sábado, 4 de fevereiro de 2012

DC - Coluna de Notícias 486. (Anexo: Entre de Peito Nessa).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 486 (geral) e 2ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Descrição: 1466240241

Mossoró/RN, sábado, 04-feira, 03 de fevereiro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 5ª/52, Dias: 35/366 e faltam 331 dias para término do ano.

 

"Causo democrático!"

Mané Beradeiro divulgando frases lapidares de amigo seu: "A carne é fraca, mas o preço é forte", por J. de Castro (mora em Natal, é poeta, jornalista profissional, trabalha em educação e é membro da SPVA-RN - Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN). Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:


O movimento sindical já dá sinais de preparo para mais um ano de muita luta contra os ataques do governo. O Fórum de Servidores, leia-se, SINAI, SINTE e SINTTERN, reuniram-se na última quarta-feira e entre outros debates, decidiu protocolar na governadoria, na tarde de ontem, ofício solicitando audiência com a governadora ainda na próxima semana. Eu disse ainda porque Rosalba Ciarlini comprometeu-se em conversar com os sindicalistas assim que tomasse conhecimento dos dados do último quadrimestre, não dá pra ficar na espera, pois, a Campanha Salarial 2012 junto aos servidores começará no dia 13 e muitas são as pendências de 2011, entre elas as parcelas dos PCRRs não quitadas conforme lei e descompromissos da própria Rosalba. Por falar em movimento sindical, o SINTAUERN precisa mobilizar seu segmento para informar os andamentos dos acordos firmados com a greve no ano passado. Outra, levanto aqui uma preocupação para que não se vá adiante, tomo conhecimento de está havendo segregação social com servidores veteranos na UERN, onde unidades não aceitam receber servidores que trabalham décadas em regime de 30h, ou seja, expediente único. Taí um ponto de pauta para a próxima assembleia! Boa leitura nobre leitor/a.


DROGAS: CONSUMO (IN)CONSCIENTE - O dicionário Aurélio define droga como "coisa de pouco valor; enfadonha; desagradável". Esta definição superficial não nos ajuda a entender o complexo processo de desenvolvimento social e científico feito pelo ser humano ao longo de seu caminhar histórico.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como droga, "qualquer entidade química ou mistura de entidades que alteram a função biológica e possivelmente a sua estrutura". Esta definição nos coloca frente a um debate complexo sobre os tipos de droga existentes, o sentido dado às mesmas em cada contexto histórico e o real combate à cadeia produtiva das drogas na era do capital.


O relatório mundial sobre as drogas das Nações Unidas, de 2011, relata que em 2009/2010, existia até 270 milhões de pessoas no mundo, consumindo drogas ilícitas com idade entre 15 e 64 anos, o que corresponde a 6% da população deste grupo. A movimentação anual do mercado de drogas é de 500 bilhões de dólares. FONTE: www.brasildefato.com.br, em 1º/02/12/.


PUNIÇÃO PARA ESTUDANTES AGRESSORESA Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino. Em caso de descumprimento, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente. A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante.


INDISCIPLINA - De acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais que, em muitos casos, acabam sem punição. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; de Constituição e Justiça e de Cidadania. FONTE: prismasfalando.blogspot.com/.


PARA DIEESE/RN FALTA CLAREZA NOS DADOS DE ROSALBAO Fórum dos Servidores, composto pelos sindicatos que representam os Funcionários da Administração Direta e da Indireta se reuniram na tarde desta quarta-feira (1º) para analisarem os dados financeiros do último quadrimestre divulgados pelo Governo do Estado. O supervisor técnico do Dieese, Melquisedeque Silva, participou do encontro e definiu os números como genéricos, que ainda não possibilitam um detalhamento satisfatório.


Entre os pontos discutidos, um que mereceu destaque diz respeito à falta de clareza sobre a metodologia utilizada para a realização dos cálculos disponibilizados no portal do Governo. A questão foi levantada porque existem formas simples de manipulação dos dados para que eles ultrapassem o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal e, com isso, impeçam que o Governo aumente os gastos com a folha de pagamento de pessoal. Segundo Melquisedeque Silva, já foi constatado que em determinados quadrimestres o Governo usou dados de aposentados e pensionistas para aumentar o valor da folha e se manter além do limite prudencial. FONTE: www.sinairn.com.br/.


UERN: MESTRADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANASA Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas - PPGCISH, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, torna público, pelo presente Edital, o processo de inscrição e seleção de candidatos/as para o Curso de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas.


Estão sendo oferecidas 15 vagas, em duas linhas de pesquisa: Linha 1: Cotidiano, Identidades e Subjetividades; Linha 2: Linguagens, Memória e Produção de Saberes.

As inscrições serão realizadas no período de 06/02/2012 a 23/03/2012, de segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 11h e de 14h às 17h, em dias úteis, na Secretaria da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais - FAFIC, localizada no Campus Central da UERN, situado na BR 110 - KM 46, Rua Prof. Antonio Campos, S/N, Bairro Costa e Silva, CEP. 59.600-970, Mossoró-RN.


Poderão se inscrever para o processo seletivo, brasileiros/as natos/as portadores/as de diploma de curso superior na área de Ciências Sociais, Humanas e afins, obtido em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), ou estrangeiros/as e brasileiros/as que tenham concluído graduação no exterior e dispõem de diploma revalidado pelo MEC. Mais informações no edital pelo site: Fonte: http://www.uern.br/.


GENILDO COSTA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nosso poeta e cantador popular anda empolgadíssimo e saiba o motivo:

Olá amigo, neste mês de fevereiro a nossa FM EDUCATIVA 102,5 (http://educativafm102.com.br, Icapui/CE) inaugurará o projeto RÁDIO ESCOLA numa parceria com secretaria de educação do município de Icapuí e escolas do minicípio. Abração meu velho...! Genildo Costa.


BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (284) - Olha, meu caro Hermes, não concordo com voce, o BBB, é um programa que nós assistimos por que queremos, a globo é um canal aberto, é só mudar de canal. Ok. Pior são os ministros da Presidente Dilma que pegam o dinheiro e usam em beneficio próprio, ou dos seus filhos e estado. Não fazer as obras estruturante em que houve as enchentes, e nenhum são punidos, isto nós não podemos mudar, mas, o canal é simples, mudou acabou. Vai a rede vida que é um canal aberto tem missa todo hora. Deixa BBB, rolar com homens e mulheres saradas, o povo que se diverti. Nós temos o mar o ano inteiro em Tibau e o povão só vai neste período para Tibau. Dezembro/Janeiro, quem manda é o povo. Um abraço e muita saude. E viva o Big BBB. Jadismar Costa.


NOTA DO EDITOR: sem comentário amigo Jadismar, por sinal, meus comentários sobre o programa dessas siglas já fiz e não vou repeti-las por não ter mudado de opinião. Alo Prof. Diniz!!!!


FIQUE SABENDO... "O Caminho da Verdadeira Cura: façamos nossa parte!". Texto de Vinicus G. A. Guerra. (FONTE: e-mail pessoal, em 29/01/2012);

Escrevi o texto abaixo, com minhas melhores intenções de ajudar. Para quem não me conhece, não lê os textos que escrevo, afirmo, antecipadamente, que não me vejo e nem me sinto o dono da Verdade, simplesmente objetivo contribuir para melhorar as coisas, inclusive, nossas vidas e saúdes. Abraço a todos.


Estou repassando este correio, como uma forma a contribuir com esse virtuoso movimento, mas penso que se pudermos acrescentar, sem misturar ao original, algumas outras ideias, acredito que, talvez, o movimento pudesse tomar o Verdadeiro rumo das curas, inclusive da cura total.


É notório que o movimento, mais especificamente, o texto, pede que a cura seja encontrada. Ele, por si só, não determina e nem especifica o ramo do conhecimento que deverá atuar; mas só que, por medidas preventivas, antecipo minhas ideias para tentar evitar um deslize que pode ser fatal para a não-realização deste belo propósito.

Perdoem-me o intruso entrosamento, mas é porque não acredito nas medidas convencionais de cura. Principalmente, nas que se baseiam nas terapias fármacos-químicas. Na minha forma de ver, elas se desvirtuaram completamente, por consequência das misturas com interesses egoístas.


Vejo esse tipo de tratamento como uma faca de dois fios: mata e "cura". A verdade é que muitas pessoas que se submetem a esse tipo de tratamento, se aplica ao mesmo, devido a grandes sofrimentos, com um "estado de ser" de passividade psicológica (silêncio mental = fé= confiança) que permite que, apesar das poluições orgânicas causadas pelos medicamentos artificiais ingeridos, a verdadeira cura venha a se manifestar.


Falo da dissolução temporária ou definitiva de aglomerados de energias deletérias em nosso campo áurico que, quando não são dissolvidas, logo no princípio, por um tipo qualquer de terapia natural, - terapia holística, as abordagens fitoterápicas que incluem os florais, as mudanças de comportamentos e de mentalidades pela observação imparcial de nós mesmos, a mudança de nossos hábitos alimentares, exercícios, etc. - transformam-se por um processo de psicossomatização nos mais diversos acontecimentos desagradáveis, inclusive, nas doenças.


Para mim, toda e qualquer doença, acidentes e outros mais acontecimentos vêm de "cima para baixo" ou de "dentro para fora", por assim dizer. Explicando-me melhor, são nossas mentes poluídas, condicionadas por nossas próprias atitudes e ações, que criam as verdadeiras condições ambientais e energéticas para que os acidentes aconteçam, os conflitos apareçam, as doenças se instalem e se multipliquem, e muitas outras coisas mais.


Não estou culpando ninguém pelo que é ou pelo que faz, mas, simplesmente, estou afirmando que somos, nós mesmos, as causas dos nossos aparentes males.

Para mim, as bases para uma sólida saúde, encontram-se nas naturais medidas preventivas, mas, bem sei, que isso as pessoas não querem, porque foram programadas para viverem de acordo com o convencional, com o tradicional.


CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Prefeitura de Caicó/RN, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 238 (duzentas e trinta e ito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 06/02 a 05 de março/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 7.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


NACIONAL. O CONTER – Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia realizará CONCURSOS PÚBLICOS, oferecendo 24 (vinte e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 16 de março/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 2.679,50. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar o Prof. Josafá Inácio da Costa (04);


 = "Valeu Hermes. Muito obrigado pela informação. Att. Cezôca". Em 17/01/2012. Velho Cezôza, eu é que agradeço pela confiança do amigo. Saúde e paz e muito rock in roll;

 = "Hermes, querido amigo, que aconteceu com o formato do DC? Solto e feio pelo menos na forma que chegou ao meu e-mail. O formato anterior é melhor!!! E parabéns, gostei muito de saber o significado de "no frigir dos ovos"... Bjo. Ana Aires - CERES/UFRN". É comadre..., nem eu sei o que tá acontecendo. Ao distribuir a edição (anterior) percebi logo o problema, tanto que a enviei em anexo. Essa sua bronca já encaminhei ao responsável técnico pelo nosso blog. Muita paz e saúde. Outro beijo;


 = Há 113 anos (03/02/1899) nascia, em Natal/RN, João Fernandes Campos Café Filho. Foi advogado, político e único potiguar a ocupar a presidência da república do Brasil entre 24/08/1954 e 08/11/55 quando foi deposto. Faleceu no Rio de Janeiro em 20/02/1970.


**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 347/2010 (de 03/07), relatamos os seguintes temas: Carteira de Identidade Terá Novo Modelo; Programa Revista da Rural Está de Volta; Democratizando o Cinema "Laranja Mecânica"; Bronca do Leitor 166 – Prof. Iram Oliveira. FIQUE SABENDO: O que querem os bancos;


 - DETRAN - Uma derivação do Detran vai funcionar em Mossoró. Falta apenas a decisão da governadora Rosalba Ciarlini. Essa repartição vai funcionar no Show Auto Mall (antigo local do Restaurante Kancela), onde serão feitas, inclusive, as transferências e vistorias. E não apenas para os clientes das lojas de carros ali localizadas, mas para o público em geral. FONTE: Coluna Emery Costa, www.jornalomossoroense.com.br, em 03/02/2012;


 - PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DA CÂMARA – Natal. O vereador Edivan Martins, presidente da Câmara Municipal do Natal, e seus colegas estão de parabéns pela aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores Públicos da Câmara Municipal do Natal, que beneficia funcionários ativos inativos. Foi uma medida justa e perfeita, alvíssara. Coluna Turismo, por Liszt Madruga. FONTE: www.gazetadooeste.com.br, em 16/12/2011;


 - Dia: Hoje é Dia do Atleta Profissional e Dia Mundial do Câncer. Amanhã (05) será Dia do Datiloscopista.


DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos atletas profissionais, portadores de câncer e aos datiloscopistas.

Quem canta...

"Eu tomo café pra mim não chorar / Pergunto à nuvem preta quando o sol vai brilhar / Estou deitado em minha vida / E o soro que me induz a lutar / Estou na Clínica Tobias / Tão longe do aconchego do lar... ."  ("Canceriano Sem Lar – Clínica Tobias Blues" – Composição: Raul Seixas. Canta: R. Seixas).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário