sábado, 3 de dezembro de 2011

DC - Coluna de Notiícias 476 (Aenx: Uma dessas pessoas... é você!

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 476 (geral) e 80ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Descrição: 1466240241

Mossoró/RN, sábado, 03 de dezembro de 2011. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 49ª/52, Dias: 337/365 e faltam 28 dias para término do ano.

 

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro não é Milton Nascimento mas..., sabe a dos "bares" da vida: "Luis Tavares, o gigante de Natal, estava no bar "Cova da Onça", na Ribeira. Um sujeito começou a encher o saco, importunando a todos que estavam ali. De repente Luis pergunta a ele: - Que horas são? O chato respondeu: - Dez pras onze. E Luis sentenciou: - Se continuar com esta zoada ainda pega o almoço no inferno! Não demorou muito e o priziaca saiu de fininho em busca do Caís". (Fonte: por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Espetacular o nível cultural para a reinauguração da Praça Bento Praxedes na noite de ontem. Jeomar de Castro não merecia fazer o show diferente da foram que o planejou, mais ele é super e mesmo a capela fez o seu show, que é nosso, superar em respeito ao público presente. Quanto aos discursos é aquele ditado jovial... , todo mundo no seu quadrado! Que venham mais e mais shows de qualidade, de gente talentosa de casa e de fora. Que nós mossoroenses passemos a valorizar o projeto cultural, mais um, que se inicia na Praça Bento Praxedes - que para muitos Praça do Codó (minha simpatia de infância) e que passará a ser a Praça do Xodó Bento Praxedes. Encerro esta coluna diretamente do Sêbado, veio o lembrete do Togo Ferrário sobre o relógio estacionado em 18h. Descobriu-se que o relógio é de dois tempos, o congelado e o em tempo real. Boa leitura nobre leitor/a.

5ª CIDADE A PROIBIR JORNALISTAS SEM DIPLOMA - A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), sancionou o projeto de lei que obriga os órgãos públicos do município a contratar apenas jornalistas com graduação na área para o exercício da profissão. O PL foi iniciativa da vereadora Magaly Marques (PMDB) e teve como relator Guilherme Sampaio (PT). Com mais essa aprovação, a capital do Ceará se torna a quinta cidade brasileira a proibir a contratação de jornalistas sem diploma para atuar em órgãos públicos, ao lado de Belo Horizonte, Campina Grande, Natal e Maceió. Os estados de Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul também aprovaram projetos com a mesma exigência.

No ano passado, políticos do Rio de Janeiro e do Amazonas apresentaram projetos semelhantes em seus respectivos estados, mas os PLs foram rejeitados. Os projetos foram discutidos após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em junho de 2009 derrubou a obrigatoriedade de graduação em jornalismo para o exercício da profissão. FONTE: Comunique-se, na base de dados do site: www.fresagem.blogspot.com, em 17/11/11.

DOCUMENTÁRIO SOBRE ADUERNOs alunos do 7º período de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo estão produzindo um documentário sobre a ADUERN como trabalho de conclusão da disciplina Agência Experimental em Jornalismo. A professora Márcia Pinto, ministrante da cadeira, explica que quando foi diretora da entidade percebeu a importância de registrar a história do Sindicato. "Esse documentário é importante tanto para a ADUERN quanto para os alunos. Para a entidade porque vai documentar sua história e como ela está atrelada a da UERN. Já para os alunos porque é uma oportunidade para eles colocarem em prática o que aprenderam na graduação", afirma a docente.

O professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, afirma que a diretoria do Sindicato dará todo o apoio a realização do documentário. "Essa é uma iniciativa louvável, pois retratará momentos marcantes dos mais de trinta anos de lutas dos docentes da UERN, ressaltando o papel político desempenhado pela entidade nas grandes conquistas que os professores e a UERN obtiveram nesse período", concluiu Flaubert. No total, 12 alunos estão realizando o trabalho sob a supervisão da professora Márcia Pinto. O documentário deve ser concluído em fevereiro de 2012 e o seu lançamento será realizado na sede da ADUERN em Mossoró.

CARLOS ANTÔNIO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – O querido de todos nós, Carlinhos do SECOM, é estreante da série nesta edição. Porém já contribuiu e muito com o DC – Notícias.

Bom dia! Atenção! Companheir@s, jornalistas, amigos, etc. No dia 08 de dezembro, teremos eleições para a renovação da direção do SINTE/RN - REGIONAL DE MOSSORÓ - Estou enviando CARTAZ E A PRAGUINHA - Chapa 01 - Peço que repassem e divulguem. Atenciosamente agradecemos.

APOIO: Vamos dar todo apoio a Chapa 01 dos companheiros e companheiras que provaram ser de luta no dia a dia. Professor Rômulo Arnaud (sintechapa01@hotmail.com), é a chapa que você conhece e confia e dos que nunca abandonaram a LUTA!!!! Unidade e Resistência, são algumas de nossas marcas. Saudações Sindicais e Educacionais. Um forte abraço. Carlinhos - Secom/Pastoral Operária. Mossoró-RN.

CINECLUBE EXIBIRÁ "NOVA YORK – TERRA DE NINGUÉM" neste sábado, a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste, após ocorrerá o costumeiro debate. O filme é um drama com duração de 101 minutos, originário dos EUA e lançado em 1985. Lembrando que a entrada é livre. O Hotel Villa Oeste está situado a Av. Presidente Dutra – Ilha de Santa Luzia.

Sinopse: Ao voltar para os Estados Unidos, veterano do Vietnã descobre um mundo diferente e injusto. Para mostrar sua revolta, transforma o Central Park em um campo de guerra.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (274)Na Roma antiga, qualquer criança que estivesse na rua e praticasse algo de errado, qualquer cidadão romano poderia lhe chamar atenção e até aplicar-lhe algum tipo corretivo. Mas, qual o por que de minha referência? Ontem fiquei indignado quando estava na Praça Alfredo Fernandes, antigo Cinepax, junto com a minha noiva (Giany Pedrosa), e juntamente conosco algumas famílias que passeavam no local com suas crianças. Tinham, também, um segurança municipal que ali estava para ajudar manter ordem, assim, enquanto conversávamos notamos a correria das crianças que pareciam brincar com o animalzinho, mais o que parecia uma simples brincadeira era na verdade uma brincadeira de mau gosto aliás, de péssimo mau gosto. Percebendo o que na verdade acontecia, eram as crianças querendo machucar o pequeno animal (gatinho), tudo aos olhos passivos dos pais que mais pareciam achar engraçado aquela brincadeira. Horrível!!!, um deles chegou a pisar nas costas do bichano, enquanto outro pegava seu brinquedo inflável e dava contra a cabeça do gatinho que buscou refugio próximo ao segurança que assistia a tudo com certo ar de rizo. Então, quando um deles apanhou uma lata de refrigerante e "gritou" próximo a nós que, aquilo serviria para machucar dizendo: - "Isso vai faze ele sentir dor viu!" e assim foi a gota que me nos faltou e fomos até eles, e ao segurança, e ai acabamos com aquela cena de horror infantil. Agora cada tire suas conclusões. Walter Silva.

FIQUE SABENDO... "Os Donos da Crise na Educação". Por William Pereira – Professor. (FONTE: e-mail pessoal, enviado em 26/11/2011;

Comentário que já fiz no blog do Carlos Santos: O Detran historicamente é um coito de fraudes e roubalheiras, não me estranha nada disso, os personagens apenas mudam de acordo com o tempo. Mas ficaria regozijado se fosse feita uma varredura na Educação onde tem roubalheira todo dia e nada é feito para acabar com a quadrilha educacional. De Governadores(as) ao simples ASG'S tem esquemas de roubos, propinas, desvio de verbas. Quem não rouba, não denúncia e sabe torna-se cúmplice. Escrevi vários textos que foram publicados sobre os roubos e desvios de verbas na educação. Tá na hora de alguma instituição realizar uma "Operação Escola Limpa" ou "Educação prende Ladrão".

Há um consenso geral onde todos veem e sentem a crise instalada na educação. Não é de hoje as sucessivas crises que vivemos, umas mais acentuadas que as outras, mas nestes últimos dez anos ou mais talvez tenha sido a maior de todas na história da educação no Rio Grande do Norte e em vários outros estados brasileiros. Uma pergunta paira no ar, QUEM OU O QUE GEROU E ESTA MANTENDO ESTA CRISE? A única resposta sendo a mais lógica é O GOVERNO DO ESTADO que detém o poder das decisões, os recursos financeiros, política educacional, dirige os órgãos responsáveis pela educação em geral.

Podemos enumerar vários fatores geradores desta crise, entre eles o clientelismo político, a falta de fiscalização dos recursos aplicados e do funcionamento dos órgãos responsáveis pela educação e nas próprias escolas. Um fator que ninguém gosta de citar, mas é responsável diretamente por maior parte da crise É A CORRUPÇÃO desenfreada instalada no setor educacional, do primeiro escalão até a cozinha das escolas. Ela prevalece acarretando um desgaste nas relações pessoais e de extravio do material escolar, desvios verbas, roubo ou descaso total com o patrimônio público escolar.

Vamos tentar analisar cada fator como acontece e seus efeitos imediatos na crise;

O CLIENTELISMO POLÍTICO

O clientelismo político é uma característica do estado patrimonialista, é a troca de benefícios nas atividades públicas. Os grupos políticos que administram o executivo estadual norte-riograndense gerenciam os recursos públicos como se estes fossem seus ( ANDRADE, 2005,157) juntamente com os partidos políticos que tanto precisam dos recursos da educação para suas campanhas eleitoreiras. Há uma interferência enorme desses políticos no funcionamento das escolas. Eles não aparecem, mas colocam seus correligionários para utilizar o patrimônio publico ao seu dispor ditando normas no funcionamento interno da escola, inclusive "perseguições" a funcionários que se rebelam não obedecendo a seus esquemas. Existe uma enorme dificuldade de desenvolver atividades dentro das escolas caso não seja do grupo político vigente, até se manter com sua carga horária de origem para dar espaço aos "fieis e corruptos eleitores".

Os Secretários de Educação utilizam o cargo simplesmente como meio de chegar a uma representatividade política para deputado ou senador, usando a educação como uma espécie de "curral eleitoral" para alcançar seus objetivos. Dirigentes de DIRED'S são fortes cabos eleitorais destes políticos. Diretores de escolas são induzidos a seguirem estes grupos ou obedecer a normas especificas que não contrariem estes interesses. Tudo isso acarreta uma crise estrutural e funcional sem precedentes porque as escolas não funcionam de acordo com suas necessidades e realidades intrínsecas, mas de acordo com os ditames das necessidades eleitoreira destes políticos. Portanto o clientelismo político trás a corrupção e o trafico de influencias que são duas situações nefastas para qualquer escola gerando crises e crises sucessivas.

FALTA DE FISCALIZAÇÃO

Qual o órgão responsável pela fiscalização das DIREDS e das escolas? Ele existe? Com toda certeza Não. QUEM FISCALIZA AS ESCOLAS? Ninguém. Será que os diretores de Direds conhecem a realidade de cada escola in loco, quantas escolas foram visitadas por eles?

Não se tem conhecimento dos órgãos fiscalizadores dos recursos advindo do governo nem tampouco do funcionamento das escolas em geral, se existem não funcionam, está só no papel. Não confundir as inspeções anuais de técnicos burocratas que não conhecem a realidade das escolas e quando aparecem aumenta o caos nas escolas com fiscalização do patrimônio público e funcionamento das escolas.

A falta de fiscalização séria acarreta roubos constantes do patrimônio escolar, desvio de verbas, favorecimentos políticos, funcionários fantasmas, desvios de funções, acumulo de cargos, falta de tombamento do patrimônio, inexistência de almoxarifados, contratação de empresas fraudulentas, transações ilegais entre comerciantes e diretores com favorecimento de notas frias, comissões vantajosas, peculatos e improbidades administrativas constantes, muitas vezes de conhecimento do publico em geral e das autoridades. Com uma fiscalização constante tudo isto poderia ser evitado ou minimizado. Onde não há fiscalização abre-se uma oportunidade enorme para os corruptos.

A CORRUPÇÃO

O clientelismo político junto com a falta de fiscalização juntamente com a corrupção é a mãe dos piores de todos os males sociais que destruiu até impérios gigantescos, imaginem um sistema educacional. A corrupção é caracterizada quando não se cumpre às normas e leis que regem a educação juntamente com os desvios dos recursos do Estado. Onde quer que seja se as leis não são cumpridas nada permanecera em ordem por muito tempo. As leis são as bases fundamentais da organização e disciplina em qualquer instituição e se elas não são obedecidas o resultado é imediato, a desordem prevalecerá. Os corruptos vivem exclusivamente para deturpar toda a ordem para tirar proveito próprio dos bens publico mesmo que isso cause a desgraça de muitos os levando a uma educação de baixíssima qualidade interferindo diretamente nas vidas de muitas pessoas. O GRANDE PROBLEMA É QUE ELA ESTA SENDO ACEITA COMO UM FATOR NATURAL DENTRO DO NOSSO CONVIVIO, todo mundo adaptou-se a corrupção como elemento normal que não causa nenhum transtorno dentro das escolas sendo ela a dona da crise institucional, moral e social da educação. Talvez por ser tão abrangente, gigantesca, ninguém quer ser um Davi para combater essa gigante instalada entre nós, porém juntos podemos combater esse mal.

É hora dos sindicatos vestir esta camisa deixando de desenvolver campanhas somente voltadas para questões salariais utilizando de sucessivas greves e voltar-se para uma grande campanha de conscientização, organização, mobilização, manifestações e lutar contra as causas reais que destroem as escolas juntamente com a educação que são o clientelismo político a falta de fiscalização e a famigerada corrupção que assola nossas vidas. É triste ver sindicalistas dentro das escolas sabendo de todo tipo de falcatruas e não mover um dedo sequer. É triste e suspeito.

Querer mudar sem atacar as causas principais é pura demagogia, oportunismo, peleguismo, conivência, submissão, serviência, medo, descaso e por que não dizer clientelismo político sindical visando sempre eleger-se na próxima eleição não atacando a corrupção perdendo os votos dos corruptos. Os funcionários públicos sozinhos jamais poderão levantar essa bandeira de luta sem ajuda de uma instituição organizada, experiente e voltadas para os reais problemas que afligem a educação.

"HÁ UMA TENDÊNCIA GENERALIZADA SOLICITANDO QUE OS SUBALTERNOS MUDEM DE ATITUDES. É MAIS FÁCIL O EXEMPLO VIR DO ALTO. QUEM PRIMEIRO DEVE MUDAR É O GESTOR. O PRIMEIRO PASSO PARA SE INICIAR UM PROCESSO DE MUDANÇA É O COMPROMETIMENTO DO DIRIGENTE. É NECESSÁRIO QUE ELE ASSUMA A RESPONSABILIDADE DE MUDAR IMPLANTANDO UMA NOVA FILOSOFIA DE TRABALHO DEMONSTRANDO SEU COMPROMISSO ATRAVÉS DE AÇÕES EFETIVAS. IRÁ ENCONTRAR RESISTÊNCIA. NÃO IMPORTA. NÃO PRECISA APENAS RESOLVER A MUDAR: É PRECISO AGIR!". (Parágrafo retirado da Gazeta do Oeste na Coluna Dèjá Vu, de Milton Marques, em 28/12/2003).

CONQUISTE SEU EMPREGO: CE – TER – Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizará CONCURSOS PÚBLICOS, oferecendo 45 (quarenta e cinco) VAGAS PARA ANALISTA E TÉCNICO JUDICIÁRIO, inscrições abertas até o dia 09 de dezembro/2011. Escolaridade exigida: Médio e Superior. Salários: até R$ 6.611,39. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL: O Ministério da Integração Nacional realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 52 (cinquenta e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS com salários até R$ 5.460,02. Inscrições abertas no período de 02 a 15 de janeiro/2012, escolaridade exigida: Superior. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "Olá meu caro Hermes Oliveira. Após vinte e seis anos vinculado à Saúde na cidade de Mossoró, estamos nos transferindo para a capital do estado, onde, a convite do Procurador Luiz Antônio Marinho da Silva, com quem trabalhamos na cidade de Mossoró, iremos atuar na Procuradoria de Defesa da Saúde, da Procuradoria Geral do Estado. Mantivemos os primeiros contatos na semana passada, com a Procuradora Adjunta Magna Letícia e com a Procuradora Janne Maria de Araújo. Devemos fixar residência no Bairro Tirol em Natal, o que deve acontecer a partir da segunda quinzena deste mês. Obrigado pela força e pelo incentivo que sempre nos proporcionou. José Maria Alves". Amigo e grande parceiro JMA, sucessos nesse novo desafio, e com certeza você será grandioso com novos ares na terra do sol. Grande abraço desejando e que Santa Luzia ilumine seu caminho e da sua família;

 = "Li a Coluna Arrumadinho e gostei muito abraço. Dorinha Assis". Companheira Dorinha, muito feliz em te encontrar. Canto de cá e tu canta de lá: Valeu a pena de encontrar..., Levanto sacudo a poeira e dou volta por cima;

 = "Adorei esse e-mail (Isto é Brasil - edição 473). Muito lindo. Abraços. Lúcia. Tudo bem Hermes? Não estava respondendo seus e-mails por falta de tempo. A família, vai tudo bem? e Goretti? Abraços em todos vocês. Lúcia Regina.". Graças a Deus estamos bem. Lembranças ao Edson e demais familiares com votos de Feliz Natal e Ano Novo repleto de prosperidades;

 = Há 03 anos (04/12/2008) foi fundada a AEL – Academia Estudantil de Letras de Apodi/RN.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 337/2010 (de 29/05), relatamos os seguintes temas: Trabalhador Acidentado Terá Plano de Saúde e Pensão; Soprano da FJA Ganha Concurso de Canto Lírico; De ADUERN e Descontos Previdênciários; Pessoal do Tarará e Rodovia Nordeste de Teatro; Bronca do Leitor (159) – Getúlio Leandro; FIQUE SABENDO: Para que Servem a Geografia e o Trabalho do Geógrafo nos Dias de Hoje;

 - Amizade SinceraO show "Amizade Sincera", com os cantores Sérgio Reis e Renato Teixeira, será apresentado no Teatro Dix-huit Rosado no dia 5 de dezembro. Para convidados do Villa Real Fazenda Resort. FONTE: www.defato.com. Coluna César Santos em 24/11/11;

 - PODERÃO PERDER MANDATOS - Três vereadores de Mossoró, Claudionor dos Santos (foto Agência GM), Maria das Malhas e Flavio Tácito – Flavinho -, todos do Partido Democrata (DEM), poderão perder seus mandatos eletivos. Os edis são acusados de "infidelidade partidária" pela Procuradoria Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (PRE/RN). Claudionor, Maria das Malhas e Flavinho, segundo a PRE/RN, deixaram seus partidos, PDT e PSL, respectivamente, "sem justa causa", isto é, atropelaram a lei da fidelidade partidária. Ao todo, a PRE entrou na Justiça Eleitoral contra 45 vereadores do RN, pedindo a perda do cargo eletivo por "infidelidade" partidária. Fazenda Resort. FONTE: http://gutembergmoura.com.br/ em 02/12/11;

 - Hoje é Dia: Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência Física. Amanhã (04) será Dia do Orientador Educacional, Dia do Pedicuro, do Publicitário, do Trabalhador em Minas de Carvão, Dia Internacional da Câmara Júnior e Dia Mundial da Propaganda.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos portadores de necessidades especiais, aos orientadores educacionais, aos pedicuros, trabalhadores em minas de carvão e aos propagandistas.

Quem canta...

"Meu amor está tão longe / E até já me esqueceu / O relógio lá da praça / Não se cansa de marcar / O tempo de sofrer, o tempo de esperar... ."  ("O Relógio da Praça" – Composição: Agnaldo Tomóteo. Canta: A. Timóteo).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário