quinta-feira, 12 de abril de 2012

DC - Coluna de Notícias 505. (Anexo: Bom dia com beijo).


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IV – Edição nº 505 (geral) e 21ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quinta-feira, 12 de abril de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 15ª/52, Dias: 103/366 e faltam 263 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
Mané Beradeiro afirma: "Galinha que segue pato acaba morrendo afogada". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Na edição anterior fiz referência à questão de segurança publica na cidade, porém sempre registro satisfatoriamente quando presencio ações louváveis. Ontem, por volta das 22h, passava pela Praça Rafael Fernandes "Praça dos Correios" e a PM Cavalaria abordava dois cidadãos provavelmente colocados em suspeição dado ao local deserto e horário impróprio. Certo dia, numa roda de conversa, me deram uma dica de que quando dois transportados numa moto, o garupa andar sempre olhando para os lados e com as duas mãos no ombro do condutor, circulando sempre, é sinal de assalto. Saia do local ou ligue para a polícia dando as características da moto e usuários. Vem aí "Dia das mães" feliz dia das mães e boa leitura nobre leitor/a.
BRASIL ENTRE OS PAÍSES QUE MENOS OPTAM POR PARTO NORMAL - Na hora do parto, o Brasil não segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por incrível que pareça, os hospitais particulares são os que menos obedecem. Segundo a OMS, o país não deve ultrapassar 15% dos partos cesarianas. Hoje, os nascimentos com cirurgias chegam a 52%. Em São Paulo, os números são ainda maiores. Só nos primeiros quatro meses de 2011, as cinco mais conceituadas maternidades particulares da cidade tiveram, em média, 89,18% de cesáreas.
Parto normal, criança saudável - O índice de mortes associadas à cesariana é quase quatro vezes maior do que no método natural, segundo o Ministério da Saúde. As crianças que nascem sem ajuda de cirurgião também têm mais saúde. É o que prova o estudo feito com 2.250 crianças, realizado no Canadá. Cinquenta e oito por cento das que vieram ao mundo de forma natural têm menos problemas respiratórios. Outro dado curioso é que a obesidade pode estar relacionada à forma de nascimento. Durante 25 anos, a Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto acompanhou 2.057 pessoas do nascimento até os 25 anos de idade, os jovens que nasceram de cessariam 15,2% tinham índice de massa corporal acima de 30, definido como obesidade. FONTE: www.brasildefato.com.br, por Talita Molinero (SP).
MEDICINA NA UFERSA – Na noite de ontem fomos informado, pelo Prof. Josivan Barbosa - Reitor da Universidade Federal do Semiárido, que o CONSEPE aprovou curso de medicina naquela instituição de ensino superior. O processo segue para sua última etapa dentro da universidade;
MOSSORÓ RECEBERÁ ESPETÁCULO COM MADRE neste sábado - O grupo de atores e bailarinos Verdade Gestual apresentará seu espetáculo Com Madre, no próximo sábado (14), às 20h, em Mossoró, na Praça do Portal do Saber, na Baixinha (Abolição I). O espetáculo do grupo natalense cumpre uma temporada de apresentações por algumas cidades, e Mossoró foi contemplada com este projeto, que acontece graças ao Programa BNB de Cultura 2011, que tem patrocínio do BNDES/Banco do Nordeste e Governo Federal.
Com Madre é um espetáculo baseado no conto "Comadre Morte", de Adolfo Coelho, e que é dirigido por Giovanna Bezerra. A diretora também compõe o elenco, que ainda conta com atores com experiência em outros grupos na capital, como Ênio Cavalcante, Rodrigo Bico, Anádria Rassyne e Silvia Rodrigues. O tema do espetáculo surgiu do desejo de entender e compreender melhor a morte e as implicações que nela estão contidas. "Mesmo sendo algo natural e intrínseco de nossa existência, ainda é temido e afastado por muitos. Buscamos como inspiração o conto Comadre Morte, que traz o tema de forma natural e divertida também", explica a diretora de Com Madre, Giovanna Araújo.
CINECLUBE EXIBIRÁ "Taxi Driver" neste sábado (14), a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste, após ocorrerá o costumeiro debate. Um filme de com duração de 117 minutos, originário nos EUA em 1976, sob a direção de Marttin Scorsese. Lembrando que a entrada é livre e o Hotel Villa Oeste está situado a Av. Presidente Dutra, 0870 – Ilha de Santa Luzia, Mossoró/RN.
Sinopse - Um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole que ele vagueia noite adentro. Começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite e a cada noite que passa cresce dentro dele um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Perde bastante noção das coisas quando leva uma bela mulher (Cybill Sheperd), que trabalha na campanha de um senador, para ver um filme pornô logo no primeiro encontro, mas tem momentos de altruísmo ao tentar persuadir uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster) para ela largar seu cafetão, voltar para a casa de seus pais e ir para a escola. Porém, em contra-partida, compra quatro armas, sendo uma delas um Magnum 44, e articula um atentado contra o senador (que planeja ser presidente) para quem sua nova amiga trabalha.
ALDALCI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nosso correspondente da série volta com mais uma movimentação da cultura nordestina:
Neste sábado, 14 de abril, a partir das 15h, ou seja 03 da tarde, vamos realizar mais uma cantoria em Mossoró. Vai acontecer no "AV Restaurante" no INOCOP / Nova Betânea, com Aldaci de França e o Cearense Ribamar Freire. As declamações, canções e os motes farão parte da tarde poética no "AV Restaurante". A organização é de Assis e "Veveto" e também convido a todos. Grande abraço. Aldaci de França - Poeta Repentista.
BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (303)Caro Amigo Hermes. Hoje não estou disposto a questionar algo em cima do BRONCA DO LEITOR. Quem sabe, seja eu o BRONQUEIRO. Mas esse Acordo Ortográfico que aí está, vigorando a partir/deste 2012, merece alguns dedos de prosa. A respeito do assunto, não vou tecer comentário injurioso, até porque foi um pacto, por assim dizer, firmado entre países de Língua Portuguesa, estando à frente 'Portugal Nosso Avozinho', como assim o tratou David Nasser, grande jornalista político e polêmico, atuante na imprensa brasileira dos anos sessenta. Eis, então, algumas indagações:
É sabido que foram eliminados (ou abolidos?) acentos gráficos em determinadas palavras, como por exemplo, assembleia, ideia, boleia, epopeia, etc. E como ficam ou ficaram os nomes próprios (pré-nomes) Dulcinéia, Andréia, Tidéia e outros mais, consignados no Registro Civil das Pessoas Naturais, imunes de quaisquer alterações que não sejam através de Autorização Judicial?
Já se observa alguns veículos de comunicação (jornais e revistas) grafando pré-nomes omitindo o acento gráfico.
O momento exige reflexão. Quase certeza tenho de que os portadores de tais pré-nomes nunca irão alterar a grafia, ao arrepio da Lei dos Registros Públicos, para renderem homenagem a um acordo, cuja iniciativa advinda do além-mar, onde o Idioma Português possui suas conotações próprias.
Forte Abraço, Grande Amigo. José Santos DINIZ.
FIQUE SABENDO... "Câncer de Tireóide". Texto sugerido por Vinícius G. A. Guerra. (FONTE: via e-mail pessoal, em 11/04/2012);
O texto a seguir trata-se de um diálogo envolvendo três pessoas, duas estão devidamente identificados e são meus amigos. Chegou a nosso endereço eletrônico e pela importância repasso aos nossos leitores.
 Hermes Oliveira".
AO VINÍCIUS GUERRA:
O Dr. Oz fez uma exposição sobre o tipo de câncer que mais cresce em mulheres, o câncer de tireóide. Foi um programa muito interessante e ele mencionou que o aumento poderia possivelmente estar relacionado com o uso de raio-x odontológico e mamografias. Ele demonstrou que no avental que o dentista coloca em você no raio-x odontológico existe uma pequena aba que pode ser levantada e envolver o seu pescoço.
Muitos dentistas não se preocupam em usá-lo. Também, há algo chamado de "guarda da tireóide" para ser usado durante a mamografia.
Por coincidência, ontem eu tive a minha mamografia anual. Eu me senti um pouco tola, mas perguntei sobre a proteção e certamente, o técnico tinha uma em uma gaveta. Eu perguntei por que não era utilizado rotineiramente. Resposta: "Eu não sei. Você tem que pedir". Bem, se eu não tivesse visto o programa, como é que eu poderia saber para perguntar?
Precisamos transmitir isso para nossas filhas, sobrinhas, mães, a todas nossas amigas e os maridos contarem a suas esposas! Eu acabei de fazer isso, agora você encaminha para a sua lista.
Alguém foi gentil o suficiente para transmitir esta informação para mim. Eu espero que você deva passar isso para seus amigos e familiares.
DO VINICIUS G. A. GUERRA:
Vou repassar um comentário de um amigo odontólogo (Dr. Ariobaldo) em cima do comentário que recebi e repassei há pouco.
DO ARIOBALDO LIMA (NATAL/RN):
Obrigado amigo, pelo comentário.
Amigo Vinicius, compartilhando a importância do conhecimento da matéria abaixo, tenho a acrescentar algumas informações necessárias, uma vez que, certas notícias veiculadas nos meios de comunicação de massa, como é o caso da internet, às vezes causam um impacto não esperado pela sua boa intenção e podem levar ao pânico ou julgamentos precipitados. Tenho a acrescentar quanto ao uso do RX usado em Consultorio de odontologia:
1) Para se ter um ap de RX em Consultorio, a Covisa exige além do colete de praxe, um protetor de tireóide, que o cirurgião dentista utiliza sem a necessidade de ser solicitado pelo paciente, visto que ele é um profissional qualificado para isso e tem conhecimentos, além de ser o responsável pela consecução do exame;
2) a exposição a radiação em odontologia, é ínfima e, segundo estudos, para ser ter alguma consequência deletéria ao ser humano seriam necessárias 600 exposições! Coisa que um paciente não necessita fazer pela vira toda. Na odontologia, nem sempre se torna necessário o uso do RX. Não existe uma rotina, tipo a pessoa da matéria diz ter que fazer anualmente e tem pacientes que passam pela vida sem NUNCA se expor a esse tipo de exame. O RX em odontologia é utilizado SOMENTE como exame complementar para confirmação e elucidação de diagnósticos.
3) Acredito que a citação do Dr. em questão, que o câncer de tireóide "poderia estar relacionado com o RX odontologico" é empírico e deve ter a conotação apenas de alertar quanto ao uso da proteção, principalmente se realizados por técnicos do tipo citado, que não tem conhecimento e comprometimento com o serviço a ser prestado... . Enfim, salvo melhor juízo, fica a boa intenção da pessoa que assistiu ao programa e cabe a quem ler, o discernimento no seu julgamento.
Um grande abraço e parabéns pelos textos que tem compartilhado conosco. Atenciosamente, Ariobaldo Lima.
CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. O SINAI/Regional do Alto Oeste – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN, em Pau dos Ferros, realizará Seleção de Pessoal oferecendo 01 (uma) VAGA PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO, apresentação de currículo na portaria do Hotel Hertz (Rua da Independência, 1705, Centro) ou via e-mail: sinaialtooesteWhotmail.com até o dia 18 de abril/2012. Escolaridade exigida: Ensino Médio.
OS REQUESITOS exigidos para o cargo são: 1) Idade mínima de 18 anos, 2) Ter ensino médio completo, 3) Residir na cidade de Pau dos Ferros/RN, 4) Conhecimentos básicos em informática, 5) Experiência com atendimento ao público e, 6) Trabalhar com rotinas administrativas.
No período que antecede a entrevista, o Sinai fará uma seleção a partir dos currículos e convocará os(as) escolhidos(as) por telefone e/ou e-mail para uma conversa no dia 19/04, a partir das o8h30min.
RN. A Prefeitura de Messias Targino/RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 05 (cinco) VAGAS VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 16 a 30 de abril/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 4.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********REGISTROS**********
 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana de: Herbert Mota (dia 11) e Grayce Karen (dia 13);
 = "Ao meu amigo Hermes obrigado pelo apoio dado ao meu blog pessoal (Edição 503). Tanto pelo acesso e por seguir em suas postagens, além de divulgar. Mas espero que você também faça suas sugestões. Se tiver alguma ideia que eu possa modificar o material, se tenho algo a melhorar no blog, nas postagens, espero sua participação. Quanto ao seu jornal, DC, estou arquivando número a número um jornal democrático na concepção de sua palavra que podemos criticar, elogiar, enfim, participar com liberdade democrática. Parabéns pela ferramenta democrática de Mossoró-RN. Eriberto Monteiro". Beleza Eri, mais uma vez você está de parabens pela iniciativa de criar blog próprio (http://eribertomonteiro.blogspot.com). Se necessária a critica farei sim, fiquei triste com a notícia do triste fim do Sr. Manoel Lacerda da Silva o "He Man", não aprecio o esporte que ele praticava, mas, ele fez história na cidade de Mossoró arrastando muitos seguidores às suas lutas. Ficarei atento amigão. Boa sorte e sucessos;
 = "Valeu Hermes, estamos sempre atentos. Dagmar Marques Ferreira Gurgel". – Gratíssimo companheira, precisamos nos organizar mais e melhor. Governo DEMolidor dos serviços públicos não para de juntar os impostos arrecadados. Saúde paz a você e família;
 = Há 93 anos (11/04/1919) era criada a OIT – Organização Internacional do Trabalho, é uma agência multilaral ligada à ONU, especializada nas questões do trabalho.
**********PANO RÁPIDO**********
 - Memória: Na edição no 366/2010 (de 08/09), relatamos os seguintes temas: Caminhadas Rápidas Podem Prevenir 10 Mil Casos de Câncer; Rádio Comunitária – Sai Aviso de Habilitação; Palestra Sobre Fundações Privadas; Quarteto em Cy; FIQUE SABENDO: Pátria e Plebliscito;
 - Caminhada Histórica de Mossoró - A Primeira Caminhada Histórica de Mossoró – História e Cultura, Passo a Passo está - agendada para ser realizada no dia 25 de maio deste ano. O evento deve ser inserido no roteiro turístico mossoroense. Ao sucesso. Coordenação do pesquisador. FONTE: Coluna Turismo – Por Lizt Madruga, www.gazetadooete.com.br, em 07/04/12.
 - Show Imperdível – Jessier Quirino volta a Mossoró para apresentar "Barro Novo", será no Teatro Dix-huit Rosado às 20h do dia 13/04/2012;
- Dia: hoje é Dia de Intendência – Exército Brasileiro, do Obstetra, do Cosmo e Dia da Parteira. Amanhã será Dia do Hino Nacional, do Office-boy, dos Jovens e Dia Internacional do Beijo.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos obstetras, parteiras, office-boys e beijoqueiros e beijoqueiras.
Quem CANTA...
"Splish Splash! / Fez o beijo que eu dei / Nela dentro do cinema / Todo mundo olhou e condenando /Aha! Aha! / Só porque eu estava amando...".  ("Splish Splash" - Composição: Bobby Daryn/Jean Murray, versão de Roberto Carlos e Erasmo Carlos – Canta: R. Carlos).
...OS MALES ESPANTA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.jornalporanduba.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário