sexta-feira, 12 de agosto de 2011

DC - Coluna de Notícias 451. (Anexo: Ser pai é ter que sofrer).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano III – Edição 451 (geral) e 55ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Mossoró/RN, sábado, 13 de agosto de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 33ª/52, Dias: 225/365 e faltam 140 dias para término do ano.

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro descobre que governo também pula cerca, digo !!! Janela!!!: "Houve um tempo em nossa história que um governador (Sylvio Pedroza) pulava a janela do Palácio Potengi e ia com Câmara Cascudo ver o por do sol sentados lá na calçada da Igreja do Rosário. Hoje, eles, os governantes, pulam as janelas e correm e se escondem com o propósito de não atenderem as reinvindicações do "sol-político" que vem da luta sindical". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Ontem, esteve conversando com uma pessoa bem influente na política e sem se tocar me fez revelações que não podia deixar de registrar neste espaço. Trata-se de descasos deste governo com o patrimônio do MEIOS – Movimento de Integração Social recém fechado e colocando pais e mães de famílias no olho da rua. São, só em Mossoró, oito creches complemente abandonadas e seus patrimônios ROUBADOS por falta de vigias jogados nas estatísticas do desemprego. A Creche José Sarney, que também desenvolvia trabalho com idosos, tem uma piscina (imunda) que está sendo utilizada para bacanais e uso de drogas. Falou do estado de todas elas que a minha memória não gravou, uma delas, salvo engano no Bairro Wilson Rosado, só existe a sapata do alicerce. Meses após o fechamento do MEIOS, falei aqui que sua sede geral em Natal (Rua Apodi) os equipamentos, móveis e computadores estavam se acabando com as chuvas. A Central do Trabalhador de Mossoró está em condições precárias para funcionar a SETHAS, a carência de ASGs os banheiros não são limpos. O agravante é que a distribuição do leite continua num prédio em completa falta de higiene. Boa leitura nobre leitor/a.

ESTACIONAMENTOS NÃO DEVEM EXIMIR DE CULPA por dano no veículo mesmo com placa de aviso – SP. Comuns em estabelecimentos comerciais que oferecem o serviço de estacionamento, placas com frases similares à "Não nos responsabilizamos por danos ou objetos deixados no interior do veículo" preocupa quem preza pela segurança de deixar o carro enquanto faz compras ou utiliza os serviços de shoppings, hipermercados e demais lojas. Até onde vai a responsabilidade da empresa prestadora do serviço? Para o Idec, a utilização do aviso aos consumidores é ilegal perante o CDC (Código de Defesa do Consumidor), onde a placa informativa é considerada uma cláusula abusiva, e portanto, nula.

Em março de 2010, entrou em vigor a lei nº 13.872 no estado de São Paulo, que obriga os estacionamentos a emitirem comprovantes de entrega do veículo contendo o preço da tarifa, a identificação do modelo e da placa, além do nome e endereço da empresa prestadora do serviço. Essas informações devem estar disponíveis de forma clara para que, na ocorrência de qualquer problema, o consumidor saiba exatamente a quem reclamar uma indenização.

RESPONSABILIDADE - O dever do estacionamento de zelar pela segurança do veículo deve estar claro aos consumidores. "A responsabilidade pela má prestação do serviço vem prevista no art. 20 do CDC. Nesse sentido, os danos causados ao veículo na prestação do serviço são de responsabilidade intrínseca do estacionamento, uma vez que no serviço está subentendido o dever de guardar e de garantir a integridade do veículo", explica a advogada do Idec, Mariana Ferraz. FONTE: Idec, na base de dados do sítio:  www.endividado.com.br/.

FUNDADOR DO DEEP PURPLE ESTÁ COM CÂNCERJon Lord, um dos fundadores da lendária banda britânica de hard rock Deep Purple, anunciou nesta terça-feira (9) em seu site oficial que está com câncer. O tecladista tem 70 anos. "Gostaria que meus amigos, seguidores e fãs soubessem que estou lutando contra o câncer e, por isso, farei uma parada em minha carreira enquanto faço o tratamento para buscar a cura", escreveu o músico, cuja última passagem pelo Brasil ocorreu em 2009, quando se apresentou com orquestra na Virada Cultural paulistana - ele deixou o Purple em 2002.

"Eu devo continuar a escrever músicas, pois no meu mundo isso deve fazer parte da terapia, e espero voltar à boa forma no ano que vem. Deus os abençoe e os vejo em breve", finalizou Lord. O texto de três parágrafos ainda possui um pedido de privacidade de Jon para que ele possa passar um tempo tranquilo com sua família e, claro, com sua música. Fonte: http://musica.terra.com.br/, na base de dados do sítio www.alfredoeoscara.blogspot.com/, em 10/08/2011.

LÚCIA ROCHA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nada mais nada menos e abaixo de Deus tudo, a amiga Lúcia Rocha com muita alegria anuncia o lançamento do livro escrito por sua genitora:

A ESCOLA DO MEU TEMPO são as memórias na área da educação, da professora INALDA CABRAL ROCHA, nascida na zona rural de Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte. Ela conta episódios e experiências que vivenciou como aluna, na roça; depois, com a migração da família para Mossoró, estudou como interna no Ginásio Sagrado Coração de Maria, fundado e dirigido pelas Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, de Portugal, de onde saiu para a Escola Normal de Mossoró e ingressa no mercado de trabalho. Foi Professora, diretora de escola pública, secretária de educação, chefe do NURE - hoje DIRED - coordenadora do Mobral e dona de colégio particular, aos oitenta e seis anos de idade, a menina que sonhou ser professora, explica como galgou essas funções sem o curso superior.

SERVIÇO: "A ESCOLA DO MEU TEMPO" foi editado pela Editora Queima Bucha que será lançado hoje, às 17h, no "Stand Senhor Leitura" durante a VII Feira do Livro de Mossoró na Estação das Artes Elizeu Ventania. Mais informações: 3062.0239, www.luciarocha.com.br, www.srleitura.com.br. Venda com entrega para todo país: contato@srleitura.com.br - preço do exemplar: R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

HOJE TEM PINK GLOYD COVER Neste sábado, o Sélect Nouveau receberá uma atração de peso em suas dependências. Trata-se da banda natalense Sigma 6, mais conhecida como PINK FLOYD Cover, que se apresentará pela 1ª vez em Mossoró. Como o próprio nome diz, a Sigma 6 destila em seu repertório, exclusivamente, os sucessos de uma das maiores bandas de todos os tempos. A abertura do evento ficará a cargo da excelente Mr. Robert.

SIGMA 6 - Aficcionado pela boa música, o vocalista Itérbio Leite sempre nutriu o desejo de montar uma banda que tocasse exclusivamente Pink Floyd, tendo criado e participado, em diversas fases e entre vários outros projetos, bandas que tocavam em seu repertório o The Pink Floyd Sound. Foi em Natal/RN, no começo de 2003, mais precisamente em fevereiro, que ele resolveu finalmente formar uma banda que tocasse exclusivamente Pink Floyd e, para tanto, arregimentou uma trupe de bons músicos e logo começou a ensaiar. Passaram-se os anos e depois de várias formações, hoje a banda Sigma Seis continua trilhando os caminhos do bom e velho rock progressivo, prestando seu tributo Pink Floyd e contando em seu repertório com os clássicos sucessos "Another Brick In The Wall", "Comfortably Numb", "On The Turning Away", "Wish You Were Here" e muitos outros.

BRONCA DO LEITOR (250)Ei, rapaz, se essa história pegar em!? De acionar a justiça por conta do encerramento do noivado (edição 450. Teria gente gastando ai muito dinheiro e gente ganhando, igualmente muita grana.

FIQUE SABENDO... "13 de Agosto – Dia dos Canhotos". (FONTES: http://pt.wikipedia.org/wiki/Canhoto e http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story).

Informações entre os lados direito e esquerdo

 do cérebro são mais rápidas em canhotos.

ASPECTOS BIOLÓGICOS

A presença de um controle motor mais fino com a mão esquerda indica um predomínio do hemisfério direito sobre o esquerdo. Essa característica é determinada geneticamente e está associada ao gene LRRTM1, que codifica uma proteína neuronal transmembranar rica em leucina. Portadores deste gene possuem uma maior prevalência de doenças como esquizofrenia e epilepsia.[1]

Em 2007, pesquisadores descobriram que alelos específicos de pelo menos um de três polimorfismos de nucleotídeo único, além do gene LRRTM1 também estão associados à dominância da coordenação motora com a mão esquerda

VANTAGENS E DESVANTAGENS NO ESPORTE

Em certos campos, canhotismo é vantajoso; como no baseball, onde existem muito mais destros do que canhotos, é comum um batedor canhoto ser mais bem sucedido contra um lançador destro, do que um batedor destro contra um lançador destro. No futebol, jogadores canhotos são frequentemente mais habilidosos em jogar com o pé esquerdo (apesar do fato de ser canhoto não implica necessariamente que joguem com o pé esquerdo), o que faz com que eles sejam mais valiosos já que eles podem jogar melhor no lado esquerdo do campo do que jogadores destros. Interessantemente, no hockey de gelo, há um número muito maior de atiradores canhotos, e a maioria dos defensores de gol pegam com a mão esquerda (forçando muitos deles a atirarem com a mão esquerda também).

Na esgrima, um destro esgrimista é mais acostumado a ficar face à face com outro destro esgrimista simplesmente porque ser destro é mais comum. Um esgrimista canhoto está mais acostumado a ficar face à face com um destro pelos mesmos motivos. Então quando um destro esgrimista enfrenta um canhoto esgrimista, o destro não está acostumado a lutar com o canhoto, porém o canhoto está acostumado a lutar com o destro, causando em uma vantagem. A mesma vantagem pode estar presente para a maioria dos esportes de um-contra-um.

No boxe existe uma dificuldade natural para a defesa, pelos destros, ao lutarem contra canhotos: é como se o boxeador tivesse de lutar diante de um espelho.

O tênis também apresenta vantagens para os jogadores canhotos, já que o topspin de um canhoto tem um efeito ligeiramente diferente ao do destro, e o efeito no saque do canhoto joga a bola para o backhand do destro, dificultando a devolução. O reverso não ocorre pois os canhotos jogam frequentemente contra os destros, enquanto um destro pode disputar vários campeonatos sem enfrentar um canhoto.

O judô também pode ser considerado uma vantagem para lutadores canhotos, uma vez que os destros fazem os exercícios e os golpes em geral do lado direito, e quando enfrentam alguém que luta do lado esquerdo, os mesmos enfrentam dificuldades a ponto de amenizar toda a sua estratégia de luta, um exemplo de Judoca canhoto é Tiago Camilo. O mesmo é campeão pan-americano e octacampeão brasileiro

PENSAM MAIS RÁPIDOS, DIZ PESQUISA:

O estudo, da Universidade Nacional Australiana, indica que a transferência de informações entre os lados (ou hemisférios) direito e esquerdo do cérebro são mais rápidas em canhotos.

Nick Cherbuin, cientista que liderou a pesquisa, explicou que as pessoas tendem a usar os dois hemisférios para tarefas muito rápidas ou muito difíceis, e para tarefas que exigem muita informação, como jogos de computador, dirigir em ruas e estradas lotadas ou esportes.

No estudo, divulgado na revista especializada Neuropsychology, Cherbuin estabeleceu o tempo de transferência entre os dois lados do cérebro medindo os tempos de reação a pontos brancos que piscavam dos lados esquerdo e direito de uma cruz.

O pesquisador comparou estes resultados com a capacidade dos participantes de realizarem uma tarefa, encontrar letras semelhantes nos campos visuais da esquerda e da direita da cruz. Para isso seria necessário o uso dos dois lados do cérebro ao mesmo tempo.

Os testes nos 80 voluntários canhotos mostraram que há uma forte correlação entre a rapidez com que a informação era transferida entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro e a rapidez com que os voluntários localizavam as letras semelhantes.

Quando os testes foram repetidos em 20 voluntários canhotos, os pesquisadores descobriram que, quanto maior era a tendência da pessoa em usar a mão esquerda, melhor ela era em processar a informação pelos dois lados do cérebro (...).

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Prefeitura de Martins/RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 19 (dezenove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 21 de agosto/2011, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 6.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PE: A Prefeitura de Chã Grande/PE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 185 (cento e oitenta e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 15/08 a 16 de setembro/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 6.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos. OBS. Para o RN 75 vagas e 10 delas para o nosso país de Mossoró.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Fátima Gê (13);

 = "Boa noite, Hermes! Obrigada pelo apoio, pelo espaço cedido para a divulgação (edição 450) do meu trabalho. Ah, gostei do "correspondente cultural" rsrsrs, brincadeiras à parte, a oportunidade dada pelos meios de comunicação é sempre muito importante e bem vinda. Grande abraço! Symara Tâmara. Valeu amiga, confesso que não conheço seu trabalho, mas tenho referências endossando a credibilidade da boa música divulgada e cantada por você. Nestes dias chego de fininho a prestigiá-la, seguindo-a, sem ser twitteiro, via agenda. Estamos sempre às ordens para divulgação. Obrigado por fazer parte da nossa lista de leitor/a. Saúde, paz e sucessos;

 = Há 195 anos (12/08/1816) foi criada a Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro.

**********PANO RÁPIDO**********

 - MEMÓRIA: Na edição no 312/2010 (de 11/03), relatamos os seguintes temas: Mulheres com Nível Superior Ganham Ainda Menos; Depois do Carnaval; SINAI e os Interesses dos Ex-Cohabianos; Sindicatos; Bronca do Leitor (142) – Fernando Henrique; FIQUE SABENDO: A Semestralidade e a Arbitrariedade;

 - VACINA - Dia 8 de agosto, foi iniciada a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a segunda etapa da Campanha contra a Poliomielite. A ação vai até o dia 16 de setembro, sendo o dia D o próximo sábado, 13. Contra o sarampo deverão ser vacinadas todas as crianças de 1 ano a menores de 7 anos de idade (12 meses a 6 anos 11 meses e 29 dias) com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Todas as crianças nesta faixa etária deverão ser vacinadas, independente de já terem sido vacinadas ou terem tido a doença anteriormente. Fonte: Coluna Ana Santos, www.defato.com, em 11/08/2011;

 - NOVOS PROCEDIMENTOS NOS PLANOS DE SAÚDE – A ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar baixou resolução incluindo 50 novos procedimentos nos planos de saúde, a partir de janeiro de 2012, atualizando a cobertura contratual. Do jeito que a agência está fazendo, não tem plano que suporte. Reajuste abaixo da necessidade das operadoras. Estão querendo tirar da responsabilidade do Sistema Único de Saúde alguns procedimentos. Uma loucura. A lista está disponível no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar. FONTE: Coluna Raio X, por Ciro Ney, www.gazetadooeste.com.br, em 05/08/2011;

 - HOJE É DIA: Dia do Economista, Dia dos Encarcerados, Dia do Pensamento e Dia dos Canhotos. Amanhã (14) será Dia da Unidade Humana, Dia do Controle da Poluição Industrial, Dia do Protesto e Dia dos Pais.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: a economista, encarcerados, destros, humanistas, ambientalistas, protestantes e aos pais.

Quem canta...

Ê, meu pai, olha teu filho meu pai / Ê, meu pai, ajuda o filho meu pai / Quando eu cair no chão segura a minha mão / Me ajuda a levantar para lutar / Se o medo da loucura nessa estrada escura / Me afastar da luz que me conduz... ("Ê Meu Pai" – Composição: Raul Seixas e Claudio Roberto. Canta: R. Seixas).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário