segunda-feira, 18 de julho de 2011

DC - Colunas de Noticias 444. (Anexo: Foi Deus).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano III – Edição 444 (geral) e 48ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, segunda-feira, 18 de julho de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 29ª/52, Dias: 199/365 e faltam 166 dias para término do ano.

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro diz que povo costuma falar: - "Deus tarda mais não falha". -  É uma grande verdade, pois a Bíblia assegura: 'NÃO RETARDA O SENHOR A SUA PROMESSA" (2Pd 3:9)". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Após dar assistência por quase 50 dias às greves das categorias da base do SINAI, e aos trancos e barrancos participar de atividades do SINATUERN e ADUERN, bateu a ressaca pós-movimento paredista. Sinto um cansaço e uma indisposição tamanha que não deu nem pra pensar em digitar algo no final de semana. Detive-me a ler e participar de algumas atividades culturais encontrando amig@s como Nazaré Davi, Mazinho Viana e Regina Casanova, Escravo da Arte, Adorgildo, Professor Aécio Candido, Rubens Coelho, Marcos Pereira, Walter Silva, Cid Augusto, Adriana Mendes, Gilberto de Souza, Maria dos Aflitos e outros que me fogem da memória. Encontro desde o MAC – Movimento de Adolescentes e Crianças (Teatro Alfredo Simonetti), Bossa Nova em Novo Tempo (Teatro Dix-huit Rosado) e Cineclube (Hotel Villa Oeste). Falar em Cineclube, obrigado a todo o pessoal dessa organização e como também ao trabalho do pessoal do DECOM/UERN pelo documentário "Pátria Armada", seguido do filme "Que é isso, Companheiro?". O importante debate sobre as películas com a participação da memória viva do Professor Rubens Coelho nos tempos de chumbo grosso. Um aprendizado importante e sugiro aos organizadores que melhorem a forma dos debates. Do jeito que está muitos não falam por falta de critério de tempo e oportunidade de completar o raciocínio. Boa leitura nobre leitor/a.

R$ 100 MILHÕES PARA POLÍTICOS COM PROCESSOS NA JUSTIÇAEmpresas doaram R$ 100 milhões para políticos que respondem a processos na Justiça ou têm condenações em Tribunais de Contas. Por Fabiano Angélico (Projeto Excelências, ocorrências na Justiça e doações eleitorais).

O projeto Excelências, da Transparência Brasil, monitora a atividade de mais de 2 mil parlamentares, ocupantes das 55 principais Casas Legislativas do país. No sítio de Internet do projeto (www.excelencias.org.br) é possível obter diversas famílias de informações a respeito desses deputados federais, senadores, deputados estaduais e vereadores de capitais. Os dados são constantemente recolhidos de fontes oficiais. Uma das famílias de informações constante no projeto é a ocorrência de processos a que respondem ou responderam políticos, bem como punições que sofreram por Tribunais de Contas (da União, dos estados e dos municípios, quando existem).

Informações a respeito de doações eleitorais são sitematizadas pela Transparência Brasil desde 2002 em seu projeto Às Claras (www.asclaras.org.br). Tais dados são incorporados às fichas dos políticos retratados no projeto Excelências.

SERVIDORES DA EMATER/AÇU LANÇAM NOTA DE AGRADECIMENTO - Nós, Servidores da EMATER da Região de AÇU-RN, envolvidos no movimento grevista, agradecemos pelo apoio e compreensão de vocês Agricultores (as) Familiares e os demais Produtores Rurais, Associações, Sindicatos Rurais, Colônias de Pescadores, Instituições Parceiras e ao publico em geral pelos 49 dias de greve vivenciados.

Agradecemos em especial a Radio Princesa do Vale e aos demais Veículos de Comunicação, através dos quais foi possível levar ao nosso publico as informações sobre o movimento grevista.

Comunicamos também, que retornamos as nossas atividades com o compromisso de atender a todos, dentro de nossas possibilidades.

E a todos, os nossos sinceros agradecimentos.

Associação dos Servidores da EMATER-RN – ASSEMA/RN e Sindicatos dos Servidores Públicos da Administração Indireto do RN – SINAI/RN.

Açu-RN, 13 de julho de 2011.

JUARY CHAGAS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – É o nosso estreante desta série:

Prezad@s companheir@s, convido-os para o lançamento do meu livro, que ocorrerá na próxima quarta-feira, 20/07, às 18h30min, na sede do Sindicato dos Bancários/RN, Av. Deodoro, 419 - Petrópolis. Trata-se de uma humilde contribuição teórica – trabalhada em perspectiva marxista – a respeito do papel do direito em assegurar os interesses das classes dominantes ao longo do desenvolvimento das sociedades.

Na ocasião do evento, realizaremos uma palestra com debate a respeito da temática, que contará também com a presença do Prof. Dr. Zéu Palmeira, magistrado do TRT/RN e docente da UFRN. Será um prazer contar com a presença de tod@s @s companheir@s, colegas de trabalho e estudo, professores, intelectuais, estudantes, militantes políticos e ativistas dos movimentos sociais. Um forte abraço, Juary Chagas.

ROSALBA PROMOVE UM DOS MAIORES ATAQUES DA HISTÓRIA contra a luta da educação pública do RN - Os trabalhadores em educação estão sendo vítimas de um verdadeiro bombardeio. A artilharia pesada não vem só do Governo Rosalba ou do Tribunal de Justiça. Agora, 16 promotores públicos também abrem fogo contra os Profissionais da Educação e recomendam a demissão de todos os QUE não voltarem ao trabalho no prazo de 30 dias.

Os Promotores de Justiça orientam também que a secretária de educação Betânia Ramalho determine o desconto, em folha de pagamento, das faltas injustificadas dos profissionais que se recusarem ao retorno imediato das atividades.

Como se isso fosse pouco, no último sábado (16) a Governadora baixou decreto abrindo comissão de inquérito com o objetivo de retaliar os servidores da educação que se mantém firmes na luta. Tudo isso para promover a desigualdade entre os profissionais no que concerne a tabela salarial das categorias.

O governo também pediu ao TJ o aumento da multa diária pela manutenção da greve para 100 mil reais, o que praticamente levaria o Sinte-RN à falência. A coordenadora do Sinte-RN professora Fátima Cardoso, avalia as ações do poder como um cerco conservador contra a luta da educação. "Estamos sendo atacados por todos os lados, e mesmo assim resistindo com cerca de 90% de paralisação", explica Fátima Cardoso.

Para ela, o momento pede uma análise realista da situação. "Vamos avaliar na assembleia de logo mais à tarde os caminhos a seguir e o Sindicato irá até o fim a partir da decisão tomada. Contudo, quero adiantar que não vamos expor essa brava categoria a danos ainda maiores na sua vida profissional, como demissão e perda dos seus já vergonhosos salários. Muito menos, vamos permitir que a força reacionária do Governo leve o Sinte-RN à falência. Até por que é isso que eles querem: destruir de vez toda a luta em defesa da educação no Rio Grande do Norte.

"Com todas as letras: essa é uma avaliação que deve ser feita em assembleia, a diretoria e a categoria unidas analisando se é o momento de voltar as atividades ou não. Mas tudo isso com o critério da responsabilidade e da serenidade que sempre caracterizou as ações deste sindicato. Independente da decisão a ser tomada, já podemos dizer que o Rio Grande do Norte é governado hoje pela maior inimiga da educação desde os amargos tempos do nada saudoso governador Geraldo Melo", declara Fátima Cardoso.

BRONCA DO LEITOR (243) - Companheir@s! Precisamos dá um apoio aos trabalhadores e trabalhadoras da educação do nosso estado. Esse apoio pode ser através de notas, e-mails para os deputados, chefia de gabinete da governadora, para os vereadores de sua cidade, para imprensa em geral, utilizando a redes de comunicações virtuais, e outros meios não citados. Simplesmente uma nota de apoio ao SINTE/RN – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do RN e ADUERN, DCE – Diretório Central de Estudantes e SINTAUERN. A construção, organização e mobilização da classe trabalhadora é também nossa responsabilidade. Prof. Valdomiro Morais

FIQUE SABENDO... "17 de Julho: Dia Internacional de Nelson Mandela". FONTE: Agência AngolaPress - www.portalangop.co.ao, em 18/07/2011.

"Nós podemos mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor.

Está em nossas mãos fazer a diferença".

Luanda – Assinala-se hoje, 18 de Julho, pela segunda vez, o Dia Internacional Nelson Mandela, instituído em Novembro de 2009 pela Assembleia-Geral da ONU, devido à contribuição do ex-presidente sul-africano para a cultura da paz e da liberdade.

Por consenso dos 192 países membros, a ONU determinou que, a partir de 2010, se passe a celebrar o Dia Internacional de Nelson Mandela, na data do aniversário do dirigente negro que, em 1993, partilhou o Prémio Nobel da Paz com o seu compatriota sul-africano Frederik de Klerk.

A Assembleia-Geral decidiu assim reconhecer, o primeiro da organização a um indivíduo, a contribuição fundamental de Mandela, nascido em 1918 na pequena vila de Mvezo, para a resolução dos conflitos, a liberdade no mundo e a promoção das boas relações entre todos os grupos étnicos.

Reconheceu também a dedicação de Mandela ao serviço da humanidade na resolução de conflitos, relações entre raças, promoção e proteção dos direitos humanos, reconciliação, igualdade entre os sexos e os direitos das crianças e de outros grupos vulneráveis.

Numa mensagem, por ocasião da data, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, considera Nelson Mandela "um combatente da liberdade, um prisioneiro político, um pacifista e um presidente. Curador de nações e mentor para gerações (…) Nelson Mandela é um símbolo vivo de sabedoria, coragem e integridade".

"Ao celebrarmos seu 93º aniversário e o segundo Dia Internacional Nelson Mandela, me junto a fundação Nelson Mandela para incentivar as pessoas e todo o mundo a fazerem 67 minutos de serviço comunitário durante o Dia Internacional Mandela – um minuto para cada do serviço prestado por Mandela para a humanidade", apela Ban Ki-Moon.

"O próprio Nelson Mandela disse certa vez: "Nós podemos mudar o mundo e torná-lo um lugar um lugar melhor. Está em nossas mãos fazer a diferença", cita o secretário-geral, apelando as pessoas a tornar realidade esta mensagem.

No documento Ban Ki-Moon diz que "a melhor forma de agradecer Nelsom Mandela pelo seu trabalho é agir e inspirar a mudança".

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu no dia 18 de Julho de 1918 na cidade de Transkei é filho de Henry Mgadla Mandela e Noseki Fanny. Coordenou, em 1961, uma campanha de sabotagem contra alvos militares e do governo e viajou para a Argélia para treinamento paramilitar.

Em Agosto de 1962, Nelson Mandela foi preso após informações da CIA à polícia sul-africana, sendo sentenciado a cinco anos de prisão por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves.

Em 1964 foi condenado a prisão perpétua por sabotagem (o que Mandela admitiu) e por conspirar para ajudar outros países a invadir a África do Sul (o que Mandela nega).

No decorrer dos 27 anos que ficou preso, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou o lema das campanhas anti-apartheid em vários países.

Durante os anos 70, ele recusou uma revisão da pena e, em 1985, não aceitou a liberdade condicional em troca de não incentivar a luta armada. Mandela continuou na prisão até Fevereiro de 1990, quando a campanha do CNA e a pressão internacional conseguiram que ele fosse libertado em 11 de Fevereiro, aos 72 anos, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk.

Nelson Mandela e Frederik de Klerk dividiram o Prémio Nobel da paz em 1993.

No mesmo ano se candidatou a presidente da África do Sul e foi eleito, exercendo o cargo de 1994 a 1999.

Como presidente do CNA (de Julho de 1991 a Dezembro de 1997) e primeiro presidente negro da África do Sul (de Maio de 1994 a Junho de 1999), Mandela comandou a transição do regime de minoria no comando, o apartheid, ganhando respeito internacional por sua luta em prol da reconciliação interna e externa.

Após o fim do mandato de presidente, Mandela recebeu muitas distinções no exterior, incluindo a Ordem de St. John, da rainha Elizabeth 2ª, a medalha presidencial da Liberdade, de George W. Bush, o Bharat Ratna (a distinção mais alta da Índia) e a Ordem do Canadá.

Nelson Mandela recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias à cooperação internacional (1992), Ordem ao mérito do Reino Unido (1995), Prémio Lenin da Paz (1962), Prémio Internacional Simón Bolívar (1983) e Prémio Nacional da Paz (1995)

Em 2003, Mandela fez alguns pronunciamentos atacando a política externa do presidente norte-americano Bush. Ao mesmo tempo, ele anunciou seu apoio à campanha de arrecadação de fundos contra a AIDS chamada "46664" - seu número na época em que esteve na prisão.

Em Junho de 2004, aos 85 anos, Mandela anunciou a sua retirada da vida pública.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Prefeitura de Canguaretama/RN realizará Concurso Público, oferecendo 147 (cento e quarenta e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 25/07 a 28 de agosto/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 1.050,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL: A PETROBRAS – Petróleo Brasileiro S.A. realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 590 (quinhentas e noventa) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 31 de julho/2011, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 5.803,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos. OBS. 03 (TRES) VAGAS PARA O RN.

**********REGISTROS**********

 = "No último 19 de junho, domingo, fez um ano que Mané Beradeiro vem sendo colaborador do jornal "Democratizando a Comunicação - Coluna de Notícias", que tem a edição feita por Hermes Alves de Oliveira (Mossoró-RN). Mané Beradeiro participa com pequenos causos, em sua maioria frases humorísticas, abrindo o jornal virtual. Obrigado Hermes por ceder este espaço ao Mané Beradeiro. É um alegria poder ser seu colaborador e parabéns pela seriedade do seu trabalho e a prestação de serviço que você faz à comunidade levando informações. Quem desejar acompanha o jornal é só acessar: www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com". Esta mensagem encontrei no blog Momento do Livro (http://franciscomartinsescritor.blogspot.com) datado de 22/06/11, não poderia deixar de registrar e dizer ao Francisco Martins Alves Neto (O escritor e contador de histórias) da felicidade dessa parceria, como também, passei a ser seu admirador e leitor assíduo do seu blog. Abraços com votos de saúde e muita paz amigo Mané Beradeiro;

 = "Obrigada Hermes. Parabéns pelo informativo. Bom trabalho. Lívia Maria". Valeu Lívia Maria, conte conosco. Beijos de amizade;

 = Há 170 anos (18/07/1841) D. Pedro II era coroado como Imperador do Brasil.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 305/2010 (de 23/02), relatamos os seguintes temas: Celular: Concurso para Juízes de Paz; Leva de Filmes Sobre Chico Xavier Estréia em 2010; Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Cultural; Fundac e a Campanha Salarial 2010; Eleições no CES; Bronca do Leitor 135 – Rubens Coelho; FIQUE SABENDO: Falando Sobre o BBB 10 – em versos;

 - GRITO EM APODI/RN – Será realizado no dia 25/07 (segunda-feira) pelo STRS de Apodi e várias entidades uma atividade em defesa da agricultura familiar, o "Grito dos/as Excluídos/as", pela revogação do edital da desapropriação das terras para construção do perímetro irrigado para o agronegócio. O movimento Grito dos Excluídos foi convidado e está organizando lotação de um ônibus para sair nesta data e se unir aos mil trabalhadores e trabalhadoras do campo. Ficou acertado que na próxima terça-feira, 19/07/11, as entidades deverão trazer a relação das pessoas que desejam ir para organizar a lotação do ônibus, como também o orçamento das despesas para rateio entre as entidades do Ônibus;

 - Hoje Dia Mundial dos Veteranos de Guerra, Dia Nacional do Trovador. Amanhã (19) será Dia Mundial da Caridade e Dia Nacional do Futebol.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos trovadores, missionários de caridades e profissionais do futebol.

Quem canta...

Voa, canarinho voa / Mostra pra esse povo que és um rei / Voa, canarinho voa / Mostra lá na França o que eu já sei... . ("Voa Canarino – Povo Feliz" – Composição: Memeco e Nonô. Canta: Júnior).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário