande do Norte (IPERN) a tarefa de recadastrar os pensionistas e aposentados do Estado. A ideia é terceirizar o serviço através de um convênio com o Banco do Brasil.

A proposta de mudança está causando apreensão junto aos servidores do IPERN, que sempre executaram a tarefa com zelo. Essa dedicação sempre encontrou como barreira o número insuficiente de pessoal para recadastramento principalmente no interior do Estado; e a ausência de convênio com outros órgãos como o INSS e cartórios. Mesmo assim, a função tem sido cumprida com dedicação e esmero.

Repetição - Mas Rosalba está apenas repetindo o que o governo Garibaldi Alves, já tentou no passado. Na época a luta dos servidores conseguiu barrar um projeto idêntico que já estava acertado com o Banco do Brasil. Pelo acordo, funções que por obrigação o Estado deve prestar através dos servidores seriam transferidas para o Banco.

É o princípio do "estado mínimo", no qual o Governante foge da sua responsabilidade e a transfere a terceiros. Diz que não tem dinheiro para investir na melhoria dos serviços prestados, nos trabalhadores, mas sempre tem recursos de sobra para desaguar onde já se tem muito dinheiro.  Se o governo investir em salário digno, boas condições de trabalho, promovendo concurso público para preenchimento das vagas existentes, a despesa será bem menor.

JORNAL PORANDUBA está no ar, digo no site www.jornalporanduba.com, a edição de maio desde quarta-feira (09). O Poranduba era ótimo na versão impressa e tornou-se excelente no mundo da tecnologia pois, antes, ficava esperando em minha caixa de correio e hoje o encontro a dois palmos dos meus olhos assim que sai do forno. Parabéns mestre Rubens Coelho, pelo jornal e as Colunas Pois é..., Poesia, Saudade, Artigos, Prosear, Entrevista e Editorial. Por falar em entrevista, o convidado do mês é o nosso amigo, que Circula em Off e escreve em On – Gilberto de Sousa (Gazeta do Oeste).

UERN: GREVISTAS TÊM AGENDA DE GREVE DEFINIDA – O comando de greve dos técnicos administrativos já publicou sua agenda (www.uerneemgreve.blogspot.com) e afirma participação nas atividades do Fórum de Servidores Públicos do RN e Ato Público em Pau dos Ferros juntamente com os docentes.

Segunda-feira (14): 09h, Reunião dos comandos de greves na sede da ADUERN (Campus Central) e às 16h Reunião do Fórum de Servidores Públicos do Estado do RN (Sede do SINDSAUDE em Natal);

Terça-feira (15): 08h – Ato Público em Pau dos Ferros (Técnicos, Docentes e Discentes);

Quarta-feira (16): Caminhada promovida pelo DCE, local e horário a definir;

Quinta-feira (17): 09h. Assembleia da ADUERN.

JUIZ ELEITORAL REUNIRÁ AGENTES POLÍTICOSO Juiz Eleitoral Herval Sampaio Júnior fara uma reunião dia 14 de maio, segunda-feira, às 10h, na sede do Cartório Eleitoral de Mossoró, no conjunto Abolição II. A pauta tratará de linhas gerais o que vai dizer em detalhes aos agentes políticos envolvidos no pleito deste ano. Grato pela atenção, Nilton César da Silva.

LISBOA BATISTA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Saímos de Parelhas (não de Cruzeta, como foi citei na edição anterior) e vamos à Pau dos Ferros/RN com o amigo Lisboa. Manda querido!

Caro/a Colega/amigo/a Jornalista/Colunista, estamos na árdua tarefa de organização da 12ª Edição da tradicional FESTA DOS DESTAQUES – Profissionais do Ano – da cidade de Pau dos Ferros, com o objetivo maior de valorizar o mundo do trabalho, destacar o profissional, esse que contribui para o engrandecimento social econômico de nossa cidade.

SOBRE A PESQUISA: inovamos na pesquisa, pela primeira vez o internauta teve oportunidade de votar apenas uma vez com seu CPF, bastou acessar www.lisboabatista.com.br. 30 categorias das mais diversas profissões foram votadas e os eleitos receberão Troféu (anunciaremos o nome posteriormente) por ocasião da festa. A Pesquisa ficou aberta até o dia 10 de maio. Com a conclusão da etapa de votação da pesquisa online por volta de meia-noite, a Relação dos Destaques Profissionais do Ano será publicada na nossa Coluna do Jornal de Fato, ou acessem o site www.lisboabatista.com.br. Aguardem.

A partir de agora estamos fazendo os convites a madrinhas, padrinhos, patronos e patronesses da Festa dos Destaques, estes/estas que nos dão suporte para realizar o evento que nos exige um quadro orçamentário bastante elevado. Como é difícil "promover" em Pau dos Ferros, as empresas, os empresários não contribuem para o social com patrocínios, é precisar mendigar 30 para conseguir 03, triste mais é verdade. Vamos em frente, sou desafiador e tudo que fazemos alcançamos sucesso, graças a Deus. Oportunamente daremos mais detalhes do evento social maior de Pau dos Ferros e região. De antemão expressamos nosso agradecimento pela atenção divulgando em sua coluna e desde já fazendo o convite para sua importante presença no evento.

SERVIÇO – Dia: 26 de maio de 2012 (sábado). - Hora: 22h30mts. - Local: Clube AABB. - Atração Musical: Orquestra Harmony. Obrigado! Lisboa Batista – (84) 9972-24-73 e 9111-2473.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (312)GLAUCOMA - Como andam as investigações contra a clínica oftalmológica acusada de uso irregular de recursos do Sistema Único de Saúde, em cirurgias de glaucoma, em Açu? Já esqueceram? Não vai dar em nada?

Nota: Bronca colhida na Coluna Raio X, por Ciro Ney, www.gazetadooeste.com.br – em 27/04/2012.

FIQUE SABENDO... "Preconceito contra as mulheres (mães)". Por Luiz Inácio Lula da Silva. (FONTE: www.tiocolorau.com.br, em 18/08/2010);

A ascensão das mulheres nos últimos 20 anos é uma coisa extraordinária. Fui num debate com empresários no Paraná (agosto/2010) e eu dizia a eles:

O que leva um homem a ter preconceito contra um ser humano que o carregou na barriga nove meses?

Que o limpou enquanto ele não sabia se limpar?

Que o ensinou a comer quando ele não sabia comer?

Que formou o seu caráter e que continuou cuidando dele até ele se casar?

E só parou quando a sogra começou a se invocar?

Qual é a razão que a gente tem para não acreditar num ser que fez a gente?

Vamos ser francos: o nosso caráter é o da nossa mãe. A gente pode adorar o pai da gente, mas na hora, que a gente caiu quem estava do nosso lado era nossa mãe. Na hora que a gente tinha dor de barriga quem estava conosco era nossa mãe. Na hora que a gente acordava de noite chorando quem estava do nosso lado era nossa mãe. Quem levantava para trocar nossa fralda de noite era nossa mãe. Quem colocava mamadeira na nossa boca de manhã era nossa mãe. Quem dava o peito para a gente machucar era nossa mãe. Por que nós temos preconceito contra essa figura tão nobre?

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Prefeitura de Jaçanã/RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 33 (trinta e três) através de três editais, VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 15 de maio/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 1.960,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL. O CFP – Conselho Federal de Psicologia realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 14 (quatorze) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 25 de maio/2012. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 5.144,92. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Ana Ayres e Valéria Carvalho (12), Meireluce Santos (13) e Josué Damasceno (15);

 = "Caro Hermes, tenho recebido com alegria seus e-mails, e fé em Deus que você possa sempre lembrar de me enviar essas relevantes notícias bem como as reflexões sobre a fé e a vida. Admiro seu trabalho e vejo que através deste instrumento você consegue chegar a muitos corações e mentes. Como você sabe sou bacharel em direito pela nossa amada UERN, e embora seja meu sonho ser advogado, algo existe em mim que poucos sabem, é o grande desejo de ser também poeta. Estou na batalha para ser aprovado na OAB, e mesmo assim continuo lendo poesias, escrevendo e inclusive fazendo estudos sobre a poesia nordestina com o grande poeta repentista Aldaci de França. Hoje é o dia das mães, e imaginei fazer um pequeno texto, uma sextilha e pedir humildemente para ser publicado em "Democratizando a Comunicação...". Quero expressar que desejo ver algum dia versos meus em sua coluna de notícias. Deixo aqui a poesia sobre a Mãe, esse ser tão iluminado por Deus, escrito por duas almas que sonham com a poesia. Aureci Bezerra".Obrigado amigo Aureci, como a nossa amada UERN é boa e me rende muitos amigos a cada semestre concluído e, você é mais uma prova do que falo. Avante nos seus estudos e sucessos nas carreiras de advogado e poeta. Conte com este espaço para publicarmos seus textos nos campos profissional e poéticos. Lembre-se, sempre, daquela frase: "brasileiro nunca desiste". Saúde, paz amigo, pra você e familiares;

"PARABÉNS, PARABÉNS A TODAS MÃES"

 

Antes mesmo do seu nascimento,

Nutre a mãe pelo filho um sentimento,

Amor sublime é o que ela sente,

Todo o amor incondicionalmente.

 

Um bom filho é grato à mãe querida,

Guerreira na maior luta da vida,

Sacrifícios, e noites mal dormidas,

Vive sem olhar as próprias feridas.

 

A mãe é um ser muito iluminado,

Por nosso Deus abençoado,

No seu coração não cabe rancor,

A Palavra mãe é sinônima de amor.

 

O amor de mãe é como o amor de Deus,

É eterno, puro, e verdadeiro,

Ela amou ao seu filho primeiro,

Abre mão da sua vida pelos seus.

 

Parabéns toda mãe cuidadosa,

Seu valor excede a jóia preciosa,

Mãe que ora, luta, sofre, e se doa,

Sua prole é uma semente boa.

(Autores: Aureci e Zenara).

 = Há 124 anos (13/05/1888) foi abolida a escravatura no Brasil.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 375/2010 (de 10/10), relatamos os seguintes temas: Empresa de Turismo é Condenada; Bronca do Leitor (186) – Iram Oliveira; FIQUE SABENDO: 11 de Outubro: Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física;

 - De Negros e Brancos - O risco de morte por desnutrição é 90% maior entre crianças negras do que entre brancas. Entre os adultos, as chances de morrer por tuberculose é 70% maior na população negra. E o número de consulta no pré-natal é quase 50% menor entre as gestantes negras. Os dados são do Núcleo de Estudos da População (Nepo), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que há 25 anos subsidia a implementação de programas e políticas públicas para reverter uma realidade em que nascimentos prematuros, mortalidade infantil, adulta e materna, entre outros agravos, apresentam altas disparidades quando relacionados à raça e cor. Segundo a socióloga e demógrafa Estela Maria Garcia Pinto da Cunha, que coordena o núcleo, a discriminação racial presente na sociedade determina diferentes padrões de atendimento e tratamento de saúde para a população negra no país. Conforme afirmou, "existe uma posição de desvantagem da população negra com relação à branca justificada por uma condição social inferior, mas não somente por isso. Há um componente de discriminação racial também", afirmou Estela Cunha. FONTE: www.brasildefato.com.br/.

 - A Face Nazista da Ditadura BrasileiraA notícia é estarrecedora: militantes políticos envolvidos no combate à ditadura militar tiveram seus corpos incinerados no forno de uma usina de cana de açúcar em Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro, entre 1970 e 1980. O regime militar, que governou o Brasil entre 1964 e 1985, merece, agora, ser comparado ao nazismo. A revelação é do ex-delegado do DOPS (polícia política) do Espírito Santo, Cláudio Guerra, hoje com 71 anos. Segundo seu depoimento aos jornalistas Marcelo Netto e Rogério Medeiros, no livro "Memórias de uma guerra suja" (Topbooks), no forno da usina Cambahyba - de propriedade de Heli Ribeiro Gomes, ex-vice-governador do Rio de Janeiro entre 1967 e 1971, já falecido -, foram incinerados Davi Capistrano, o casal Ana Rosa Kucinski Silva e Wilson Silva, João Batista Rita, Joaquim Pires Cerveira, João Massena Melo, José Roman, Luiz Ignácio Maranhão Filho, Eduardo Collier Filho e Fernando Augusto Santa Cruz Oliveira. FONTE: www.adital.com.br/.

 - Dia: hoje é Dia das Mães, da Estrada de Rodagem, da Fraternidade Brasileira, do Automóvel e Dia do Zootecnista. Amanhã (14) será Dia Continental do Seguro e Dia do Segurador.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos zootecnistas, agentes de seguros e todas as mães brasileiras.

Quem CANTA...

"Mãe!, a vida foi você quem me deu / E a cartilha me fez entender / O que sou, o que tenho, o que eu sei / Mae, eu devo a você...".  ("Mãe" - Composição: Indisponível – Canta: The Fevers).

...OS MALES ESTANCA.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

 

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário