quarta-feira, 21 de março de 2012

DC - Coluna de Notícias 499. (Anexo: Janelas da Vida).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 499 (geral) e 14ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

 

Mossoró/RN, quarta-feira, 21 de março de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 13ª/52, Dias: 81/366 e faltam 285 dias para término do ano.

"Causo democrático!"

Mané Beradeiro e ditados sertanejos: "É no saculejo do Pau de Arara que a mudança se ajeita". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:


Sem tempo para pensar melhor no que se comentar, lembro aos leitores que na próxima sexta-feira (23) o Teatro Riachuelo, em Natal, apresentará nada nada menos que Alceu Valença!!! E no sábado (31) será a vez do quase setuagenário Gilberto Gil, no mesmo local. E por aqui? Nas plagas de Mossoró? As mesmas bandas dos quase todos finais de semana de todas as temporadas de todos os anos! Plagiando o Tio Colocou, vou escutar "Pare o Mundo que Eu Quero Descer" (do Silvio Brito) pra ver se esqueço... . Boa leitura nobre leitor/a.


IRRF: PASSAGEIRO PRESO AO TENTAR VIAJAR COM DÓLARES NÃO DECLARADOS – A Receita Federal, em operação conjunta com a Polícia Federal, apreendeu nesta segunda-feira (19), no aeroporto de Brasília um passageiro tentando embarcar com destino a Miami conduzindo US$ 200.000 não declarados. Após a apreensão e contagem do dinheiro, o passageiro foi conduzido para a Superintendência da Polícia Federal, onde foi autuado em flagrante por evasão de divisas.


Estas apreensões decorrem da permanente troca de informações da Receita Federal com o ICE (Immigration and Customs Enforcement) dos EUA, visando a identificação de passageiros de risco. Qualquer passageiro que pretender sair do país com quantia superior ou equivalente a R$ 10.000,00 está obrigado à apresentação da DPV - Declaração de Porte de Valores, que será validada no ponto de embarque por um Auditor-Fiscal da RFB. FONTE: www.receita.fazenda.gov.br/.


ATINGIDOS POR OBRAS DA COPA 2014 TEM MS NEGADO – O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Ibanez Monteiro da Silva, indeferiu um Mandado de Segurança impetrado pela Associação Potiguar dos Atingidos pela Copa de 2014 e mais dois autores contra um Decreto da Prefeitura de Natal que trata da desapropriação de imóveis para viabilizar as obras de mobilidade urbana da cidade para a Copa do Mundo. Na ação, são réus a Prefeita do Município do Natal/RN, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB e o Secretário Municipal da SEMOPI, e a EIT Empresa Industrial Técnica SA, empresa executora das obras.

No Mandado de Segurança, os autores alegaram ilegalidades e inconstitucionalidades do Decreto n° 9.635, de 07 de março de 2012, do Município de Natal, cujo art. 2° dispõe: "os imóveis de que trata o artigo anterior serão desapropriados com a finalidade de viabilizar a execução das obras de mobilidade urbana da Cidade do Natal para a Copa do Mundo de 2014".


O juiz baseou sua decisão na Súmula 266 do STF, que "não admite a utilização de mandado de segurança contra lei em tese. Indeferimento da inicial com base no art. 10 da Lei 12.016, de 07 de agosto de 2009. Não é o mandado de segurança o meio idôneo para se obter a declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual (RSTJ 62/247)". (Mandado de Segurança nº: 0801462-07.2012.8.20.0001). FONTE: www.tjrn.jub.br, em 20/03/2012.


CINECLUBE EXIBIRÁ "NA LINHA DE FOGO (Sams Song / The Swap)" no próximo sábado (24), a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste, após ocorrerá o costumeiro debate. Um filme de ação com duração de 86 minutos, originário dos EUA em 1969, sob a direção de John C. Brodrick/John Shade. Lembrando que a entrada é livre e o Hotel Villa Oeste está situado a Av. Presidente Dutra, 0870 – Ilha de Santa Luzia, Mossoró/RN.


Sinopse - Uma história de falsidade e decadência na alta sociedade. O jovem Sam (Robert De Niro), foi um jovem e promissor diretor de cinema que apareceu no meio da alta sociedade de Long Island e logo começou a filmar o que não devia, revelando os "talentos secretos" de seus novos, importantes e ricos, amigos. Assim, ele mergulha no perigoso reino da chantagem política, traições impetuosas e assassinato a sangue-frio. E agora, está perto de descobrir segredos importantes e que sua vida corre perigo mortal. Está é uma marcante história de ambição impiedosa e violentas traições, onde para se descobrir quem foi o assassino, é preciso primeiro juntar as peças para depois saborear o doce sabor da vingança.


SYMARA TÂMARA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nossa correspondente e polivalente volta a série para fechar sua agenda do mês!

Olá amigos! Para a segunda quinzena de março é com toque de poesia decantada de sensibilidade que divulgo a nossa agenda, para que aproveitem esse clima lírico com o que há de melhor na MPB. Aguardamos vocês! Grande abraço!


22/03 (quinta-feira) - Symara Tâmara e Moisés Moraes tocam clássicos da MPB no Restaurante Acapulcos, às 23h.


24/03 (sábado) - Symara Tâmara, acompanhada dos músicos Moisés Moraes (violão) e Marcondes Silva (bateria), canta clássicos da MPB na Praça de Convivência, às 20h.


29/03 (quinta-feira) - Symara Tâmara, acompanhada dos músicos Moisés Moraes (violão) e Osman Carlos (sax e percussão), tocam em recepção de casamento no Josué Buffet, às 21h (fechado para convidados).


30/03 (sexta-feira) - Symara Tâmara e Moisés Moraes tocam clássicos da MPB no Tenda Restaurante, às 21h.


31/03 (sábado) - Symara Tâmara e Moisés Moraes tocam clássicos da MPB no Restaurante La Goccia Blu, às 21h.


BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (297)Caro Amigo Hermes. Cada vez melhor o DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO. Parabéns. Não gostaria de voltar ao assunto, mas o BRONCA DO LEITOR (Edição 494) nos proporciona este retorno. Raimunda Soares diz que não assiste às baboseiras do vídeo que o Pedro Bial domina muito bem por algumas horas, no "globinho prateado". Certo que em casa também evito assistir. Mas não se evita vê-las (as baboseiras) inclusive na via pública - na TV da pracinha, por exemplo. No cabeleireiro (já que virou unisex), nas salas-de-espera de qualquer das clínicas médicas ou odontológicas, que funcionam naquele horário. Quando estou presente num desses ambientes, sou forçado a assistir (ver) aquilo que não satisfaz o meu gosto. Mas, infelizmente, fazer o que? Tornar-me inconveniente porque os demais estão boquiabertos assistindo e achando bom. Embora se saiba que o nível de cultura ali é bastante baixo. Mas "uma andorinha só não faz verão", já diziam os mais experientes. O certo é que o brasileiro ainda não sabe para que sirva a televisão. Está aí para arrecadar dinheiro fácil para si e para as operadoras do 0800. Ora, se ainda não sabe escolher seu candidato em dia de eleição... . Imagine! Depois vai catar piolho usando luvas de boxe, digerindo as promessas. Forte Abraço, Amigo. José Santos DINIZ.


FIQUE SABENDO... "Os Benefícios da Água Oxigenada". Texto sugerido por Walter Silva. (FONTE: http://cristianaarcangeli.com.br/saude-e-nutricao/mito-ou-verdade-agua-oxigenada-e-mesmo-a-solucao-para-tudo/;


O texto foi enviado por um sulista a quem agradeço. Como o conteúdo pode ser útil a muita gente, decidi publicar. Walter Silva.


A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados na frente de batalha.

Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender por quê.

Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não tem interesse comercial no seu uso em larga escala.


O que se pode fazer com água oxigenada:

- Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 vol., usada para bochechos e mantido na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho.


- Manter escovas de dentes numa solução de água oxigenada conserva as escovas livres de germes que causam gengivite e outros problemas bucais.

- Um pouco de água oxigenada num pano desinfeta superfí­cies melhor do que qualquer outro produto. Excelente para usar em cozinhas e casas de banho (banheiros).

- Passada nos pés, à noite, evita problemas de frieiras e outros fungos que causam os principais problemas nos pés, inclusive o mau cheiro (chulé).

- Passada em ferimentos (várias vezes ao dia) evita infecções e ajuda na cicatrização. Os casos de gangrena regrediram com o seu uso.

- Numa mistura meio-a-meio com água pura, pode ser pingada no nariz em resfriados (constipações) e sinusites. Esperar alguns instantes e assoar o nariz. Mata os germes e outros microorganismos nocivos.


Algumas das propriedades da água oxigenada aqui listadas eu já comprovei.

A água oxigenada também é útil para remover o tártaro dos dentes: escovam-se os dentes, de vez em quando (há quem o faça todos os dias) com a escova molhada em água oxigenada e o tártaro vai desaparecendo. Eu costumo usar pasta de dentes ou elixir com flúor, depois desta escovagem...

Nota: água oxigenada a 3% (de peróxido de hidrogénio) e água oxigenada a 10 volumes, são nomenclaturas usadas para designar a água oxigenada que se encontra geralmente no mercado, que se compra em farmácias, super-mercados, etc.


Vejamos agora uma materia de 2009, que encontrei em um site da R7(TV Record).

Você com certeza já usou ou pelo menos escutou falar da água oxigenada. Mas certamente não conhece todos os benefícios que esse produto pode ter. Fora que circula na internet um email com benefícios maravilhosos do produto. E aí, será que é verdade mesmo?


Segundo o professor de Cosmetologia, Maurício Pupo, a água oxigenada foi criada quando ainda não existiam os antibióticos e havia, durante a segunda guerra mundial, a necessidade de se prevenir infecções que levariam os soldados à amputação de membros. Os químicos da época perceberam que, ao se despejar a água oxigenada sobre os ferimentos abertos, observava-se a formulação de uma espuma. Pesquisando mais a fundo descobriram que essa espuma era resultado da liberação de oxigênio livre e que esse oxigênio tinha a propriedade de matar as bactérias e fungos.


A água oxigenada é considerada um agente poderoso na destruição de bactérias e fungos que possam infectar a pele. Mas é preciso ficar atento, apesar dos benefícios deve ser usada com cuidado e sempre com a supervisão de um médico.

Maurício Pupo desmistificou algumas dúvidas sobre o uso correto da água oxigenada:


Mito e verdades...

- A água oxigenada pode ser usada para bochechos e, se mantido na boca por alguns minutos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes.

R: A água oxigenada usada nos enxaguatórios bucais para clareamento dos dentes está balanceada e diluída juntamente com outras substâncias que também protegem as gengivas. Usar a água oxigenada pura, sem acompanhamento do dentista, pode produzir sérias lesões nas gengivas e até agravar as famosas gengivites.


- Manter escovas de dentes numa solução de água oxigenada conserva as escovas livres de germes que causam gengivite e outros problemas bucais.

R: Não é recomendado deixar de molho não. A água oxigenada tem uma validade curta após exposição aos germes e pode, com o tempo, se tornar uma fonte de microorganismos mais nocivos ainda. O que se pode fazer é banhar a escova na água oxigenada borrifando-a sobre as escovas após o uso. Neste caso não é preciso enxaguar e pode deixar enxugar naturalmente.


- Um pouco de água oxigenada em pano desinfeta superfícies. Excelente para cozinhas e banheiros.

R: Mentira. A água oxigenada só está ativa quando houver a enzima catalase, presente no sangue, nos fluidos orgânicos e também liberada por microorganismos. Na presença desta enzima ocorrerá a liberação do oxigênio ativo e a destruição dos germes. Numa superfície pode não haver um número de microorganismos suficiente para produzir catalase e ativar o oxigênio ativo, tornando a água oxigenada totalmente inútil nestas situações.


- Tábuas de carne e outros utensílios são desinfetados após uso, com água oxigenada.

R: Neste caso é válido e seguro borrifar os utensílios com água oxigenada, mas sempre após a tradicional higienização com água e detergente. Neste caso a água oxigenada desinfetará os utensílios ajudando a eliminar os microorganismos que a água e o detergente não retiraram.


- Nos pés, evita problemas de frieiras e fungos que causam problemas, inclusive o mau cheiro (chulé).

R: Correto, pois ajuda a reduzir o número de microorganismos responsáveis pelas micoses e pela bromidrose (chulé).


- Passada em ferimentos evita infecções e ajuda na cicatrização.

R: A água oxigenada é um desinfetante muito usado em ferimentos. Quando corretamente aplicada evita infecções.


CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. O Ministério Público do RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 32 (trinta e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 28 de março/2012. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 3.306,20. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


PE. A UFPE – Universidade Federal de Pernambuco/PE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 125 (cento e vinte e cinco) VAGAS PARA TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS, inscrições abertas até o dia 30 de março/2012. Escolaridade exigida: Técnico / Superior. Salários: até R$ 2.989,33. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Sérgio Coelho (20/03);


 = "Prezado amigo Hermes. Obrigado pela leitura do Poranduba, a recíproca é verdadeira em relação ao Democratizando a Comunicação, não perco sua leitura nem debaixo de um pau arara. Rapaz, recebi sua solicitação de amizade pelo tal Facebuk (é assim que se escreve?), mas essas redes sociais de agora me enrrolam todo, fico mais perdido que cachorro em dia de mudança. Tentei me comunicar com você através desse facebuc e não consegui. Sim, o e-mail seu que tenho no meu arquivo está fazendo voltar as correspondências. No mais amigo velho, tudo caminhando como Deus quer, devagar, porém seguro. Abraço fraternal, Rubens Coelho." Nobre amigo e leitor Rubens, eu é que agradeço, ótima a entrevista com o homem da "Reminiscências" outro amigo Wilson Bezerra de Moura, também nosso leitor. Saúde a todos vocês!


 = "Amigo Hermes, o anexo (Edição 496) sobre a Bíblia é lindo e cheio de verdades. Quem dera que a tratássemos do mesmo jeito que cuidamos do celular. Sem querer ser exemplo para ninguém gostaria de compartilhar que venho lendo a Bíblia inteira por nove anos consecutivos, do Gênesis ao Apocalipse, é um livro formidável, vivo, presente e sobretudo repleto de Deus. Para entendê-lo é preciso que se tenha olhos espirituais, caso contrário ficaremos bobos como Nicodemos, um sábio doutor, que perguntou a Jesus: - Como poderia nascer de novo? Abraços. Como anda o estoque? Mané Beradeiro". – Verdade nobre colaborador, verdade. Têm pessoas que dorme com o celular por baixo do travesseira e não percebe a Bíblia silenciosa sobre o criado mudo. Igual àquela canção..., tô vendo tudo tô vendo tudo..., fico caladão faz de conta que sou mudo! Quanto ao estoque está muito bom, recebendo pelo celular também fica de bom tamanho, ainda temos alguma de J. de Castro, tudo para cada momento. Ah! Acompanho seu blog sempre viu! Repassei os versos para o Mário Gerson via e-mail;


 = Há 80 anos (21/03/1932) o então Presidente da República, Getúlio Vargas, criara a Carteira do Trabalho.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 360/2010 (de 18/08), relatamos os seguintes temas: Censo 2010 – 17% da População Já Foram Recenseados; Campana em Defesa do Xingu Contra Belo Monte; MEIOS Ainda Não Pagou Proventos de Julho; Pessoal do Tarará Contará História dos 60 Anos da Difusora; José Ferreira Filho – Presente!; Bronca do Leitor (175) – Luiz Dambroski; FIQUE SABENDO: Dia da Independência do Afeganistão – 18 de Agosto;


 - NOTA DO PT - O Partido dos Trabalhadores, orgulhoso da lição de democracia que pautou o debate, na impressa local nos últimos dias, em torno das teses "Candidatura Própria X Aliança", vem de público, através do seu presidente, agradecer aos 322 filiados que participaram da consulta interna neste último domingo (18/03) na sede do SECOM – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE MOSSORÓ E MÉDIO OESTE DO RN. A tese da Candidatura Própria foi a vencedora com 162 votos e é, portanto, a partir dessa decisão democrática que o Partido dos Trabalhadores traçará o seu caminho para a disputa rumo a prefeitura de Mossoró em 2012. Parabéns aos filiados e simpatizantes que de forma honrosa valorizaram esse momento. Saudações PTistas. Francisco Valdomiro de Morais – Presidente do PT/Diretório de Mossoró, em 2/03/2012;


 - ADUERN ELEGERÁ REPRESENTANTES - Nesta quinta-feira, 22, será realizada Assembleia Geral Extraordinária, na sede da ADUERN/Mossoró – Associação dos Docentes da Universidade do Estado do RN, para o repasse de informes gerais e escolha de três representantes docentes para o Conselho Universitário da UERN (CONSUNI). O encontro da categoria se dará em primeira convocação, às 8h30, com 20% do número de sindicalizados. Às 8h45, em segunda convocação, com 10% desse total. Ou ainda às 9h, em terceira e última convocação, com qualquer quorum;


 - Dia: Dia Internacional da Floresta, Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, Dia Mundial da Infância e Dia Mundial da Poesia. Amanhã (22) será Dia Mundial da Água.


DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes em defesa das florestas, movimentos racistas, poetas do mundo inteiro e agentes em defesa da água.

Quem CANTA...

"Água que nasce na fonte / Serena do mundo / E que abre um Profundo grotão / Água que faz inocente / Riacho e deságua / Na corrente do ribeirão...".  ("Planeta Água" - Composição: Guilherme Arantes – Canta: G. Arantes).

...OS MALES ESPANTA.


VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.jornalporanduba.com/.


*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário