quarta-feira, 13 de julho de 2011

DC - Coluna Notícias 443. (Anexo: A Viagem) e Folder MAC.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano III – Edição 443 (geral) e 47ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 13 de julho de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 28ª/52, Dias: 192/365 e faltam 173 dias para término do ano.

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro conta: - "Luis Tavares, o gigante de Natal, estava no bar "Cova da Onça", na Ribeira. Um sujeito começou a encher o saco, importunando a todos que estavam ali. De repente Luis pergunta a ele: - Que horas são? O chato respondeu: - Dez pras onze. E Luis sentenciou: - Se continuar com esta zoada ainda pega o almoço no inferno! Não demorou muito e o priziaca saiu de fininho em busca do Caís". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Hoje me limito tão somente a lamentar o trágico acidente aéreo matando todos os ocupantes (16) da aeronave na manhã de hoje em Recife/PE, entre os mortos Carla Sueli Barbosa Nogueira delegada da Receita Federal (agência de Mossoró) e Antônia Jalles (da UFRN). Aos familiares das vítimas, nossa solidariedade neste momento de dor. Boa leitura nobre leitor/a.

PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO OCUPAM SECRETARIA – Rio. Os profissionais da rede estadual de Educação do Rio de Janeiro, em greve há um mês, ocuparam, nesta terça-feira (12), a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc). Após uma manifestação pacífica na escadaria da Assembleia Legislativa (Alerj), seguiram para o órgão ainda pela manhã, onde foram recebidos de forma violenta pelo Batalhão de Choque. Utilizando gás de pimenta e agressões, a polícia conseguiu impedir a entrada de alguns manifestantes. Cerca de 50 pessoas ocuparam a Secretaria, enquanto aproximadamente 500 professores, funcionários e estudantes permaneceram do lado de fora, mobilizados.

Entre as reivindicações, estão um reajuste emergencial de 26%, a incorporação imediata da gratificação do Nova Escola, prevista para terminar em 2015, e o descongelamento do Plano de Carreira dos funcionários administrativos.

Há cinco dias, a Justiça determinou que os profissionais de Educação não seriam descontados dos dias de paralisação, o que deu novo fôlego à greve – havia preocupação quanto à capacidade de se sustentarem. Com a ocupação, o movimento entra em nova fase. Por enquanto, a mídia corporativa segue divulgando que apenas 2% dos professores aderiram à greve (logo na primeira semana, quando o Sepe divulgou que o número beirava os 60%. FONTE: www.brasildefato.com.br/.

ENCICLOPÉDIA DA LITERATURA, FAÇA PARTE - O projeto Momento do Livro está recebendo as inscrições dos escritores e escritoras que desejarem ter seu verbete no volume XVI da Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea - Ano 2011. A Enciclopédia é publicada desde 1992 tendo a frente o organizador e editor, o Jornalista, Escritor, Reis de Souza, com longa militância na imprensa brasileira ao longo de mais 50 anos.

Participar da Enciclopédia da Literatura não tem nenhum custo. Exceto, a compra de um ou mais volumes que o participante queira adquirir, ajudando assim a divulgar a obra que contém o seu nome. Quem desejar participar basta enviar seu nome completo, filiação, data de nascimento e bibliografia para o e-mail: momentodolivro@hotmail.com que será encaminhado à Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, no Rio de Janeiro, que é presidida por Reis de Souza.

Os volumes da Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea são enviados para bibliotecas, academias, entidades culturais, universidades, imprensas e ONGs voltadas para Literatura, Jornalismo e as Artes no Brasil e na Argentina, Paraguai e Uruguai. Neste volume XV, com 127 verbetes, apenas Ítalo Suassuna (pág. 64), José Rodrigues de Arruda (pag. 73) Murilo Melo Filho (pag. 96) e Olavo de Medeiros Filho (pag. 100) são os potiguares que fazem parte desta Enciclopédia. A condição indispensável para ter seu nome como verbete é que haja obra publicada como autor.

NAZARÉ DAVI, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Desta série, quem estreia hoje é a nossa amiga e advogada. Obrigado Drª e anexarei o folder junto com esta edição aos "assinantes". Valeu!

Caro Hermes, sempre grata por disponibilizar sua coluna de notícias. Segue convite/folder do ENCONTRO DE ARTICULAÇÃO DO MAC - Movimento de Adolescentes e Crianças. Contamos com sua honrosa presença para este evento, dia 14/07 às 19h no Teatro Pe. Alfredo Simonetti. Solicitamos o apoio de sua coluna, na divulgação entre seus leitores, pessoas sensíveis e comprometidas com a construção de um Mundo Melhor para todas as criaturas. Abraço, Nazaré Davi.

BRONCA DO LEITOR (242) - Prezado amigo e irmão HERMES. Quanto à bronca 240 (edição 441) tenho só uma coisa a falar ao Crispiniano Neto..., só o morto pode falar, no centro espiríta, porque o vivo por ser vivo não fala. Abraços. Luiz Carlos Dambroski.

FIQUE SABENDO... "Entenda o Escândalo de Grampos do Tabloide News of the Word". FONTE: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/07/110707_entenda_news_of_the_world_mm.shtml, (notícia sugerida por Carlos Nascimento, via e-mail em 13/07/2011).

Funcionários do News of the World estariam envolvidos

em interceptação ilegal de telefones.

O grupo que controla o News of the World, o jornal dominical mais vendido da Grã-Bretanha, anunciou na quinta-feira que o tabloide deixará de circular a partir da próxima semana devido a seu envolvimento em um escândalo de escutas telefônicas ilegais.

Publicado há 168 anos, e atualmente com uma tiragem de 2,8 milhões de exemplares a cada domingo, o jornal gerou um debate nacional sobre ética jornalística.

A BBC preparou uma série de perguntas e respostas sobre o caso e os acontecimentos que levaram ao fechamento do tabloide.

Como o escândalo começou?

As acusações de que funcionários do News of the World estariam envolvidos em interceptação ilegal de telefones começaram a pipocar em 2006. Em 2007, a Justiça condenou à prisão o correspondente do jornal para assuntos da Realeza Clive Goodman e o investigador Glenn Mulcaire por causa do grampo ilegal de telefones de membros família real.

A Polícia Metropolitana de Londres iniciou uma nova investigação em janeiro de 2011, após alegações de que milhares de pessoas, entre elas atores, políticos, jogadores de futebol, apresentadores de TV e outras celebridades, tiveram seus telefones hackeados.

Em abril deste ano, o tabloide admitiu pela primeira vez publicamente ter interceptado mensagens deixadas na caixa postal de celulares de pessoas envolvidas em casos cobertos pelo jornal.

O caso ganhou contornos de escândalo nessa semana, com a denúncia de que um detetive que trabalhava para o jornal teria grampeado o telefone celular de Milly Dowler, uma menina de 13 anos que desapareceu em 2002. A manipulação das mensagens, ainda em 2002, fez a polícia e a família da adolescente de 13 anos acreditarem que ela ainda estaria viva, já que sua caixa postal continuava em atividade. O corpo foi encontrado depois.

Quem teria sido grampeado?

Logo após a revelação do caso Milly Dowler, os jornais britânicos revelaram, que, em busca de histórias exclusivas, o News of the World fez escuta nos celulares de familiares de soldados britânicos mortos no Afeganistão e de vítimas de casos policiais explorados pelo tabloide.

Parentes de vítimas dos atentados de julho de 2005 em Londres também teriam sidos alvo dos grampos.

Segundo o Guardian, 3 mil pessoas foram vítimas de escutas ilegais. Entre os que teriam tido suas linhas violadas pelo News of the World estão celebridades, como o ator Hugh Grant e as atrizes Sienna Miller e Gwyneth Paltrow, esportistas e políticos.

Como é que o News of the World realizava os grampos?

Telefones celulares vendidos na Grã-Bretanha vinham com um código de quatro dígitos (que geralmente era um número padrão, como 1234, 0000 ou 3333). Ao comprar os aparelhos, os consumidores deveriam trocar esta senha, mas poucos se davam ao trabalho de fazê-lo.

Os repórteres de tabloides e detetives particulares podiam simplesmente ligar para o número da pessoa investigada. Se ninguém respondesse, a ligação caía na caixa de mensagens. Bastava então entrar com a senha padrão para acessar as mensagens.

Outra tática comum entre os repórteres era trocar a senha do telefone para impedir que outros jornalistas acessassem a caixa de mensagens.

O que diz o jornal?

O News of the World inicialmente negou qualquer infração e admitiu as escutas apenas após forte pressão da imprensa e das vítimas, em abril passado, pedindo então desculpas pelo ocorrido.

O tabloide, no entanto, não admitiu o grampo no celular da garota Milly Dowler nem do de familiares de militares mortos no Afeganistão.

O que dizem as vítimas?

Famílias de militares mortos no Afeganistão se disseram indignadas com as alegações. Muitas já entraram na Justiça.

Para Adrian Weale, representante do associação de militares Federação das Forças Armadas Britânicas, "esta é uma situação lamentável, se de fato ocorreu".

Celebridades também já haviam processado o jornal. A atriz Sienna Miller, por exemplo, recebeu indenização de 100 mil libras (R$ 248 mil).

O jornal também foi condenado pelo coronel Richard Kemp, ex-comandante das forças britânicas no Afeganistão, que disse que as acusações o deixaram "absolutamente sem palavras e com raiva".

O caso já está sendo investigado?

A Scotland Yard (Polícia Metropolitana de Londres) reabriu as investigações sobre as escutas do News of The World em janeiro passado, após o vazamento de alguns casos.

Quatro e-mails que supostamente davam indícios do esquema foram encontrados pelos investigadores. Imediatamente, o News of the World afastou um de seus editores-assistentes, Ian Edmondson.

As mesmas suspeitas já haviam sido investigadas entre 2006 e 2009, sem que a polícia chegasse a maiores conclusões, o que foi objeto de críticas de jornais como o Guardian. Na época, apenas o editor para assuntos de realeza Clive Goodman e o investigador Glenn Mulcaire foram presos.

A editora-chefe do jornal em 2002 – à época das escutas de Milly Dowler – Rebekah Brooks, está no centro da polêmica. Atual diretora-executiva do grupo que controla o News of the World, ela tem o apoio do magnata Rupert Murdoch, dono do conglomerado de comunicações News Corp., do qual o News of the World faz parte, já disse que não irá afastá-la do cargo, apesar da pressão da imprensa.

Qual foi a reação do governo?

No último dia 7 de julho, o primeiro-ministro David Cameron fez severas críticas ao caso. Cameron prometeu uma investigação independente, assim que a Scotland Yard concluir seu inquérito.

O fato de Andy Coulson, um dos editores do News of the World durante a prisão do especialista em realeza, ter sido indicado porta-voz de Cameron também é motivo polêmica. Coulson renunciou ao cargo no início deste ano.

O caso pode ter consequências para Rupert Murdoch?

Até o momento, Murdoch tem tentado se distanciar do caso. Mas o caso terá implicações sobre seus negócios. Já antes do estouro do escândalo, parte da opinião pública pedia que o governo barrasse as negociações de Murdoch para a compra da operadora de TV a cabo BSkyB. O caso deve afetar as pretensões do empresário.

O escândalo por si só também afugentou anunciantes do grupo e derrubou as ações do conglomerado em Bolsas americanas e da Austrália.

Quem também pode sair perdendo é Rebekah Brooks. Logo após o anúncio do fechamento do News of the World, o líder da oposição britânica, o trabalhista Ed Miliband, foi enfático ao pedir seu afastamento. "Ela deve sair", disse.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. O IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN realizará Concurso Público, oferecendo 10 (dez) VAGAS PARA CONTADOR e TÉC. ASSUNTOS EDUCACIONAIS, inscrições abertas até o dia 24 de julho/2011, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 5.231,32. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL: A EBC – Empresa Brasil de Comunicação realizará Concurso Público oferecendo 27 (vinte e sete) VAGAS PARA GESTOR DE ATIVIDADE JORNALÍSTICA, inscrições abertas no período de 15/07 a 07 de agosto/2011, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 5.803,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – Ainda é tempo de parabenizar "aniver" de: Warton Batista (13/07);

 = "Nego feio... . Tomei um susto quando vi meu nome em letras grandes e em vermelho, na tela (edição 440)... . Mas logo pensei.. ele deve esta querendo me testar (se tenho lido/acompanhado o jornal) Amo você e o seu jeito de trabalhar. Parabéns pelas inovações. Fico orgulhosa de perceber o carinho, respeito e compromisso que você tem com seu leitor, mesmo porque venho acompanhando esse trabalho desde o nascimento e sei o quanto era sem grandes pretensões, era muito mais pra preencher seu tempo, sentir-se útil e manter contato com os amigos naquele momento nada fácil. Porém, necessário e de crescimento. Bj. Te amo muito! Se cuide!! Ah...! Obrigada pela nobreza. Sua prima Aflitos". Obrigado por tudo NOBRE PRIMA, lembro-me de todos que correram pra perto de mim, inclusive você!!!. Pra agradecer invoco o Joaquim Pimentel para cantarolar na voz do Nelson Gonçalves "só nós dois é que sabemos / o quanto nos queremos bem...;

 = "Mui grato. Ênio Góes". Perfeito caro Ênio, saúde e paz amigo;

 = Há 56 anos (13/07/1955) o então Prefeito Vingt Rosado (in memória) inaugurava o serviço de abastecimento d'água de Mossoró.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 304/2010 (de 20/02), relatamos os seguintes temas: Celular: Não às Mensagens Indesejadas; Rádio Justiça Recebe Trabalhos de Crianças e Adolescentes; Servidores da Emater Terão Assembléia; 12ª Edição do Rockstage; Bronca do Leitor (134) – Prof. Wilson Bezerra; FIGUE SABENDO: 19 de Fevereiro: Dia do Esportista;

 - XVII GRITO DOS EXCLUÍDOS – Carlos Antônio (Pastoral Operária) lembra-nos que sexta-feira (15), às 17h, haverá reunião para organização do Grito do Excluídos 2011. Será no SECOM – Sindicato dos Comerciários que fica situado a Av. Jerônimo Rosado, 313, Centro de Mossoró/RN;

 - PROTEJA-SE!!! Nunca deixe para procurar as chaves do seu carro, quando estiver parado em frente à porta dele: 1º) Dirija-se ao veículo com a chave em punho, pronta para abrir a porta e dar a partida; 2). Observe os carros ao lado do seu. Se uma pessoa estiver sentada (geralmente sozinha) no assento do carona do carro dela, que FICA mais próximo do seu carro, você fará bem em voltar para o shopping, ou para o local de trabalho, e pedir a um segurança ou policial para acompanhar você até seu carro;

 - Hoje Dia do Engenheiro Sanitarista, Dia do Cantor e Compositor Sertanejo e Dia do Mundial do Rock.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos engenheiros sanitaristas, cantores e compositores sertanejos todos os roqueiros do mundo.

Quem canta...

Entre, pode vir entrando / Não fique marcando, eu estou chamando / Um novo rock estamos tocando, não se esqueça / Abra o olho e cresça / Antes que anoiteça, rock em sua cabeça... . ("Pra Cabeça" – Composição: Pisca, Netinho & Catalau. Canta: Casa das Máquinas).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.




1 de 1 arquivo(s)

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário