domingo, 6 de março de 2011

Dc - Coluna de Notícias 407. (Anexo: Doutoras).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano III – Edição: 407 (geral) e 11ª (do ano). - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, domingo, 06 de fevereiro de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 065/365, Semana: 10ª/52 e faltam 300 dias para término do ano.


"Causo democrático".

Mané Beradeiro alerta: " Se você é daqueles que está andando descalço, na esperança de calçar os sapatos de um falecido, tome tento homem! Pois você ainda caminhará muito tempo descalço". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Uma cena no centro da cidade me deixou um questionamento sobre quem estava errado: eu (com a mania de detectar absurdos), os Agentes de Trânsito (no papel de organizar) ou o vendedor de milho (defendendo sua sobrevivência). Seguinte: 16h37 tempo nublado após pequena chuva, quarta-feira (02), Av. Cel Gurgel centro de Mossoró. Trânsito parado e eu numa fila de automóveis e sem visibilidade do que acontecera, até achei que podia ser mais um acidente e de pequenas proporções; os carros se movimentam lentamente. Que bom não era acidente mais fiquei pasmado ao aproximar da faixa de pedestre em frente a Casa do Papai (nada com meu genitor in-memória) e com curiosidade inclinei a cabeça para a janela do carro e vi, ao longe, dois agentes de trânsito comprando milho-verde e não estavam nem aí para o congestionamento. Besteira minha? Não! Era o pobre e inocente vendedor estava com seu carrinho na contramão e contribuindo para o turbulento cenário com o aval dos responsáveis para a desobstrução nos momentos de congestionamentos. Boa leitura, nobre leitor/a.


MARACUJAS EM FORMA DE ÓRGÃO SEXUAL - A aparência curiosa de uma planta chamou a atenção de moradores do município de São José de Ribamar. O maracujazeiro de apenas dois anos, brotou frutos cujo formato é semelhante à genitália masculina. A dona de casa, Maria Rodrigues de Aguiar Farias, 53 anos, é a proprietária do maracujazeiro e explica como tudo começou. "Minha filha me deu as sementes há dois anos. No começo até recusei, pois maracujá dá em todo lugar, mas ela insistiu disse que seria um bom lugar para descansar embaixo da sombra e acabei aceitando", acrescentou. Ela alega que a semente é parecida com a semente do maracujá tradicional, contudo, acha que não é maracujá. Estou curiosa para saber que gosto tem.


Segundo dona Maria, os frutos começaram a brotar no mês passado e a descoberta foi feita por seu filho que imediatamente comunicou o fato. "Mamãe, está nascendo um pé de p... no nosso quintal!", contou. O desenvolvimento da planta deve-se também a extrema dedicação da vizinha Maria Elizabeth da Cruz, que diariamente regava o maracujazeiro. "Eu sempre regava o pé, mas nunca imaginei que fosse ficar nesse formato. É muito estranho e engraçado. Parece muito com aquilo".

Totalmente orgânico - O fato mais intrigante é que Maria Rodrigues nega qualquer tipo de manipulação. Eu só plantei e ela ficou assim. Meus vizinhos já batizaram de maracujá p..., ressaltou. A equipe de O IMPARCIAL entrou em contato com engenheiros agrônomos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) a fim de esclarecer as possíveis causas para anomalia do maracujazeiro. Porém, surpresos com o fato, os técnicos da Aged optaram por analisar a planta e posteriormente elaborar um parecer. FONTE: http://ocamera.com.br, em 03/03/2011.


QUINTA JURÍDICA DEBATERÁ ESTRUTURA DA COPA DO MUNDO – RN. "Infraestrutura e Desafios Jurídicos da Copa do Mundo". Essa será a temática da próxima edição do projeto Quinta Jurídica, que será realizada no dia 17 de março, às 19h, no auditório da Justiça Federal do Rio Grande do Norte. Os palestrantes serão o Procurador-Geral do Estado, Miguel Josino, o Procurador da República Rodrigo Telles e o vice-presidente do Sinduscon, Arnaldo Gaspar Júnior.

A Quinta Jurídica é promovida pelo núcleo no Rio Grande do Norte da Escola de Magistratura Federal e pelo Instituto Potiguar de Direito Público. FONTE: www.jfrn.gov.br/.


UERN: SERVIDORES SÃO NOTIFICADOS PELO MPO Ministério Público Estadual está notificando 130 servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) que ingressaram na instituição como celetista (com carteira de trabalho) após a promulgação da constituição de 1988, precisamente em 1990. O promotor responsável pelo Patrimônio Público na Comarca de Mossoró, Eduardo Medeiros, explica que as notificações irão permitir ao MP saber de que forma essas contratações ocorreram, já que a constituição de 88 proíbe ingresso no setor público sem concurso público.


DEFESA - Os ingressantes em cargos da UERN daquele ano são, em sua maioria, técnicos da instituição, muitos deles até já se aposentaram. Rita de Cássia Vidal de Negreiros - Presidente do Sindicato dos Técnicos da Uern (SINTAUERN) explica que a notificação recebida pelos servidores é "um procedimento jurídico comum". No entanto, ela esclarece que os servidores têm prerrogativa legal de ocupar os cargos. "Em 1994, o Estado publicou uma lei que garantiu aos servidores celetistas passarem a ser estatutários. O Estado até teria como questionar o ingresso desses servidores, mas até cinco anos depois da contratação, ou seja, deveria ter feito em 1995", explica a presidente Rita, acrescentando que existe jurisprudência de casos semelhantes em todo país. Por Paulo Sérgio Freire, Jornal de Fato, em 03/03/2011.


BRONCA DO LEITOR (210)Olá, bom dia! Parabenizo pelo movimento via internet dos mossoroense preocupado com aumento da Taxa de estacionamento do Shopping, esse mesmo movimento deveria ser feito com a: Saúde, Segurança, Educação, ruas esburacadas, escuras, sujas, etc... . Matuzael Aires.


FIQUE SABENDO... "Carnaval Genuinamente Brasileiro: falsa verdade". Por Raquel Sherazade, jornalista. (Fonte: Blog do Walter Silva, http://jose.walter.zip.net/, em 05/03/2011).


A jornalista Raquel Sherazade em seu blog oficial convida você para

 o fato do carnaval no Brasil. Assista ao vídeo do canal TV Tambaú SBT,

 em João Pessoa – PB no portal de vídeos Youtube.


Na Paraíba, por exemplo, o maior bloco de arrasto disse ter registrado cerca de 400 mil foliões no desfile do ano passado. Mas, a população paraibana conta com mais de 3 milhões e 600 mil cidadãos. Portanto, a maioria do povo não foi para a rua ou por que não gosta de carnaval ou por que não se reconhece mais nessa festa dita popular.


E, como um véu que se descortina, como uma máscara que cai, gostaria de revelar algumas verdades que encontrei por trás da fantasia do carnaval. A primeira delas: o brasileiro adora carnaval. Não acredito.


Segunda falsa verdade: o carnaval é uma festa genuinamente brasileira. Não, não é. O carnaval, tal como o conhecemos, surgiu na Europa, durante a era vitoriana, e se espalhou pelo mundo afora, adaptando-se a outras culturas.


Quarta falsa verdade: É uma festa popular. Balela! O carnaval virou negócio – dos ricos. Que o digam os camarotes VIP, as festas privadas e os abadás caríssimos, chamados "passaportes da alegria".


E quem não tem dinheiro para comprar aquele roupinha colorida não tem, também, o direito de ser feliz??? Tem não. E aqui, na Paraíba, onde se comemoram as prévias não é muito diferente. A maioria dos blocos vive às custas do poder público e nenhuma atração sobe em um trio elétrico para divertir o povo só por ser, o carnaval, uma festa democrática. Milhões de reais são pagos a artistas da terra e fora dela para garantir o circo a uma população miserável que não tem sequer o pão na mesa.


Muitas coisas, hoje, me revoltam no carnaval.


Uma delas é ouvir a boa música ser calada à força por "hits" do momento como o "Melô da Mulher Maravilha", e similares que eu nem ouso citar. Fico indignada quando vejo a quantidade de ambulâncias disponibilizadas num desfile de carnaval para atender aos bêbados de plantão e valentões que se metem em brigas e quebra quebra.


Onde estão essas mesmas ambulâncias quando uma mãe de família precisa socorrer um filho doente? Quando um trabalhador está infartando? Quando um idoso no interior precisa se deslocar de cidade para se submeter a um exame? Me revolto em ver que os policiais estão em peso nas festas para garantir a ordem durante o carnaval, e, no dia a dia, falta segurança para o cidadão de bem exercitar o direito de ir e vir.


Mas o carnaval é uma festa maravilhosa! Dizem até que faz girar a economia. Que os pequenos comerciantes conseguem vender suas latinhas, seu churrasquinho.... Se esses pais de família dependessem do carnaval para vender e viver, passariam o resto do ano à míngua. Carnaval só dá lucro para donos de cervejaria, para proprietários de trios elétricos e uns poucos artistas baianos. No mais, é só prejuízo.


Alguém já parou para calcular o quanto o estado gasta para socorrer vítimas de acidentes causados por foliões embriagados?


Quantos milhões são pagos em indenizações por morte ou invalidez decorrentes desses acidentes? Quanto o poder público desembolsa com os procedimentos de curetagem que muitas jovens se submetem depois de um carnaval sem proteção que gerou uma gravidez indesejada? Isso sem falar na quantidade de DST's que são transmitidas durante a festa em que tudo é permitido!


Eu até acho que o carnaval já foi bom... Mas, isso foi nos tempos de outrora.


CONQUISTE SEU EMPREGO: CE – O CREA, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia realizará Concurso Público oferecendo 42 (quarenta e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 14 de março/2011, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 4.335,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


AL: A Prefeitura de Tanque d'Arca/AL realizará Concurso Público oferecendo 155 (centoe cinquenta e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 11 de março/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Rodrigo dos Santos (03/03);


 = "Meu amigo Hermes, estava sentindo falta do nosso imprescindível: "Democratizando a Comunicação". Acompanho pela mídia, sua luta em defesa dos companheiros servidores públicos. Estou solidário e a sua disposição para qualquer eventualidade. Grande abraço, Rubens Coelho". FONTE: Grande professor Rubens Coelho, a quanto tempo não recebia o ar d sua graça homem de Deus! Por onde andas com as novas do Poranduba? Estava na expectativa na versão virtual, sai ou não saí? Já está na hora do retorno. Paz e saúde amigo;


 = "Paaiii, Parabéns, tudo de bom hoje e sempre. Beijo da filha postiça Coquinha". – Obrigado, obrigado, Elizandra/Sobrinha, daqui pra você vai outro beijo e um grande abraço do Pai Postiço;


 = Há 194 anos (05/03/1817) iniciava-se a Revolução Pernambucana.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 268/2009 (de 10/10), relatamos os seguintes temas: Justiça Militar Reconhece União Homoafetiva; Remuneração do Advogado Professor; Servidores da EMATER Antecipam Assembléia; I Festival de Bonecos em Pipa; Projeto Seis em Meia Encerra Temporada; A Diocese de Santa Luzia Convida; Articulação do Semi-Árido Brasileiro; Bronca do Leitor (101) – João Paulo ; FIQUE SABENDO: Dia do Empresário Brasileiro: 1- de outubro;


 - PIB do Brasil fecha 2010 com alta de 7,5%, contra queda de 0,2% em 2009, anuncia o IBGE. FONTE: Globo.com, em 03/03/2011;


 - Banco Central decide subir a taxa básica de juros da economia brasileira de 11,25 para 11,75% ao ano. FONTE: Globo.com, em 02/03/2011;


 - Hoje é Dia do Filatelista Brasileiro, amanhã (07) será dia do Fuzileiro Naval e terça (08) Dia Internacional da Mulher.


DEDICO esta edição filatelistas e as mulheres do mundo inteiro.

Quem canta...

" Eu vou, eu vou / Eu vou brincar / O ano inteiro neste carnaval / Não vou deixar que a cinza venha / E suje o meu quintal / Eu abro a boca / E fico rindo à toa / Essa é muito boa...". ("Eterno Carnaval". Composição: Raul Seixas – Canta: R. Seixas).

...Os males espanta.


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário