sábado, 12 de fevereiro de 2011

DC - Coluna de Notícias 401. (Anexo: Consumismo Infantil).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano III – Edição: 401 (geral) e 5ª (do ano). - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 12 de fevereiro de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 043/365, Semana: 7ª/52 e faltam 322 dias para término do ano.

"Causo democrático".

Mané Beradeiro com as sabedorias: "O que é que o jumento tem maior que o burro? Cuidado como que pensa!!! A resposta éééééé´O NOME viu!!! (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


A Governadora do RN, Rosalba Ciarlini, deverá enfrentar muitas greves nos primeiros meses do seu mandato. O ITEP entrou em greve esta semana, já a partir de quarta-feira (16) deverão entrar em greve os Agentes Educacionais e Educadores da FUNDAC lotados nos CIADs e CEDUCs da capital e interior; outras categorias esperam receber 30% da segunda parcela dos PCCRs aprovados no ano passado; não pagamento de: horas extras trabalhadas, adicional noturno e 1/3 de férias e reajuste salarial estão nas pautas de reinficações. Voltando a Fundac, decisão foi tomada na manhã de ontem em Assembleia Geral realizada na Sede do SINAI em Natal. Comunicado foi oficializado à presidência da fundação, no sentido de solicitar compromisso do pagamento das horas extras, adicional e 1/3 de férias não pagas até o momento. Em Mossoró, estaremos reunindo esses servidores para passar os informes da assembleia, avaliar o quadro e deliberar sobre a greve deflagrada na assembleia. Boa leitura, nobre leitor/a.


BOLSA FAMÍLIA – REVISÃO CADASTRAL 2011 - O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), lançou em fevereiro de 2011 o processo de Revisão Cadastral das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, direcionado as famílias com o cadastro desatualizado há mais de dois anos. O objetivo da Revisão Cadastral é garantir qualidade nas informações cadastrais dos beneficiários do Programa Bolsa Família, mantendo os dados da família – endereço, pessoas que residem no domicílio, escola onde as crianças estudam, situação no mercado de trabalho, entre outros – sempre atualizados.


O que muda com a Revisão Cadastral dos beneficiários do PBF?


Atualmente, o MDS está realizando a revisão cadastral das famílias do Programa Bolsa Família(PBF) com cadastros que em 31/12/2008-2009, estavam sem atualização há mais de dois anos . Esta ação teve início em Fevereiro deste ano e vai até 31 de Outubro.


As famílias que não atualizarem os seus cadastros dentro deste prazo terão o benefício bloqueado a partir de novembro. Para desbloquear o benefício, a família deverá procurar o setor do Cadastro Único - Bolsa Família, de Segunda a Sexta-Feira das 07h30min às 13h00min, na Secretária da Cidadania (No Prédio da antiga rodoviária) para atualizar o cadastro. O desbloqueio só será feito por meio da atualização de dados no sistema do CadÚnico. Caso o cadastro não seja atualizado até dezembro de 2011, o benefício da família será cancelado em janeiro de 2012. FONTE: Portal Bolsa Família - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, na base de dados da Coord. Bolsa Familia de Mossoró/RN.


QUEM NÃO COMPARECE AO TRABALHO – Nota do SINAI sobre notícias de servidores que não comparecem ao trabalho. FONTE: www.sinairn.com.br/.


A Direção do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, em sua reunião ordinária, nesta data, em relação a noticia de servidores públicos que não comparecem a seus postos de trabalho, DECLARA:

1.    Não recepciona e não referencia a desídia no exercício da atividade profissional;


2.    Todo trabalhador e, trabalhadora com vínculo com o Estado deve comparecer, diariamente, ao posto de trabalho e cumprir integralmente sua carga horária contratual, independente do nível, funcional e remuneratório;


3.    Que, se, em algum caso alguém deixa de comparecer ao posto de trabalho, sem justificativa, a responsabilidade é, simultaneamente do empregado e do empregador;


4.    Este Sindicato reafirma sua posição histórica, de não transigir, quanto se trata dos direitos dos trabalhadores, sem tergiversar, quando em jogo estiverem suas obrigações.

Natal 04 de fevereiro de 2011. A Direção.


SHALOM PROMOVE MAIS UM RETIRO DE CARNAVAL – A Comunidade Católica Shalom está promovendo mais uma edição do seu retiro de carnaval. O evento ocorrerá de 05 a 08/03/2011, no Ginásio do Colégio Sagrado Coração de Maria (CSCM). A abertura será um com uma missa, às 18h30, do dia 05. Em seguida será servido um jantar que terá a participação de uma atração musical.


No dia 06, as atividades serão iniciadas às 08h. Em sua programação haverá missa, louvor, adoração e aconselhamento. Além disso, haverá cursos para jovens e casais. Ainda no retiro será disponibilizada uma atividade cristã para o público infantil, chamado "Renascerzinho". Mais informações pelos telefones: (84) 3314-1453 / 8828-8899 / 9605-2297, falar com Mara Rúbia.


FIQUE SABENDO... "Carta Aberta – Walter Silva". Por Walter Silva – Professor e músico. (Fonte: Waler Silva via e-mail pessoal em 09/02/2011).


Apenas a retórica como resposta de apoio.


Caros amigos e amigas, saudações!


É com imensa tristeza que venho através desta, informar lhes que os trabalhos do Projeto Artes vs Lixo Cultural estão suspensos por tempo indeterminado. Assim, a turnê nas escolas públicas de Mossoró, e os trabalhos do GETA (grupo de Estudo, Trabalho e Apoio do projeto), estarão também suspensos, o intuito principal desta carta é para que todos(das) aqueles(las) que apoiam moralmente, torcem, conhecem e gostam do projeto, e as escolas que estão esperando o início da turnê 2011, fiquem sabendo o porque do atraso e o possível fim do projeto.


Apesar de ter sido contemplado com a Lei Municipal de Cultural (Vingt un Rosado) em 2009, para o exercício de 2010, funcionou precariamente por atrasos na capitação dos recursos devido a necessidade de correções na lei e decreto, os quais não foram feitos em tempo habil e insuficientes para o devido funcionamento da mesma.


Mas, com uma parceria feita com UERN começou a entrada de recursos e que mesmo de forma precária condições de terminar os trabalhos em 2010 e fazer lançamento para o ano de 2011. Para concluir os trabalhos propostos para o ano anterior.


Mediante estes entraves da lei, e com a portaria de trancou o orçamento do município, recentemente, mais um fator de atraso nos repasses de recursos. Parcerias firmadas e o impedimento de novas estão travadas, e a previsão de liberação de recursos pela Prefeitura de Mossoró é para abril/2011.


Até lá, se não aparecer alguma novidade e ajuda ao projeto, estará tudo suspenso. E se caso a partir de abril não houver condições de entrada satisfatória de recursos para cobrir as despesas e compromissos financeiros já assumidos, que desde 2010 geraram dívidas que prejudicaram o projeto e a mim, na condição de coordenador e executor do projeto. Caso não tenha novos apoios financeiros, pois é fato, de que nenhum outro apoio surgiu para o projeto se não o da lei.


Apenas a imprensa local, rádios , jornais e TV´s estiveram sempre disponíveis a ajudar este trabalho, a iniciativa privada que muito foi procurada por mim, como também autoridades públicas locais, empresários de varias áreas, e destes tive apenas a retórica como resposta de apoio.


Então, concluindo, peço desculpas as escolas pré-selecionadas para os trabalhos em 2011 pelo atraso de início dos trabalhos. E deixo clara essa possibilidade, mediante a asfixia financeira e o silêncio, a imobilidade dos que podem e não fazem nada pela educação e cultura, será decretado o fim do projeto em Mossoró por falta apoio!


Mas, desde já, quero agradecer aos bravos(as), que sempre me deram força até aqui, entre tantos, aos mais de 25 mil estudantes, professores e amigos que conheceram de perto neste 09 anos a minha "luta" contra O Lixo Cultural!


Sem mais, abraço a todos(das),

José Walter da Silva.


CONQUISTE SEU EMPREGO: RN – O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia realizará Concurso Público oferecendo 21 (vinte e uma) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro/2011, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 4.590,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


NACIONAL: O BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social realizará Concurso Público oferecendo 200 (duzentas) VAGAS PARA PROFISSIONAL  BÁSICO - ENGENHEIRO, inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro/2011, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 8.432,86. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "Amigo Hermes! Tudo bem? Confirmo o recebimento no novo endereço. Continue enviando suas informações, pois sou leitor assíduo. Obrigado por tudo. Um abraço fraterno! Francinildo Costa". – Outro grande Professor Francinildo, de Natal sempre ligado conosco. Não sou Alceu Valença mais sinto falta dos teus sinais;


 = "Seja bem vindo Hermes. Sua coluna DC é uma ferramenta indispensável na formação e informação de quem gosta de coisas boas. É meu desejo, juntamente com Mané Beradeiro, continuar com vc ao longo deste ano. Abraços, Francisco Martins – Mané Beradeiro". – Deste e nos vindouros prezado, Deus permitirá longa vida a todos nós, como diz a canção... Eu e você / você e eu!!! Levando a boa cultura aos nossos leitores, tumbem sou leitor do blog Momento do Livro viu bichim!!!;


 = "LEITOR DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Fabricia Greyce (05/02), Marcelino Neto (07/02), Matuzael Aires (09/02), e Ana Lucas (12/02);


 = Há 33 anos (11/02/1978) era inaugurado o prédio da Agência do Banco do Brasil, na Praça Vigário Antônio Joaquim – Centro de Mossoró.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 262/2009 (de 22/09), relatamos os seguintes temas: Cartões de Créditos de Lojas Camuflam Juros; Exoneração de Servidores é Anulada Judicialmente; Processo Seletivo para Professores; Maristela Marsicano; Bronca do Leitor (95) – Prof. Iram Oliveira; FIQUE SABENDO: Um Processo Discivilizatório (Parte 1/2) – João Paulo Medeiros;


 - Governo Federal anuncia corte recorde de R$ 50 bi no Orçamento 2011, ou 1,2% do PIB, para tentar segurar a inflação. FONTE: Globo.com, em 09/02/2011;


 - Desemprego em 2010 foi o menor desde 2002: 6,7%, diz IBGE. Em 2009 taxa havia sido 8,1%. FONTE: Globo.com, em 27/01/2011;


 - O Discurso do Rei, um dos 10 mais indicados ao Oscar de melhor filme, tem o maior número de indicações: 12 categorias. FONTE: Globo.com, em 25/01/2011;


 - Ontem foi dia do Zelador e amanhã (13) será Dia Nacional do Ministério Público.


DEDICO esta edição aos trabalhadores(ras) do ministério público.

Quem canta...

"Eu só queria congelar o tempo / Pra ficar mais um tempo, com você / Mas tudo bem, tudo bem...". ("Tudo Bem". Composição: Walter Silva – Canta: W. Silva).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário