sábado, 25 de junho de 2011

DC - Coluna de Notícias 438. (Anexo: Agregue

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano III – Edição: 438 (geral) e 42ª do ano. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 25 de junho de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 176/365, Semana: 26ª/52 e faltam 189               dias para término do ano.

"Causo democrático".

Mané Beradeiro medicando: - "Se você não quer morrer de enfarto, provocado pela gordura que come, a solução é sempre comer de olhos fechados. O que os olhos não vêem o coração não sente". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Chegamos (eu e Walter Silva) no Sêbado, neste sábado, para tratarmos detalhes sobre o projeto de Lei de Audiovisual, como também as comemorações de aniversário do sebo (06 anos) e do seu proprietário Marcos Pereira (60 e uns anos) que se realizará no dia 09/07. Não sei se o Marcos vai conterá sua decisão de funcionar somente a parte comercial do estabelecimento, desde seu fechamento parcial em maio. O homem já decidiu que abrirá a cada segundo sábado para encontro de show-amigos, mas, o que quero mesmo é registrar a visita dos grandes artistas genuinamente mossoroenses e irmãos Ermelinda, João Mossoró e Oséas Lopes (o Carlos André), que juntos formaram o Trio Mossoró e de muitos sucessos gravados. Se for listar os presentes ficará cansativo para o nosso/a leitor/a. Acaba de sentar-se ao meu lado o Carlos Santos, da Coluna Herzog, e fica de zói grudado nesta tela e num sei mas o que dizer pois o homem é mestre na escrita, é melhor parar e ouvirmos o João Mossoró, que canta neste momento, depois virão a Ermelinda e Carlos André e logicamente o Trio Mossoró para encerrar a tarde maravilhosa. Boa leitura nobre leitor/a.

AVISO PRÉVIO SERÁ PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO, diz STF - O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira (22) que irá fixar regras para que o aviso prévio seja proporcional ao tempo de serviço prestado por um trabalhador. O entendimento foi tomado pelos oito ministros que estavam presentes no plenário do tribunal, ao analisar um pedido de quatro funcionários da Vale que foram demitidos. O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, julgou procedente o pleito dos trabalhadores.

Eles pediam que o Supremo declarasse a omissão do Congresso Nacional em regulamentar o tema, já que o artigo sétimo da Constituição Federal, no inciso 21, estabelece "aviso prévio proporcional ao tempo de serviço". Também requisitaram que o tribunal estipulasse regras a serem seguidas pelas empresas até a edição de uma lei que defina a questão. Todos os ministros concordaram com Mendes, mas não houve consenso sobre o que deve ser aplicado a partir de então.

Em consequência, Mendes pediu a suspensão do julgamento para que ele elabore uma sugestão das regras a serem definidas. O ministro disse que existem resoluções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e projetos de leis que tratam do tema. Alguns ministros chegaram a propor o pagamento de um mês de trabalho para cada três anos trabalhado, outros, para cada seis anos. Não houve, porém, qualquer definição. Por conta disso, sequer ocorreu o pronunciamento da decisão sobre a omissão legislativa. Não há prazo para que o STF volte a discutir a questão. FONTE: www.endividado.com.br/.

TERCEIRIZAÇÃO FRAUDA ESQUEMA DE FUNCIONAMENTO NO DETRAN - No minuto.com dessa quarta-feira (22/06) afirma que Ministério Público Estadual apurou que terceirizações no DETRAN/RN fraudaram esquema de funcionamento do órgão. Nesse esquema as empresas Jaguari, ITCI e o convênio com a FUNDEP arregimentam mão de obra para trabalharem em funções que deveriam estar sendo realizadas por servidores contratados e admitidos via concurso público. Como é de conhecimento público o DETRAN/RN, após muita luta de sua categoria, realizou concurso no último dia 05/12/2010, cuja homologação deveria ser feita desde 08/02/2011. Segundo a matéria o diretor geral do DETRAN/RN, Érico Vallério e o Secretário de Administração, José Anselmo vão ser notificados. O Ministério Público abriu inquérito civil. Cabe à categoria, a comissão de mobilização e a direção do sindicato acompanhar atentamente esse processo, paralelamente à luta pela homologação do concurso público e convocação d@s aprovad@s. FONTE: Comando de Greve d@s Trabalhadores/ras do Detran – Informa.

ÍBERO HIPÓLITO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Recebo do amigo o seguinte e-mail:

Estaria o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Rio Grande do Norte na lista dos cargos a serem nomeados, e que a ministra de Relações Institucionais, Idelli Salvatti, falou que iria tirar da gaveta. O fato é que o Diário Oficial da União da segunda-feira (20) trouxe a nomeação do potiguar Valmir Alves da Silva para ocupar o cargo de superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Valmir substitui Paulo Sidney Gomes. Valmir é indicação do PT, assim como Paulo Sidney... . O novo vive em Mossoró, ultimamente ocupava o cargo de Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Foi diretor administrativo do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, foi líder sindical, e membro da direção executiva da CUT. Valmir Alves substitui Paulo Sidney no Incra.

GREVES CAUSA ALTERAÇÃO EM CALENDÁRIO DA UERN - ATIVIDADES ACADÊMICAS PREVISTAS PARA JUNHO E JULHO ESTÃO SUSPENSAS, INCLUSIVE A MATRÍCULA DOS 'FERAS. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE – publica Ad Referendum suspendendo as atividades acadêmicas previstas no Calendário Universitário 2011 para os meses de junho e julho.

A decisão se deve à deflagração da greve das categorias docente, técnico-administrativa e discente no dia 31 de maio de 2011; e a impossibilidade da realização de algumas atividades acadêmicas enquanto durar o movimento grevista. Uma das atividades suspensas é a realização da matrícula dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Vocacionado (PSV) com ingresso no segundo semestre letivo de 2011. A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) publica edital esclarecendo os candidatos (www.uern.br).

O prazo de matrícula dos 'feras' aprovados no PSV 2011, com entrada no segundo semestre, estava previsto em edital para os dias 4 e 5 de julho. As novas datas para a realização das matrículas serão definidas em novo Calendário Universitário a ser aprovado pelo CONSEPE. FONTE: Agecom;UERN, por Iuska Freire.

BRONCA DO LEITOR (238) – Bom dia, Hermes. Recebo regularmente esta sua ferramenta de divulgação que é muito importante, pois divulga vários fatos e acontecimentos que a imprensa comum não divulga e por este motivo vou relatar um fato ocorrido na sexta dia 17/06/2011. Tenho um filho de 2 anos e fomos leva-lo para o parque da criança, que de acordo com a divulgação na pagina da prefeitura, "No Parque da Criança, as atividades acontecem de terça a domingo, das 17h às 22h", e como eram exatamente 19:00hs, estava dentro do horário divulgado e para nossa surpresa e de tantos outros pais que naquele momento também se dirigiram para aquele local, fomos recebidos por um segurança que informou da impossibilidade de nossa entrada, pois aquele ambiente era alugado para festas particulares e somente podiam entrar os convidados. Questionado sobre a ilegalidade desta atividade em um ambiente que é destinado ao público em geral, recebemos a resposta que somente abre ao público quando não aparece alguém para alugar o espaço. A promotoria deveria entrar nesta briga, pois foi construído com dinheiro dos impostos e não pode fechar um ambiente que é destinado ao público, pelo que sei o espaço é público e os brinquedos, e lanchonete existentes no local é que podem gerar renda para os seus proprietários, não sendo divulgado portanto que o ambiente poderá fechar para festas particulares, conforme pode ser constatado na pagina da Prefeitura.

FIQUE SABENDO... "Sindicato dos Radialistas denuncia José Agripino por ferir Direitos Trabalhistas". Por Sindicato dos Radialistas - SINTERT/RN - Assessoria de Imprensa (84) -3611-1230.

Trabalhadores sem Registro Profissional de Radialista atuam nos transmissores, na operação de áudio

e na locução com a função de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) na Carteira de Trabalho.

O Senador José Agripino Maia (DEM-RN), um dos mais destacados líderes da oposição no Congresso Nacional é o principal acionista da Rede Tropical de Comunicação, grupo que congrega TV's e Emissoras de Rádios na capital e no interior do Estado do Rio Grande do Norte.

Na cidade de Nova Cruz-RN (distante 93 km da capital potiguar), o senador José Agripino mantém a Rádio Curimataú AM. Ou seja, quem mantém de fato a emissora são os trabalhadores ali lotados, que derramam seu suor, dando expediente diariamente e estão há exatos 18 meses sem o recebimento de seus salários na integridade.

Desde que assumiu a presidência do Sindicato dos Radialistas do RN o radialista Jailson Gomes vem fazendo gestões junto ao Superintendente do Sistema Tropical, jornalista Jânio Vidal, cunhado do Senador José Agripino e junto a chefe do Departamento de Pessoal, Sra. Elirene Oliveira, no sentido de sanarem a situação que circunstancia a Rádio Curimataú de Nova Cruz-RN.

No dia 09 de junho o presidente do SINTERT-RN visitou a Rádio Curimataú onde manteve contato com os funcionários e com o diretor Pedro Monteiro Carlos. Na ocasião o Sr. Pedro Monteiro Carlos recebeu a direção do Sindicato de forma grosseira e impediu que os funcionários mantivessem contato com o presidente. In loco ficou constatado que a situação da emissora é pior que se imagina.

O presidente do Sindicato buscou outros meios e lá mesmo em Nova Cruz conseguiu conversar pessoalmente com os trabalhadores. As informações são ainda mais negativas: Ferindo a legislação trabalhista a Rádio Curimataú não vem pagando salários integrais, mantêm funcionários em regime de acúmulo de função sem reconhecer tal vantagem, trabalhadores sem Registro Profissional de Radialista atuam nos transmissores, na operação de áudio e na locução com a função de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) na Carteira de Trabalho.

O Sindicato deu um prazo de 10 dias ao diretor Pedro Monteiro Carlos para que a situação fosse solucionada.

Desrespeito ao Sindicato e Assédio Moral aos Trabalhadores

A ação do Sr. Pedro Monteiro Carlos após a visita do Sindicato foi uma emenda que está saindo pior que o soneto. Reuniu os funcionários para descobrir quem havia denunciado a Emissora ao Sindicato e está tentando a todo custo que os funcionários assinem os contracheques dos 18 meses de atraso, com data retroativa, sem o recebimento dos salários.

Trabalhadores tratados com desDEM

Ao ser questionado pelos funcionários o que iria ocorrer se os mesmos assinassem algo que comprometesse a denúncia e consequente Ação Judicial a ser apresentada pelo Sindicato, o Sr. Pedro Monteiro Carlos disse, textualmente (e isto está gravado) que o presidente do SINTERT-RN era um "bosta" e que não teria força nenhuma para comprometê-lo diante do Senador José Agripino.

Na próxima semana a Sindicato dos radialistas estará protocolando junto ao Ministério do Trabalho e do Emprego e a Procuradoria do Trabalho duas ações em favor dos trabalhadores do Sistema Tropical de Comunicação. Esta, com certeza, é a melhor forma dos direitos dos trabalhadores serem restabelecidos e a relação de trabalho na Rádio Curimataú voltar a normalidade. FONTE:

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Prefeitura de Japi/RN realizará Concurso Público, oferecendo 44 (quarenta e quatro) VAGAS PARA VÁIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 03 de julho/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 883,78. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

SE: A Prefeitura de Nossa Senhora de Lourdes/SE realizará Concurso Público oferecendo 50 (cinquenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 30 de junho/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º E 3º graus. Salários até R$ 8.100,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – Ainda é tempo de parabenizar "aniver" de: Tica Soares (02/06) e Ary Sérgio Filho (23/06);

 = "Camarada, um bom repouso nesse feriadão e muita energia para retomarmos as lutas da semana que virá. Fortalecer a greve é a melhor forma de nos prepararmos para a defesa de nossos direitos e conquistas nessa luta. Um abraço e até segunda, 27, no mesmo horário (8 h), em frente ao Detran. Alexandra Guedes". Obrigado combatente companheiro Alex, grato pelas informações sempre vem vindas por sua pessoa através do Comanda de Greve do Detran. Vamos a luta sem temer as atitudes destes governos que discursão uma coisa em campanha e agem de outra forma quando estão no poder. Saúde e paz com muita luta;

 = Há 512 anos (24/06/1499) Alonso de Hojeda (navegador espanhol que esteve no Brasil antes de Cabral, mas não tomou posse), João de La Casa e Américo Vespúcio (mercador, navegador, cosmógrafo italiano e explorador de oceanos) chegam à foz do Rio Apodi/Mossoró.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 299/2010 (de 07/02), relatamos os seguintes temas: Ar-condicionado Exige Manutenção Permanente; Brasil Fatura Alto com o Turismo; Município Bloqueia Blogueiros; Escola de Pilotagem em Mossoró; Todo Apoio aos Agentes de Trânsito; FIQUE SABENDO: Verde, de que?, por João Paulo – P. Operária;

 - Eleições para direções do Centro de Ensino Superior do Seridó-CERES, o campus da UFRN em Caicó e Currais Novos, realizadas em 20/06. Eleitos a Professora Ana Aires (comadre) em Caicó e o Mário Lourenço - Prof. em Currais Novos. A gestão será de 04 anos com posse em agosto. Nossos parabéns e sugerimos a posse para 05/08 ou 13/08. Nossa agenda está livre tá? Bjo;

 - PALPITE INFELIZ I. Pegou muito mal a intromissão indébita do senador José Agripino no conflito entre servidores e Governo do Estado. Ele criticou a luta dos trabalhadores pelos seus planos de cargos, carreiras e salários. Só serviu para refrescar a memória dos servidores de que toda a desgraceira salarial e funcional começou com José Agripino, pois, justiça seja feita, na época de Lavoisier, houve um reajuste de 100% e a aprovação do Estatuto do Servidor, quando ele saiu do governo deixando Radir Pereira foi que os trabalhadores da Educação conseguiram a aprovação do Estatuto do Magistério que, Geraldo Melo desmantelou e Jajá acabou de esbagaçar; que o BANDERN virou baderna com ele, ficando seus servidores sem rumo na vida até hoje, com o plano aprovado podendo pelo menos dar uma esperança de um a velhice decente. FONTE: Coluna Prosa & Verso, por Crispiniano Neto, www.defato.com, em 31/05/2011;

 - Hoje é Dia do Quilo e Dia do Mundial Imigrante. Amanhã (26) será Dia Internacional Contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas e Dia do Metrologista (adoção do sistema métrico francês no Brasil).

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos imigrantes do mundo, agentes de combate às drogas e especialistas em metrologia.

Quem canta...

Vale quanto pesa / Pra quem presa o louco bumbum do tambor, do tambór... ("Palco" – Composição: Gilberto Gil. Canta: G. Bil).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário