quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DC - Coluna de Notícias 467. (Anexo: Quando me tornei invisível).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição 467 (geral) e 71ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Mossoró/RN, quarta-feira, 02 de novembro de 2011. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 44ª/52, Dias: 306/365 e faltam 59 dias para término do ano.

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro lança o mais novo cordel, O Salvo das Águas, que trata dos primeiros 3 anos da vida de Moisés. Confira a sextilha inicial...: "Tem ordens que são cruéis / Ninguém pode duvidar / Mas nem tudo é prá sempre / Você há de acreditar / O ódio e o amor / Vão sempre se enfrentar". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Lendo o colunista social Paulo Pinto, do centenário Jornal O Mossoroense, encontrei nota escrita registrando decepção e frustação pelo cachê pago ao artista numa apresentação na Praça de Convivência. Quero, neste momento, registrar a frustação e desengano dos servidores lotados na Central do Cidadão na cidade de Mossoró. E porque não dizer nas demais centrais? Findo os primeiros dez meses do governo Rosalba Ciarlini e ela ainda não providenciou o pagamento das gratificações (verbas com recursos legais para SEJUC) e o que vem acontecendo é o esvaziamento com a retirada de servidores de volta ao órgão de origem. Correto! Após o fechamento do MEIOS – Movimento de Integração Social, o governo desDEM mira a chave para as fechaduras das centrais. Tenho informação que um coordenador (sem vínculo ao quadro efetivo e conhecido como "cargo de confiança") teve o fornecimento de luz contada. Pode? O quadro DEMostra que pode! Plagian o Tio Coloral... vou aproveitar este feriado curtindo "In My Time of Dying" pra ver se esqueço. Boa leitura nobre leitor/a.

CONDENADA POR ENVIAR MENSAGENS SEXUAIS – GB. Uma professora de educação religiosa foi condenada, na Grã-Bretanha, por ter enviado mais de 200 mensagens de conteúdo sexual para um aluno de 14 anos. Katheryn Roach, 24 anos, admitiu as acusações e foi descrita pelo juiz como uma mulher "egoísta e hipócrita". Ela afirmou que começou a seduzir o aluno depois de ter ficado abalada com o fim de um caso com outro homem enquanto estava noiva.

Na época, Roach tinha 23 anos e ainda estava em período probatório como professora na escola católica Thornleigh Salesian College, em Bolton, na Inglaterra. Em apenas algumas semanas, entre março e abril deste ano, ela enviou 205 mensagens de texto para o adolescente, que não pode ter o nome divulgado por questões legais. A professora recebeu uma sentença de seis meses de prisão com suspensão condicional, o que significa que ela não terá de cumprir a pena a não ser que cometa outra infração nos próximos dois anos, e foi incluída na lista de agressores sexuais do país por sete anos. Fonte: http://nticias.terra.com.br, na base de dados do facebook do William Pereira, e, 01/11/11.

MAIS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS PARA EMATERs - O presidente da subcomissão sobre extensão rural da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado Zé Silva (PDT-MG), defendeu a inclusão de recursos no Orçamento de 2012 para reestruturar as empresas estaduais que prestam serviços de assistência técnica e extensão rural aos agricultores (Ematers). A subcomissão apresentará emendas à lei orçamentária para beneficiar essas empresas. Para ser incluídas no Orçamento, as emendas terão de ser aprovadas pela comissão.

Zé Silva, que também é presidente da Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural, afirmou que existem mais de 5 mil escritórios de Ematers no Brasil – ou seja, essas empresas estão presentes em praticamente todos os municípios. Seria necessário R$ 1,8 bilhão para manter essas estruturas, só que muitas não têm dinheiro suficiente para funcionar adequadamente, segundo o deputado. "Mais da metade dos agricultores familiares do País não têm acesso à assistência técnica e extensão rural", disse o deputado.

CMC PRORROGA CONVÊNIO COM ARTES X LIXO CULTURAL - Foi aprovada (27/10) pelo Conselho Municipal de Cultural a prorrogação por mais 06 (seis meses), o convênio do Projeto Artes vs Lixo Cultural, pela Lei Municipal de Cultura – Lei Vingt Un Rosado. Entre os conselheiros estão Carlos Batista, Edmilson Junior, Marcelo e Dr Elder. Aos demais, que fazem parte do conselho, o DC – Coluna agradece pela oportunidade que o CMC dá ao Walter Silva na continuidade deste importante projeto que, este editor é soldado/escudeiro defensor.

Reconhecimento. Obrigado a todos(as) do Conselho, aqui representado por Clézia Barreto - Secretária Municipal da Gerencia da Cultural e presidenta do conselho, muito obrigado! Obrigado a UERN na pessoa do Magnífico Reitor Milton Marques, a PROGEL na pessoa de Gutemberg Dias, e o apoio constante e fiel do Democratizando a Comunicação na pessoa de Hermes Oliveira, do Sêbado (Marcos Pereira) e a todos os amigos e amigas, de Mossoró e todos os lugares que acompanham o projeto através do Facebook e dos blogs que nos apoiam, obrigado! A minha familia, minha noiva, ao meu "grão" de mostarda de fé em Deus, obrigado! Disse Walter Silva, mentor e executor do projeto Artes vs Lixo Cultural. Abraços a todos(as)! José Walter da Silva - Coordenador.

Nota: Para os agendamentos dos trabalhos nas escolas e demais interessados, fazer contato para palestras através dos fones (84) 8893-8132 ou 9929-2745, falar com o próprio Prof. Walter.

LÍGIA GUERRA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Mais uma estreia nessa série, trata-se da nossa colega uerniana e que nutrimos muita amizade e respeito. Manda gene fina!

Olá amigos Hermes BOM DIA! Peço, por gentileza, divulgação da nossa Exposição Fotográfica - DOR E PRAZER NAS RUGAS - que iremos lançar dia 04 de novembro no Memorial da Resistência. A mesma ficará pra visitação do público até o dia 26 deste.

"DOR E PRAZER NAS RUGAS" é uma Vernissage Fotográfica que versa acerca do envelhecimento e da velhice, a se realizar na Sala Joseph Boulier, 1º Andar do Memorial da Resistência de Mossoró, com abertura às 19h do dia 04 de novembro. A Exposição é assinada por Lígia Guerra (ensaísta) e Fred Veras (Repórter-Fotográfico), tendo como foco a pretensão de despertar e motivar o ser em sua subjetividade para a compreensão de que o processo de envelhecimento e a velhice são questões que interessam à sociedade em geral e assim contribuir na construção de uma sociedade para todas as idades.

É oportuno realizar a exposição em Mossoró/RN, onde o aumento contínuo da população com idade acima de 60 anos não escapa a tendência. Atualmente o número de idosos é de 24.238 (Censo IBGE 2010), o correspondente a 9,32% da população total. Como um fenômeno novo e irremediável, o processo do envelhecimento humano, somado a outros problemas estruturais inerentes de um país desigualmente desenvolvido, exige mudanças profundas e decididas por parte de todas as estruturas sociais e institucionais. E nesse sentido, Mossoró precisa ser acolhedora e segura para as pessoas maiores de 60 anos e para aqueles que envelhecem. A Exposição consta de trinta e uma fotografias (tamanho diversos) clicadas no Brasil por Fred veras; Espanha, França, Itália e Marrocos por Lígia Guerra.

Os horários para visitação gratuita serão das 17 às 21 horas, todos os dias, até o dia 26 de novembro. Os 100 primeiros convidados, na abertura, receberam de presente o Livro Longa Vida e Cidadania – Estatuto do Idoso. E em 2012, a exposição passará a ter caráter itinerante, previamente agendada a 08 (oito) escolas da Rede Pública do Ensino Médio, em Mossoró/RN. Descrição: http://graphics.hotmail.com/i.p.emrose.gifLígia Guerra.

BRONCA DO LEITOR (265) - SUCATEAMENTO. Caro Amigo Hermes. Tem razão a colunista quando aponta os descalabros existentes na rodoviária – nova (bronca do leitor – edição 464), por assim dizer. Residi em Mossoró por algum tempo e dou conta de que esse problema sempre persistiu. A rodoviária velha não era diferente. Estima-se que sua sucessora carregou nas costas todas as mazelas, feito caracol. Pior ainda: lá para o aceiro do mato, pelo menos na época. Solução? Pouco provável. Difícil serem afastados porque não se vê políticos embarcando ou desembarcando naqueles terminais de ônibus. O transporte deles é diferenciado. Quando não um "chapa branca", estão a bordo de um carrão importado, também com motorista às suas ordens. Seja oficial, seja particular, quem paga a conta somos nós pecadores. Portanto, nada de reclamar porque a culpa já se sabe de quem: eu, você e outros mais não sabemos escolher nossos governantes e nossos representantes nas três esferas de poder. Com todo o respeito aos católicos - e aí consta a minha inclusão - invoco o velho adágio por demais conhecido nas quebradas do Sertão: "Quem enricou com promessas foi São Severino do Ramo". Dizem que a mentira tem pernas curtas. Mas essas que soltam às escâncaras, em época sazonais (ou somente zonais?) têm pernas longas iguais as daqueles palhaços que, nas ruas, distribuem prospectos para uma noitada no picadeiro do circo. Apelo válido, ao menos enquanto a tenda estiver armada. Grande Abraço,  Amigo Hermes. JOSÉ SANTOS DINIZ - JP/00242-RN.

FIQUE SABENDO... "Pobreza Americana". Matéria sugerida por Larissa Newton. (FONTE: e-mail pessoal em 30/10/2011);

Uma estranha euforia na militância antiamericana com os números revelados

 recentemente sobre os índices de pobreza nos Estados Unidos.

Algo assim como "lá também tem muita gente pobre que passa fome e ganha mal", como se tal comparação fosse um conforto para nós brasileiros que vivemos um tempo de consumo e gastança pela "nova classe média" que emergiu por aqui nos últimos anos. Estabelecer parâmetros de pobreza entre nações sempre é perigoso por que deles podem brotar equívocos e bobagens. Um cidadão americano está na linha de pobreza se ganhar até 11.130 dólares por ano, ou R$ 20.360,00. Já uma família de quatro pessoas também é considerada pobre se a renda anual for de 22.310,00 dólares, ou R$ 40.827,00. Este valor dividido em 13 salários por ano, resultaria numa  renda mensal para uma família de quatro pessoas de R$ 3.140,53 se ela vivesse no Brasil. Lá, pobreza extrema. Aqui, tal família estaria na classe B2 (acima da média) cuja renda é de R$ 2.300,00 e menos do que R$ 4.600,00 (classe B1). No Brasil, o IBGE considera uma família rica (classe A1) se a renda de quatro pessoas for superior a R$ 14.400,00 mensais ou R$ 187.200,00 por ano (sempre multiplicando por 13 salários). Nos EUA, uma família classe A1 para ser considerada tal precisa ganhar, por ano, cerca de 200 mil dólares, ou R$ 366.000,00. Quase o dobro da renda da família brasileira no mesmo patamar. A simples estatística da renda entre brasileiros e americanos não chega a ser tão desfavorável assim para nós, mas a vida diária e o seu custo no orçamento familiar, aí sim, aproximam-se da humilhação. O sonho da classe média brasileira é um automóvel na garagem que custa três vezes mais aqui do que lá. Todos os serviços básicos para uma família seguem a mesma tabela: água, luz, telefone, escola, combustível e alimentos comprados no supermercado. É por isso que um turista dos EUA quando vem ao Brasil e fica sabendo do preço brasileiro dos veículos, do vestuário, da habitação, dos serviços essenciais, dos alimentos, do transporte coletivo, das passagens aéreas, das diárias dos hotéis, dos cardápios dos restaurantes e até do big Mac, só consegue dizer: "Vocês são muito ricos para suportar tamanho custo de vida!" Sem saber, o gringo fez um juízo equivocado e disse uma bobagem.

SALÁRIO MÍNIMO (1)

Nos EUA, um salário mínimo para um trabalhador sem qualquer qualificação chega a 15 mil dólares anuais (acima um pouco da renda individual da linha de pobreza que é de 11.130 dólares/ano). No câmbio para o real (US$ 1,00 = R$ 1,83) seria uma renda anual de R$ 27.450,00, ou um salário mínimo mensal (incluído o 13º) de R$ 2.111,53.

SALÁRIO MÍNIMO (2)

O atual salário mínimo nacional é de R$ 545,00, ou 297,81 dólares. O brasileiro já sonhou em ganhar 100 dólares por mês e até provocou o senador Paulo Paim (PT-RS) a fazer preces para que o trabalhador brasileiro chegasse àquela meta. Nos EUA um trabalhador (blue collar, o colarinho azul) com alguma qualificação pode ganhar acima de 15 mil dólares/ano até 32 mil dólares/ano.

SALÁRIO MÍNIMO (3)

A França paga um salário mínimo aos seus trabalhadores na ordem de 1.300 euros que estava cotado nesta semana a R$ 2,49. O custo de vida francês é um dos mais altos da Europa, mas um operário francês vive melhor do que o seu colega brasileiro. Se o trabalhador brasileiro ganhasse o mínimo da França embolsaria, todos os meses, R$ 3.237,00.

PROPOSTA DO DIEESE

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) tem razão quando aponta que o salário mínimo e decente para um trabalhador brasileiro poder viver e pagar suas despesas seria de R$ 2.293,31 (cálculo de junho deste ano). Estaríamos entre os padrões mundiais de salários mínimos conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

ARGENTINA

Nossos vizinhos pagam mínimos bem acima do Brasil. Na Argentina, o salário mínimo para um trabalhador registrado foi reajustado nesta semana para 2.300 pesos, ou R$ 1.031,39. Quase o dobro do mínimo nacional de R$ 545,00.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN - A Universidade Federal do RN realizará CONCURSOS PÚBLICOS, oferecendo 42 (quarenta e duas) VAGAS PARA PROFESSORES, (salários até R$ 7.333,67) e 09 (nove) VAGAS PARA PROFESSORES (salários até R$ 11.755,05). Inscrições no período de 07/11 a 02 de dezembro/2011 e 07/11 a 09 de dezembro, respectivamente, escolaridade exigida: Superior. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

Nacional: A EMGEPRON – Empresa Gerencial de Projetos Navais realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 37 (trinta e sete) VAGAS PARA INSPETOR NAVAL e VISTORIADOR NAVAL, inscrições abertas até o dia 13 de novembro/2011, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 2.015,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Elizandra Cordeiro (1º) e Fernando Alci (02);

 = "Olá Hermes, tudo bem? Alerto para que saiba que o link no cabeçalho www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com/ não está abrindo corretamente, substitua por este http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/. Confira se estou certo e faça a correção. Saudações cordiais, William Pereira!!!". Está certíssimo Sr. William, o designe mais bem pago do RN, já fizemos a correção e pode passar em nosso escritório, pois, a OS já foi liberada. Muita saúde e paz. Se o pessoal do Cândidus entender assim... meta bronca homem;

 = "Olá Hermes, é com satisfação que recebo as edições da coluna "ARRUMADINHO". Serei leitor assíduo de minha afilhada. Edson Modesto". Grande amigo e compadre Edson, obrigado pela companhia virtual e ser paidrinho da afilhada que nestes meses completará 2 anos. Saúde e paz amigão;

 = Há 81 anos (02/11/1930) foi inaugurada a Capela São Sebastião, cemitério de mesmo nome na cidade de Mossoró/RN.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 328/2010 (de 29/04), relatamos os seguintes temas: Embriaquez ao Volante, por si só, Caracteriza Crime; Greves na UERN Garantiram Acordos; Ivanildo Vila Nova Não Virá Mais; Servidores da EMATER Realizam Assembléia; Bronca do Leitor (157) – Iram Oliveira; FIQUE SABENDO: A Importância de Josué de Castro para a formação de Novas Consciências;

 - Protesto - Formados em Teologia fazem abaixo-assinado para que o Governo inclua no edital do concurso para professor vagas para ensino religioso. Há muito tempo que existe a prática de o professor de qualquer disciplina lecionar essa área. Muitas vezes, um professor de biologia ou geografia leciona ensino religioso apenas para cumprir a carga horária ou por não ter professor específico efetivado na rede estadual. Resultado: ensino sem qualidade. FONTE: Coluna Dentro da Escola, por Marcos Antônio, www.gazetadooeste.com.br, em 31/1011;

 - A Cantora Fafá de Belém fará a abertura da Festa de Santa Luzia 2011. A governadora Rosalba Ciarlini recebeu em audiência, 28/10, o Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana, o Vigário Geral, padre Flávio Augusto, o Pároco da Catedral, padre Walter Collini e membros da Comissão da Festa, confirmando o apoio do Governo do Estado à festa e à atração da cantora Fafá de Belém, que abrirá o evento no dia, 03, com a famosa Ave Maria, que a cantora interpretou para o Papa João Paulo II, em visita ao Brasil. Outra novidade será a presença do grande pianista Artur Moreira Lima nos festejos de Santa Luzia 2011. FONTE: http://sistemajma.blogspot.com, 29/10/11.

 - Hoje é Dia: de Finados. Amanhã (03) será Dia da Instituição do Direito de Voto para a Mulher (1930).

DEDICO ESTA EDIÇÃO: a todas as famílias que, com certeza estarão todos orando pelos seus entes queridos em plano superior, referendam seus finados.

Quem canta...

"Na hora do meu fim, não quero ninguém de luto / Só o que eu quero que faça, é levar meu corpo para casa / Para que assim eu morra sossegado / Jesus fará a minha cama final / Venha a mim Jesus, venha a mim... ."  ("In My Time of Dying" – Composição: John Bonham, John Paul Jones, Jimmy Page e Robert Plant. Canta: Led Zeppelin).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário