sábado, 18 de fevereiro de 2012

Coluna de Noticias 890. (Anex: Teste de DNA).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 490 (geral) e 6ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

 

Mossoró/RN, sábado, 18 de fevereiro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 8ª/52, Dias: 49/366 e faltam 317 dias para término do ano.

 

"Causo democrático!"

Mané Beradeiro divulgando frases lapidares de amigo seu: "Mulher separada troca pensão por Hotel de três estrelas", por J. de Castro (mora em Natal, é poeta, jornalista profissional, trabalha em educação e é membro da SPVA-RN - Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN). Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:


Quanto Riso... Oh Quanta Alegria!!! Com essa chamada o amigo Lisboa Batista me leva ao passado nem tanto-recente. Acordo mais cedo, neste sábado de carnaval que não era assim outrora, para fechar esta edição e passo pelas páginas dos jornais local para me inteirar das movimentações carnavalescas. O amigo Lisboa Batista (Jornal De Fato) "reclama" do deserto que ficou a querida cidade de Pau dos Ferros – o que não é diferente em Mossoró. Eu já me debandei em muitos carnavais daqui, depois que acabaram com os bons carnavais de clubes: ACEU, ACDP, AABB e até no ÁLIBI em Tibau/RN. Depois de uma pausa fiquei em Mossoró para conferir o "Mossoró Tem Carnaval Tem Sim Senhor" que foi ótimo e nunca mais foi reeditado. Que saudades dos carnavais com músicas próprias de carnaval, velhas e novas, feitas para "o carnaval". Já conferi os carnavais de Olinda/Recife – Praia de Boaviagem nos idos anos de 1987, 91 e 96, É amigo..., já não temos mais de mil palhaços no salão e sim, milhões de palhaçadas com direito a paredões sem graça nenhuma, pelo menos pra mim claro. Boa leitura nobre leitor/a.


GRANDES JORNAIS EVITAM EDITORIAIS SOBRE FICHA LIMPA - Os grandes jornais do Brasil noticiaram mas praticamente não emitiram opinião sobre o resultado da votação da Lei Complementar 135/2010, a Lei da Ficha Limpa, no Supremo Tribunal Federal. Por sete votos a quatro, os ministros do STF decidiram, na quinta-feira (16/2), que a lei é constitucional, deve retroagir a fatos ocorridos antes de sua sanção e pessoas condenadas por órgãos colegiados são inelegíveis. Mas os comentários na grande imprensa, de forma geral, foram discretos.


Na edição desta sexta-feira (17/2) da Folha de S. Paulo, o editorial da página 2 do jornal tratou do desfecho do julgamento de Lindemberg Alves, condenado a 98 anos de prisão pela morte de sua ex-namorada, Eloá Pimentel. Em um texto analítico vinculado à notícia do julgamento do Ficha Limpa, a Folha discute os caminhos do Supremo e da democracia participativa moderna.


Para o professor e advogado Joaquim Falcão, autor do texto, o Brasil caminha para uma participação além das eleições, que se manifesta pela imprensa, redes sociais e até com a edição de leis – a Lei da Ficha Limpa foi elaborada por iniciativa popular e teve 1,6 milhão de assinaturas de apoio (...). FONTE: www.conjor.com.br/.


OS PAPANGU ABRE O CARNAVAL de Natal - A irreverência vai tomar conta das ruas da zona sul de Natal neste sábado. Pelo oitavo ano, o bloco Os Papangu apresenta uma das mais tradicionais prévias carnavalescas da cidade. Resgatando importantes manifestações culturais, esquecidas por muitos em tempos de folia de momo, Os Papangu destaca o autêntico frevo, marchinhas carnavalescas, além das figuras do Zé Pereira, Burrinhas de Padre e dos próprios Papangus.


A concentração acontece a partir das 17h30 na Rua Cataguase, na 1ª etapa do Conjunto Pirangi, de onde o cortejo sai para percorrer as principais ruas do bairro. A organização do bloco garante toda estrutura para os foliões, com orquestra de frevo, carro de apoio, segurança, sonorização profissional e muita alegria. Os abadás serão trocados na concentração do bloco por 2 quilos de alimentos não perecíveis, mas o acesso ao cortejo será livre e gratuito, não dependendo da aquisição do kit. FONTE: Grande Ponto, bloggp@bol.com.br/.


TERCEIRIZADOS DO DETRAN SEM PAGAMENTO – Os trabalhadores que prestam serviços de limpeza no DETRAN ainda não receberam seus salários de janeiro. O serviço é prestado através da empresa Jaguari de locação de mão de obra. Segundo informações obtidas pelo SINAI, a empresa afirma que o pagamento não foi feito por causa de pendências na liberação do orçamento do Estado.


Para a direção do Sindicato o argumento não é justificativa já que, o pagamento dos funcionários na forma da Lei, é de responsabilidade do empregador. Mas, o problema original está justamente no processo de terceirização dos serviços, adotado pelo Governo do Estado. "O governo faz a opção de pagar somas vultosas a empresários que por sua vez se encarregam de explorar os trabalhadores", protesta Santino.


Enquanto a situação não se resolve os trabalhadores terceirizados estão vivendo momentos de dificuldades, inclusive para pagar o transporte até o trabalho. A direção do Sindicato já fez a cobrança ao gestor do Detran e vai fiscalizar se esse pagamento será depositado até a próxima quinta-feira (23). O Sinai é solidário a essa causa prestando todo o apoio necessário a esses trabalhadores. "Chamaremos o Governo a sua responsabilidade e, se preciso, chamaremos o Ministério do Trabalho e denunciaremos", conclui o presidente do Sinai, Santino Arruda. FONTE: www.sinairn.com.br/.


GENILDO COSTA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Do conterrâneo norteriograndense, daqui de Grossos, cedido ao departamento de comunicação da Prefeitura Icapuí enviou o seguinte:


Oi amigos! Comunico que a FM EDUCATIVA 102,5 de Icapuí/CE, participou da SEMANA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO e inaugurou com os professores da Escola pública um projeto intitulado "RODA DE CONVERSA". Com participação excepcional dos professores e com personalidades do nosso município icapuiense. Genildo Costa – Parceiro da FM EDUCATIVA 102,5.


BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (288) – Amigo Hermes, concordo em tudo afirmado no anexo sobre o BBB. Isso realmente é deprimente e vergonhoso. Eu fico impressionado como o Pedro Bial, que eu reputava como um jornalista serio, se presta a fazer uma grande (com licença da palavra) bosta como BBB. É triste e revoltante a audiência. Um grande abraço, Marcocelio.


FIQUE SABENDO... "Alzheimer: a cada 1 minuto de tristeza perdemos a oportunidade de sermos felizes por 60 segundos". Texto de Roberto Goldkorn – Psicólogo e escritor. (FONTE: Marileide Couto, por e-mail pessoal em 17/02/2012);

Mesmo que você ainda não esteja na idade de risco do Alzheimer,

passe as informações para frente, para seus pais, tios, avós, amigos.


Meu pai está com Alzheimer. Logo ele, que durante toda vida se dizia 'o Infalível'. Logo ele, que um dia, ao tentar me ensinar matemática, disse que as minhas orelhas eram tão grandes que batiam no teto. Logo ele que repetiu, ao longo desses 54 anos de convivência, o nome do músculo do pescoço que aprendeu quando tinha treze anos e que nunca mais esqueceu: esternocleidomastóideo.


O diagnóstico médico ainda não é conclusivo, mas, para mim, basta saber que ele esquece o meu nome, mal anda, toma líquidos de canudinho, não consegue terminar uma frase, nem controla mais suas funções fisiológicas, e tem os famosos delírios paranóicos comuns nas demências tipo Alzheimer.

Aliás, fico até mais tranquilo diante do "eu não sei ao certo" dos médicos; prefiro isso ao "estou absolutamente certo de que.....", frase que me dá arrepios.


E o que fazer... para evitarmos essas drogas?


Lendo muito, escrevendo, buscando a clareza das ideias, criando novos circuitos neurais que venham a substituir os afetados pela idade e pela vida "bandida". Meu conselho: é para vocês não serem infalíveis como o meu pobre pai; não cheguem ao topo, nunca, pois dali só há um caminho: descer.


Inventem novos desafios, façam palavras cruzadas, forcem a memória, não só com drogas (não nego a sua eficácia, principalmente as nootrópicas), mas correndo atrás dos vazios e lapsos. Eu não sossego enquanto não lembro do nome de algum velho conhecido, ou de uma localidade onde estive há trinta anos.


Leiam e se empenhem em entender o que está escrito, e aprendam outra língua, mesmo aos sessenta anos. Coloquem a palavra FELICIDADE no topo da sua lista de prioridades: 7 de cada 10 doentes nunca ligaram para essas "bobagens' e viveram vidas medíocres e infelizes - muitos nem mesmo tinham consciência disso.


Mantenha-se interessado no mundo, nas pessoas, no futuro. Invente novas receitas, experimente (não gosta de ir para a cozinha? Hum...Preocupante!). Lute, lute sempre, por uma causa, por um ideal, pela felicidade. Parodiando Maiakovski, que disse "melhor morrer de vodca do que de tédio", eu digo: melhor morrer lutando o bom combate do que ter a personalidade roubada pelo Alzheimer.


Dicas para escapar do Alzheimer:


Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões. Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que NEURÓBICA, a "'aeróbica dos neurônios", é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro.


Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso; limitam o cérebro. Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios "cerebrais" que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando- se na tarefa.


O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional. Tente fazer um teste:

- use o relógio de pulso no braço direito;

- escove os dentes com a mão contrária da de costume;

- ande pela casa de trás para frente; (vi na China o pessoal treinando isso num parque);

- vista-se de olhos fechados;

- estimule o paladar, coma coisas diferentes; (conheço tanta gente que só quer comer a mesma coisa)

- veja fotos de cabeça para baixo;

- veja as horas num espelho;

- faça um novo caminho para ir ao trabalho.


A proposta é mudar o comportamento rotineiro!


Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro... . Vale a pena tentar!


Que tal começar a praticar agora, trocando o mouse de lado?


Que tal começar agora enviando esta mensagem, usando o mouse com a mão esquerda?


FAÇA ESTE TESTE E PASSE ADIANTE PARA SEUS (SUAS) AMIGOS (AS).


"Critique menos, trabalhe mais. E, não se esqueça nunca de agradecer!" Sucesso para você!!!


Obs.: Esta mensagem foi por mim enviada com a mão esquerda!


CONQUISTE SEU EMPREGO: PI. A Prefeitura de Alvorada do Gurgueia/PI realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 45 (quarenta e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 26 de fevereiro/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 3.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


NACIONAL. O STJ – Superior Tribunal de Justiça realizará CONCURSOS PÚBLICOS, oferecendo 28 (vinte e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 22/02 a 16 de março/2012. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 6.611,39. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabeniza-lo/a(s) no(s) dia(s) 18 = Flaubert Torquato e Paulo Pinto e 19 = Vera Abreu;


 = "Obrigado amigo Hermes. Tenho acompanhado seus textos e são muito bons. Fique à vontade. Um grande abraço. Vinícus Guerra". -  Disponha nobre leitor, afirmo que neste veículo sou como taxista, eu conduzo, o leitor é quem usufrui. Com a diferença de que o leitor/utilitário entra, diz o destino e sem pagar. Que é ótimo!!! Saúde amigo;


 = "Obrigada amigo, pelas felicitações pelo meu aniversário (edição 488). Grande abraço! Symara Tâmara". – Valeu amiga querida, que esta data seja comemorada por muitas décadas e todos os anos. Sucessos e avante;


 = Há 48 anos (17/02/1964) foi inaugurado o Hospital Francisco Menescal, hoje UISAM – Unidade Integrada a Saúde Mental, no bairro São José de Mossoró.


**********PANO RÁPIDO**********


 - MEMÓRIA: Na edição no 351/2010 (de 17/07), relatamos os seguintes temas: Cientistas Criam Modelo Para Estudar a Respiração da Terra; SINAI e DIEESE Monitora Finanças do Estado; A Saga da Poesia Sobrevivente; Greve – Servidores Poderão Ter Faltas Abonadas; FIQUE SABENDO: Serviço de Cardiologia de Alta Complexidade em Mossoró;


 - O CARNAVAL DE NATAL DEVE ESTAR MARAVILHOSO: "Natal está bem feliz / Nestes dias de folia / Garibaldi na Bahia / Felipe Maia em Paris / O pai, segundo se diz / Em Dubai busca repouso / Já Micarla fez um pouso / Em Miami e coisa e tal... / O CARNAVAL DE NATAL DEVE ESTAR MARAVILHOSO!". Por Crispiniano Neto". FONTE: www.defato.com.br, Coluna Prosa & Verso, por Crispiniano Neto;


 - CARNAVAL COM BANDAS DE FORRÓ – Moda besta. Esquecendo os tradicionais bailes com bandas de frevo. Isto, sim, é carnaval. FONTE: Coluna Raio X, por Ciro Ney, www.gazetadooeste.com.br, em 27/01/12;


 - Dia: ontem foi Dia do Patrimônio Histórico. Amanhã (19) será Dia do Esportista.


DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais que cuidam dos patrimônios históricos, esportistas e foliões, afinal é carnaval!!!

Quem canta...

"Nos quatro cantos cheguei / E todo mundo chegou / Descendo ladeira / Fazendo poeira / Atiçando o calor / E na mistura colorida da massa / Fui bater na praça a todo vapor... ."  ("Me Segura Que Senão Eu Caio" - Composição: Alceu Valença. Canta: A. Valença).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário