sábado, 19 de novembro de 2011

DC - Coluna de Notícias 472. (Anexo: Todos quem apenas um pouco de água: Deli, Índia).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 472 (geral) e 76ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Mossoró/RN, sábado, 19 de novembro de 2011. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 46ª/52, Dias: 320/365 e faltam 45 dias para término do ano.

 

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro conta que: "Em Natal tem um escritor e poeta famoso no RN que não sai de casa, o cabra parece um monje. Já ouvi até a frase: "Isto era do tempo que Sanderson Negreiros passeava pelas ruas de Natal". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Hoje pela manhã visitava o Pereira Filho, o da Ótica Perfil, e como sempre o futebol, música e mídia ele tá dando seus pitacos. No item rádio ele até desafia quem escuta as ondas AMs mais do que o próprio, ele ainda afirma que os programas de rádios já não são aquelas de atrações noticiosas com assuntos de grandes cunhos nacional e internacional. "Hoje, a onda é política, polícia e futrica", disso Pereira. Uma coisa que chamou-me a atenção é ele afirmar que só sai das ondas AMs para sintonizar a FM Abolição (95,7MHz), às 07h, para ouvir um programa em cadeia nacional de alto nível em notícias. Dado ao tema, fico a questionar porque os mossoroense não têm outras opções de emissoras como a Rádio Senado (Fm 106 em Natal) e a Rádio CNN – Am? A primeira com vasta programação de qualidade num misto de notícias e músicas, a segunda, somente notícias de todos os níveis e cujo slogam é "A rádio que toca notícia". Boa leitura nobre leitor/a.

PROFISSÃO: CATADOR E RECICLADOR DE PAPEL - A Comissão de Constituição e de Justiça e de Cidadania aprovou (17/11) parecer do relator, deputado Marçal Filho (PMDB-MS) favorável à constitucionalidade e juridicidade do Projeto de Lei 6822/10, do Senado, que regulamenta a profissão de catador de materiais recicláveis e de reciclador de papel. Como a proposta tramita em caráter conclusivo e já havia sido aprovada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Finanças e Tributação, o texto segue agora para sanção presidencial.

O projeto define o catador como o profissional autônomo ou associado de cooperativa que cata, seleciona e transporta material reciclável nas vias públicas e nos estabelecimentos públicos ou privados para venda ou uso próprio. Já o reciclador é aquele que recicla papel para venda ou uso próprio. Ele pode atuar de forma autônoma ou integrar-se a cooperativa e trabalhar em casa ou em outro local adequado à atividade.

De acordo com a proposta, para atuar como catador ou reciclador, o profissional deverá registrar-se na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de sua cidade. Esse registro será feito por meio da apresentação do documento de identidade, do título de eleitor com os comprovantes de votação e do certificado de reservista militar. FONTE: www.camara.gov.br/.

SINTEST/RN EXPLICA DESCONTO PRÓ FUNDO DE GREVE – O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior lembra/explica aos sindicalizados que, este mês excepcionalmente, o desconto da mensalidade da entidade equivale ao dobro do habitual. O motivo é o desconto sobre o 13º salário, conforme prevê o estatuto da entidade em seu Capítulo III, artigo 3º, parágrafo único:

Parágrafo Único - O servidor da UFRN sindicalizado ao SINTEST/RN, e demais sindicalizados de outros estabelecimentos educacionais de ensino superior público federal, contribuirão com o percentual de 1% (um por cento) sobre o vencimento básico do cargo efetivo, inclusive sobre o 13º salário que será reservado exclusivamente como fundo de greve e será gerido por uma comissão formada por 05 (cinco) servidores, sendo 04 (quatro) de base eleitos em assembléia e 01 (um) de direção indicado por esta. Essa comissão atuará enquanto durar cada greve e terá a responsabilidade de apresentar prestação de contas detalhada de todo o período ao Conselho Fiscal.

Essa medida foi tomada há mais de dois anos, durante congresso da categoria, visando evitar o recolhimento de fundo de greve do decorrer do movimento, como era feito antes a cada nova greve. Todos devem ter notado nesta última greve - que durou mais de 100 dias - que em nenhum momento falou-se sobre desconto para fundo de greve. Todos os gastos da mesma foram pagos com recursos desse fundo de greve descontado do 13º salário. O esclarecimento se fez necessário, pois grande parte dos sindicalizados costuma não lembrar desse desconto e acha estranho ao vê-lo no contracheque.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM MOSSORÓ - Com o tema "Povos Afrodescendentes do Brasil: reconhecimento e resistência", a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC/UERN) realiza, através do Departamento de Ciências Sociais e Política (DCSP), em parceria com o Grupo de Estudos Culturais (GRUESC), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e Núcleo do Ilê Axé Dajó Yaomi-Sabá (Ketu), uma programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.

A programação terá início no sábado, dia 19, às 9h30, no Memorial da Resistência, espaço Cafezal, Sala de Exposições, localizado no corredor cultural da Avenida Rio Branco. A primeira Roda de Conversa terá como tema "Educação para as Relações Étnico-raciais: racismo, preconceito e ações afirmativas", tendo como expositores os professores: Dra. Eliane Anselmo da Silva (UERN), Ms. Lidiane Alves Cunha (UERN) e Dr. José Glebson Vieira (UERN).

No período da tarde, a partir das 15h, será iniciada a Mesa redonda "Religiões de matriz africana: segredos e mistérios", sob a coordenação do Prof. Dr. José Glebson Vieira. Ainda no sábado (19), às 18h, haverá uma programação cultural do Grupo Escarcéu.

A programação segue no domingo, dia 20, com a tradicional "Louvação ao Baobá", a partir das 17h, na Praça Cícero Dias, em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Em seguida, por volta das 18h30, ocorrerá o Culto de Juremeiros (toré), tendo como responsável Melquisedec Costa da Rocha (Ilê Axé Obá Ogodô) - Natal. Mais informações: Departamento de Ciências Sociais- 3315-2195.

SYMARA TÂMARA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nossa interlocutora volta à edição com uma novidade, para esta noite, dentro da programação em comemoração a seus 10 anos de atividades musicais:

Olá amigos! Amanhã (hoje) mais um recital em tributo a Clara Nunes com o título "Clara Mestiça", uma homenagem à parte da obra de Calara voltada para a cultura afro-brasileira. Nesse que será o mais festivo de todos os recitais, farei o elogio a Clara Nunes como patrona da cadeira de nº 03 da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense - AFLAM e ainda lançarei o plaquete com o artigo escrito sobre Clara intitulado "Clara Nunes - a Filha de um Brasil de muitas Cores", com selo da Coleção Mossoroense e será vendido no valor simbólico de R$ 5,00 (cinco reais). Será um momento muito importante, uma vez que estou completando 10 anos de atividades musicais, num ano que me proporcionou muitas oportunidades. Por isso gostaria de compartilhar esse momento com todos os amigos. E você é um deles. Conto com sua presença. Direta ou indiretamente, você faz parte da minha trajetória! Grande abraço! Symara Tâmara ((84) 8735-0896).

CINECLUBE EXIBIRÁ "FLORES DO AMANHÃ" neste sábado, a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste, após ocorrerá o costumeiro debate. O filme foi lançado em 2005 sob a direção de Zhang Yan. Lembrando que a entrada é livre. O Hotel Villa Oeste está situado a Av. Presidente Dutra – Ilha de Santa Luzia.

Sinopse - 1976. A morte de Mao Tsé-Tung põe fim à tirania na China, fazendo que o pintor Gengnian (Haiying Sun) seja libertado de um campo de trabalho. Gengnian teve suas mãos deformadas e, após ser solto, retorna para sua esposa Xiuqing (Joan Chen) e seu filho de 9 anos, Xiangyang (Zhang Fan). Porém o filho não aceita a presença do pai, se recusando a reconhecê-lo. Ao notar o desenvolvimento de seu talento para a pintura, herança de seu pai, Xiangyang permite que um explosivo destrua sua mão, na intenção de imitar o defeito do pai e também destruir o sonho dele de ver o filho seguindo sua carreira.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (270) – Caríssimo Hermes Oliveira, almejo a você, aos seus familiares e ao seu público leitor do DC, que tod@s estejam bem, com as bênçãos de Deus! Companheiro Hermes, após muitas mobilizações populares, com abaixo-assinados e reclamações pela imprensa, a Gerência Executiva do Trânsito da Prefeitura de Mossoró construiu lombadas, na Avenida Abel Coelho, no Conjunto Abolição II, em ambos os sentidos daquele movimentadíssimo logradouro público, nas proximidades da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da DEFUR, do Centro Comercial, da Sede do TRE/RN, e do Supermercado Cidade. Aliás, a colocação de lombadas com ondulações no terreno disciplinou mais o tráfego naquela área. Mesmo assim, a maioria dos condutores(as) de veículos(carros, motos, ônibus, etc.), que por ali passam, logo após as lombadas, desenvolvem uma certa velocidade em seus motores. Daí, acharmos que a GETRAN deveria mandar pintar o asfalto com faixas para pedestres, em ambos os lados daquela Avenida. Mais precisamente, defronte à Igreja-Matriz da Padroeira, bem como nas imediações do Centro Comercial e do Supermercado daquela populosa comunidade. Pois, nos horários de pico, para as pessoas da terceira idade, crianças e pessoas com alguma de deficiência física atravessarem o cruzamento da Avenida Abel Coelho com a Rua Francisco N. Montes, devido ao grande fluxo de veículos, essas pessoas correm sérios riscos de serem atropeladas pela falta de faixas para pedestres. Temos convicção de que as comunidades afetadas pela problemática agradecerão à GETRAN pelo atendimento a esta justa e legítima reivindicação, desde que o órgão conclua a sinalização adequada, que infelizmente, ainda se encontra incompleta. Respeitosamente, Luiz Carlos – Comunitário do Abolição I e Ex-professor da UERN – Mossoró-RN.

FIQUE SABENDO... "Houve uma vez um Roberto (Verão de 71)". Por Aldo Gama - Jornalista. (FONTE: www.adital.com.br, em 04/11/2011);

"Quando o rei encontrou uma encruzilhada e,

para nossa sorte, escolheu todos os caminhos".

Roberto Carlos é desses artistas que despertam discussões acaloradas. Para uns é o representante maior, ou mesmo até o pai, do que ficou conhecido como música brega. Para outros é um dos maiores autores e intérpretes da Música Popular Brasileira. E popular, parece, é a palavra chave para entender a rejeição de seu nome por parte da crítica.

Se existe algo do que Roberto pode ser acusado sem defesa é o fato de ser popular até hoje, com mais de cinquenta anos de carreira. De ídolo das matinês da Jovem Guarda ao cantor romântico que pedia o café da manhã para a amada. De negro gato ao homem de ar cansado em mais um especial de fim de ano transmitido em cadeia nacional.

Roberto arrasta milhões para a frente da tevê e para a plateia de seus shows. Para a maioria dessas pessoas, pouco importa o repertório. Aliás, imagina-se que a surpresa não é um elemento esperado em suas apresentações. Elas querem Roberto. O mesmo de sempre, com uma música nova ou duas, sobre baixinhas ou gordinhas, que são perdoadas pelo bem do espetáculo. Mas vale lembrar que nem sempre foi assim.

Houve um tempo em que Roberto buscava novos rumos para sua música. Se no início, quando emulava João Gilberto cantando bossa nova, não teve muito sucesso, encontrou no rock o veículo perfeito para seus primeiros sucessos. Mas, com o final dos anos de 1960 e a derrocada da Jovem Guarda, era preciso encontrar outra direção. Em 1971, ele conseguiu.

Chamado Roberto Carlos, como tantos outros do cantor, o trabalho é conhecido como "o de 71" ou "o de "Detalhes", e se tornou um dos maiores sucessos de toda sua carreira. Curiosamente, o que faz esse disco interessante não é o sucesso romântico, nem o rock ou a soul music. É a maneira como as diferentes influências se aproximam, como as faixas se costuram nos dois lados do vinil.

Vamos lá, sem ordem ou critério: "Como dois e dois" e "Debaixo dos caracóis dos seus cabelos" (a primeira de e a segunda para Caetano Veloso), "Detalhes", "De tanto amor" e "Todos estão surdos" são clássicos absolutos do cancioneiro popular. "Você não sabe o que vai perder" (de Renato Barros) é outro grande momento. "Traumas" e "Amada Amante" têm seu público, mas essas duas trazem consigo o peso da direção que Roberto seguiria a partir dali, adotando o romantismo exacerbado em detrimento da espontaneidade. Durante o restante da década ainda veríamos algumas fagulhas criativas, mas nada que recriasse a energia desse álbum.

Ali encontramos um artista aceitando riscos, dialogando com referências contemporâneas e conseguindo, apesar de maneirismos do momento, tornar-se atemporal. Essa qualidade é observada pelo simples fato do ouvinte, hoje ser capaz de ignorar alguns timbres de qualidade duvidosa vindos de "novidades tecnológicas". Ou pela constatação de que nenhuma regravação superou, ou mesmo chegou perto, de sua gravação original. Nem mesmo as do próprio cantor.

Outro dia, em uma loja de departamento, vi a emblemática capa desse disco (um desenho simples do artista sobre um fundo branco) em uma prateleira. Não resisti e acabei comprando um. Em casa, o desgosto de descobrir uma edição absurdamente mal acabada, sem nem ao menos a ficha técnica. O som, aparentemente, foi apenas transferido para o formato CD, sem nova masterização.

Pensei cá com meus botões: será que um trabalho desses não merecia um tratamento adequado? Será que o público desse artista não merecia um tratamento adequado? No final, ficou a impressão que a edição é quase uma justificativa ou convite para o enterro da indústria fonográfica no país. E para o florescimento do download.

CONQUISTE SEU EMPREGO: MA - A SEMA – Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Maranhão realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 37 (trinta e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 24 de novembro/2011, escolaridade exigida: Médio e Superior. Salários: até R$ 2.050,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PE: A SES – Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 62 (sessenta e duas) VAGAS PARA GESTOR DE ACOMPANHAMENTO com salários até R$ 2.000,00. Inscrições abertas até o dia 25 de novembro/2011, escolaridade exigida: Superior. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "Valeu Hermes, pela força, obrigado. Herval Júnior". Disponha Caro Herval Júnior. É com prazer divulgar, neste espaço, suas atividades, obras, testemunhando sua luta em prol da magistratura. Ficamos de cá na torcida pelo pleno sucesso e que o Teatro Dix Huit Rosado ficará pequeno para seu público no próximo 21/11. Saúde e paz;

 = "Enquanto a imprensa distrai a sociedade brasileira denunciando mazelas, nós temos uma instituição vital para a democracia que é o Congresso Nacional vivendo uma paralisia crônica". "A sociedade brasileira quer uma reforma política que diminua a roubalheira". Ciro Gomes"; FONTE: Coluna Rubens Coelho, www.gazetadooeste.com.br, em 12/11/11;

 = Há 77 anos (18/11/1934) foi instalada a Diocese de Mossoró/RN e a Matriz de Santa Luzia é instalada liturgicamente como Sé Catedral, por determinação de D. Marcolino Dantas – Bispo de Natal/RN.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 333/2010 (de 15/05), relatamos os seguintes temas: Renda de Negros Cresce 222%; Preço de Telefonia Móvel mais Caro do Mundo; Democratizando a Cinema "Nó na Garganta"; Concurso Fotográfico; Bronca do Leitor (158) – Mário Ilo; FIQUE SABENDO: A Moeda Brasileira do Réis ao Reais;

 - 12º Encontro Feminista - Cerca de 1.200 feministas participarão do 12º Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe, intitulado 30 anos de Feminismo Latino-americano e do Caribe: desatar, desnudar e renovar. O evento ocorrerá entre os próximos dias 23 e 26, em Bogotá, Colômbia, após três décadas da última vez em que foi realizado no país. Como objetivos, fazer balanço do movimento feminista na região, incitar debates sobre temas relevantes e traçar estratégias de luta. FONTE: www.adital.com.br, por Camila Queiroz, em 16/11/11;

 - Desigualdade e por Cor e Gênero - No Brasil, os rendimentos médios mensais dos brancos (R$ 1.538) e amarelos (R$ 1.574) se aproximaram do dobro do valor relativo aos grupos de pretos (R$ 834), pardos (R$ 845) ou indígenas (R$ 735). Entre as capitais, destacaram-se Salvador, com brancos ganhando 3,2 vezes mais do que pretos, Recife (3,0) e Belo Horizonte (2,9). Quando analisada a razão entre brancos e pardos, São Paulo apareceu no topo da lista, com brancos ganhando 2,7 vezes mais, seguida por Porto Alegre (2,3). FONTE: JL/Época, com Agência Estadão e Agência Brasil, na base de dados do site: http://vejabemvr.blogspot.com, em 17/11/2011;

 - Hoje é Dia: Nacional da Bandeira e Dia Internacional do Xadrez. Amanhã (20) será Dia da Industrialização da África, da Morte de Zumbi (1695), da Proclamação dos Direitos da Criança (ONU), Dia do Auditor, do Biomédico, do Datiloscopista, do Profissional Liberal Universitário, Dia Nacional da Consciência Negra (Zumbi) e Dia Nacional de Combate ao Dengue.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos enxadristas, aos industriais africanos, agentes dos direitos e proteção da criança e adolescentes, auditores, biomédicos, datiloscopistas, liberais, negros e agentes de combate ao dengue.

Quem canta...

"E não adianta / Vir me detetizar / Pois nem o DDT / Pode assim me exterminar / Porque você mata uma / E vem outra em meu lugar... ."  ("Mosca na Sopa" – Composição: Raul Seixas. Canta: R. Seixas).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário