sábado, 10 de março de 2012

DC - Coluna 496 (Anexo: A Bíblia e o Celular).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 496 (geral) e 11ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

 

Mossoró/RN, sábado, 10 de março de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 11ª/52, Dias: 70/366 e faltam 296 dias para término do ano.

"Causo democrático!"

Mané Beradeiro não perde lances, nem em roda em pracinhas: "Um velho perguntou a outro. – Tu usas papel higiênico? O amigo respondeu: - Não! Uso sabugo. Tem três função: limpa, faz cócegas e penteia!!!". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:


Hoje quero opinar sobre as cores do dinheiro. Não é a cor dos suados reais, cédulas monetárias que labutamos no dia-a-dia e sim da cor do nosso dinheiro público usado para pintar prefeituras, viaturas e fardamentos com a finalidade "sim ton izar" com a pessoa física do administrador público. A mídia esta pinando a pele do Prefeito Vanildo Fernandes que pintou a prefeitura de Equador/RN de verde em consonância com seu novo partido o PMDB. Aqui a prefeitura só não azulou o céu porque já o é. Se Mossoró fosse cidade chuvosa e o tempo nublado permanente talvez alguém sugerisse pintá-lo lembrando que é azulzinho! Por último os Agentes de Trânsito que carinhosamente são chamados de amarelinhos foram todos azulados no fardamento e, nas viaturas (os cones seriam absurdo dos absurdos). A nível de estado todos os governos que entram cuidam logo em criar suas logomarcas e personaliza-los com suas cores sim ton izando com a pessoa numa gastança desnecessária. Nos anos 70 nós identificávamos um veículo federal pela sua cor preta e a tarja amarela e verde em suas laterais. Aqui lanço uma pergunta e quero resposta. Por que os patrimônios públicos não são pintados  e t e r n a m e n t e  com as cores da bandeira de cada município, estado e país? Com a palavra o Ministério Público, vereadores, deputados estaduais e federais. Boa leitura nobre leitor/a.


AUMENTAR PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO PARLAMENTO - Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, e os 80 anos do voto feminino no Brasil, a deputada federal Érika Kokay (PT/DF) participa de diversas atividades na Câmara dos Deputados, entre elas um Seminário em comemoração à data. Kokay defende que a reforma política, em debate no Congresso Nacional, inclua também mecanismos para diminuir a baixa representatividade das mulheres na política. "A baixa participação das mulheres na política e particularmente nos parlamentos é reflexo de uma dominação que tem o seu primeiro momento dentro de casa. É preciso desconstruir toda essa cadeia que faz com que tenhamos como sintoma dessa cadeia de dominação e subalternização a sub-representação das mulheres na política", refletiu a deputada.


Para a parlamentar a atual discussão da reforma política pode abrir espaço para novas ações de inclusão das mulheres no meio político. "O grande desafio é, no momento de discussão da reforma política, que nós possamos assegurar a alternância de gênero" e prossegue: "não podemos mais permitir que tenhamos apenas 7% de mulheres na Câmara dos Deputados. Isso fere a democracia, é vergonhoso", afirma Kokay, que alerta, também, sobre a violência contra a mulher – uma condição da sociedade que acaba se refletindo na política. "Não podemos admitir que a cada 15 segundos temos uma mulher vítima de violência. Essas coisas são aparentemente distantes, mas elas são imbricadas" - defende Kokay.


JUSTIÇA MANDA GOVERNO GAUCHO PAGAR PISO A PROFESSORES - A Justiça Estadual do Rio Grande do Sul determinou que o governo cumpra a lei do piso nacional do magistério e pague aos professores da rede o valor determinado para 2012 de R$ 1.451. O juiz José Antônio Coitinho decidiu ainda que o governo gaúcho deverá pagar os valores retroativos aos profissionais da rede, com correção da inflação. Atualmente, o piso pago aos professores da rede de ensino do Rio Grande do Sul, por uma jornada semanal de 40 horas, é R$ 977. O cumprimento da ação não será imediato porque ainda cabe recurso. No caso de profissionais com carga horária inferior a 40 horas, o pagamento deverá ser feito de forma proporcional, de acordo com a decisão da Justiça.


O juiz determinou que a previsão do pagamento do piso deverá ser incluída no orçamento do estado a partir de 2013 e em todos os anos seguintes. José Antonio Coitinho descartou ainda a possibilidade de que o valor do piso seja entendido como remuneração total. Alguns governos estaduais e prefeituras alegam que já pagam o valor determinado pela lei, ao incluir, na conta, gratificações, abonos e outros adicionais que compõem o contra-cheque dos professores. "Entender que o piso é a totalidade da remuneração implica ignorar as vantagens pessoais conquistadas pelos servidores, achatando a remuneração da categoria e colocando em um mesmo padrão remuneratório pessoal com diferentes tempos de serviço e diferentes vantagens pessoais", alega o juiz na decisão.


A Lei do Piso foi criada em 2008 e determinou um valor mínimo que deve ser pago a todos os professores de escola pública com formação de nível médio e jornada de 40 horas semanais. A legislação foi questionada por governadores no Supremo Tribunal Federal ainda em 2008, mas a Corte confirmou sua validade no ano passado. Estados e municípios alegam dificuldade financeira para pagar os valores determinados. FONTE: www.brasildefato.com.br, por Amanda Cieglinski.


SUCATEAMENTO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS – Essa semana que termina fomos procurados pela imprensa para falar da Campanha Salarial 2012 encampada pelo SINAI desde 13 de fevereiro. Disse, entre outros desmandos, que em todas as assembleias realizadas (13 ao todo) um reclamo em comum das categorias são as linhas telefônicas cortadas nos quatro cantos do estado. Fui rebatido pelo Diretor do Ceduc/Mossoró dizendo que faltei com a verdade. Voltarei à imprensa para dizer quantas e quais as repartições que não funcionam adequadamente, não só pela falta de telefones, mas por falta de condições físicas desde material humano e de expediente.


CARLOS NASCIMENTO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nosso correspondente da série vem no estilo "curto e grosso". Manda companheiro!

Caros amigos! Acesse e divulguem o mais novo site do glorioso Alecrim F.C. de Natal – RN: http://www.alecrimfc.com.br/. Abraços esmeraldinos, Prof. Carlos Nascimento (FE/UERN).


FÓRUM DE SERVIDORES DO RNAto do Forum Estadual marcou a entrega das pautas de reivindicações ao Governo do Estado. Os Sindicatos que compõem o Fórum Estadual dos Servidores (SINAI, SINTE, SINTTERN, SOEM, SINDSAÚDE e SINMED) estiveram reunidos, quinta-feira (08) durante um ato conjunto para fazer a entrega das pautas de reivindicações da campanha salarial de 2012. A atividade político-cultural promovida pelo Fórum dos Servidores nessa quinta-feira teve a participação de representantes das categorias envolvidas vindos de todo o Estado, além da Marcha das Mulheres e do Fórum das Mulheres. O movimento realizado para a entrega das pautas de reivindicação ocorreu no Centro Administrativo.


A comissão formada pelos dirigentes dos sindicatos SINTE, SINAI e SINTTERN foi recebida pelo chefe da Casa Civil, José Anselmo. As pautas foram entregues e o objetivo da luta – ter uma audiência com a Governadora - explicada ao secretário. O presidente do SINAI, Santino Arruda, e o do SINTTERN, João Luiz, falaram sobre as expectativas das categorias em obter respostas quanto à implantação dos Planos de Carreira.


Encaminhamentos


O chefe da Casa Civil disse que encaminhará as pautas aos secretários responsáveis por cada uma das categorias. No caso do SINAI todas serão encaminhadas à Secretaria de Administração. No que diz respeito ao pagamento dos Planos de Carreira, o assunto será tratado diretamente com o Gabinete Civil. José Anselmo afirmou que não será possível marcar audiência com a Governadora devido a falta de tempo na agenda da gestora. Para conhecimento da pauta acesse o site: www.sinairn.com.br/.


BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (294) – Falemos agora das velocidades exigidas na ruas e estrada deste país. A velocidade máxima é de 110km e carro é fabricado para chegar aos 240km por hora. Por que não fabricar carros com a velocidade permitida por lei? Sabemos que os homens precisam mostrar que é superior até nos erros, quando ultrapassa fora do que é permitido na legislação. Comentem. E me digam se estou errada! Tony Silva.


FIQUE SABENDO... "Privataria do SUS no RN Via Terceiro Setor OSCIPs". Texto de Luzia Bessa - Enfermeira. (FONTE: e-mail pessoal, em 08/03/2012);

Olá pessoas lutadoras em defesa do SUS.

Hoje tive a oportunidade de participar da audiência pública sobre o "Hospital da Mulher", um auditório pequeno, um calor insuportável, cadeiras insuficientes, um desconforto de sufocar todos que queriam debater o assunto, não acho que foi por acaso a escolha do local, pois muitas gente não conseguiu adentrar o recinto, ter acesso ao debate, lamentável!

Primeiro foi feita uma exposição, do meu ponto de vista, pelo procurador do estado que fez uma defesa ferrenha do modelo com as OSCIPs, como se fosse à redenção da gestão pública;


Depois foi a vez da representante da Empresa MARCA que tem sede no Rio de Janeiro que deu vários exemplos exitosos, vejam que exemplos! UPA de Pajussara em Natal, outras do Estado de São Paulo, citou que será igual a administração da Liga contra o Câncer, etc, alguns exemplos uma lástima, uma vergonha. Citou que a lei permite, e que a saúde não é privativa do estado.


Sobre os Recursos Humanos: Total 437 trabalhadores, fora os médicos, e porque? Médico não é trabalhador?


Custo financeiro inicial para o estado: investimento em equipamentos e etc: mais de R$ 3 milhões de reais;


Custo financeiro mensal para o estado: mais ou menos R$ 2 milhões e meio por mês para custear um total de 43 leitos, dentre estes são 9 de UTIs adulto e 7 de UTIs Neonatal, os dados acima citados foi dado pela representante da Empresa MARCA senhora Rose Bravo.


O Ministério Público de Mossoró abre Inquérito Civil, no debate com uma postura séria, fez intervenções importantes e questionamentos sobre todo o processo deste novo serviço que será inaugurado no dia 8 de março de 2012.


Questionamos porque o Controle Social em especial o Conselho Estadual de Saúde não estava presente na mesa;


O Conselho Municipal de Saúde de Mossoró completamente omisso;


Porque a governadora não se utiliza do exemplo das administrações das UPAs do Santo Antônio, do Alto de São Manoel e do PAM do Bom Jardim em Mossoró, estes sim, podemos nos orgulhar e citar como exemplo exitoso como um serviço de qualidade porque conhecemos, administrados por competentes trabalhadores e trabalhadoras da nossa cidade, que levam a sério cada centavo investido no SUS;


Aos concursados do estado, lamentavelmente ficarão na expectativa de no futuro serem chamados, é uma tamanha falta de respeito com pessoas que estudaram, deram horas, dias e meses de seu suor para garantir uma vaga num concurso público e não ter seu direito assegurado;


O pior de tudo isso expresso na maioria dos que defendem as OSCIPs é que tentam justificar a necessidade desse tipo de administração pelo terceiro setor, por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal, e isso é uma falácia, pois em apenas um único artigo se apegam esses defensores, porque sabemos muito bem que existem várias formas para que o dinheiro público seja utilizado diretamente pela administração pública. "Atravessadores só encarecem".


Pena que a Governadora Rosalba e a Prefeita Fátima Rosado durante 20 anos no comando do executivo Mossoroense não tenham conseguido tamanho feito, agora vem uma Empresa do Rio de Janeiro administrar a tão sonhada Maternidade Pública de Mossoró.


Faço um chamamento, um apelo, precisamos fiscalizar cada real que sai dos cofres públicos, o controle social, os sindicatos e a sociedade em geral tem uma grande e árdua tarefa.


Deixamos muito claro que somos totalmente a favor da abertura do "Hospital da Mulher em Mossoró", só não concordamos com essa forma de investimento na saúde com dinheiro público por empresa do terceiro setor as OSCIPs. Temos competentes profissionais para administrar esse hospital, disso não tenhamos dúvidas.


AbraSUS para tod@s, Luzia Bessa militante e trabalhadora do SUS.


CONQUISTE SEU EMPREGO: BA. A Câmara Municipal de Ibotirama/BA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 22 (vinte duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições aberto até o dia 16 de março/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 3.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


CE. A Prefeitura de Fortaleza/CE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 217 (duzentas e dezesete) VAGAS PARA MÉDICOS, inscrições abertas até o dia 18 de março/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 5.541,54. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********

 = "Adoro esse jornal tão completo em informações, que faço questão de enviar até pra outros Estados! E muitos agradecem! Parabens, amigo Hermes! Vemos o anexo!!!!! Vemos a reflexão, musica, humm! Obrigada Deus, pelas nossas vidas e por podermos desfrutar tudo que o Senhor nos dá! Ceição Bezerra". Querida Conceição Bezerra, sinto sua falta lá no Ceduc – Sta. Delmira. Sem você a visita ficou mais curta. Beijo no coração. Te cuida e aproveite a vida com as bênçãos de Deus;


 = "Amigo Hermes, O nosso Democratizando a Comunicação, está ficando cada vez melhor, inclusive, uso de muitas informações do DC, em nosso Jornal Poranduba (www.jornalporanduba.com) que por sinal está na 5ª edição on line, desde sábado. Acesse e mande-nos suas críticas sugestões sobre o mesmo. Para nós são muito valiosas. No mais, tudo bem. Grande abraço, Rubens Coelho". – Amigo e companheiro de lutas RC, já que queres uma crítica, tomo coragem... é... que.. se... . Bom, arranje um jeitinho (sem ser aquele brasileiro) e faça pelo menos uma edição por semana. Pronto!, boa ou ruim taí a crítica em tom de sugestão. Ah! Dos entrevistados por vossa senhoria somente não conhecia a Marina Clara Davi Guimarães (em Novembro/2011), daí fiquei sabendo tratar-se da bela filha dos amigos Nazaré Davi/Celeste Guimarães e sobrinha do outro amigo Paulo Davi. Parabéns por tudo, extraordinário  e culto Poranduba, pelas entrevistas e fazer parte da nossa amizade e lista de leitores. Saúde e Paz;


 = "Valeu! Beleza e muito obrigado. Grande Hermes. Att. Cezôca". – Grande Cezôca, obrigado amigo, por nos acompanhar. Saúde e paz;


 = Há 33 anos (10/03/1979) foi era inaugurada a Cadeia Pública Dr. Mário Negócio, pelo Governador Tarcísio Maia.


**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 357/2010 (de 07/08), relatamos os seguintes temas: Alcoolismo: aprovado projeto que impede demissões; Custo de Vida Têm Variações Distintas; Genildo Costa Lança, Hoje, Livro em Mossoró; Gasolina em Mossoró é Encontrado por R$ 2,62; Bronca do Leitor (173) – Por Walter Silva; FIQUE SABENDO: Lei Torna Ensino de Música Obrigatório nas Escolas;


 - O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, está determinado em viabilizar uma reforma sindical, evitando a influência de lideranças sindicais, nada representativas. Ele é claro e objetivo: "A criação de um sindicato no Brasil, em geral, é apenas um grande negócio, que é bom só para alguns poucos, ou seja, os seus dirigentes". Para o ministro, "não surpreende a enorme quantidade de entidades sindicais de empregados e de empregadores, comandadas, há décadas, pelas mesmas pessoas". Ou seja, "um número expressivo de dirigentes sindicais se perpetuam no poder em entidades que não prestam serviços aos representados, ou prestam serviço meramente assistencial". FONTE: Revista Brasília em Dia, Edição 783, www.brasiliaemdia,, em 02/03/2012;


 - Como vai a Saúde Eclesial? - Como anda a saúde "pública" da Igreja? Os acontecimentos recentes e as estatísticas revelam uma Igreja doente, especialmente em sua hierarquia. O conhecimento que tenho desta área me permite dizer que é assustador o número de padres e religiosos pedófilos, de viciados inclusive em drogas pesadas. Aumenta cada vez mais o número de lideranças narcisistas, obsessivas, psicóticas e neuróticas. Aumentam também os casos de padres, frades e freiras com distúrbios psicológicos sérios, condenados a usar remédios controlados pelo resto da vida. Lideranças, inclusive padres e bispos, que são forçadas a sair de cena por causa de seus desequilíbrios psíquicos e afetivos. Sem falar na quantidade de padres, frades e freiras que estão com depressão. Os recentes noticiários de brigas internas no Vaticano, emitido por meios de comunicação sérios, revelam um corpo cuja cabeça está seriamente doente . Por José Lisboa Moreira de Oliveira – Filósofo e Doutor em Teologia. FONTE: http://www.adital.com.br, em 08/03/12;


 - Dia: hoje é Dia das Sociedades Amigos de Bairros, Dia do Conservador, Dia do Sogro e Dia do Telefone.


DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos amigos de bairros, conservadores, aos sogros e aos profissionais em telefonia.

Quem CANTA...

"Meu caro amigo eu quis até telefonar / Mas a tarifa não tem graça / Eu ando aflito pra fazer você ficar / A par de tudo que se passa...".  ("Meu Caro Amigo" - Composição: Chico Buarque. Canta: C. Buarque).

...OS MALES ESPANTA.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.jornalporanduba.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário