quarta-feira, 3 de agosto de 2011

DC - Coluna de Notícias 449. (Anexo: Câncer de Penis).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano III – Edição 449 (geral) e 53ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Mossoró/RN, quarta-feira, 03 de agosto de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 31ª/52, Dias: 215/365 e faltam 150 dias para término do ano.

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro não guarda segredo mesmo...: - "Dr. Monte recebeu em seu consultório uma freira que nunca tinha usado um supositório. Ela perguntou: "-É prá engolir isto?! " Ele respondeu: "-Não senhora, a irmã ponha ele na testa, leva para a parte de trás da cabeça e vai baixando pela coluna, quando encontrar um buraco a senhora enfia!". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Os segmentos em greves na UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte receberam, na tarde de ontem, contraproposta oficial por parte do representante governamental assinada pelo Secretário de Administração o Prof. Anselmo Carvalho. Conforme ofício enviado ao Reitor Dr. Milton Marques de Medeiros, a contraproposta já foi avaliada pelos comandos de greves dos técnicos-administrativos e segmento ontem mesmo. E considerada desagradável o longe das pretensões dos pleitos das categorias. Amanhã, em turno matutino, as categorias promovem Assembléias Gerais para uma avaliação mais ampla. Pelo que já ouvimos nos meios de comunicação as greves devem continuar. Boa leitura nobre leitor/a.

MAIS DE 600 AÇÕES CONTRA O MEIOS Segundo levantamento do Serviço de Distribuição dos Feitos de Natal, foram ajuizadas, até o dia 29 de julho, 613 ações trabalhistas a termo, que é o tipo de reclamação feita pelo próprio empregado sem necessidade de advogado ou assistência jurídica sindical. Entre as reivindicações dos profissionais estão o direito ao seguro desemprego e ao FGTS. Diariamente, o TRT-RN recebia, em média, cinco reclamações a termo. Agora, com o mutirão de atendimentos para os ex-funcionários da ONG Meios, esse número passou para 60 atendimentos por dia. Foram agendadas 130 pessoas para darem entrada nas ações trabalhistas contra a ONG Meios de segunda-feira (1º) até hoje, quarta-feira (03).

Após o encerramento desse agendamento, o atendimento continua a todos aqueles trabalhadores que desejem ajuizar as ações e ainda não tiverem comparecido à Justiça do Trabalho. "Eles podem comparecer ao TRT/RN de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h, para realizar suas reclamações a termo", informou o chefe do atendimento da distribuição de feitos de Natal, Jailson Nascimento.

DOCUMENTOS PARA AGILIZAR o trabalho dos servidores da Justiça, os ex-funcionários da ONG Meios devem apresentar no ato da reclamação, as cópias da Carteira do Trabalho, RG e CPF, comprovante de residência e extrato atualizado do FGTS. FONTE: www.trt21.jus.br/.

SEMINÁRIO DE VIDA PARA CASAIS em Mossoró – Nos dias 06 e 07 de agosto a Comunidade Católica Shalom realizará Seminário de Vida no Espírito Santo para Casais, partindo do tema "O Amor não cansa e nem se cansa", no SESI Mossoró. Inscrição ao preço de R$ 10,00 (dez reais) por casal. O programa busca oferecer uma experiência de Deus para as famílias, com início das atividades às 14h do sábado. Os casais interessados podem e devem levar os seus filhos, pois acontecerá, em paralelo, seminário para crianças, de modo a permitir que toda a família seja alcançada com a graça de Deus.

Inscrições podem ser realizadas no blog projetofamiliamossoro.blogspot.com ou no Centro de Evangelização da Comunidade Católica Shalom, a partir das 15h, na Rua Lopes Trovão, 805, Doze Anos, Mossoró. Informações pelos telefones: (084) 8702-8884 (Thiago); 8819-8975 (Roberto); ou 3314.1453 (Comunidade Shalom).

ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO Nosso amigo, professor e poeta popular é o nosso correspondente nesta edição:

Amigo colunista e divulgador da cultura que mais nos identifica. A cultura popular. Eu juntamente com Antônio Francisco, Zé Ribamar, Concris e Ribamar Freires (Poeta do Açu, e dos bons), estaremos na Feira do Bode nos dias 4, 5, e 6 de agosto, sempre a partir das 7h da noite, nos apresentando. Onde desenvolveremos uma diversidade de formas poéticas da poesia popular nordestina, com destaque para a declamação, o repente, a canção e o côco. Objetivando atender da melhor forma aos que admiram a nossa poesia e colaboram com a sua preservação. Você e os seus leitores sintam-se convidados. Grande abraço, Aldaci de França.

CINECLUBE EXIBIRÁ "Lixo Extraordinário" no dia 06/08 (sábado) a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste, e após, ocorrerá o costumeiro debate. O filme é um documentário com duração de 90min, lançado em 2010 (Brasil, Reino Unido) sob a direção de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley.

Sinopse: Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

BRONCA DO LEITOR (248)Caro Amigo Hermes. Você tem notado, bem assim os seus milhares de leitores, que sou vidrado no BRONCA DO LEITOR. Continuo inclinado ao jornalismo opinativo. Desta feita venho discordar de uma bronca colhida (edição 448) pela Coluna do nosso competente Emery Costa. Nada tenho contra ou a favor da opinião esboçada. Apenas esclarecer que o Ministério Público é um Órgão que não fica adstrito a fiscalizar determinadas sinuosas na Administração Pública. O MP dispõe de um leque de atribuições consignadas, principalmente, na Constituição Federal e Lei Orgânica Própria. A maioria das pessoas atribue-lhe funções judicantes. Entretanto, o MP não julga. O MP fiscaliza, propõe ou sugere ao juiz, através de pareceres em processos ou postulações, conforme o caso requeira. Aliás, muita gente confunde, inclusive a imprensa, quando pontificam que "o juiz emitiu parecer no processo tal". Vale esclarecer que o juiz não emite parecer. O juiz julga de acordo com as provas colhidas nos autos e, em determinados casos, colhendo opinião do Órgão Ministerial. Por fim, vale o esclarecimento de que o membro do Ministério Público, reservadas as muitas atribuições, não tem poderes para prender ninguém, condenar seja quem for. Tudo isso é atribuição do juiz ou tribunais. Fica patente que o juiz não emite pareceres; o promotor só poderá agir em determinadas situações se pedir ao magistrado, a quem cabe julgar a postulação, que deverá ser aceita ou descartada, repito. Com este esclarecimento acredito tenha prestado uma colaboração à opinião pública. Forte Abraço, Amigo. José Santos Diniz - Prof. Emérito da UERN.

FIQUE SABENDO... "03 de Agosto – Dia da Capoeira". (FONTE: www.capoeiratorina.it).

Sem dúvida, ela nasceu no meio rural com a luta pela liberdade

 porem a malicia (mandinga capoeiristica) é urbana.

História da Capoeira

A própria palavra já denuncia seu nascimento no campo entre grandes movimentos de plantação de cana de açúcar. As clareiras abertas na mata serviram de canal para a fuga dos negros em busca de liberdade e melhor condição de vida nos quilombos.

Mas há quem diga que a capoeira é própria da cidade, onde aquela brincadeira quase inocente das fazendas teria evoluído para a arte marcial. "Sem dúvida, ela nasceu no meio rural com a luta pela liberdade porem a malicia (mandinga capoeiristica) é urbana", afirma o pesquisador baiano Waldeloir Rego, autor de um clássico sobre o assunto, ensaio sócio-etnográfico à respeito do jogo de angola. Só não podemos afirmar se a capoeira teve inicio em Salvador ou no Rio de Janeiro ou, provavelmente, se fez ao mesmo tempo nas duas cidades, e ainda em Recife.

Escravos negros

Os escravos negros começaram a ser desembarcado no Brasil por volta de 1548 e, nos três séculos seguintes, seriam predominantes do tronco lingüístico banto, do qual faz parte a língua Quimbundo.

Esse grupo englobava angolas, benguelas, Moçambique, canbindas e congos: "Eram povos de pequenos reinos e com um razoável domínio de técnicas agrícolas e cuja grande característica era possuir uma visão muito plástica e imaginosa da vida, com grande capacidade de adaptação cultural", (explica o antropólogo Oderp Serra).

No Brasil, esses grupos étnicos, antes rivais, se uniram pela escravidão formando uma cultura africana no Brasil a qual plantou bases e tradições muito fortes na cultura brasileira, na dança, música e técnicas de movimentos do corpo "Não existe na historiografia recente do Brasil, nenhum dado que possa afirmar que a capoeira é proveniente da África".

Com certeza ela foi desenvolvida por escravos no Brasil, portanto, a capoeira é legítima e genuinamente brasileira, não podemos afirmar com certeza, se a capoeira teve seu inicio no passado em Salvador, Rio de Janeiro ou Recife, provavelmente, se fez ao mesmo tempo nestas cidades, sabe-se que a capoeira realmente surgiu como "instrumentos de libertação contra um sistema dominante predominante opressor".

O homem negro na condição de escravo era tratado como peça desse sistema dominante, os meninos negros como moleques e as mulheres escravas com filhos como fêmeas com suas crias. Os registros que determinam datas para seu surgimento utilizam datas que variam entre 1578 e 1632.

Dessa forma, o surgimento da capoeira se funde com a história da resistência dos negros no Brasil. Eis porque as maiorias dos autores que escrevem sobre a questão associam o aparecimento da capoeira ao surgimento dos primeiros quilombos; alguns chegam a se referir especificamente ao Quilombo de Palmares (que foi o que reuniu um número maior de pessoas, cerca de 25 a 50 mil, e foi destruído em 1694) como sendo o berço da capoeira.

No século passado, as principais cidades portuárias brasileiras, como Salvador, Recife e Rio de Janeiro, eram uns aglomerados de gente.

Era comum a figura do escravo de ganho, aquele que tinha permissão de vender ou prestar serviços na rua e em troca dar uma porcentagem do dinheiro que obtivesse ao seu senhor. Sem outra coisa a oferecer senão a força física para carregar móveis, mercadorias e dejetos, muitos fazia ponto perto do porto. Não demorou para que esses grupos se organizassem sob a chefia de algum valente chamado de "capitão" que era exímio em capoeira.

Segundo o historiador Carlos Eugênio Líbano Soares, que examinou o registro de prisões de escravos do século XIX, os anos entre a chegada da família real, em 1808, e a abdicação do primeiro imperador, em 1831, foram marcados pelo "terror da capoeira" no Rio de Janeiro. A Bahia não ficava atrás. Salvador era um barril de pólvora, os negros fizeram mais de trinta revoluções nesse período.

Antigos capoeiras figuram em fatos memoráveis. Mais também, diversos atos oficiais procuram acabar com as desordens das lutas de capoeira. Uma portaria de 16 de março de 1826 do intendente geral de polícia do Rio de Janeiro mandou que fossem presos e imediatamente punidos com 100 açoites os escravos encontrados jogando a capoeira.

Capoeiras baianos lutaram pela nossa independência, na boa terra de todos os santos.

No Rio de Janeiro em junho de 1828, capoeiras prestaram grande ajuda para dominar os batalhões de mercenários alemães e irlandeses que, revoltados, colocaram a população em pânico.

Verdadeira capoeira

Bimba e Pastinha são consideradas os maiores nomes da história da capoeira em todo mundo.

É importante ressaltar que a Regional gerou uma grande polêmica no ambiente da capoeira, uma vez que muitos entenderam as inovações de Mestre Bimba como sendo uma descaracterização das tradições da luta. Iniciou-se, nos anos 30, um debate que dura até hoje sobre o que é a "verdadeira capoeira" e que modificações podem ser introduzidas sem desrespeitar os princípios e tradições da luta.

Com Mestre Bimba a capoeira começa a ganhar espaço institucional na sociedade.

O mestre teve apoio dos estudantes universitários de Salvador que contribuíram para a sistematização de suas idéias e para a formulação de seu método de ensino.

Bimba fundou a primeira academia de capoeira em 1932 (Centro de Cultura Física e Luta Regional da Bahia ), ensinou capoeira em quartéis e chegou apresentar uma roda de capoeira para o presidente Getúlio Vargas, em 1953. (...).

CONQUISTE SEU EMPREGO: AL. A Prefeitura de Colônia Leopoldina/AL realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 149 (cento e quarenta e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 08 de agosto/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 1.500,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

BA: A Prefeitura de Canápolis/BA realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 119 (cento e dezenove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 05 de agosto/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 7.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "Muito bom o texto direito adquirido do esperma humano (edição 448); a mulher torna-se proprietária do esperma do homem, após ejaculação... De fato, a doação é espontânea e gratuita. E uma vez os homens brasileiros, tomando conhecimento de tal ação judicial que se voltou contra o acusado, cabe agora aos brasileiros tomarem cuidados extremos, uma vez que nossas leis são réplicas de tréplicas, mal feitas de leis estrangeiras, talvez bem sucedidas. Abraço, Márcio Fernandes Ribeiro)". Grande Márcio, obrigado amigo. Sempre bem vindas suas opiniões e colaborações. Saúde e paz a você e familiares;

 = Há 75 anos (02/08/1936) era instalada a Banda de Música "Artur Paraguai". "A música faz parte da minha vida. Quando eu ouço esqueço todos os problemas, as dificuldades se afastam e muitas vezes vêm aquilo que nós chamamos de viagem do espírito. A gente sente muitas vezes a alma flutuar, embalada na beleza da harmonia musical. A música é um dos alimentos da alma. Então, enquanto eu tiver um suspiro eu continuarei a soprar, nem que seja para tirar a poeira do meu saxofone". Maestro Batista (in memoriam – 1924/2007), por pouco tempo, foi integrante da BAP.

**********PANO RÁPIDO**********

 - MEMÓRIA: Na edição no 310/2010 (de 06/03), relatamos os seguintes temas: Declaração pela Internet Requer Cuidados; Alerta Interessante; Bronca do Leitor (140) – Prof. Luiz Carlos. FIQUE SABENDO: BBB 10: putaria ao vivo;

 - PROFESSORESO Governo do Estado vai fiscalizar os professores após a greve, como se a classe conseguisse "enrolar" seus dias de trabalho. Há um calendário que deve ser cumprido com 200 dias de aula, então, não há como nem para que fiscalizar. É a única categoria que paga os dias parados depois de greve. FONTE: Coluna Raio X, por Ciro Ney, www.gazetadooete.com.br;

 - AUXÍLIO PALETÓ - Os nove vereadores de São João do Sabugi/RN (310 quilômetros de Natal) criaram um auxílio anual de R$ 525,00 (quinhentos e vinte e cinco reais) apelidado pelos moradores de "bolsa paletó", para que eles possam comprar a peça de roupa ou blazer. O valor da bolsa corresponde a 35% do salário de R$ 1.500 dos vereadores, que não poderão participar das sessões sem paletó. O auxílio custará R$ 4.725 à Casa. FONTE: Folha, na base de dados do sítio: http://doherbert.blogspot.com, em 31/07/2011;

 - HOJE É DIA: do Capoeirista, Dia do Pároco. Amanhã (04) será Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer e Dia do Padre.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos capoeiristas, párocos, dedicad@s ao combate ao câncer e padres.

Quem canta...

Salve a Bahia iô iô / Salve a Bahia iá iá / Quem não sabe jogar capoeira / Berimbau vai lhe ensinar... ("Capoeira Mata Um" – Composição: Álvaro Castilho & De Castro. Canta: Jakson do Pandeiro).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário