sábado, 15 de outubro de 2011

DC - Coluna e Notícias 462. (Anexo: Professores).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição 462 (geral) e 66ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Mossoró/RN, sábado, 15 de outubro de 2011. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 42ª/52, Dias: 288/365 e faltam 77 dias para término do ano.

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro e a modernidade: "Tecnologia que assombra matuto é vidro elétrico de carro, portão automático e garrafa térmica com trava. Ele entende assim: Vidro que sobe sozinho, portão que conhece o dono e garrafa que só dá café quando quer". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Na edição anterior estava centrado na escolha do novo visual do blog, junto com o Itamiram Oliveira, visando roupa nova para o aniversariante e acabei esquecendo de citar e agradecer ao José Maria Alves, advogado e bloqueiro "Sistema JMA". Este, foi o primeiro incentivador e publicou a primeira edição de nº 000 em seu blog (acho que no mesmo dia – 13/10/07) e pedia "insistentemente por livre pressão" por mais edições , enfim, passei a colaborar com o Sistema JMA até janeiro/2010 – a partir deste mês ganhamos o blog próprio (cria do William Pereira). Ah! Desculpem não lembrar outros incentivadores, mas o Marcos Ferreira (até então da Rádio Rural) e o Dionízio do Apodi (D'o Tarará) foram, pela ordem, a aprovarem a nossa iniciativa de criar o DC – Coluna de Notícias. Obrigado Super Zé e os demais que a memória não permite lembrar. Boa leitura nobre leitor/a.

ELEVADOR LACERDA ESCAPA DE PRIVATIZAÇÃO - O Elevador Lacerda aparece como o estopim de um pacote de privatização em Salvador. Junto com ele, estavam as estações de transbordo da Lapa e Pirajá e os planos inclinados Gonçalves, Pilar e Liberdade. O recuo anunciado, porém, não os excluía, livrando apenas o Elevador Lacerda oficialmente desta venda. O motivo da desistência não passou pelo fato de o Elevador Lacerda, um dos principais monumentos da cidade, ser um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional nem pelos seus 138 anos de história e memória soteropolitana. O problema estava nas contas da prefeitura, que deram errado: o aumento iria inviabilizar o transporte diário de milhares de pessoas que usam o elevador não como diversão ou turismo, mas sim como um dos principais acessos entre as partes da cidade. FONTE: www.brasildefato.com.br/.

EMBATE: SINDICATOS/DIEESE X GOVERNO/LRF - As direções do SINAI, SINTE e SINTERN protocolaram (13/10) mais um pedido de audiência à Governadora para tratar do cumprimento do acordo para pagamento dos Planos de Carreira. O ofício também foi entregue ao Secretário Chefe da casa Civil, Paulo de Tarso, Secretário de Administração José Anselmo, além da Assembleia Legislativa do Estado.

O encontro com o Governo será munido de informações técnicas, fruto de um levantamento feito pelo Dieese, com duas propostas básicas: Criação de um subteto salarial para o RN e a exclusão dos ativos e pensionistas do cálculo do limite prudencial. Na compreensão dos dirigentes sindicais, com a adoção desses mecanismos aqui no Estado o Governo terá os meios necessários, sem infringir a lei, de pagar os 70% restantes de todos os Planos de Carreira. Leia o ofício (www.sinarirn.com.br) e o relatório que serão apresentados ao Governo pelos Sindicatos. FONTE: www.sinarirn.com.br, em 13/10/11/.

GABRIEL VITULLO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nosso correspondente direto da capital do estado, é Doutor em Ciências Políticas e Prof. do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Confiram:

Projeto da UFRN que visa plantar 20.000 árvores em Natal será lançado dia 18/10, às 18 horas, durante a CIENTEC. COMPAREÇA - AJUDE A DISSEMINAR A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA CIDADE AGIR ENQUANTO O CAPITAL NÃO NOS DESTRÓI.

Durante e XVII CIENTEC, feira de ciência e tecnologia organizada anualmente pela UFRN e que atrai a cada edição milhares de estudantes e professores das escolas públicas e privadas, será lançado o Projeto de Educação Ambiental Plante Enquanto é Tempo. A ação prevê conseguir 20.000 voluntários tutores de novas árvores em Natal, que plantem e cuidem delas nos primeiros anos, começando pelos alunos da UFRN e dos colégios da Grande Natal. O progresso do projeto será aferido através de contagem em tempo real no site da ação. Com o sucesso da primeira fase em Natal, a idéia é avançar para reflorestar o semi-árido de forma massiva.

A ação pretende criar uma grande onda de conscientização ambiental nas cidades e ao mesmo tempo contribuir para alterar a paisagem urbana em Natal e arredores, já que considera errado o atual modelo de expansão imobiliária e de mobilidade urbana centrado no automóvel. Modelo, este, que vem esquentando a cidade e prejudicando a qualidade de vida dos seus habitantes.

O projeto, coordenado pelos professores Robério Paulino, do Departamento de Políticas Públicas - DPP, e pela professora Rosângela Gondim, do Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia - DBEZ, é uma parceria do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - CCHLA e do Centro de Biociências - CB. Para a execução do projeto, já foram produzidas na própria UFRN milhares de mudas. Várias ações já foram realizadas, com crianças de colégios e em praças. O lançamento oficial ocorrerá no dia 18/10/2011, terça-feira, às 18 horas, na tenda do projeto instalada dentro da CIENTEC 2011, ao lado do Planetário. COMPAREÇA E AJUDE A DIVULGAR.

BRONCA DO LEITOR (260)Bem vinda a regulamentação do dispositivo constitucional sobre o Aviso Prévio - progressivo - por assim dizer. Entretanto, é comum, no nosso País, as coisas ficarem pendentes, às vezes, até pela metade. Vejamos:

Até os 12 meses, o empregado despedido, sem justa causa, terá direito a um mês de salário. A partir daí, somando-se mais 12 meses, acrescenta-se mais 3 dias, assim por diante até completar 90 dias. Mais 20 anos, portanto. Considerando-se que o empregado atingiu esse patamar, teve que trabalhar 21 anos e não 20 anos como está descrito.

A lei deverá alcançar a fração de, pelo menos, 6 meses para a contagem de 1 ano que no final considerava-se incompleto, como manda a legislação laboral em outras verbas rescisórias - caso das férias e do 13º Salário que a partir dos 15 dias, completa-se o mês trabalhado.

Ademais, surgem outras indagações: Na hipótese de o empregado pedir demissão, sem aviso prévio, ele vai arcar com o pagamento desses dias progressivos, levando-se em conta a hipossuficiência caracterizada?

Pergunta-se novamente: No caso do empregado receber aviso prévio, para cumprir trabalhando, terá que se submeter a mais 90 dias, se houver atingido os 20 anos de serviço?

Ainda: o empregador irá suportar, durante os 90 dias, a redução de duas horas, conforme ocorre normalmente? Afora aquele acordo previsto em lei sobre os 7 dias corridos não trabalhados, em substituição à redução das 2 horas. Seria, no caso, 28 dias de afastamento do empregado?

Já questionei demais. Vamos aguardar a manifestação dos órgãos competentes, a exemplo o Ministério do Trabalho e Emprego - MTE e o Ministério Público do Trabalho, somando-se aí, a Justiça Especializada que, aliás, teria competência para dirimir essa questão, sem a necessária intervenção do STF. Bastava a remessa do legislador, no próprio texto constitucional, dada a simplicidade da matéria na esfera laboral. Forte Abraço, Amigo Hermes.

FIQUE SABENDO... "Dia do Professor: 15 de outubro".  Por Davi Calisto Neto. (FONTE: e-mail pessoal, publicado em 17/07/2011);

Homenagem aos professores.

 

É o pai das profissões

Esse homem de valor

Pois em todas as formaturas

Existiu um professor

Tem que obedecer a norma

Sem ele ninguém se forma

Nem tem título de doutor

 

Ele é o aviador

Que conduz todo sucesso

Faz o homem ter ascensão

Sem seguir caminho inverso

Aprendendo eu asseguro

Que brilhará no futuro

E na vida terá progresso

 

Não andará de regresso

Quem a ele dê valor

Quando já estiver formado

Lembrar dele com amor

Mesmo sendo em medicina

Seu professor lhe fascina

Por ser o seu condutor

 

Aprendi chamar Senhor

O homem que me ensinou

Abriu a minha visão

Para ser hoje o que sou

Se eu não tivesse aprendido

Talvez eu fosse esquecido

E não estava onde estou

 

Quem na vida se formou

E conseguiu seu espaço

Talvez já tenha esquecido

Do professor o cansaço

Galgou o seu apogeu

Com certeza se esqueceu

Quem lhe ensinou passo a passo.

 

Mesmo com todo fracasso

Ele luta por vitória

Repassando o seu saber

Para o aluno ter glória

Com tudo ele se conforma

Quando o aluno se forma

Risca ele da memória

 

Quantas profissões de glória

Alunos bem sucedidos

Que através do saber

Hoje estão resolvidos

Muitos de famílias nobres

Quantos professores pobres

Pelos alunos esquecidos

 

Quantos são favorecidos

Na condição financeira

Conseguiram bons empregos

Fez uma brilhante carreira

Precisa se dar valor

Que hoje tem professor

Sem o dinheiro da feira

 

Essa profissão pioneira

Tem que ser reconhecida

Saber que o professor

É uma pilastra erguida

Ele é o sustentáculo

E faz parte do espetáculo

Desse cenário da vida

 

Venho de cabeça erguida

Falar de minha emoção

Por ser um dos integrantes

Do quadro da educação

Falo isso com amor

Se não fosse o professor

Não teria profissão

 

Tem que passar pela mão

De nossos educadores

Em qualquer das profissões

Eles são os precursores

Mesmo tendo algo incomum

Ninguém chega a lugar nenhum

Sem passar por professores.

CONQUISTE SEU EMPREGO: BA - A Prefeitura de Presidente Tancredo Neves realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 10 (cento e dez) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições no período de 17/10 a 04 de novembro/2011, escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 2.180,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "Parabééééns pelo sucesso do seu jornal virtual, que já está na boca do povo por 04 anos. Através de boas línguas ele é disseminado e se escutam por todo lugar os comentários acerca das notícias divulgadas no Democratizando. Sem dúvidas, a sua obra é uma inovação na nossa cidade, produzida com muita dedicação no dia-a-dia, que eu sei. Cheiro da "prima-sobrinha-afilhada", Aryanne Sérgia". Valeu "trifamuly", muitíssimo obrigado pelo incentivo, estamos dentro para contribuir no pagamento do Datashow, conversaremos até lá. Não gostei do seu "afastamento" do cineclube. Dá o tempo que precisa e volta pra lá, viu? Beijo e que Deus te abençoe;

 = Há 62 anos (16/10/1949) era inaugurada a Maternidade Almeida Castro, em Mossoró/RN.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 323/2010 (de 13/04), relatamos os seguintes temas: Moradores da Favela de Niteroi/RJ Lançam Nota de Esclarecimento; Festival de Artes Negras do Mundo; Bronca do Leitor (151) – Michele Fonseca; FIQUE SABENDO: No Dia 13 de Abril é Comemorado O Dia do Jovem;

 - SUPER SALÁRIOSHabituado a denunciar malfeitorias no serviço público, incluindo o recebimento de supersalários no Poder Legislativo, o Ministério Público Federal também coleciona mazelas. Segundo informação do próprio Conselho Nacional do Ministério Público, por solicitação da Câmara dos Deputados, oitenta procuradores da República recebem remuneração acima do teto constitucional de R$ 26.723 mensais, informa a coluna do jornalista Cláudio Humberto. O MPF pediu e a Justiça ordenou que o Senado corte os super salários de servidores, mas esqueceu de olhar para o próprio rabo;

 - 49ª FESTA DO BOI ENTRA NA RETA FINAL – Natal. Mais uma vez o Meirinhos do Forró destaca-se pelo profissionalismo, musicalidade e talento esbanjados durante o evento. Até sábado, terão feito quatro shows. Com um repertório eclético, mas fiel ao genuíno forró, os irmãos Cláudio Freire, Ana Cláudia e Clauberto, apesar da juventude, assumem os palcos com a segurança de grandes artistas. Invariavelmente aplaudidos, há muito que o verdadeiro forró do Meirinhos já ultrapassou nossas fronteiras. Certamente por não negar as raízes e não perder a simplicidade e força características do bom forró é que a música dos ''forrozeiros do Brasil" já cruzou o oceano seis vezes em direção ao velho continente. Já são seis turnês pela Europa. FONTE: www.grandeponto.com.br, em 14/10/2011.

 - Hoje é Dia: da Educação Nacional, da Normalista, do Educador Ambiental e Dia do Professor. Amanhã (16) será Dia da Ciência, da Tecnologia, do Anestesista, do Consumo Consciente, do Instrutor de Auto-escola e Dia Mundial da Alimentação.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos professores e professoras, ambientalistas, anestesistas, consumidores, instrutores de auto-escola e as normalistas.

Quem canta...

"Mas, a normalista linda / Não pode casar ainda / Só depois que se formar... / Eu estou apaixonado / O pai da moça é zangado / E o remédio é esperar... ."  ("Normalista" – Composição: Não disponível. Canta: Nelson Gonçalves).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário