terça-feira, 14 de junho de 2011

DC - Coluna de Notícias 435. (Anexo: Passagem do Tempo).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano III – Edição: 435 (geral) e 39ª do ano. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 15 de junho de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 166/365, Semana: 24ª/52 e faltam 199               dias para término do ano.

"Causo democrático".

Mané Beradeiro conta: - "Emílio, meu amigo, tem câncer e emagrece todo dia. Perguntei: Como uais? Ele respondeu: Morrendo a varejo". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

O movimento sindical está articulando as categorias para um desfecho sobre as greves, como também mantendo contato com os deputados estaduais com a finalidade daquele poder ser envolvido nas discussões e buscar uma solução junto ao governo. Um ato público estava para acontecer em Natal nesta manhã e foi suspenso, de última hora, devido o compromisso da Assembleia Legislativa constituir comissão de parlamentares (governistas e de oposição) Já tendo agendado reunião com a governadora para quinta-feira (16) e tratar de uma saída e entendimento com os servidores. Vamos aguardar com expectativa e positividade. Boa leitura nobre leitor/a.

AVISO DE DÍVIDAS PELO SMS - Pendências registradas pela Serasa serão avisadas por SMS Mais uma ajuda para você controlar suas dívidas. Na segunda-feira (13) a Serasa Experian começou no país um serviço para informar ao consumidor sobre dívidas vencidas e não pagas através de mensagens SMS no celular. No tradicional aviso por carta, a Serasa Experian envia mensalmente cerca de 10 milhões de comunicados de dívidas pelo correio. O uso do correio será mantido, mas a partir de agora o aviso do SMS também será usado conjuntamente. 

Segundo o presidente de serviços de crédito da Serasa Experian, Laércio de Oliveira Pinto, a intenção é aproveitar a grande disseminação dos celulares no país. "O consumidor será avisado mais rapidamente com o celular e terá mais tempo para quitar sua dívida em tempo ou renegociá-la", explica. É o credor que define a partir de quantos dias da dívida vencida o consumidor vai começar a receber os avisos. Os envios de SMSs será gratuito. Quando o consumidor é avisado de uma dívida vencida e não paga, ele tem dez dias para regularizar sua situação antes de ser incluído na lista de devedores. O tempo começa a contar após a postagem da carta. FONTE: www.endividado.com.br/.

ADUERN PARTICIPA DE ATO PÚBLICO Seguindo a decisão conjunta da categoria, a ADUERN promove, amanhã (15), às 14h, um Ato Público na Assembleia Legislativa. Na ocasião, os professores se reunirão em audiência com deputados estaduais para discutir a garantia de mais recursos para a UERN na proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Segundo o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, o evento tem um significado importante no momento em que o legislativo estadual está discutindo a proposta de LDO para o ano de 2012. "Tendo em vista as dificuldades financeiras que a UERN vem atravessando, iremos solicitar da Assembleia a garantia de mais recursos para a instituição no orçamento do Estado para o próximo ano", explica.

DELIBERAÇÃO NACIONAL - No 7º Encontro Nacional do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IEES/IMES) do Andes-SN realizado em maio deste ano, foi deliberada uma manifestação unificada nas Assembleias Legislativas de todos os estados brasileiros. O evento tem como tema "Em defesa da Universidade Pública: por mais recursos para a educação".

ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Amigo, convido você e os leitores de sua coluna que apoiam a Poesia Popular Nordestina, ouvindo-a ou de outras formas, para o XI Festival de Repentistas do Nordeste no Cidade Junina, que vai acontecer nos dias 16 e 17 próximos, a partir das 20h, na Praça de Eventos da Estação das Artes. Vejamos as duplas de Repentistas que vão compor o elenco competindo no referido evento: Moacir Laurentino x Zé Cardoso; Jonas Bezerra x Acrísio de França; Antônio Lisboa x Edmilson Ferreira e Erasmo Ferreira x Antônio Silva.

Além das duplas concorrentes no Festival, teremos a aboio de Amâncio Sobrinho, a declamação do cordelista Antônio Francisco, o encontro do pandeiro com a viola com Concris e Zé Viola, a canção com Josival Viana, um dos melhores cancioneiros do Nordeste e demais apresentações com poetas populares. Agradecemos a divulgação. Grande abraço. Aldaci de França.

AGENDA DE GREVE DO SINTAUERN – O Comanda de Greve do SINTUERN divulga atividade para esta semana:

QUARTA FEIRA - 15/06: - Pela manhã terá Atividade de Mobilização no Campus Avançado de Natal. Pela tarde Visita aos Deputados e participação da Audiência Pública;

QUINTA FEIRA 16/06 - Atividade: Assembleia Geral Extraordinária, às 08h30min e/ou 09h em segunda convocação. Pauta: Analise do Movimento Grevista / Deliberar a Continuidade do Movimento. Local: Auditório da FAFIC/Campus U. Central

SEXTA FEIRA - 17/06 - Participação no Programa FM Sete Horas (93,7Mhz) e no Programa Televisivo "Observador Politico" - Canal 7 e (34 a Cabo).

CINECLUBE EXIBE "POETAS DO REPENTE" - O Cineclube Mossoró apresentará o documentário em 04 partes, cada uma com 26min em média, será no dia 18/06 (sábado). ENTRADA FRANCA. A sessão será a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste, e após, ocorrerá o costumeiro debate. CLASSIFICAÇÃO LIVRE.

Sinopse: A criação do cantador popular tem seu ponto alto no momento do improviso, um exemplo poético da multiplicidade da cultura brasileira. A série Poetas do Repente faz uma leitura contemporânea desta arte de modo a divulgar a cultura popular nordestina, aprofundando o estudo sobre o Repente, forma rica de expressão e comunicação, que teve sua origem no improviso africano e nas trovas medievais da Europa, trazidas ao Brasil por Portugal. Produção: Massangana Multimídia, da Fundação Joaquim Nabuco, para a TV Escola, do Ministério da Educação.

FIQUE SABENDO... "16 de Junho: Dia da Unidade Nacional". Por Pr. Florêncio Moreira de Ataídes. Assis/SP. – Advogado, música e bloqueiro. (Fonte: http://www.iprb.org.br/refletir/reflexs/diaunidade.htm).

Através da Igreja, continua unindo homens

de todas as etnias, para viverem juntos.

16 de junho é o dia da unidade nacional no Brasil. A razão dessa data não se sabe ao certo, mas imagina-se que é uma proposta para integração do povo brasileiro, tendo em vista a conservação dos seus valores morais, culturais, políticos, sociais, etc. A unidade é criada pelo próprio Deus e, por isso, Ele quer a unidade entre todos os homens. Ele quer que vivamos sem guerra, sem agressão, abuso, sem prejuízo ao próximo. Essa a sua vontade!

Deus quer que vivamos unidos. O salmo 133 expressa isso muito bem quando diz: "Oh, quão bom, e quão suave é que os irmãos vivam em união... porque ali o Senhor ordena a bênção e vida para sempre". Quando há unidade, há bênção! A família, a empresa, a igreja e o reino de Deus, quando unidos, prevalecem. Se quisermos bênçãos, precisamos aprender e praticar o princípio da unidade.

Em João 17, o Senhor Jesus usou algumas frases que expressam enfaticamente o seu desejo de unidade entre os seus discípulos. Ele disse: "a fim de que todos sejam um... para que sejam um, como nós o somos... afim de que sejam aperfeiçoados na unidade..." Aqui está o seu maior objetivo: unir os homens a Deus e uns com os outros.

Não foi diferente o pensamento dos apóstolos a esse respeito, pois ensinaram isso com muita clareza. Paulo usou a figura do corpo humano para expressar a unidade e a harmonia que deve existir entre nós como igreja do Senhor. A unidade da fé, em Efésios 4, demonstra isso dizendo: "há um só corpo, um só Senhor, uma só fé, um só batismo...". Devemos ter em mente que a unidade é o nosso alvo principal como cristãos aqui na terra.

A unidade sempre esteve nos desígnios de Deus. Ele uniu homem e mulher, judeu e gentio e, através da Igreja, continua unindo homens de todas as etnias, para viverem juntos para sempre com Ele, no seu reino.

Que estejamos unidos em Cristo todos os dias de nossas vidas. Que Deus os abençoe!

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido/RN realizará Concurso Público, oferecendo 10 (dez) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas até o dia 23 de junho/2011, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 7.333,66. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

BA: A Prefeitura de Crisópolis/BA realizará Concurso Público oferecendo 145 (cento e quarenta e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 17 de junho/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 8.300,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "Muito agradecido por esta nota (edição 430), somente hoje estou com tempo de fazer os agradecimentos especiais para um registro tão especial no "Democratizando...". Pois também, estamos atuando junto ao comando de greve da UERN aqui no CAMEAN/UERN. Grande abraço no seu coração. Ohh coração forte viu?? Amigo, Luta acima de tudo para tudo e para o sucesso, seja na sua saúde, nos Movimentos sindicais e pela vida, esta tão difícil hoje de vivê-la... Violência, assaltos, mortes, etc. Mas agradecemos a Deus por uma vida digna que temos, agradeço todo dia. Vixe, conversei demais. Desculpas. Bom dia, Lisboa Batista". Valeu caro amigo Lisboa, falou pouco e bem, quase que o coloco na Bronca do Leitor pelo seu desabafo em nome de tantos outros por causa da violência. Quanto a luta sindical parabéns, por encampar na nossa luta por um serviço público de qualidade e justo. Estive no CAMEAN (semana passada) numa comissão promovida pelo SINTAUERN, mandei um abraço por uma professora (não lembro o nome) que nos escutou - usou da palavra e saiu com o Prof. Flaubert para uma atividade grevista com vossa pessoa. A Rosalba promete ser carrasco do servidor público. Saúde e paz amigo;

 = Há 116 anos (14/06/1895) ocorreu a Primeira Eleição Direta para Governo do Estado, eleito Joaquim Ferreira Chaves.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 296/2009 (de 29/12), relatamos os seguintes temas: Greve dos Servidores do INSS Dá Frutos; João Batista Cascudo Rodrigues: lições de um professor; Rádio Rural de Mossoró em Fase de Mudanças; Bronca do Leitor (127) – Manoel Lourenço; FIQUE SABENDO: Aos Trancos e Barrancos, Saldo mais que Positivo na I CONFECON;

 - Os servidores da EMATER, reunidos em Assembleia realizada no dia 08/06, na cidade de Macaíba/RN, deliberaram, que o SINAI e a ASSEMA adotariam providências contra a atitude do Sr. Abraão Queiroga Formiga, Coordenador Regional do Instituto, em Mossoró, que tem, reiteradas vezes, em posse de seu cargo adotado atitudes anti-sindicais, tentando inibir os companheiros de trabalho de participação na greve da categoria. FONTE: www.sinain.com.br.

 - No Congresso tramitam alguns projetos para melhorar a rentabilidade e as regras de saque do fundo. O Projeto de Lei 193, de 2008, sugere a substituição da TR pelo IPCA como indexador. Outra proposta é a que permite que o trabalhador possa sacar até 40% do seu fundo para quitar dívidas, desde que elas correspondam a 30% da sua renda bruta mensal e ele já esteja inadimplente. FONTE: Fator Econômico, na base de dados do sítio www.sindbancarios.com;

 - Hoje é Dia Do Paleontólogo e Dia Mundial de Contra Maus-tratos a Idosos. Amanhã (16) será Dia da Unidade Nacional.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos paleontólogos.

Quem canta...

Reis e rainhas que esse mundo viu / Todo o povo sempre dirigiu / Caminhando em busca de uma luz / Sob o símbolo de sua cruz... ("O Homem de Nazareth" – Composição: Claudio Fontana. Canta: Antônio Marcos).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário