quinta-feira, 13 de outubro de 2011

DC - Coluna de Notícias 461. (Anexo: O que fazer quando não se sabe o que fazer).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição 461 (geral) e 65ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Mossoró/RN, quinta-feira, 13 de outubro de 2011. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 41ª/52, Dias: 286/365 e faltam 79 dias para término do ano.

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro desconfiando dos gestores públicos: "SUS é a sigla que significa Sistema Único de Saúde. Mas, cá prá nós, na verdade ela quer dizer: Sua Única chance Se perdeu". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Exatamente nesta data (13/10), completamos quatro anos de convivência virtual através do DC – Coluna de Notícias. No início tínhamos na lista de amigos um número próximo de duzentas pessoas e hoje contabilizamos mais de 1.500. Outubro sempre está ligado a um momento interessante em minha vida. Primeiro foi a felicidade (aprendi que devemos agradecer a Deus por bons e maus momentos) de tomar conhecimento de um diagnóstico com CA de Reto e junto a oportunidade de cura com as batalhas e lutas iniciadas em 2006. Segundo a cura e terceiro, a ideia do DC Notícias depois que meus Boletins de Saúde já ficavam sem novidades sobre meus sucessivos avanços no tratamento, estou curado e me detenho a acompanhamento periódico a cada seis meses. Dia 17 estarei em Natal para mais um retorno à equipe médica e voltarei cantarolando com o Benito Di Paula... "Tudo está no seu lugar, graças à Deus!" Parabéns leitor/a, parabéns ao Jornal Virtual DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias" que está de roupa nova a partir desta edição no sítio www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com/. Parabens ao Prof. William Pereira (criador do referido blog) e ao Itamiram Oliveira (responsável pelo novo visual). Boa leitura nobre leitor/a.

POLÊMICA SOBRE AVISO PRÉVIO - Relator do projeto que deu origem à nova Lei do Aviso Prévio (12.506/11), o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) minimizou as polêmicas sobre a aplicação da regra, que entrou em vigor nesta quinta-feira.

Pela nova lei, o trabalhador com até um ano de emprego, que for demitido sem justa causa, tem direito a 30 dias de aviso prévio ou indenização correspondente. Esse tempo será aumentado em três dias para cada ano adicional de serviço, até o limite de 90 dias. Para receber três meses de salário, o empregado precisa ter 20 anos de contrato. Anteriormente, os trabalhadores tinham direito a 30 dias de aviso prévio, independentemente do tempo de serviço. FONTE: www.camara.gov.br/.

BANCOS: FORÇA DA GREVE ARRANCA NEGOCIAÇÃO com FENABAN - Após 16 dias de greve nacional, a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) rompeu nesta quarta-feira (12) o silêncio e decidiu retomar as negociações com o Comando Nacional dos Bancários, marcando nova rodada para esta quinta-feira (13), às 16 horas, em São Paulo. O agendamento ocorre um dia depois da reunião do Comando Nacional, em São Paulo, que decidiu fortalecer e ampliar ainda mais as paralisações.

Foi a força da greve, que paralisa mais de 9 mil agências de bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal, que reabriu finalmente o diálogo e agora esperamos que os bancos venham para a mesa de negociações com uma proposta decente que atenda as justas reivindicações da categoria. A greve, que já é a maior da categoria nos últimos 20 anos, foi deflagrada no dia 27 de setembro, depois que as assembleias dos sindicatos rejeitaram a proposta de reajuste de 8% feita pela Fenaban na quinta rodada de negociações, o que significa apenas 0,56% de aumento real. FONTE: www.sindbancarios.com/.

DIA DA CRIANÇA E ACASA DO BEM, SUCESSO TOTAL – Natal. O Dia das Crianças na Casa do Bem foi um evento verdadeiramente legal. As crianças ganharam presentes, sorriram em gratidão, os pais vendo tudo aquilo emanavam bons sentimentos, os voluntários agradeciam ao invisível-visível a oportunidade de servir, os doadores contentes puderam ver ao vivo ou por fotos e reportagens que a destinação a suas entregas foi correta e, no fim, tudo junto, tornou o universo mais puro e a vida mais coerente com nossa verdadeira natureza interior.

"Encarnando o personagem do PaZlhaço da Paz pude mostrar mais uma vez que a liberdade é o nosso bem mais precioso e, que os passarinhos, também merecem essa dádiva, por isso mostro para eles como é bom poder andar para um canto e para outro, passear, ir para a praia, ser livre para a locomoção". Afirmou Flávio Rezende. Presidente da Casa do Bem.

SEDE DA DATANORTE SERÁ LEILOADA para pagamento de dívidas trabalhista – As instalações da antiga Cohab, hoje Datanorte (e em processo de extinção), localizado no bairro da Ribeira, em Natal. O bem foi avaliado em mais de 2 milhões e o lance mínimo é de 1 milhão, cento e setenta mil reais.

O valor do bem arrematado será destinado a pagamento de cerca de 25 processos na Justiça do Trabalho. O leilão será no próximo dia 25/10, a partir das 08h, no auditório do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho. O TRT fica localizado na Av. Capitão Mor Gouveia, 1738, em Lagoa Nova, Natal/RN. FONTE: www.sinairn.com.br/.

ROMILDO POMPEO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nosso correspondente, da capital, já colaborou com este veículo em outro espaço, mas estreia nesta série com uma informação de utilidade pública.

BOA TARDE! Vamos nos ajudar praticando e repassando parta todos das nossas listas, a informação que passo agora. Trata-se daquele código do telefone que ninguém sabe do seu. Pois bem, o caminho para conhece-lo é simples. Siga os passos:

1- Clique em *#06# (asterisco+jogo da velha+06+jogo da velha), que logo aparecerá no visor do seu aparelho celular, uma série ou duas de números (se for de dois chips) imensos que é exatamente o identificador de cada aparelho;

2- Em caso de perda que você não consiga recuperar, furto ou roubo, você deverá ter esse referido número guardado, tanto para fazer BO, quanto para ligar para a operadora, e o aparelho não terá nenhuma serventia, independente de trocar de chip.

Se todos nós começarmos a tomar esses cuidados, o ladrão não terá mais por que roubar e até matar por conta de um aparelho celular. Digite agora e confira o número!!!!!!

BRONCA DO LEITOR (259) – Boa tarde de domingo (09) Hermes! Che Guevara (ref. edição 460) pode ser considerado o homem do século por ter tido a coragem de abandonar sua profissão, diga-se aos pés da política de direita que o poderia ter lhe abraçado e abençoado... , mas, que o próprio preferiu, embebido pela vivência in loco da pobreza e da miséria de multidões, cujas parecem se perpetuarem até aos dias de hoje, continua imbatível no nosso cotidiano; se bem que novos "ches" emergiram na atualidade, mas como os arranjos táticos da política mudaram ou se mutaram, houve e ou há a necessidade de novas estratégias de lutas, as quais atuem de forma coletiva, em comuna, com ideias novas a partir de visões originárias lá no século efervescente de Karl Marx e Max Weber, e, daí, no propósito de avançarem para uma devida liberdade, justiça social e econômica - redução e ou erradicação das desigualdades sociais existente e tão priorizada na fortaleza abastada da estratificação do social, além de política e cultural. Parabéns aos que lutam por uma justeza e por melhorias na qualidade de vida das massas - famílias/ grupos - de trabalhadores e trabalhadoras, estudantes, desempregados e primordialmente aos que sempre foram excluídos nos mesquinhos processos de desenvolvimento em curso na sociedade contemporânea. Meus parabéns a todos que vêm lutando por uma sociedade com mais moradia digna, educação, saúde e lazer com quali-quantidade, e seguranças alimentar e social. Cordialmente, Márcio Ribeiro.

FIQUE SABENDO... "Dia do Fisioterapeuta: 13 de outubro". (FONTE: http://www.ibge.gov.br);

O profissional pode escolher uma dentre várias áreas existentes, além de se especializar em

determinadas atividades terapêuticas como acupuntura, quiropraxia e osteopatia.

No dia 13 de outubro de 1969, foi regulamentado o Decreto Lei 938 que define como atividade específica do fisioterapeuta o desenvolvimento e a conservação da capacidade física de um paciente, além de ser reconhecido como profissional de nível superior. Desde então, o dia do fisioterapeuta passou a ser comemorado nesta data.

O QUE FAZ

O fisioterapeuta trata doenças e lesões causadas por acidentes, má-formação genética ou vícios de postura, seja prevenindo, reabilitando ou curando.

A prevenção é considerada, inclusive, a primeira atribuição da fisioterapia, cujo profissional deve alertar e orientar o paciente sobre a necessidade de adotar procedimentos adequados em determinadas situações.

A fisioterapia de reintegração ou reabilitação visa reintegrar a pessoa à sociedade. Geralmente o fisioterapeuta estimula o potencial neurológico do paciente que sofreu lesões na área neurológica ou perdeu algum dos membros.

Já a fisioterapia curativa tem o objetivo de devolver os movimentos perdidos em decorrência de lesões graves ou restabelecer a força e vitalidade dos músculos.

Independente do tipo de intervenção, o fisioterapeuta pode atuar em vários ramos da medicina como a ortopedia, obstetrícia, pediatria, geriatria, reumatologia, medicina esportiva, neurologia, cardiologia e pneumologia.

O profissional pode escolher uma dentre várias das áreas existentes no mercado de trabalho, incluindo fisioterapia clínica, trabalhando em hospitais, consultórios, clínicas, centros de reabilitação e ambulatórios; saúde coletiva, onde elabora programas de saúde; educação, lecionando ou desenvolvendo pesquisa e em saúde esportiva, recuperando atletas. Além de se especializar em determinadas atividades terapêuticas como acupuntura, quiropraxia e osteopatia.

ONDE ESTUDAR

Com duração de 4 a 5 anos, o curso superior em Fisioterapia tem disciplinas específicas como Anatomia, Bioquímica, Biofísica, Histologia, Embriologia, Fisioterapia, Metodologia, Prática Desportiva, Psicologia, Fisiologia, Microbiologia e Imunologia, Patologia, Primeiros Socorros, Saúde Pública, Cinesiologia e Cinesioterapia.

Se você quiser saber quais as faculdades no Brasil que oferecem o curso de fisioterapia consulte a página do guia do estudante na internet (www.guiadoestudante.com.br).

Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

CONQUISTE SEU EMPREGO: PE - A Prefeitura de Camocim de São Félix/PE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 308 (trezentas e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, prorrogou inscrições até o dia 17 de outubro/2011, escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 6.505,88. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

SE: O TCE – Tribunal de Contas do Estado de Sergipe realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 20 (vinte) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 18 de outubro/2011, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 3.425,85. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "Caro Hermes, continuo sendo leitor assíduo do seu "Democratizando a Comunicação" e, como sempre, grato por todas as edições enviadas e as que futuramente virão. Obrigado mesmo! Prof. Almir N. Costa". Obrigado amigo e professor Almir, oportunamente envio votos de pesar pelo falecimento de seu genitor Sr. Pedro, Deus o acolheu para a eterna paz e oportuniza a conformação desta linda família que construiu. Deus abençoe todos vocês;

 = Há 148 anos (13/10/1863) foi aprovada pela Intendência o Primeiro Código de Postura cobrando DEZ RÉIS a quem não fechasse as lojas da vila aos domingos e dias santos. Diz Câmara Cascudo, norteriograndense, historiador, folclorista, antropólogo, advogado e jornalista.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 322/2010 (de 04/04), relatamos os seguintes temas: 100 Dias do Ano; Bronca do Leitor (151) – Carlos Santos/UERN; FIQUE SABENDO: Dia Internacional da Mulher; qual a origem deste dia?;

 - REPÚDIOO Ministério de Justiça e Segurança, o Ministério de Infraestrutura e a Secretaria de Direitos Humanos da província de Buenos Aires, na Argentina, apresentaram, na quinta-feira (6), a obra de preservação do "Ex-Centro Clandestino de Detenção Destacamento de Arana". A iniciativa, entretanto, não agrada a todos. Organizações integrantes do coletivo "Justicia Ya!" divulgaram quarta (5), um comunicado em que repudiam "qualquer projeto de memorialização que implique a convivência com as forças repressivas e a exibição de restos humanos". As organizações que assinam o comunicado consideram uma ofensa à exibição dos restos humanos de seus colegas e familiares. "A mera possibilidade de "visitas" e "percursos" para a exibição dos restos humanos dos companheiros detidos-desaparecidos que ali foram assassinados constitui em si uma gravíssima afronta. Ofende-nos, afeta-nos, não queremos show, não queremos exibições, somos comunidade de pertença desses restos humanos, ainda que não tenham sido identificados, são nossos companheiros e queremos justiça!", destacam as organizações. FONTE: www.adital.com.br, em 06/10/2011.

 - SINTEST NORMALIZA SITEEsta semana alguns problemas técnicos no site que, inclusive, fizeram-no ficar fora do ar por cerca de 48h. O site já se encontra visível, no entanto, alguns pequenos ajustes ainda estão sendo feitos. Um deles é na área do Identifique-se (onde coloca a siape e a senha para entrar na área restrita). Algumas pessoas estão acessando corretamente, no entanto a informação é que ou senha ou login estão errados. O sindicato pede mais um pouco de compreensão e, caso isso ocorra, aguarde mais 24h para normalização. FONTE: www.adital.com.br, em 12/10/2011.

 - Hoje é Dia: da Vida, do Fisioterapeuta, da Terapia Ocupacional e Dia Nacional do Dinheiro. Amanhã (14) será Dia Nacional da Pecuária.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos fisioterapeutas, capitalistas e pecuaristas.

Quem canta...

"Dinheiro, assim eles dizem / É a raiz de todo o mal hoje em dia / Mas se você pedir um aumento / Não é surpresa que eles não estejam dando nenhum... ."  ("Money" – Composição: Roger Waters. Canta: Pink Floyd).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário