quarta-feira, 9 de novembro de 2011

DC - Coluna de Notícias 469. (Anexo: Casa e Lar).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 469 (geral) e 73ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Mossoró/RN, quarta-feira, 09 de novembro de 2011. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 45ª/52, Dias: 309/365 e faltam 46 dias para término do ano.

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro observador, atento até nos hinos religiosos: "O Pastor Oliveira, em visita aos Negros de Capoeiras, ensinou a cantar o hino que a letra dizia: "Nome bom, doce à fé ...". Quando voltou uma semana depois os irmãos estavam cantando assim: "Nome bom, DOIS CAFÉ". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

O amigo Walter Silva me colocou no mundo das salas interativas (Facebook), ou seja, comunidades de internautas abrindo um endereço eletrônico. Acontece que meu tempo para o computador é tão restrito a pesquisa em busca de notícias para este DC e não consigo fazer um feedback sequer. Mas leio-os no final do dia já beirando o início do outro. Arrepare não, um dia me aposento, andar com fé eu vou e ai deu sodade. Abaixo, o trecho conjugando o facebook enviado por um "colega interativo":

'Eu posto, Tu comentas, Ele curte, Nós compartilhamos, Vós publicais, Eles riem, Ninguém trabalha". – Concordo  p l e n a m e n t e,  como dizia o saudoso Raul Seixas. Boa leitura nobre leitor/a.

CONSULTA PÚBLICA SOBRE PROGRAMAÇÃO DE RTVs - O Ministério das Comunicações abriu nesta segunda-feira (07) três novas consultas públicas sobre mudanças na programação de retransmissoras de televisão (RTVs). Desta vez, o ministério vai ouvir a opinião dos moradores de Manaus (AM), Ibirité (MG) e Campo Grande (MS) sobre a alteração proposta pelo Sistema TV Paulista Ltda. A retransmissora pediu para alterar a geradora de sua programação nos três municípios e o MiniCom quer saber se a mudança é de interesse da comunidade. A consulta fica aberta até o dia 6 de dezembro.

Em Manaus e Campo Grande, o Sistema TV Paulista quer deixar de transmitir a programação da Rede 21 Comunicações (programação própria) e passar a transmitir a da Fundação Nossa Senhora Aparecida (programação própria). Já em Ibitiré, o Sistema TV Paulista retransmite atualmente os sinais gerados pela Rádio e Televisão Rotioner e também quer alterar para a programação da Fundação Nossa Senhora Aparecida. As consultas públicas podem ser respondidas via internet, por meio do site do MiniCom. É necessário se cadastrar no endereço http://consultapublica.mc.gov.br/consulta/logon.asp para ter acesso a todos os chamados lançados pelo ministério. Serão também consideradas as manifestações encaminhadas por carta até 9 de dezembro.

O questionamento às populações afetadas pela mudança de programação das RTVs tem sido realizado desde abril pelo MiniCom. Por meio das consultas públicas, as retransmissoras só podem efetuar a mudança de emissora geradora da sua programação com o aval da população afetada.

SERVIÇO – Internet: Contribuições deverão ser encaminhadas por meio de formulário eletrônico do sistema informatizado do Ministério das Comunicações: http://consultapublica.mc.gov.br/consulta/logon.asp. Prazo: 23h59  do dia 6 de dezembro de 2011.

CEF EXTRAPOLA NA COMPENSAÇÃO DOS DIAS PARADOS - A Caixa Econômica divulgou na quinta-feira (3) a CI DE Gestão de Pessoas / DE Controladoria 009/2011 sobre os procedimentos que devem ser adotados pelos empregados. Nela, a Caixa vincula a compensação das horas ao sistema de metas do banco. O que é um absurdo. Os termos não estão previstos no acordo assinado entre entidades sindicais e os bancos. Os funcionários e os sindicatos pedem a imediata revogação da CI.

A redação da cláusula prevê apenas a realização de até duas horas extras por dia, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, até o dia 15 de dezembro, sem qualquer desconto. "Avaliamos que tal norma pode trazer impactos negativos para a saúde do trabalhador. Ao incluir a compensação das horas no sistema de metas, a Caixa sinaliza para que os gestores pressionem os empregados, possibilitando a prática de assédio moral nas unidades, o que é inaceitável". Afirma Diógenes Neto – Diretor do Sindicatos dos Bancários de Mossoró e Região. FONTE: www.sindbancarios.com/.

DR. HERVAL JUNIOR LANÇARÁ LIVRO EM 21/11/11 - Encontro rápido com o Dr. Herval e rápido como ele é, inda captei que o mesmo lançará mais um livro com o título "Tutelas de Urgência – Sistematização das Liminares de acordo com o projeto de novo CPC", folheando a obra constatei entre as 279 páginas as seguintes citações: "aborda os temas de forma pragmáticas, de modo que oriente o acadêmico subsídios aos operários do Direito" e "é obra fundamental aos profissionais e título imprescindível para qualquer biblioteca". Ah! Antes (17/11), do lançamento, Herval Júnior substituirá o Desembargador Dr. Caio Alencar um período de trinta dias. Volto sobre o local do lançamento.

CINECLUBE EXIBIRÁ "PÃO E ROSAS" no vindouro sábado, a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste, após ocorrerá o costumeiro debate. O filme foi lançado em 2000 (Inglaterra) sob a direção de Ken Loach.

Sinopse - As irmãs Maya (Pilar Padilla) e Rosa (Elpidia Carrillo), mexicanas de sangue quente, trabalham no serviço de limpeza de um prédio comercial no centro da cidade. O destino colocou Sam (Adrien Brody), apaixonado ativista americano, no seu caminho, o que as leva a uma campanha guerrilheira contra seus patrões. A luta ameaça seu sustento, a família e faz com que corram o risco de serem expulsas do país.

ARTES VS LIXO CULTURAL DE VOLTA AS ESCOLAS com a prorrogação do contrato com a PMM – Prefeitura Municipal de Mossoró, através do CMC – Conselho Municipal de Cultura, da Lei Vingt Un Rosado e doações da UERN e PROGEL. Contando com o apoio deste Democratizando a Comunicação e o Sêbado, o Prof. Walter Silva volta aos trabalhos de campo (agenda de palestras reiniciada na noite de ontem na E. E. Maria Stella Pinheiro) e amanhã será na Escola Municipal Joaquim Felício de Moura (15h) – Bairro Bom Jardim). O público alvo são os pais de alunos e comunidades. "Qualquer pessoa, se desejar, poderá assistir as palestras e será bem vinda, pois serão abertas a comunidade, imprensa e ao público em geral", afirma o Professor e músico Walter. Contatos: (84) 3312-0409 (Res), 8893-8132 ou 9929-2745, e ainda pelo e-mail: jswalter_silva2@hotmail.com.

MARCONDES PAULA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – O amigo e colaborador Marcondes feliz com a excursão para assistir a banda Deep Purple, recentemente, já nos traz novidades.

Opa Hermes!, informo que a banda de rock escocêsa Nareth retornará a Fortaleza/CE no dia 03 de fevereiro de 2012. Será numa sexta-feira, colherei mais informações para organizar caravanas. Abraços, Marcondes.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (267)A cada dia fico decepcionado com atitudes de pessoas que se dizem culta, bem informadas, de bom relacionamento social, bem financeiramente, mas por usura de ganhar mais alguns trocados e satisfazer alguns ricaços que se acham poderosos da cidade, burlam a lei de forma pública e desrespeitosa. Refiro-me ao Candidus Restaurante situado na Rua Dr. João Marcelino, cruzamento com a Avenida Diocesana, Mossoró,RN. Acontece que todas as quartas, quintas e sextas-feiras à noite têm musica ao vivo no pátio externo. Ocorre que ali é uma área residencial com vários condomínios, casas, a casa do estudante, Escolas que encerram suas aulas às 22h20min. O som dos instrumentos e com a voz dos cantores perturbam e muito o sossego dos que residem perto, principalmente uma casa que se localiza em frente ao restaurante onde mora dois idosos que ficam totalmente a merecer da insensatez dos que fazem o evento prejudicando sensivelmente o ambiente familiar dos mesmos, impedindo de dormirem ou assistir televisão e até ouvir rádio. O Som é estridente e perturbador e tenho certeza que eles sabem que estão desrespeitando a lei. Resta esperar a compreensão do dono do ambiente e dos que realizam o evento para encerrar essas atividades sem precisar recorrer ao ministério público, policia ambiental. Tudo é questão de lógica, bom senso, esquecer o lucro em detrimento da paz pública. Lembro que injustiças geram injustiças, sejam a que preço for. O direito de cada um deve ser respeitado para que o seu também seja. Aguardaremos prevalecer o bom senso antes de um embate judicial. William Pereira.

FIQUE SABENDO... "Beba, mate e fique livre". Por *Frei Betto, escritor e assessor de movimentos sociais. (FONTE: Adital, www.adital.com.br, em 07/11/2011);

"Confia que jamais terá o azar de ser parado por uma blitz da lei seca.

Se acontecer, oferecerá uma grana aos fiscais, na esperança de que sejam corruptos".

Nas últimas semanas, a mídia registrou inúmeros casos de acidentes de trânsito com mortes, provocadas por motoristas embriagados. Foram presos e, graças à fiança, em seguida soltos. Detalhe: sem que suas carteiras de motoristas tenham sido apreendidas. Alguns, aliás, nem possuíam habilitação para dirigir.

O Brasil é o país da impunidade. As leis são feitas apenas para os pobres – que não têm dinheiro para pagar advogados e fianças. Da classe média para cima, nenhum assassino do volante se encontra preso. Nem condenado em última instância. São 57 mortes por dia, no Brasil, associadas ao alcoolismo. Vale, pois, a pergunta: quem é a próxima vítima?

O Brasil é também o país do paradoxo. Há intensa campanha contra o tabagismo. Daqui a pouco haverão de proibir, como nos EUA, até fumar em local público. E, não demora, dentro de casa, sob pretexto de que incomoda os vizinhos...

A publicidade de cigarros desapareceu da mídia. As embalagens de tabaco trazem fotos horripilantes dos efeitos deletérios do produto. Ora, o alcoolismo mata mais que o tabagismo. É o terceiro fator de morte no mundo, precedido pelo câncer e doenças cardíacas. Por que não se proíbe publicidade de bebidas?

Apenas na cidade de São Paulo, em 2010 ocorreram 1.357 mortes no trânsito e 7.007 atropelamentos. O número de motoristas embriagados, parados em blitzen da PM, subiu 38% de janeiro a setembro deste ano, comparado a todo o ano de 2010. Entre jovens de 13 a 19 anos envolvidos em acidentes de trânsito, 45% ingeriram bebida alcoólica.

Os dados são alarmantes: 68,7% dos brasileiros ingerem álcool. Nos hospitais psiquiátricos, 90% das internações são de dependentes de álcool. Os motoristas bêbados são responsáveis por 65% dos acidentes de trânsito. E o Ministério da Saúde gasta, por ano, via SUS, mais de R$ 1 bilhão em tratamentos e internações causados por álcool.

Segundo o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas e Psicotrópicos, vinculado à Faculdade Paulista de Medicina, entre estudantes do primeiro e segundo graus da rede estadual de São Paulo, 70,4% se iniciam na bebida entre 10 e 12 anos. Nos EUA o índice, para a mesma faixa etária, é de 50,2%.

Volta a pergunta que não quer calar, e o governo, o Conar e as agências de publicidade não querem responder: por que não se aplicam as leis de proibição do tabagismo ao álcool?

A resposta existe, o que não existe é a coragem de fechar a torneira do mar de dinheiro que as empresas de bebidas alcoólicas despejam na publicidade. E o mais grave: associa-se álcool a celebridades, como jogadores de futebol e cantores, que fascinam os mais jovens e atraem legião de fãs.

Uma grande emissora de TV anuncia uma série de programas antitabagistas. Quando veremos algo semelhante em relação ao consumo de álcool?

Nunca tive notícia de acidentes de trânsito causados pelo vício de fumar, agressão doméstica decorrente da aspiração da fumaça de tabaco, internação psiquiátrica por dependência de cigarro. Todos nós, porém, conhecemos casos relacionados ao alcoolismo. E haja publicidade de cerveja no horário nobre! Para os jovens, a cerveja é a porta de entrada no consumo de bebidas etílicas.

O cigarro prejudica quem fuma e quem está próximo ao fumante. O álcool, misturado com volante, gera acidentes que envolvem passageiros do veículo causador do acidente, passageiros dos veículos atingidos por ele e pedestres, além de danos à via pública.

Álcool em excesso transtorna os reflexos. Associado ao volante, é perigo na certa. Mas não se preocupe. Você está no Brasil. Confia que jamais terá o azar de ser parado por uma blitz da lei seca. Se acontecer, oferecerá uma grana aos fiscais, na esperança de que sejam corruptos. Caso não sejam, se recusará a pôr a boca no bafômetro. Se for detido, convocará a família e o advogado, pagará fiança e logo estará na rua. Com a carteira de habilitação no bolso. Pronto para se dependurar no volante e repetir a façanha.

Viva o Brasil e a impunidade! E azar das vítimas por viverem num país como o nosso!

*Frei Betto é escritor, autor, em parceria com Marcelo Gleiser e Waldemar Falcão, de "Conversa sobre a fé e a ciência" (Agir), entre outros livros. http://www.freibetto.org - twitter:@freibetto. Copyright 2011 – FREI BETTO – Não é permitida a reprodução deste artigo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do autor. Assine todos os artigos do escritor e os receberá diretamente em seu e-mail. Contato – MHPAL – Agência Literária (mhpal@terra.com.br).

CONQUISTE SEU EMPREGO: BA - A Prefeitura de Campestre do Maranhão/MA realizará CONCURSOS PÚBLICOS, oferecendo 200 (duzenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS com salários até R$ 2.640,00. Inscrições abertas até o dia 14 de novembro, escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

CE: A Prefeitura de Cachoeira dos Índios/PB realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 64 (sessenta e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS com salários até R$ 7.850,00. Inscrições abertas até o dia 17 de novembro/2011, escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Brígida Félix e Roberto Guedes (1º/11);

 = "Paz e saúde, desejo-lhe. Dorinha Assis". Companheira Dorinha, que satisfação tê-la como amiga e ser uma lutadora acreditando que o mundo melhor é possível. Que Deus te abençoe;

 = "Boa sorte e abraços. Júlio César Soares; Valeu compadre Júlio, obrigado por fazer parte da nossa lista;

 = Há 141 anos (09/11/1870) Mossoró/RN é elevada a categoria de cidade pela Lei Provincial nº 260, projeto do Deputado Antônio Joaquim Rodrigues.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 330/2010 (de 09/05), relatamos os seguintes temas: Estás Insatisfeito com o seu Nome? CEF Realiza Feirão da Casa Própria; ICOP Empossa Novos Membros; FIQUE SABENDO: 08 de Maio – Dia Internacional da Cruz Vermelha;

 - Decepção e frustação no desabafo de um artista que mostra seu talento nas noites musicais da Praça da Convivência: "O valor do cachê é cem reais por quatro horas de trabalho pago com seis meses de atraso depois de muita peleja. Até a água e o lanche foram cortados". Está ruim que só! Fonte: Coluna Paulo Pinto, www.jornalomossoroense, 01/11/1011;

 - Fazendeiro escraviza - Um grupo de dez pessoas - incluindo uma mulher que exercia a função de cozinheira - foi libertado da Fazenda Outeiro Grande, do reincidente Antonio Evaldo de Macedo. Entre 2008 a 2010, o empregador já constou na "lista suja" do trabalho escravo, cadastro mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por ter escravizado cinco pessoas na mesma propriedade. Os nove homens libertados trabalhavam na "limpeza" do terreno para formação do pastagem. A atividade principal da Fazenda Outeiro Grande é a criação de gado para corte. O flagrante de trabalho escravo ocorreu no final de agosto no município de São Mateus (MA). Conduzida pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão (SRTE/MA), pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Polícia Federal (PF), a ação foi motivada por denúncia encaminhada ao MPT por outro grupo que cansou de sofrer violências durante a empreitada na propriedade. FONTE: www.adital.com.com., em 07/11/2011;

 - Hoje é Dia: do Manequim, e Dia Nacional do Hoteleiro. Amanhã (10) será Dia da Amazônia, da Industria Automobilística, do Trigo, Dia Nacional de Combate e Prevenção à Surdez e Dia dos Veteranos de Guerra.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos manequins (modelos), hoteleiros, profissionais da indústria automobilística, profissionais do trigo, agentes de combate a surdez e aos veteranos de guerra.

Quem canta...

"Guerra, pra que guerras? / Se Deus nos deu tantas formas de lutar / Se pensamos um pouco mais / Veremos que somos todos iguais / Apesar da grande diferença que há... ."  ("Guerra" – Composição: Não disponível. Canta: Ponto de Equilíbrio).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário