sábado, 8 de outubro de 2011

DC - Coluna de Notícias 460. (Anexo: A Entrevista mais linda que já vi).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano III – Edição 460 (geral) e 64ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Mossoró/RN, sábado, 08 de outubro de 2011. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 41ª/52, Dias: 281/365 e faltam 84 dias para término do ano.

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro vem, hoje, de adivinhação: "Mané Beradeiro pergunta: O que é o que é, que tem três sílabas, começa com "FU", termina com "O" e tem um "R" no meio, e se o cabra não se aguentar se lasca todinho? Cuidado com a resposta e mente poluída!. (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Fora de circulação, neste espaço, desde o dia 29 último por aproveitar feriadão para muito descanso e reservar tempo cuidando da saúde tendo em vista novos exames médicos iniciados quinta-feira (06). Estou bem e os resultados se confirmarão nos próximos dias, com toda e muita fé em Deus. Espero regularizar as edições a partir de hoje. Boa leitura nobre leitor/a.

TEMPO DE ESPERA EM FILA DE BANDO GERA INDENIZAÇÃO por danos morais. - A 3ª Turma Cível do TJDFT reformou, em grau de recurso, sentença que julgou improcedente pedido de indenização de um cliente, contra o Banco do Brasil, por ter permanecido mais de 1 hora na fila a espera de atendimento. De acordo com a decisão colegiada, a instituição financeira desrespeitou o princípio constitucional da dignidade humana e os direitos básicos do consumidor. Não cabe mais recurso no âmbito da Justiça local.

O autor da ação narrou que compareceu à agência bancária do Banco do Brasil, localizada no Setor Sudoeste, às 11h16 para efetuar o pagamento da taxa de condomínio e só foi atendido às 12h30. Defendeu a ocorrência de danos morais, pois a espera por atendimento por mais de 1 hora não pode ser tratada como mero aborrecimento. Fundamentou seu pedido na Lei Distrital nº 2.547/2000, que estipula tempo máximo de espera de trinta minutos para atendimento em instituições bancárias.

O pedido de indenização foi julgado improcedente em 1ª Instância pelo juiz da 1ª Vara Cível de Brasília. Inconformado, o cliente recorreu da sentença a 2ª Instância e teve reformada a decisão.

O relator do recurso afirmou: "Não vejo como mero aborrecimento e sim como violação aos direitos da personalidade o fato de um cidadão permanecer mais de 1 hora na fila de uma instituição financeira, de grande porte como o réu, ainda mais sendo essa instituição uma empresa estatal, que deveria dar o exemplo e não violar a Constituição Federal e o Código de Defesa do Consumidor".

A decisão colegiada foi unânime. O banco terá que pagar R$ 2 mil de indenização ao cliente. Nº do processo: 2011011017366-7. Fonte: TJDF, na base de dados do sítio: www.endividados.com.br, em /10/2011.

CINECLUBE EXIBIRÁ "O GRANDE DITADOR" logo mais, a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste (Av. Presidente Dutra, 0870, Ilha de Sta. Luzia - Mossoró/RN), após ocorrerá o costumeiro debate. O filme é uma mistura de drama/comédia/guerra, legendado/áudio inglês, com duração de 124min, lançado em 1940 (EUA) sob a direção de Charles Chaplin.

SINOPSE - Em meio a Segunda Grande Guerra Mundial, judeus estavam sendo esmagados pelo preconceito alemão. Chaplin, genialmente, interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Adenoid Hynkel (em clara referência a Hitler) e o barbeiro Judeu. Irônico e atrevido, este filme lhe causou sua expulsão dos Estados Unidos, mas criou também uma obra-prima única com uma das melhores mensagens anti-guerra já transmitidas ao homem.

BRONCA DO LEITOR (258)Caro Amigo Hermes. Primeiro, meus votos de muita saúde para que você continue levando esse barco com bastante garra, conforme tem feito até agora. Você é um comunicador e tanto. Com oportunidade oferecida àqueles que se propõem expressar ponto-de-vista dentro dos parâmetros filosóficos do Informativo.

Gosto de todas as intervenções encartadas no BRONCA DO LEITOR. Mas a de hoje (29/09/11 – Edição 459), assinada pelo nosso amigo Carlos Santos, tem um significado mais profundo que é o bem-estar. A água, uma das primeiras necessidades. Faltando água nos bairros de Mossoró é quase impossível acreditar.

Presenciei a vinda das águas da Barragem "Armando Ribeiro Gonçalves", canalizadas pela adutora que levou o nome de "Jerônimo Rosado". Está ouvindo essa, Dom Elizeu? Foi uma euforia que resultou na credulidade nefasta: Mossoró nunca mais teria problema com falta d'água.

Depois, vem aquela "estória" de trazer mais água, desta feita da "Barragem Santa Cruz" e não se erradicou um problema dos mais cruciantes, numa cidade do porte de Mossoró.

Dá para se concluír que a água também está servindo - como a saúde, a educação e a segurança pública - de proselitismo político e nada mais.

Naquele tempo, quase quinze anos, surgiu até a figura do "governador das águas", cuja contribuição para a vinda do "aguaceiro" custou de apenas 11% (onze por cento) para os cofres do Estado do RN. Segundo o presidente FHC reportou de cima de um palanque armado nas proximidades da COBAL. Onde estão os "salvadores da pátria" que não respondem? Parece até que estou lendo as obras completas do Padre Vieira.

Grande abraço. SAÚDE É O QUE IMPORTA; O RESTO NÃO INTERESSA, como disse aquele humorista da "Escolinha do Professor Raimundo". Exceção feita às amizades sinceras. José Santos DINIZ.

FIQUE SABENDO... "Ernesto Rafael Guevara de Ia Serna". (FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Che_Guevara);

Considerado pela revista norte-americana Time

 uma das cem personalidades mais importantes do século XX.

Ernesto Rafael Guevara de la Serna, conhecido como "Che" Guevara (Rosário, 14 de junho de 1928La Higuera, 08 de outubro de 1967), foi um político, jornalista, escritor e médico argentino-cubano.

Guevara foi um dos ideólogos e comandantes que lideraram a Revolução Cubana (1953-1959) que levou a um novo regime político em Cuba. Ele participou desde então, até 1965, da reorganização do Estado cubano, desempenhando vários altos cargos da sua administração e de seu governo, principalmente na área econômica, como presidente do Banco Nacional e como Ministro da Indústria, e também na área diplomática, encarregado de várias missões internacionais.

Convencido da necessidade de estender a luta armada revolucionária a todo o Terceiro Mundo, Che Guevara impulsionou a instalação de grupos guerrilheiros em vários países da América Latina. Entre 1965 e 1967, lutou no Congo e na Bolívia, onde foi capturado e assassinado de maneira clandestina e sumária pelo exército boliviano, em colaboração com a CIA, em 8 de outubro de 1967.

A sua figura desperta grandes paixões, a favor e contra, na opinião pública, e converteu-se em um símbolo de importância mundial. Foi considerado pela revista norte-americana Time uma das cem personalidades mais importantes do século XX. Para muitos dos seus partidários, representa a rebeldia, a luta contra a injustiça social e o espírito incorruptível. Em contrapartida, muitos dos seus detratores o consideram como um criminoso, responsável por assassinatos em massa, e acusam-no de má gestão como ministro da Indústria.

Seu retrato fotográfico, obra de Alberto Korda, é uma das imagens mais reproduzidas do mundo e um dos ícones do movimento contracultural. Tanto a fotografia original como suas variantes, algumas apenas com o contorno do seu rosto, têm sido intensamente reproduzidas, para uso simbólico, artístico ou publicitário.

BIOGRAFIA

Muitas biografias dizem que Ernesto Che Guevara de la Serna nasceu no dia {14 de junho} de 1928, mas segundo outras fontes, nasceu no dia 14 de maio de 1928, exatamente um mês antes.

Era o mais velho dos cinco filhos de Ernesto Guevara y Lynch (1901–1987) e de Celia de la Serna y Llosa (1906–1965), ambos pertencentes a famílias da classe alta argentina. Um bisavô paterno, Patricio Julián Lynch y Roo (1789 - 1881), grande estancieiro e armador, foi considerado, em seu tempo, como um dos homens mais ricos da América do Sul.[4]

Seus pais alternavam a sua residência da capital de Buenos Aires com a de Caraguatay, na província de Misiones, separados por 1.800 km de hidrovia, onde as plantações de erva mate estavam em sua propriedade. É a partir daqui que se aproxima o momento do nascimento, os pais de Ernesto decidiram voltar a Buenos Aires para que foi devidamente testemunhado, utilizando linhas de navegação que operam no rio Paraná. No entanto, a entrega foi em frente e tiveram que descer no porto de Rosário, onde, no Hospital Centenário, Che Guevara nasceu.

O filho foi registrado no dia seguinte com o nome de Ernesto Guevara de la Serna e depois que a mãe recebeu alta, se hospedaram por alguns dias em um apartamento, até que ambos fossem capazes de continuar a viagem para Buenos Aires.

Nos Primeiros anos de Ernesto, ele ia viajando entre as casas que seus pais tinham em Buenos Aires e Caraguatay, indo e vindo em barcos a vapor do rio Paraná, conforme as necessidades de produção de erva-mate e do clima.Ernesto foi apelidado pelos seus pais de Ernestito, para diferenciá-lo do pai, depois de Tete, pelo qual foi apelidado e indistintamente chamado pela sua família e pelos seus amigos de infância.

Em Buenos Aires, moraram nas áreas típicas da classe alta, primeiro no bairro de Palermo (Santa Fe e Guise), em seguida, na cidade de San Isidro (Calle Alem) e, finalmente, no bairro da Recoleta (Sanchez de Bustamante 2286). Vivendo em San Isidro, com dois anos de idade teve o primeiro ataque de asma, uma doença que iria sofrer por toda sua vida e que iria levar a família para ir á Córdoba. O pai sempre culparia a mãe pela asma de Ernesto, atribuindo isso à bronquite agravada pela falta de atenção para com este em uma manhã fria enquanto nadava no aristocrático Clube Náutico San Isidro!

Em Caraguatay, os pais de Ernesto contrataram uma babá para seu filho, Carmen Arias, uma galega que viveria com a família até 1937 e que foi quem lhe deu o apelido de Tete. Da erva dos pais de Ernesto e da estância em Misiones, adquiriu um gosto para mate, que foi sua paixão em toda a sua vida.

Devido à gravidade e persistência da asma afetando Ernesto, a família tentou achar um lugar com um clima mais adequado. Seguindo as recomendações dos médicos, decidiu se mudar para a província de Córdoba, um destino clássico na época para as pessoas com problemas respiratórios, devido às condições meteorológicas e as altitudes mais elevadas. Após passar um tempo na cidade de Córdoba, capital da província, a família estabeleceu-se em Alta Gracia.

Em 1944, os negócios da família de Che vão mal e Ernesto emprega-se como funcionário da Câmara de uma vila, nos arredores de Córdoba, para ajudar as finanças em casa, sem deixar, contudo, de estudar.

Em 1946, terminou o liceu. Os Guevara mudaram-se para Buenos Aires e Ernesto ingressou na universidade, estudando medicina. Continuando a situação econômica a deteriorar-se, foram obrigados a vender com prejuízo a plantação de mate que tinham desenvolvido. Na capital, Ernesto empregou-se outra vez como funcionário municipal e mais tarde numa tipografia, continuando, não obstante, o curso de medicina. Houve um período durante o qual trabalhou como voluntário num instituto de pesquisas sexuais, então mantido pelo partido comunista. Nesse mesmo ano de 1946, foi chamado ao serviço militar, que, ironicamente, o recusou por inaptidão física.

Depois da Segunda Guerra Mundial, com a vitória dos aliados, a oposição a Juan Domingo Perón ganhou novo ânimo. Os estudantes constituíram a sua camada mais aguerrida. Che participou nessas lutas.

Fez uma viagem, começada de moto e terminada a pé, pelas províncias argentinas de Tucumán, Mendoza, Salta, Jujuy e La Rioja, na qual percorreu diversos resorts Andinos.

E em 1951, seis meses antes de se formar em Medicina, decide interromper o curso - para desespero de seu pai - e iniciar, com Alberto Granado, uma grande viagem pelo continente, de Buenos Aires a Caracas, na velha motocicleta do companheiro, uma Norton 500 cc, fabricada em 1939 e apelidada de La Poderosa II. Nessa viagem, Guevara começa a ver a América Latina como uma única entidade económica e cultural. Visita minas de cobre, povoações indígenas e leprosários, interagindo com a população, especialmente os mais humildes. De volta à Argentina em 1953 acaba os estudos de Medicina e passa a dedicar-se à política.

Em 1953, Guevara atuou como repórter fotográfico cobrindo os Jogos Pan-Americanos do México, por uma agência de notícias argentina. Ainda em julho de 1953, inicia sua segunda viagem pela América Latina. Nessa oportunidade visita Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, El Salvador e Guatemala.

Foi por causa da visão de tanta miséria e impotência e das lutas e sofrimentos que presenciou em suas viagens que o jovem médico Ernesto Guevara concluiu que a única maneira de acabar com todas as desigualdades sociais era promovendo mudanças na política administrativa mundial.

Em sua passagem pela Guatemala, onde chegou em dezembro de 1953, Che presencia a luta do recém-eleito presidente Jacob Arbenz Guzmán, liderando um governo de cunho popular, na tentativa de realizar reformas de base, eliminar o latifúndio, diminuir as desigualdades sociais e um dos principais objetivos, garantir a mulher no mercado de trabalho.

O governo americano se opunha a Arbenz e, através da CIA, coordenou várias ações, incluindo o apoio a grupos paramilitares, contra o governo eleito da Guatemala, por não se alinhar à sua política para a América Latina.

As experiências na Guatemala são importantes na construção de sua consciência política. Lá Che Guevara auto define-se um revolucionário e posiciona-se contra o imperialismo americano.

Nesse meio tempo, Che conhece Hilda Gadea, com quem se casa e de cuja união nasce sua primeira filha, Hildita.

Em 1954, no México através de Ñico López, um amigo das lutas na Guatemala, ele conhece Raúl Castro que logo o apresentaria a seu irmão mais velho, Fidel Castro. Esse organiza e lidera o movimento guerrilheiro 26 de Julho, ou M26, em referência ao assalto ao Quartel Moncada, onde em 26 de julho de 1953, Fidel Castro liderou uma ação militar na qual tentava tomar a principal prisão de presos políticos em Santiago. Guevara faz parte dos 72 homens que partem para Cuba em 1956 com Fidel Castro e dos quais só 12 sobreviveriam. É durante esse ataque que Che, após ser duramente espancado pelos rebeldes, larga a maleta médica por uma caixa de munição de um companheiro abatido, um momento que tempos depois ele iria definir como o marco divisor na sua transição de doutor a revolucionário.

Em seguida eles se instalam nas montanhas da Sierra Maestra de onde iniciam a luta contra o presidente cubano Fulgencio Batista, que era apoiado pelos Estados Unidos.

Os rebeldes lentamente se fortalecem, aumentando seu armamento e angariando apoio e o recrutamento de muitos camponeses, intelectuais e trabalhadores urbanos. Guevara toma a responsabilidade de médico revolucionário, mas, em pouco tempo, foi se tornando naturalmente líder e seguido pelos rebeldes.

Após a vitória dos revolucionários em 1959, Batista exila-se em São Domingos e instaura-se um novo regime em Cuba, de orientação socialista. Mas teria sido a hostilidade dos Estados Unidos que levou ao seu alinhamento com a URSS. ("Eu tinha a maior vontade de entender-me com os Estados Unidos. Até fui lá, falei, expliquei nossos objetivos. (…) Mas os bombardeios, por aviões americanos, de nossas fazendas açucareiras, das nossas cidades; as ameaças de invasão por tropas mercenárias e a ameaça de sanções econômicas constituem agressões à nossa soberania nacional, ao nosso povo".) (Fidel Castro, a Louis Wiznitzer, enviado especial do Globo a Havana, em entrevista publicada em 24 de março de 1960).

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN - A Prefeitura de Antônio Martins/RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 76 (setenta e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 23 de outubro/2011, escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 9.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL: O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 270 (duzentas e setenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 16 de outubro/2011, escolaridade exigida: Médio/Superior. Salários até R$ 8.423,86. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "Hermes, reporto-me ao Quem Canta os Males Espanta da edição 459. Quero apenas colaborar na correção sobre autor poema musicado "Traduzir-se". Ferreira Gularr é o autor do poema que leva o mesmo nome. Agora, o cantor cearense Raimundo Fagner a musicou. Ricardo Alves". Obrigado, obrigado e muito obrigado amigo Ricardo. Acho ótimo quando ocorrem alguns "deslizes" aqui, e sou "alertado" pelos leitores. É sinal que todos estão muito atentos. Valeu amigo e recomendo seu extraordinário programa "Canção em Dois Tempos" (Fm Universitária 103,3 – todos os sábados, às 19h) que não é um só programa, é a verdadeira aula sobre MÚSICA com letras maiúsculas sim. Saúde e paz, volte sempre;

 = "Excelente. Nem vou comentar (edição 458 – "A Bíblia". Voce já sabe o que penso sobre suas doses homeopáticas distribuídas gratuitamente para o humano, o ser vivo, estilando humanidade. Deus o abençoe e o conserve assim. Milton Marques de Medeiros". Obrigado, obrigado e muito obrigado;

 = Há 34 anos (Setembro de 1977) era inaugurada a nova sede da COHAB/RN no centro de Mossoró, dentro das comemorações do "30 de Setembro". Hoje Datanorte e em processo de liquidação desde 1995.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 321/2010 (de 06/04), relatamos os seguintes temas: Há 240 Maneiras de Financiar um Imóvel; Mossoró Está Entre as Melhores Cidades; SINTAUERN Elege Novos Conselheiros; Bronca do Leitor (150) – Prof. Diniz Santos; FIQUE SABENDO: Em 31 de Março de 1964;

 - DENGUE - Dos 25.695 casos notificados sob suspeição, no Estado, 11.366 foram confirmados. Índice preocupante. Fonte: Coluna Rao X – Ciro Ney, www.gazetadooeste.com.br, em 23/09/2011;

 - BANANAUma banana para a falta de qualidade na educação. Uma banana para a mortalidade infantil. Uma banana para as drogas. E "Você gostaria de dar uma banana pra quê?". Essa é a pergunta que cerca de 250 crianças e adolescentes irão fazer à população de Recife, estado de Pernambuco (Brasil), na próxima segunda-feira (10). Eles realizam um flash mob que dará "uma banana para o descaso com a infância e juventude". A ação foi proposta pelos próprios jovens através da Campanha Missão Cidadania, da organização Diaconia. FONTE: www.adital.com.br, em 07/10/2011.

- Hoje é Dia: do Direito a Vida, da Independência da Croácia, do Nordestino e Dia Postal Mundial. Amanhã (09) será Dia do Atletismo e Dia Mundial do Correio.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos que lutam pela vida intensamente, croacianos, nordestinos, atletas e profissionais dos correios.

Quem canta...

"Graças à vida que me deu tanto / Me deu o riso e me deu o pranto / Assim eu distinguo fortuna de quebranto / Os dois materiais que formam meu canto... ."  ("Gracias A La Vida" – Composição: Mercedes Sosa. Canta: M. Sosa).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário