domingo, 12 de dezembro de 2010

DC - Coluna de Notícias 391. (Anexos: Açúcar.pps / Convite e chamada).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 391 – Ano III. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, domingo, 12 de dezembro de 2010. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2010, Dias: 346/365, Semana: 50/52 e faltam 19 dias para término do ano.


"Causo democrático".

Mané Beradeiro atento à política: "O candidato discursava. - Nos vai melhorar a educação..., a gente vamo trabalhar pelos mais pobres... . A filha chega ao ouvido do orador e diz : - Pai emprega o plural. Aí o velho soltou-se: - Nós vai arranjar emprego por plural, o pai do plural, a mãe do plural, pra famia toda". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Nesta edição, além do anexo com a tradicional mensagem de otimismo e reflexão para leitores/ras da lista, também envio o Folder Convite e Chamada para o lançamento oficial da Temporada Escolar 2011 do "Projeto Artes versos Cultura do Lixo". O lançamento será no dia 17/12 (sexta-feira) às 19h30min, no Auditório Marieta Lima – Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte. Boa leitura nobre leitor/a.


CONSUMIDOR: CARTEIRA INTELIGENTE CONTROLA GASTOS - São três modelos de carteiras inteligentes que controlam as despesas dos donos, dificultando o acesso ao dinheiro e aos cartões de crédito Os consumidores impulsivos, que não conseguem controlar os seus gastos, ganharam motivos para comemorar (ou para ficarem preocupados). Os laboratórios do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA, desenvolveram três modelos de carteiras inteligentes que controlam os gastos dos donos, dificultando o acesso ao dinheiro e aos cartões de crédito. As "Proverbial Wallets", assim chamadas, foram criadas pelo designer John Kestner. O objetivo em torno desta ideia é de que as carteiras avisem, de maneiras diferentes, quando o saldo da conta do dono estiver em perigo ou quando uma compra de alto valor for feita.


Tecnologia - O modelo chamado Mother Bear (mãe urso), por exemplo, possui uma dobradiça interna que, à medida que o dono vai gastando, sua abertura tornar-se cada vez mais difícil. Quando o saldo chegar a zero, a carteira não abre mais. Já o modelo "Peacock" (pavão) aumenta e diminui o tamanho conforme o saldo da conta bancária, ou seja, quanto menos dinheiro, menor a "barriguinha" da carteira. O terceiro modelo, o "Bumblebee" (zangão) vibra a cada transação bancária, seja um pagamento ou uma compra pela Internet. Quanto maior o gasto, maior o tempo de vibração. Os três modelos contam com um chip interno que está ligado via Bluetooth ao computador, tendo acesso às condições do saldo da conta. Ao passo que o dono da carteira vai gastando mais, mais esforço ela faz para reverter o ímpeto de gastar do proprietário. FONTE: www.endividado.com.br/.


QUARTETO LANÇA BLOG PARA DIVULGAR CIDADEAs conterrâneas Rejane Cunha, Gerusa, Núbia e Ritinha lançaram blog para divulgar a cidade e seus corações Paraú/RN. O blog, lançado no último dia 26, está avançando no número de visitas e hoje são mais de 900 consultas e 21 seguidores. A cidade foi criada com a denominação de Paraú pelo Decreto Estadual n. 57, de 21/12/1953. "Num encontro entre as amigas e conterrâneas, surgiu a idéia de reunir todos aqueles amigos queridos que conviveram em determinada época de suas vidas, e que compartilharam da infância e juventude na cidade de Paraú/RN". Disse Rejane Cunha – Idealizadora.


I ENCONTRO – Com a criação do blog outra idéia surgida foi conclusiva: realizar o I ENCONTRO DOS AMIGOS DE PARAÚ. Este encontro está previsto para acontecer no dia 06 de janeiro de 2011 na residência de Núbia de Iracy. Consultem o sítio no endereço eletrônico: http://rnparau.blogspot.com/. Prezada amiga Rejane, quero registrar que fui o visitante de n. 942 e desejo sucesso com o blog e felicidades no grande encontro em janeiro próximo. Ah!, um pedido, cantem a música "A Lista", do Oswaldo Montenegro que marcará e muito, quem sabe tornar-se hino. Contem com este DC – Coluna de Notícias.


DJALMA NASCIMENTO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO - Companheiro Hermes, gostaria de ajudar ao leitor Chagas Silva, que reformulou o slogan da TIM para "Ruim, vivendo com fronteiras" (na edição 389) enviando reclamos aos canais de comunicação da ANATEL, agência regulamentadora do ramo das telecomunicações. Quando procurar esta agência, deve-se ter em mãos o número do protocolo de reclamação. Quanto mais clientes desta operadora utilizar deste procedimento, maior é a resposta da Anatel. Central de Atendimento 133 - A central de atendimento da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h. Pelo telefone da Agência é possível registrar reclamações, denúncias, sugestões ou pedidos de informações. http://sistemas.anatel.gov.br/. Valeu companheiro Djalma, obrigado pela colaboração e acompanhamento do nosso DC – Coluna de Notícias.


BRONCA DO LEITOR (198) - Caro Amigo Hermes. Peço licença para tecer comentário sobre a bronca (edição 387) do nosso amigo Mário Ilo. É, meu caro Ilo, você precisa notar que o Brasil, de um certo tempo para cá, vem nos deixando ao sabor das mentiras deslavadas. A vergonha na cara de muitos desapareceu. A mentira passou a ter pernas longas e o "eu não sabia" se institucionalizou de maneira devastadora. Ainda bem que existe o "Re call" para algumas coisas. Eu sofri o dissabor de ir a um determinado local para assistir a uma palestra de um vulto de renome, e na hora "H" só ofereceram um DVD, com uma gravação de péssima qualidade. A desculpa foi de que o palestrante avisou de última hora a impossibilidade do seu comparecimento. João Gilberto fez e continua fazendo muito isso e ninguém reclama, por se tratar do "Papa da Bossa Nova". Certamente também faz escola, conforme os mentirosos que estão grassando os ares deste País Maravilha.


FIQUE SABENDO... "Férias Escolares". (Fontes: Coluna Roberto Guedes – Jornal de Fato, em 1º/07/2010).


"Saiba como é preciso pedir autorização de viagem".


Férias é, geralmente, sinônimo de viagem. E para evitar aborrecimentos na hora de embarcar ou pegar a estrada é preciso ficar atento aos casos em que é necessária a autorização de viagem de menores. É bom lembrar que, em todas as situações, os viajantes devem portar documento de identificação. As crianças e os adolescentes que não tiverem carteira de identidade devem viajar com a certidão de nascimento original ou cópia autenticada.


A 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal disponibiliza um sistema que agiliza a emissão de autorizações para viagem. O sistema funciona na 1ª Vara e nos Postos de Atendimento da Rodoferroviária e do Aeroporto de Brasília. Com o cadastro já armazenado no sistema, os pais ou responsáveis, munidos da documentação necessária, em pouco tempo saem com a autorização.


A documentação para solicitar a autorização:


- Certidão de nascimento original ou cópia autenticada;


- Carteira de identidade ou outro documento que tenha validade por força de lei;


- Passaporte modelo antigo (verde). Deverá ser observado que o passaporte modelo novo (azul) não possui a filiação e, sendo assim, é necessário que haja documento complementar para se verificar a filiação.


Viagem nacional – Quando

A autorização para viagem nacional só é necessária para crianças de 0 a 12 anos incompletos. Porém, a criança acompanhada dos pais ou parentes até 3º grau como avós, tios diretos e irmão maior de 18 anos não precisa de autorização, mas devem estar com o registro de nascimento original ou autenticada em cartório extrajudicial e os acompanhantes com documento que comprove o parentesco.


Em casos de a criança estar desacompanhada ou com pessoas que não sejam parentes até 3º grau, o pai ou a mãe deve comparecer a um dos postos da 1ª Vara com a certidão de nascimento original ou autenticada da criança, ou então fazer uma autorização, que pode ser de próprio punho, especificando datas de ida e volta da criança bem como o endereço onde vai ficar, com firma reconhecida por autenticidade em cartório extrajudicial.


Onde

- 1ª Vara da Infância e da Juventude - Seção de Apuração e Proteção - SGAN 909, Lotes D/E, Fones 3348-6607 e 3348-6650. Dias úteis, das 12 às 19 horas;


- Aeroporto Internacional de Brasília - Fone 3364-9477 / Fax 3365-4521. Dias úteis, das 8 às 20 horas, e sábados, domingos e feriados, das 9 às 19 horas;


- Rodoferroviária de Brasília - Fone 3233-5279. Dias úteis, das 8 às 20 horas, e nos sábados, domingos e feriados, das 9 às 19 horas;


- Fóruns das Circunscrições Judiciárias do Distrito Federal - Dias úteis, das 12 às 19 horas.


Viagem internacional – Quando

A autorização para viagem internacional é indispensável quando a criança ou adolescente entre 0 a 18 anos incompletos nos seguintes casos:


1. Criança ou adolescente viajando desacompanhado dos pais: o pai e a mãe devem comparecer à sede da 1ª Vara ou ao Posto de Atendimento do Aeroporto Internacional de Brasília com sua documentação e a da criança ou adolescente para solicitar a autorização, que terá validade de 90 dias. Os pais podem também fazer uma autorização por escrito, com firma reconhecida em cartório por autenticidade dos dois. Devem especificar o país de destino e o período da viagem. Além disso, deve conter foto e fixação do período de validade pelos genitores ou responsáveis. Uma via ficará retida pela Polícia Federal no momento do embarque e outra ficará com a criança ou adolescente, ou com o terceiro maior e capaz que a acompanhe na viagem;


2. Criança/adolescente viajando na companhia de apenas um dos pais: apenas o responsável que não viajará com a criança ou adolescente deverá comparecer à 1ª Vara ou ao Posto de Atendimento do Aeroporto Internacional de Brasília com sua documentação e a da criança ou adolescente para solicitar a autorização, com prazo de validade de 90 dias. A segunda opção é fazer uma autorização escrita com firma reconhecida por autenticidade. Essa modalidade de autorização deverá conter foto, e o genitor que autorizar deverá fixar o período de validade e fazer constar a informação de que o filho está viajando na companhia do outro genitor. Uma via ficará retida pela Polícia Federal no momento do embarque e outra ficará com o responsável legal;


3. Se um dos pais estiver em local incerto e não sabido ou contestar a viagem: para solicitar o passaporte e a autorização de viagem, o responsável pela criança/adolescente deverá apresentar petição, por meio de advogado, ao Juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude, solicitando "suprimento paterno ou materno".


Onde

- 1ª Vara da Infância e da Juventude - Seção de Apuração e Proteção - SGAN 909, Lotes D/E, Fones 3348-6650 e 3348-6687;


- Dias úteis, das 12 às 19 horas;


- Aeroporto Internacional de Brasília - Fone 3364-9477 / Fax 3365-4521. Dias úteis, das 8 às 20 horas, e sábados, domingos e feriados, das 9 às 19 horas. Com informação da Assessoria de Imprensa do TJ-DF.


CONQUISTE SEU EMPREGO: CE – O CREMEC, Conselho Regional de Medicina do Ceará, realizará Concurso Público oferecendo 10 (dez) VAGAS para vários CARGOS, inscrições abertas até o dia 21 de dezembro/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.829,50. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


MA – A Prefeitura Municipal de João Lisboa/MA, realizará Concurso Público oferecendo 137 (cento e trinta e sete) VAGAS, para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 17 de dezembro/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários de R$ 1.500,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "Caro Hermes. No sábado (04/12) tive o prazer de assistir ao espetáculo, espetáculo sim, do grupo Escarcéu, baseado na obra dos Secos & Molhados. A relação das cenas com o conteúdo das músicas ficou bastante coerente e de uma criatividade de "encher os olhos". A obra dos Secos & Molhados é composta, quase na sua totalidade, por João Ricardo sobre poema de vários autores, entre eles Luhli da dupla Luhli e Lucina". – Camarada Geraldo, li um chamado deste evento no Mural da FAD/UERN e infelizmente não dizia o local. Dificultou a divulgação e minha presença. Mais importante é que houve e você aprovou. Esperou tomar conhecimento para não "seguir sozinho" para outro caminho.  Saúde e paz companeiro;


 = "Valeu, companheiro, obrigada (edição 390)! Rizó". – Disponha sempre companheira Rizolete Fernandes, e que amanhã sua alegria seja completada com a presença dos amigos Teatro Alberto Maranhão no lançamento do livro "Canções de Abril";


 = Há 77 anos (12/12/1933) era criado o Brasão de Armas do Município de Mossoró.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 252/2009 (de 27/08), relatamos os seguintes temas: Trocando em Miúdo: Kina é a Moeda Oficial da Croácia: Flaubert e Neto Vale são Eleitos com 44¢ dos Votantes; Músicas de Qualidade: Ângela Maria & Maria Tavares; Projeto Artes X Cultura do Lixo: Agenda Alterada; Bronca do Leitor (86) – Diógenes Neto; FIQUE SABENDO: O Sagrado Compromisso Constitucional;


 - COP 16 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas) aprova funda verde, para países ricos ajudarem os mais pobres a enfrentar as mudanças climáticas. FONTE: Globo.com, em 11/12/2010;


 - Poupança tem pior desempenho real desde 2003 em novembro, diz consultoria. Poder de compra caiu 0,29%. FONTE: Globo.com, em 08/12/2010;


 - Hoje é Dia do Síndico/RN (lei de autoria do Dep. Leonardo Nogueira (DEM) e sancionada em 10/12/2007. Amanhã (13) será Dia do Lapidador e Dia do Deficiente Visual (ou Dia do Cego).


DEDICO esta edição aos síndicos, aos lapidadores e deficiente visuais.


Quem canta...

"Se em terra de cego quem tem um olho é rei / Imagine quem tem os dois / É muito quadro pr'uma parede / É muita tinta pr'um só pincel / É pouca água pra muita sede / Muita cabeça pr'um só chapéu...". ("Do Muito e Do Pouco". Composição: Zé Ramalho e Oswaldo Montenegro – Canta: O. Montenegro e Z. Ramalho).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com e http://doherbert.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário