sábado, 10 de setembro de 2011

DC - Coluna de Notícias 455. (Anexo: Os Pais Envelhecem).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano III – Edição 455 (geral) e 59ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Mossoró/RN, sábado, 10 de setembro de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 37ª/52, Dias: 253/365 e faltam 112 dias para término do ano.

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro consolando os rubros negros: "Padre Ramos é flamenguista de corpo, alma, mente e algo mais. Um dia uma beata lhe perguntou: " - Padre, o senhor tem medo do diabo? " Ele prontamente respondeu: " - Minha filha, aquele chifrudo é como eu flamenguista por inteiro, você não vê que ele se veste de vermelho preto". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Com a intervenção da Governadora Rosalba Ciarline, em empo recorde, de barrar a interdição do Aeroporto Dix-sept Rosado, da nossa cidade, tomara que outros problemas de menor custo para o erário do estado sejam resolvidos. Tipo, a segurança para os fiscais de pista vez que um deles numa ronda, foi cercado por dois "cidadãos" (vagabundos somos nós trabalhadores formais) armados em pleno dia. Imaginem o que acontece lá dentro no período noturno. Olha que muitas autoridades, inclusive a governadora, chegam a nossa cidade sempre nos momentos que o sol está fazendo a curva para um novo dia. Tomei conhecimento que até tábua com pregos já foi encontrado na pista de pouso. Outra reclamação é que esses fiscais tiveram suas horas extras cortadas desde o início do ano sem a devida redução da carga-horária. Ao invés das horas extras a administração está pagando em forma de diárias com sérios prejuízos aos servidores, pois, os valores pagos não correspondem ao que têm direitos. Se não pode pagar extras, que contrate mais pessoal. Boa leitura nobre leitor/a.

COBRANÇA DE DÍVIDAS CONDOMINAIS PRESCREVE em cinco anos - A cobrança de cotas condominiais prescreve em cinco anos, a partir do vencimento de cada parcela. Esse foi o entendimento da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao considerar que os débitos condominiais são dívida líquida constante de instrumento particular e o prazo prescricional aplicável é o estabelecido pelo artigo 206, parágrafo 5º, inciso I do Código Civil (CC) de 2002.

Um condomínio carioca ajuizou ação de cobrança contra um morador, requerendo o pagamento das cotas condominiais devidas desde junho de 2001. O juízo de primeiro grau rejeitou a preliminar de prescrição, por considerar que, na ação de cobrança de cotas condominiais, incide a prescrição de dez anos, prevista no artigo 205 do código de 2002. O condômino apelou, mas o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) manteve a sentença, por entender não haver regra específica para a hipótese.

No recurso especial interposto no STJ, o morador sustentou que o valor das despesas condominiais encontra-se prescrito, nos termos do artigo 206, parágrafo 5º, inciso I do CC, que estabelece que a pretensão à cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular prescreve em cinco anos. FONTE: Supremo Tribunal de Justiça, em 08/09/11, na base de dados do sitio: www.endividado.com.br/.

KYDELMIR DANTAS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Estréia nesta série ao estilo assopra e bate (Risos):

O Projeto Recitando no Memorial apresenta Grupo Vivência N'Arte - VINA com o espetáculo "UM HOMEM POR TRÁS DOS ÓCULOS" (Carlos Drumond de Andrade). Local: Memorial da Resistência - Mossoró-RN. Dias 10, 17 e 24 de setembro 2011. Hora: 22:00h. Kydelmir Dantas

DEPRESSÃO E PÂNICO é tema de congresso - "Depressão e Síndrome do Pânico: uma visão humanística-cristã". Este será o tema do III Congresso Shalom que ocorrerá dias 24 e 25 de setembro, na quadra do Colégio Sagrado Coração de Maria (CSCM). As atividades serão iniciadas sábado às 14h e no domingo, a abordagem ocorrerá a partir das 8h. A condução dos trabalhos será feita pela mestra em Psicologia, Consagrada da Comunidade Shalom, de Fortaleza-CE, Psicóloga Daniele Cajazeiras.

Os temas são bastante relevantes para as famílias e possuem o cunho muito informativo. Os ingressos estão sendo comercializados ao valor simbólico de R$ 5,00 (cinco reais), na sede da Comunidade Católica Shalom. Mais informações no sítio http://pjshalommossoro.blogspot.com ou pelos telefones (84) 3314-1453 e 9647-7587, falar com Uelton Daltro. Imperdível!

MEMÓRIAS DO RIO DA MORTE – Amanhã (11), as 19h, no Auditório da Estação das Artes ocorrerá o lançamento do Curta "Memórias do Rio da Morte" do Grupo Alterna Comunicação. Assim como "O Poeta e a Bicicleta", este será outro exemplo de que a 7ª Arte Mossoroense está em crescimento e temos bons nomes nessa área. Venha também prestigiar este dia! A entrada é gratuita.

BRONCA DO LEITOR (254) – Mestre Hermes... . No box FIQUE SABENDO (edição 454) foi colocado, equivocadamente, que a independência do Brasil foi a 6 de setembro. E eu não sabia! (rsrsrsrsrsrsr). Kydelmir Dantas – Petróleo Brasileiro S.A. / Exploração e Produção – Unidade Operacional – Rio Grande do Note / Ceará – Ativo de Produção Mossoró - Segurança - Meio Ambiente - Saúde / Célula de Meio Ambiente. Mossoró – RN, Fone: (0xx - 84) - 3323 2307

NOTA DO EDITOR. Bateu!!! Obrigado amigo, primeiro pela colaboração nos enviando agenda do Grupo VINA dentro do Projeto Recitando no Memorial; segundo pela advertência do "equívoco" e terceiro, fazer parte da nossa lista. Entendeu o "estilo assoprou-bateu? Retifico: "07 de Setembro: Dia da Independência do Brasil". Oxalá!

FIQUE SABENDO... "Seresta – A música Capaz de Irmanar as Pessoas". (FONTE: www.mh.etc.br, em 08/09/2008).

Pela sabedoria do povo que registra na mente o comportamento das pessoas que

"quem canta seus males espanta".

Seresta é a música de conjunto instrumental, formado com violão, cavaquinho, flauta, clarineta, violino, acordeon. Cantada, melodiosa, romântica e simples, que espalha paz e encantamento nos corações amigos e apaixonados e consegue preservar e manter o calor do amor, do sonho, da fraternidade e… de tradições importantes.

Quando as pessoas se reúnem, por prazer, de maneira simpática e inesperada, para tocar e cantar melodias de amor e fraternidade em lugares cobertos ou fechados chama-se seresta. Quando se reúnem à luz da lua e das estrelas, no sereno, chama-se serenata – termo que vem do latim serus = anoitecer e nata = nascida.

As serestas e serenatas se incorporam muito bem ao jeito do brasileiro e aos costumes do lugar onde se realizam e têm a especial qualidade de atrair, unir e reunir pessoas que sentem alegria e prazer pela "poesia-cantada" em que são exaltadas a amizade sincera, com mensagens fraternas, e as declarações de amor.

Carlos Poyares, flautista brasileiro, lançou o disco "Brasil Seresta" no qual apresenta as origens das serestas e serenatas brasileiras como nossa herança dos costumes da Península Ibérica (Portugal e Espanha) de séculos atrás, quando grupos de músicos ao saírem dos jantares e das festas, de madrugada, tocavam e cantavam em frente á casa das pessoas muito amigas e da janela das suas "amadas".

No Brasil, desde os tempos do império, antes mesmo da iluminação pública com lampiões de gás, as serenatas são um costume amoroso e salutar de homenagear alguém através de versos cantados à luz da lua. Já as serestas brasileiras nasceram no inicio do século XX e é a música que lembra as trovas dos cantores ambulantes – os trovadores da Idade Média – executada normalmente à noite.

Até hoje, pleno século XXI, as serenatas e serestas brasileiras parecem não morrer jamais, graças ao surgimento do grande número de jovens músicos de talento que acompanham encantados os mais experientes. Continuam com muito entusiasmo em inúmeras cidades médias e pequenas, do interior do Nordeste, de Minas Gerais, de São Paulo, do Rio de Janeiro… Sempre a partir das sextas feitas a noite, durante todos os finais de semana, unindo e reunindo nas praças e nos locais de confraternização, grande número de moradores e turistas, para cantar esse tipo de música tão atraente e comovente que não se consegue ouvir e cantar sem emoção.

A cidade brasileira mais divulgada pela mídia, e por isso a mais conhecida como "A capital mundial das serestas e serenatas" é Conservatória. Cidade famosa, simpática e hospitaleira, situada a 120 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, na serra fluminense, que com seus moradores muito alegres atrai grande número de turistas, brasileiros e estrangeiros todos os fins de semana, a partir das sextas feitas à noite, para saborear o prazer de participar da seresta e da serenata.

Desde 1900, Conservatória vive do turismo cultural, depois da decadência das fazendas de café após a abolição da escravatura. Hoje, as residências em Conservatória são encontradas pelos carteiros, não pelo número e sim por plaquinhas com nomes de canções seresteiras.

De segunda a quinta feira a população de Conservatória, hospitaleira e tranqüila parece estar "cochilando", esperando ansiosa a chegada da multidão de turistas, que toma conta da cidade nos finais de semana e que saem de lá no domingo, extasiados com tanta arte, dedicação, poesia e amor fraterno, que parece não ter limites.

Há milhares de serestas e serenatas sendo realizadas nas nossas cidades brasileiras todos os finais de semana, unindo e reunindo as pessoas, promovendo sua saúde mental e física e cultivando a amizade e a fraternidade entre elas. Infelizmente a mídia não sente interesse em mostrar ao público e divulgá-las.

Sabe-se há milênios, pela sabedoria do povo que registra na mente o comportamento das pessoas que "quem canta seus males espanta" e hoje a medicina e a psicologia comprovam o poder terapêutico e equilibrador do hábito de cantar.

Se você souber de algum lugar onde há seresta, participe e sinta-se revigorado.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. O IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 28 (vinte e oito) VAGAS PARA TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS, inscrições abertas até o dia 12 de setembro/2011, escolaridade exigida: Técnico / Superior. Salários até R$ 1.821,94. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PB: A Prefeitura de Conceição/PB realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 429 (quatrocentas e vinte e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 16 de setembro/2011, escolaridade exigida: Fundamental, Médio e Superior. Salários até R$ 5.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "Muito obrigado por este lindo presente; essa mensagem maravilhosa (Tudo Depende Só de Você – edição 454). Fraterno abraço, Carlos Arruda". Não há de que amigo, eu é que devo agradecer pela sua companhia lá de Barra/CE. Deus e abençoe e mantenha-se em paz;

 = "Bom dia colega, aproveito para pedir desculpas por aquelas más educações por força da pressão do tempo (risos). Certa disso, perdão! É parabéns pra lá, mas, pêsames para a categoria, pois o fato não reflete o anseio, apesar do resultado. Vamos à luta. Sua colega Arilúcia Guilherme". Tudo bem colega, não fique preocupada pois, quando alguém não nos deixa falar o jeito é falar mais alto ou colocarmos a mão boca doutrem. Ou seja, darmos uma de mal educado, embora não sejamos! Saúde e paz companheira, a você e familiares.

 = Há 31 anos (11/09/1980) era fundada a ADUERN – Associação dos Docentes da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte, depois transformada em ADUERN/Ssd – Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Sessão Sindical.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 316/2010 (de 20/03), relatamos os seguintes temas: IR: Doméstico Registrado Permite Reduzir R$ 372,00; Federação Nacional dos Enfermeiros – Mobilização; 33º Aniversário do Endoarte – Encontro Doutrinário e de Arte Espírita; Bronca do Leitor 146 – Prof. Diniz. FIQUE SABENDO: Meninos de Rua é o Cacete;

 - Brasil: Economia X Copa – A política econômica definida pelo governo federal acaba de levar a um corte de 50 bilhões nos gastos com políticas públicas no orçamento deste ano. Enquanto isso, esta mesma política econômica assegura uma ajuda a grandes empresas que, em benefícios e isenções fiscais, transferiram a elas, só no ano passado, 144 bilhões de reais, conforme informações do TCU (Tribunal de Contas da União). Mais de 40 bilhões é a previsão inicial de gastos com as grandes empreiteiras, para as obras da Copa e das Olimpíadas. Entre 1 de janeiro e 17 de junho deste ano (2011) o governo federal já gastou 364 bilhões de reais com juros e amortizações da dívida externa e interna (51% de todos os gastos do governo neste mesmo período!). É dinheiro que sai da educação, da saúde, da moradia, da reforma agrária, para aumentar os lucros dos bancos e grandes especuladores. Ou seja, não há falta de recursos. FONTE: www.intersindical.inf.br/;

 - CENSO SUAS - Encontra-se aberto para preenchimento on-line por parte dos Conselhos Estaduais e Municipais da Assistência Social (e CAS/DF) o Censo SUAS 2011, lembrando que todos os Conselhos Municipais da Assistência Social devem responder o Censo SUAS, conforme explicitado abaixo: Os "Questionários dos Conselhos" coleta informações sobre a estrutura e funcionamento dos Conselhos municipais e estaduais de Assistência Social (e CAS/DF), assim como, dos seus respectivos conselheiros e devem ser respondidos por todos os Conselhos municipais, estaduais de Assistência Social e CAS/DF;

 - HOJE É DIA: Nacional da Seresta. Segunda-feira (12) será Dia do Operador de Rastreamento e Dia Nacional da Recreação.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: Seresteiros(ras), operadores(ras) de rastreamento e profissionais em recreação.

Quem canta...

"Hoje no Brasil tem festa / É o dia nacional da Seresta / Canções pela madrugada / Dedicadas à pessoa amada / Vamos preservar a tradição / Entoando a mais linda canção / E em meio a uma roda de amigos, / Relembrar sucessos antigos"... . ("Dia Nacional da Poesia" – Composição: Gilson Lira - Poeta. Declamação: G. Lira – www.gilsonlirapoesias.com.br).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário