sábado, 3 de setembro de 2011

DC - Coluna de Notícias 453. Anexo: Jesus - Mensagem de Paz.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano III – Edição 453 (geral) e 57ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Mossoró/RN, sábado, 03 de setembro de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 36ª/52, Dias: 246/365 e faltam 119 dias para término do ano.

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro visando às obras literárias, como tem gente obrando por Natal: "Vivemos numa efervescência de produção literária tão grande, mas tão grande, que se livro fosse dinheiro, livraria fosse banco e sebo, caixa eletrônico, Natal tinha verbas para manter a Nação. Detalhe: haveria também muitas notas falsas neste meio. (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Ficamos afastados desta coluna por mais de quinze dias por justificativa já publicada em nota neste espaço. Muita coisa para se comentar e não podemos fazer de uma só vez. Queria comentar sobre a interdição do Aeroporto Dix-sept Rosado, mas, deixo para a próxima. Das eleições no SINTAUERN – Sindicato dos Técnicos Administrativos da Universidade do Estado do RN tive a satisfação de reencontrar grandes amigos que há tempos não os via: Salvina (Fasso), Francelino (Motorista), Profª. Jacy Gurgel (ILA/FALA), Vaqueiro (Motorista), D. Lair, outros(tras) que avistei de longe e não deu para conversarmos. Quanto ao pleito venceu quem melhor se articulou, usou de artimanhas louváveis e não louváveis, aproveitou o momento não apropriado quando a categoria está com mais de 70% em greve. Prejudicando o pleno exercício democrático de todos irem as urnas, esse quadro só beneficiou a chapa situacionista. Do contrário o quadro dos resultados seria outro, não tenho a menor dúvida. Alô Comissão Eleitoral, procurei os resultados oficiais publicados e não os encontrei em lugar nenhum. Boa leitura nobre leitor/a.

MÉDICOS: PORTARIA REDUZ C.H. ATÉ 20h - Na quinta-feira, 25/08, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria Nº 2.027, assinada pelo Ministro da Saúde, Exmo. Sr. Alexandre Rocha Santos Padilha, a qual altera a Portaria nº648/GM/MS, de 28 de março de 2006, no que diz respeito à carga horária dos profissionais médicos da Estratégia de Saúde da Família/ESF. A referida Portaria autoriza diversas possibilidades de carga horária para os médicos, podendo chegar a 20 HORAS SEMANAIS, e mantém a carga horária de todos os outros profissionais de saúde, assim como dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), em 40 horas semanais. Leia a íntegra da Portaria acessando o link: www.corensc.gov.br/thumbs/file/PORTARIA%202_027.pdf/.

REAÇÃO - O Coren/SC destaca o caráter discriminatório da referida Portaria em relação às condições de trabalho e direitos dos diversos profissionais que compõem as equipes multiprofissionais, os quais são essenciais para que o modelo assistencial previsto na ESF, de atender os indivíduos em seu contexto familiar e na perspectiva interdisciplinar, seja viabilizado.

O Coren/SC destaca, ainda, a gravidade da discriminação com os profissionais de Enfermagem, que estão, há 11 anos, lutando pela aprovação do PL 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho da categoria em 30 horas semanais. Em especial, porque um dos argumentos mais usados pelo Ministério da Saúde, contrário ao projeto, é "que a jornada de 30 horas para a Enfermagem inviabilizaria a ESF". São inaceitáveis a discriminação e, também, a implementação de uma política que considera direitos de uma única categoria profissional, como se fosse possível fazer ações do campo da saúde apenas com os profissionais médicos.

Mais uma vez, as entidades representativas da Enfermagem vêm a público dialogar com a sociedade, convocando os agentes políticos e, principalmente, todos os profissionais de Enfermagem, para que se posicionem e ampliem a luta em defesa da JORNADA DE 30 HORAS SEMANAIS para esta categoria essencial para o resultado da assistência em saúde.

JUDICIALIÇÃO DA GREVE DA UERN – Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) reunidos na sede da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), na manhã de quinta-feira (1º), decidiram não discutir sobre a greve da categoria. A decisão foi tomada porque o relator da matéria que pede a ilegalidade e abusividade do movimento paredista decidiu não julgar de forma imediata o pedido de liminar que pede a suspensão da greve. Antes de se manifestar sobre o pedido do Governo do Estado, através da Uern, o desembargador Saraiva Sobrinho decidiu solicitar informações às partes envolvidas no processo.

Dessa forma, a assembleia foi encerrada e iniciou-se um debate sobre o pedido de ilegalidade da greve da Uern. A discussão foi iniciada através das explicações do assessor jurídico da Aduern, professor Lindocastro Nogueira. Para o advogado, a decisão do desembargador representa uma vitória. "Percebemos uma evolução do entendimento do Judiciário no sentido que a melhor solução para os conflitos é a conciliação antes do julgamento do mérito da questão", explica Lindocastro Nogueira.

Ações judiciais - A Aduern acionou o Judiciário sobre a demissão dos professores com contratos provisórios, bem como a suspensão da gratificação dos docentes que lecionam nos Núcleos Avançados de Educação Superior. Apesar de apresentarem relatores diferentes, o assessor jurídico do Sindicato acredita que todos os processos deverão ser julgados ao mesmo tempo.

MARIA DOS AFLITOS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Mais uma vez nossa correspondente colabora conosco:

O Grupo Esperança Viva de Mossoró tem o prazer de convidá-los a participar do III CHÁ DA ESPERANÇA que acontecerá no dia 07 de setembro, às 19h, na Maçonaria João da Escóssia (Rua Felipe Camarão, 0023 – Bairro Doze Anos). Na oportunidade haverá partilha das experiências de alguns Es e dos responsáveis pela Fazenda da Esperança de Serra do Mel/RN. Não percam essa oportunidade de conhecer este trabalho. O Chá tem como fim dá oportunidade aos Es que, perseveram, participaram do encontro anual em Guaratinguetá/SP. Aquisição de senha pelos fones: (84) 8818-9135 ou 9977-9663 ao preço de R$ 15,00 (quinze reais).

CINECLUBE EXIBIRÁ "FREAKS" logo mais, a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste, após ocorrerá o costumeiro debate. O filme é um misto de drama/horror, legendado, com duração de 64min, lançado em 1932 (EUA) sob a direção de Tod Browning. Censurado para menores de 14 anos.

Sinopse: Uma inversão de conceitos entre aberrações e "normais", o que se acompanha é o interesse de Cleópatra, uma trapezista dotada de beleza e nenhuma riqueza moral, que tem em seu amante Hércules, o par perfeito para explorar o anão Hans, em busca dos níqueis herdados por ele. Cleópatra seduz, manipula, e envenena o pequeno, pouco a pouco. Humilha-o durante um jantar de casamento perante os outros "monstros", que até o momento a aceitava de braços abertos aos brados de "Nós a aceitamos, como uma de nós". Entre as criaturas do circo, existe um código de proteção mútua sério, já que a união é a única forma de se defenderem das ofensas, maus tratos e da marginalidade, ao qual estão sujeitos desde o nascimento.

XVII EDIÇÃO DO GRITO DOS EXCLUÍDOS – O amigo Carlos Antônio, da Pastoral Operária e coordenador do movimento Grito dos Excluídos na terra de Santa Luzia, nos envia e-mail com a programação das atividades para a os próximos dias, vejamos:

AGENDA: Hoje, às 06h30min, Celebração de Vida durante a Feira Agroecológica que acontece na Praça do Museu; DOMINGO – (04) às 07h30: Celebração de Vida no Acampamento do MST "Cirilo de Oliveira Neto" (saída do SECOM); SEGUNDA-FEIRA - (05) às 11h: Debate no Programa Ponto por Ponto na Rádio Rural sobre o tema do grito deste ano "PELA VIDA GRITA A TERRA, POR DIREITOS DE TODOS NÓS"; TERÇA-FEIRA – (06) às 17h30: Plenária Final do Grito (no SECOM) e as 19h atividade cultural com os Grupos Juízo Torrado, No Trapiche e Grupo Pau e  Lata; QUARTA-FEIRA – (07) às 06h30: Concentração no Ginásio Pedro Ciarlini e participação no Desfile Cívico alusivo a Semana da Pátria.

BRONCA DO LEITOR (252) – Ai, ai, ai... . Uma ex-funcionária de alguns restaurantes da cidade me contou o que acontece por trás dos bastidores: reaproveitamento de carne dos pratos, conservante em tudo que é comida. Cadê a Vigilância Sanitária? Karenine Fernandes.

NOTA DO EDITOR: Bronca colhida da Coluna Karenine Fernandes (leitora querida), Jornal Gazeta do Oeste, em 13/08/11.

FIQUE SABENDO... "02 de Setembro: Dia do Biólogo".  Por Flavio Rezende*(FONTES: e-mail pessoal em 14/08/2011).

A biologia teve como expoente o monge católico

 italiano Lazzaro Spallanzani .

A biologia estuda os seres vivos, sua origem, evolução e estrutura. Seu profissional é o biólogo que investiga todos os organismos da Terra, desde os mais simples aos mais complexos.

O biólogo pode atuar em várias áreas. Se escolher a indústria, atua na utilização de microorganismos, como bactérias, por exemplo, na fabricação de medicamentos, bebidas, alimentos, cosméticos, etc. Também é de sua responsabilidade dar laudos sobre o impacto da instalação de fábricas no meio ambiente.

Na área de biologia marinha, trabalha na análise dos organismos marinhos, bem como seu cultivo, reprodução e desenvolvimento.

Em genética e biotecnologia, é requisitado para estudar organismos em laboratório e realizar exames para verificação de doenças genéticas.

E em microbiologia, pode investigar como atuam as bactérias, os fungos e os vírus, além de analisar de que modo podem ser aproveitados para uma série de benefícios ao homem.

BIOLOGIA NA HISTÓRIA

Anatomia, biofísica, biologia geral, bioquímica, botânica, ecologia, fisiologia, farmacologia, genética, imunologia, microbiologia, morfologia, parasitologia e zoologia são as principais áreas de estudo da biologia - considerada campo específico da ciência a partir de 1802.

Do grego biós (vida) e logos (conhecimento), a biologia teve como expoente o monge católico italiano Lazzaro Spallanzani que fez parte do movimento científico chamado "criacionismo", surgido no século 18. Trata-se de uma teoria sobre a origem do universo baseada numa causa divina. Assim como a vida humana, o universo seria fruto da vontade de Deus.

Na linha das teorias fixistas, o criacionismo é rejeitado pela ciência que se fundamenta nas teorias evolucionistas.

A primeira teoria sobre a evolução das espécies foi elaborada pelo francês Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet, o cavaleiro de Lamarck, em 1809. Ele foi o primeiro a sistematizar a hipótese de que os seres vivos têm a capacidade de mudar e evoluir no decorrer do tempo.

Segundo Lamarck, os seres vivos evoluem de forma lenta e segura e se modificam a cada geração para melhor se adaptarem ao meio. Os órgãos mais usados, por exemplo, se desenvolvem com o passar dos anos e os menos usados se atrofiam até desaparecerem.

Considerado o fundador da biologia como ramo específico da ciência, Lamarck expôs, pela primeira vez, sua teoria evolucionista no livro "Fisiologia Zoológica", publicado em 1809.

Além de Lamarck, outro naturalista se destaca na biologia por propor a teoria evolucionista da seleção natural.

Nascido em 1809, Charles Robert Darwin cria a teoria para explicar como os animais e vegetais evoluem. Diz ele que o próprio meio ambiente seleciona os seres mais aptos e elimina os menos dotados. As diferenças que facilitam a sobrevivência dos mais aptos são transmitidas à geração seguinte, firmando-se ao longo do tempo até gerar uma nova espécie.

Apesar de ser aceita no meio científico, a teoria de Darwin não consegue diferenciar as variações hereditárias das não hereditárias, feito atribuído a Gregor Mendel.

CLASSIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES

Até a metade do século XX, os seres vivos eram classificados em reinos animal e vegetal. Com a evolução da ciência, a classificação se ampliou e novos reinos foram incluídos.

Hoje são cinco categorias que fazem parte do critério, em vigor desde a década de 60:

Moneras - seres formados por uma única célula sem núcleo organizado. Exemplos: as bactérias e as algas azuis;

Protistas - seres formados por uma única célula com um núcleo próprio. Exemplos: protozoários (como a ameba), o tripanossomo, que causa a doença de Chagas, e o plasmódio, causador da malária;

Fungos - seres formados por uma única célula ou mais de uma célula, cada uma com um núcleo individual. Por não possuírem a clorofila, não produzem seu próprio alimento. Exemplos: leveduras, mofo e cogumelos;

Plantas - vegetais, desde as algas verdes até as plantas superiores. Suas células são revestidas por uma membrana de celulose e, por conterem a clorofila, sintetizam seu alimento através da fotossíntese. Atualmente, cerca de 400 mil espécies de vegetais já foram classificadas.

Animais - seres multicelulares que não produzem seu próprio alimento. Incluem desde as esponjas marinhas até o homem.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. O IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 28 (vinte e oito) VAGAS PARA VÁRIOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS, inscrições abertas até o dia 21 de setembro/2011, escolaridade exigida: Técnico e Superior. Salários até R$ 1.821,94. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

CE: A Prefeitura de Maracanaú realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 856 (oitocentas e cinquenta e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 09 de setembro/2011, escolaridade exigida: Fundamental, Médio e Superior. Salários até R$ 2.948,66. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Marcos Araújo (30/08) e Hugo Manso (04/09);

 = "Hermes, como vai? Saudade!!! Noticia no DC que tomamos posse, em 29/08, como diretora do CERES, Campus da UFRN em Caicó e Currais Novos. A Professora Ana Aires (Caicó) e o Vice é o Professor Mário Lourenço (Currais Novos). É um grande desafio, por isso o apoio da Reitora Ângela Paiva é muito importante. Abraços, Ana Aires - CERES/UFRN". Parabéns Comadre Ana, fico feliz em saber de ascensões imagine tratando-se de pessoas nossas, amigas e querida como você. Sucessos na gestão e conte conosco. Grande beijo;

 = "Olá, tudo bem Hermes? Meu novo link da Revista Virtual - http://universowilliampereira.blogspot.com". Muito bem Professor William Pereira. Para quem não sabe, o Professor William é o "Pereirinha do Colégio Estadual" (também pesquisador, enxadrista, blogueiro e filho do Seu Pereira – Motorista do Ônibus dos Estudantes), não sei se o amigo é beatlemaníaco, mas foi um dos primeiros cabeludos de Mossoró. Alô Ítalo Praxedes! Mossoró já teve ônibus dos estudantes! Grande abraço a todos.

 = Há 42 anos (02/09/1969) foi fundada a CAERN – Companhia de Águas e Esgotos do RN.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 314/2010 (de 16/03), relatamos os seguintes temas: Confisco da Poupança; Proventos – Aposentado Escolhe Onde Receber Créditos; Músico Walter Silva Retoma Palestras; Orgulho de Um Pai, e Por Que da Não da Mãe? Bronca do Leitor (44) – Radimak Freire. FIQUE SABENDO: É Preciso Levar a Sério as Trapalhadas de Wilma;

 - 55 DEPUTADOS FEDERAIS (10,7 por cento da casa) detêm concessões de radiodifusão. O Rio Grande do Norte encabeça o rol de maiores detentores: metade da sua bancada. O artigo 54 da Constituição diz que deputados e senadores não podem ter participação no tipo de empresa. FONTE: http://www.dhnet.org.br/denunciar/escandalos/;

 - A AUDITORIA NA FOLHA DE PAGAMENTOS do Senado, que encontrou um rombo de R$ 157 milhões por ano responsabilizou um deputado distrital, um ex-senador e diretores da Casa pelo prejuízo aos cofres públicos. Mas, com base em voto de um ex-alto funcionário do Senado, o ministro Raimundo Carreiro, o plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) exclui alguns deles da responsabilidade por irregularidades como pagamento de salários acima do teto constitucional e de horas extras indevidas. FONTE: por Eduardo Militão – Congresso em Foco, na base de dados do sítio: www.vejabemvr.blogspot.com, em 31/08/2011;

 - HOJE É DIA: da Polícia Militar, Dia das Organizações Populares, Dia do Biólogo e Dia do Guarda Civil. Amanhã (04) será Dia do Serventuário.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: a polícia militar, as organizações populares, biólogos, guardas civis e serventuários.

Quem canta...

"Tem muita gente roubando / Muita gente enriquecendo / De modo vil, a policia vai e prende / E a justiça vem e solta / Isto é o Brasil"... . ("Assim é o Rio" – Composição: Juca Chaves. Canta: Juca Chaves).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário