quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

DC - Coluna de Notícias 491. (Anexo: A Saudade Fala Português).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 491 (geral) e 6ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

 

Mossoró/RN, quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 9ª/52, Dias: 53/366 e faltam 313 dias para término do ano.


"Causo democrático!"

Mané Beradeiro divulgando frases lapidares de amigo seu: "O trânsito estava engarrafado. O guarda veio, colocou uma rolha e foi para casa.", por J. de Castro (mora em Natal, é poeta, jornalista profissional, trabalha em educação e é membro da SPVA-RN - Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN). Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:


Terminado o período carnavalesco e verão, que o antecedeu, o país voltará à normalidade paulatinamente. O comércio e bancos funcionam a partir do meio dia de hoje, os serviços públicos chamados de essenciais continuam sem alterações e os demais, boa parcela voltam amanhã e a sua totalidade na segunda-feira (27). Aí vamos trabalhar para quitar os impostos e tributos por uns noventa dias e ao final já estamos na cidade junina e as eleições em total efervescência. Boa leitura nobre leitor/a.


FÉRIAS DE 60 DIAS PARA TODOS OS TRABALHADORES BRASIELIROS - A edição de segunda-feira (13) do programa de entrevistas Roda Viva, apresentado pela TV Cultura de São Paulo, vai causar polêmica nacional e abrir a reação de empresários e empregadores. O desembargador paulista Nelson Calandra, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), fez uma proposição bombástica: férias anuais de 60 dias para todos os trabalhadores brasileiros.


Durante o programa, Calandra foi várias vezes questionado sobre benefícios de que desfruta a magistratura brasileira - principalmente os dois meses de descanso, além dos dias de recesso, feriados e feriadões. Diante de uma das primeiras perguntas feitas no programa, Calandra ficou praticamente sem resposta. "Por que os juízes tem direito a 60 dias de férias se todos os outros trabalhadores têm apenas 30 dias?", questionou o apresentador do programa, jornalista Mario Sérgio Conti.


Depois de tentar explicar o inexplicável dizendo que "os juízes aproveitam as férias para estudar os processos acumulados", Calandra buscou uma saída apaziguadora. "Na verdade nós queremos que esse benefício seja estendido para todos os trabalhadores" - disse o presidente da AMB.

O jornalista Fausto Macedo, do jornal O Estado de S. Paulo, o mais incisivo ao questionar privilégios da magistratura, lembrou que a maioria dos desembargadores do TJ-SP - ao qual pertence Calandra - vende suas férias, embolsa bom dinheiro e, assim, os processos continuam acumulados (...). FONTE: Espaço Vital, na base de dados do sitio: www.endividado.com.br, em 15/02/12.


MANIFESTAÇÕES CONTRA A VALE se espalha pelo mundo - Desde o começo do ano houve praticamente um protesto popular por semana contra a Vale, com bloqueio das operações da empresa. Em janeiro e fevereiro, houve manifestações em Açailandia e Buriticupu (Maranhão, Brasil), Cateme (Moçambique), Sudbury (Canadá), Morowali (Indonésia) e agora na Colômbia. Já em Altamira, no Pará, onde a Vale é sócia do consórcio que constrói a hidrelétrica de Belo Monte, manifestantes ocuparam a primeira barragem do rio Xingu e interromperam os trabalhos das máquinas.


Coincidentemente, o último conflito na Colômbia aconteceu exatamente nos dias em que a Vale divulgou seus lucros bilionários e novos recordes de investimento e renda. "São duas faces do mesmo 'desenvolvimento', que atropela sem escrúpulos as comunidades que habitam as regiões onde a Vale faz seu lucro estratosférico", afirma Andressa Caldas, do Movimento Internacional dos Atingidos pela Vale. FONTE: www.brasildefato.com.br/.


A QUARTA-FEIRA DE CINZASé o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma) ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.


Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimónia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.


Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após do carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.


SINTAUERN INICIARÁ DEBATES EM MARÇOA direção do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UERN dará início para as tomadas de decisão de diversos assuntos de interesse geral da categoria. Entre eles estão a Reestruturação do PCCR, reforma do Estatuto Geral do Sindicato e a Eleição para Conselho Fiscal. Uma assembleia geral será convocada logo após o período carnavalesco, segundo nota no sitio oficial do sindicato: www.sintauern.org.br/.

NOTA DO EDITOR. Esperamos que a assembleia seja convocada para todos os assuntos citados em nota, e não somente para a eleição do CF. Todos carecem de urgência urgentíssima!


JANJÃO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nosso correspondente e leitor vem da Região Sul do país, manda companheiro!

PESSOAL: hoje tem inicio, ás 14h na Câmara Municipal de Limeira/SP, a Sessão de Julgamento do Prefeito Afastado, agora investigado criminalmente pela Justiça, Silvio Félix (PDT). É muito importante a participação popular, pois ela fez a diferença até agora. Limeira/SP precisa ser passada a limpo. Vamos passar este e mail adiante. Abraços, João Geraldo Lopes Gonçalves – Janjão.


BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (289)O jornalista Esaú Andrade morreu (17/02/2012). Difícil de aceitar que alguém tão jovem tenha sucumbido diante de um acidente terrível causado por quem não tem o menor respeito pela vida das pessoas. Quem deixa animais pastando à beira de estradas é mais do que uma besta quadrada — sem trocadilhos —, mas principalmente é um assassino em potencial. Não há desculpa para isso, caro leitor. Nem a conversa mole de que não tem como dar de comer aos animais. Quadrúpedes têm de estar em currais ou dentro de cercados. Nunca pastando em acostamentos ou passeando em pistas de rolamento. FONTE: Coluna Primeira Mão, por Pedro Carlos – jornalista, www.correiodatarde.com.br/.


FIQUE SABENDO... "O desejo de poder nos dá provas da falta de amizade entre as pessoas". Texto de Vinicius G. A. Guerra. (FONTE: e-mail pessoal em 19/02/2012);


Condução da mente humana

a viver uma vida morta.


Todo indivíduo que anseia por poder, por dominação sobre o seu semelhante está contribuindo para a perpetuação do maldoso jogo psicossocial que escraviza a mente humana. De nada nos adianta usar de explicações, desculpas, quando queremos esse maldito poder. Um Verdadeiro Ser Iluminado possui o Verdadeiro Poder, porém, não o deseja. Não entendam que ele (o auto-iluminado) rejeita o poder ou faz outra rejeição psicológica qualquer, pois, o que ele rejeita decididamente e sem a atuação da autônoma rejeição psicológica é essa luta insana e injusta para conquistar poderes.


Ele (o auto-iluminado) pode, quando necessário, fazer uso do esquematizado, do pré-moldado "poder" social, quando, por real necessidade, para desempenho de alguma função social. Mas ele não se identifica com esse enganador "poder", pois, ele, na verdade, só se utiliza da ferramenta-pensamento para alcançar certos resultados, mas, como já falei, não se identifica com ele.


Na verdade, todo o mal está - como já mencionei noutros textos meus - no desejar, no almejar por alguma coisa. Por mais incrível que não pareça, esse movimento do desejo cria os seus artificiais ideais, que são os principais fatores de condução da mente humana a viver uma vida morta, uma vida destituída de verdadeiros valores, de verdadeiros sentidos. É assim que cedemos ao movimento psíquico que nunca pára e, assim, afastamos de nós mesmos toda e qualquer possibilidade de conhecermos a Verdadeira amizade e o Verdadeiro Reino dos Céus.


Como as coisas se tornaram esquisitas, pois, é importante observar que todas as pessoas estão procurando, estão desejando, de uma forma ou de outra, as suas felicidades, mas é lastimável dizer que elas enquanto procurarem por suas felicidades, só estarão afastando de sis mesmas, toda e qualquer possibilidade da Verdadeira Felicidade se manifestar. Observem que este enganador jogo psicossocial nos promete poder e ostentação para alcançarmos a "felicidade". Isso é muito triste, pois, toda a humanidade se encontra dentro de infindáveis sofrimentos, por conta da continuação do que nos engana.


Agora eu pergunto: Qual de nós deseja realmente largar esse jogo mesquinho e enganador? Podemos – como falou o Cristo – servir a dois senhores ao mesmo tempo e tornar ambos satisfeitos? Claro que não, não é mesmo? Pois, se estamos atendendo ao "poder" do mundo, não podemos atender ao Verdadeiro Deus, à Verdadeira Vida que nos gratifica com a Verdadeira Felicidade.


Toda "autoridade" conquistada é do mal. Toda ela corrompe as mentes que lhes são sujeitas. Esse é um "bem" social – na verdade, um mal – que corrompe e leva à arrogância, para, no final, transformar-se em tirania maldosa, em ditadura criminosa, etc. É interessante notar que isso - esse movimento - a sociedade não condena, pois, ela só quer atuar nos resultados finais. Mas que absurdo! Incentiva, incentiva para depois condenar.


Temos que ter muito cuidado com a atuação da ilusão nas nossas mentes, pois, não podemos nos forçar à condição de não querer. O verdadeiro não querer é muito diferente do desejo de querer "não querer".


CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A POTIGÁS – Companhia Potiguar de Gás realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 61 (sessenta e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 09 de março/2012. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 6.330,91. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


NACIONAL. A Prefeitura de Maceió/AL realizará CONCURSOS PÚBLICOS, oferecendo 289 (duzentas e oitenta e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, INSCRIÇÕES PRORROGADAS até o dia 09 de março/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 1.175,28. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabeniza-lo/a(s) no(s) dia(s) 22 = Crispiniano Neto;


 = "Prezado amigo e irmão Hermes: A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema "Fraternidade e Saúde Pública", cujo objetivo geral pode ser dividido nos seguintes três pontos: 1) Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil, em vista de uma vida saudável; 2) Despertar o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos; e 3) Mobilizar por melhoria no sistema público de saúde. Dou meus parabens à CNBB, pois desde a primeira semana de janeiro tento marcar um clinico geral pelo SUS e não consigo. Qualquer esforço para melhorar a saúde do povo merece apoio. Luiz Carlos Dambroski". -  É nobre Dambroski, sabemos da importância do tema, porém, as autoridades públicas priorizam os interesses particulares. Os próprios claro! Confiando na galera do provo desunido é poder mais nutrido;


 = "Caro Hermes: são muito valiosas suas informações as quais não as guardo só pra mim, faço questão de divulga-las o máximo aos meus contatos até de longe, que também adoram esse misto de cultura, lazer, utilidade etc... . Ficarei atenta às informações sobre a Assembleia da FUNDAC proximo dia 1º de Março!2012. To na torcida!!!! Abraço fraterno. Ceição Bezerra". – Certo amiga Conceição, as assembleias já começaram e está confirmadíssima a da fundação. Amanhã começaremos as visitas de mobilização nas unidades;


 = Há 22 anos (22/02/89) foi criado o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, pela Lei nº 7.735.


**********PANO RÁPIDO**********

 - MEMÓRIA: Na edição no 352/2010 (de 21/07), relatamos os seguintes temas: Bancos Geram 2.840 Novos Empregos no 1º Trimestre; DETRAN/RN Marca Encontro com Grevsitas; Conselho de Economia/RN Promove Curso; Mané Beradeiro Será Mestre Cerimônia; Bronca do Leitor (169) – Itamar de Sousa; FIQUE SABENDO: 20 de Julho/1969 – Chegada do Homem à Lua;


 - I CONFERENCIA NACIONAL DE ATER - ORIENTAÇÕES AOS EXTENSIONISTAS RURAIS - Prevista para se realizar entre 23 a 26 de abril de 2012 com a participação de 700 delegados terá como tema: ATER para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural. Para atender o objetivo de apontar diretrizes para a construção do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão - PRONATER, com a ativa participação de todos os entes federados e da sociedade;


 - UERN-MOSSORÓ RECEBE LOUVORES - OAB Nacional sinalizou recentemente que a famosa Farn - UNI/RN - Universidade do Rio Grande do Norte é uma das melhores do Brasil e do Rio Grande do Norte. O sério reconhecimento qualifica, também, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, onde fiz o curso superior de Jornalismo) e a Universidade do Estado do Estado Rio Grande do Norte (UERN-Mossoró). A trilogia universitária que está na rota nacional de um ensino sério e responsável é um orgulho para todos nós. FONTE: www.gazetadooeste.com.br, Coluna turismo – Por Liszt Madruga em 17/02/12;


 - Dia: ontem (21) foi Dia Internacional da Língua Materna e Dia do Cumpra-se (que nenhuma lei promulgada de Lisboa fosse obedecida -1821. Amanhã será Dia do Surdo Mudo.


DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos carnavalescos e carnavalescas!

Quem DECLAMARA...

"Nas minhas reflexões / De poeta sonhador / O carnaval é uma festa / Onde se perde o valor / Os conceitos são perdidos / E os princípios são vendidos / Sem uma prova de amor... ."  ("O Carnaval é uma festa" - Composição: Davi Calisto Neto – Poeta Cordelista).

...DA VIDA NÃO RECLAMA.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário