quarta-feira, 30 de março de 2011

DC - Coluna de Notícias 414. (Anexo: Alimentos Funcionais).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano III – Edição: 414 (geral) e 14ª do ano. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 30 de março de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 89/365, Semana: 13ª/52 e faltam 276 dias para término do ano.

"Causo democrático".

Mané Beradeiro acha que: " Aquele cantor famoso F.... já casou tanto, mas tanto, que só não casa com carrapato porque não sabe quem é a fêmea. Ali gosta de viver agarrado ". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

 

Todos falam: jornalistas, colunistas sociais, apresentadores de programas em rádios e televisivos, sobre a crescente violência em Mossoró. São homicídios, assaltos, arrombamentos e estrupos. Pois bem, ontem à noite dois "cidadãos" do mal ou elementos (os de bem é que são vagabundos – segundo estes elementos) circulavam em uma moto, os dois de camisas vermelhas, com arma em punho pronta para assaltar. Um alvo quase foi vítima da dupla ao se aproximar do restaurante do chinês no cruzamento das avenidas Alberto Maranhão e Av. Augusto Severo. O cara percebeu e deu arrancada no momento certo. Como a dupla ficou circulando na área, a polícia foi acionada e duas viaturas chegaram, cerca de 20 minutos depois, espantando-os com as sirenes e giroflex (luzes piscando) ligados para o sossego dos fregueses e vizinhos. Ora!, se viessem com quatro viaturas, caladinhos e em pontos estratégicos poderiam ter êxito na captura. Assim penso, boa leitura, nobre leitor/a.

 

MULHERES CONTRA ASSÉDIO NAS RUAS - Mulheres se queixam que homens passam cada vez mais dos limites. Grupos de mulheres estão se organizando para combater atos de assédio sexual sofridos nas ruas – de assobios e cantadas a insinuações e ações físicas inapropriadas. Uma das iniciativas partiu da britânica Vicky Simister, que fundou o Anti-Street Harassment UK ("Grã-Bretanha contra o assédio nas ruas") depois de ter sido perseguida nas ruas de Londres por um grupo de homens que se insinuou sexualmente para ela.

 

O grupo internacional Hollaback! (http://ldn.ihollaback.org/) está estimulando as vítimas das cantadas indesejadas em todo o mundo a relatar suas histórias online e identificar os locais onde elas ocorreram. Algumas até postam fotos dos homens "inconvenientes". "As mulheres são aconselhadas a ignorar (as insinuações), e não costumamos falar a respeito. Em consequência, esses homens continuam a fazer isso e a cada vez mais passar dos limites", disse Simister à repórter Brigitt Hauck, da BBC News.

 

As ativistas alegam que é difícil distinguir quais homens se limitarão aos assobios dos que de fato podem ir além das cantadas e evoluir para a violência sexual. E que, ao mesmo tempo em que muito foi feito para coibir o assédio sexual no ambiente de trabalho, há poucas formas de proteger as mulheres nas ruas. "Isso deriva de uma cultura de gênero baseada na violência", alega Emily May, a fundadora do Hollaback!. "Para mudá-la, é preciso que as pessoas reajam e digam que o assédio nas ruas não é legal, porque a maioria das pessoas não quer que ele ocorra", complementa May. FONTE: BBC, na base de dados do sítio: www.vejambemvr.blogspot.com.br, em 29/03/2011.

 

OFERTA DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS NAS ESCOLAS pode virar lei. A promoção de uma alimentação saudável nas escolas públicas e privadas brasileiras pode virar lei. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deve votar, nesta quarta-feira (30), projeto de lei do Senado (PLS 225/10) que incentiva o consumo de frutas, legumes e verduras e restringe a oferta de lanches com alto teor de gordura, açúcar e sal aos estudantes.

 

A estratégia para introduzir alimentos benéficos à saúde no cardápio escolar deverá se valer, entre outros, dos seguintes procedimentos: preservação de hábitos alimentares regionais e nacionais; incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras produzidas em hortas na própria escola; restrição ao fornecimento de salgadinhos, doces e frituras.

 

Por sugestão do senador Paulo Davim (PV-RN), o PLS 225/10 deverá incorporar a oferta de alimentação especial para alunos portadores de doenças relacionadas a disfunção metabólica ou endócrina, como diabetes, hipertensão e doenças renais. Consciente da importância de se oferecer essa dieta especial, principalmente para impedir o agravamento desses distúrbios, a relatora, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), resolveu acolher a proposta entre as três emendas de redação apresentadas ao texto. FONTE: www.senado.org.br/.

 

NASCE A FINSC – Natal. Com o objetivo de unir instituições culturais foi criada oficialmente na última sexta-feira, 25, em sessão extraordinária, realizada na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras - ANRL, a Federação das Instituições de Cultura do Rio Grande do Norte – FINSC. A sessão foi presidida por Diógenes da Cunha Lima, presidente da ANRL, e contou com a presença de 15 representantes de diversas entidades culturais do Rio Grande do Norte.

 

A finalidade principal da FINSC é coordenar, estimular e desenvolver as ações culturais conjuntas das instituições federadas do Estado; valorizar e preservar o patrimônio estético e ambiental do Estado; auxiliar as instituições de governo nas missões culturais e manter relações com entidades afins, nacionais ou internacionais. Diógenes da Cunha Lima e Jurandyr Navarro foram eleitos respectivamente para os cargos de presidente e vice- presidente da FINSC. O lema da FINSC é: Unidos Seremos Um. FONTE: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com/.

 

CADASTRAMENTO PARA TRANSPORTE ESCOLARTibau encerra cadastro depois de amanhã. A Secretaria de Educação de Tibau está encerrando nesta sexta-feira, 1º/04, o prazo de inscrição para os estudantes universitários ou de escolas profissionalizantes que precisam se deslocar diariamente para Mossoró, gratuitamente. Em seguida emitirá uma carteira com foto, para o acesso ao transporte escolar e, somente através dessa carteira, os alunos poderão desfrutar, sem o excesso de passageiros a que vinham se submetendo.

 

Desde o inicio do ano letivo que os estudantes vinham sendo convidados a comparecerem a sede da Prefeitura de Tibau, que abriga a Secretaria de Educação, porém nos últimos dias os alunos passaram a denunciar o uso irregular de pessoas que não eram estudantes. Após levantamento da secretaria com os já inscritos foi constatado algumas irregularidades. As irregularidades vão desde pessoas que não frequentam nenhum curso ou universidade, causando superlotação no ônibus. Outra irregularidade é por parte de alunos que mesmo, tendo curso médio em Tibau, resolveram matricular-se em Mossoró, além de estudantes de outros municípios, inclusive de comunidades no estado do Ceará, próximas de Tibau.

 

DENÚNCIAS: Qualquer outra reclamação pode ser passada através dos telefones (84) 3062.0239 e 9134.6282 ou pelo e-mail: detibau@hotmail.com que será encaminhado para providências.

 

ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO - Amigo Hermes: Nos dias primeiro e dois de abril próximo estarei dando início a uma jornada de cantorias que pretendo realizar com colegas de Mossoró e de outras regiões do Nordeste. É isso, no dia primeiro, cantaremos na Rua Arthur Bernardes, 236, (Restaurante "Toca do Gambá") no Bairro Bom Jardim. No dia seguinte, estaremos cantando na "Cantina do Parente", na Rua Marechal Hermes, Centro, em frente a Igreja de Cristo. Estas cantorias farei com o Repentista Luciano Fernandes que, na minha opinião, é um dos melhores cantadores regionais que desponta na Região Oeste do Rio Grande do Norte, mas não é conhecido em Mossoró. É um bom repentista e um cancioneiro excelente. Portanto, consegue agradar muito aos que gostam mais do Repente e aquele público que concebe a canção como um dos melhores atrativos da Cantoria. Sem falsa propaganda, convido os que gostam dos gêneros para nos acompanhar nestes momentos. Poetas pássaros que voam / Nas asas da liberdade, / As suas vozes ecoam / Nos poemas de saudade. Aldaci de França.

 

BRONCA DO LEITOR (216) - Caro Hermes, Bom dia! Na seção Bronca do Leitor (215) nosso amigo Mozart fez uma pequena confusão entre inteligência e instrução. Um homem que nunca frequentou uma escola pode ser mais inteligente do que outro com PHD, "cada um no seu quadrado". Com relação a comparação, podemos fazer uma pergunta: Numa fila de atendimento do pronto-socorro deve-se atender quem chega primeiro ou aquele que mais necessita de atendimento? O sistema de cotas não é uma novidade, ele já foi implantado em outros países, inclusive nos EUA. A discriminação ainda é gritante em nossa sociedade. Se o sujeito for pobre é disseminado e se o sujeito além de pobre for negro aí tá ferrado. Quando estava em votação no STF a questão da demarcação de reserva Raposa do Sol, escutei pessoas muito bem intencionadas defendendo os plantadores de soja em detrimento dos direitos dos índios, e que barbaridades diziam! Um forte abraço, Fernando Rodrigues.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO: RNA Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN realizará Concurso Público oferecendo 420 (quatrocentos e vinte) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 08 de abril/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 925,60. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

NACIONAL: A ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos realizará Concurso Público oferecendo 8.346 (oito mil, trezentas e quarenta e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 28/03 a 08 de abril/2011, escolaridade exigida:   grau. Salários até R$ 807,29. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos. Atenção!!!!: 110 vagas para o RN.

 

**********REGISTROS**********

 = "Obrigada pela publicação do comunicado (Fique Sabendo, edição 412). Amigo, vamos ver quando você pode ir ao programa COISA DE MULHER, falar sobre suas atividades, em especial, esse blog tão democrático. Um abraço e boa semana, Lucia Rocha". Prezada Lúcia, combinaremos na segunda-feira (04), vez que irei à Natal, amanhã, para checape na saúde. Saúde a paz amiga;

 

 = Há 97 anos (30/03/1914) Nascia, em São Ludugero/SC, o Pe. Humberto Bruening, musicista, professor cientista, autodidata e apicultor. Exerceu o sacerdócio em Mossoró por longos anos (+ 29/08/1995).

 

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 275/2009 (de 31/10), relatamos os seguintes temas: 45 Candidatos com Doutorado Disputam Vagas de Gari; Agentes Educacionais do CEDUC Pitimbu Ganham na Justiça; Prefeitura de Tibau Convoca Servidores Efetivos; Oratório de Santa Luzia Seleciona Atores; Bronca do Leitor (107) – Luiz Carlos; FIQUE SABENDO: 31 de Outubro: Dia da Dona de Casa;

 

 - TSE: Troca de cadeiras por causa da Ficha Limpa não será imediata. Cada processo será analisado em separado. FONTE: Globo.com, em 24/03/2011;

 

 - Arrecadação federal soma R$ 64,13 bilhões de reais em fevereiro, recorde pelo 3º mês seguido e alta de 8,4 ante fevereiro/2010. FONTE: Globo.com, em 22/03/2011;

 

 - Doidos - A cidade já sabe quem são os paulos doidos pagos, que se sabe, pela prefeitura de Mossoró, para denegrir a honra pessoal alheia. Ação - Corre ação na Justiça contra os tais blogueiros. Vai-se ver no que vai dar. Os padrinhos são fortes. FONTE: Coluna Outras Palavras, Jornal de Fato, em 20/03/2011;

 

 - Amanhã (31) será Dia da Integração Nacional e Dia Nacional da Nutrição.

 

DEDICO esta edição aos nutricionistas.

Quem canta...

"A gente não quer só comer / A gente quer comer / E quer fazer amor / A gente não quer só comer / A gente quer prazer / Prá aliviar a dor...". ("Comida" – Composição: Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto. Canta: Titãs).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário