quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

DC - Coluna de Notícias 390. (Anexo: O Sentido da Vida).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 390 – Ano III. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 08 de dezembro de 2010. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2010, Dias: 342/365, Semana: 49/52 e faltam 23 dias para término do ano.


"Causo democrático".

Mané Beradeiro exercendo a cidadania!!!: "Antigamente sexo seguro era só usar camisinha. Hoje é isto e também saber de cor o que diz os artigos 129, 171, 213 e 215 do CPB. Alem de outras leis". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Neste mundo globalizado e engolido pela rapidez das informações via internet, Orkut, Tweeter e etc e etc., recomendo aos leitores ficarem atentos ao documentário que a TV Cultura apresentará, logo mais, 23h no horário local e zero hora no horário verão. O tema abordado é "A Tv que se faz no mundo", será imperdível. Boa leitura nobre leitor/a.


DECIDE STF: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NÃO É RESPONSÁVEL POR PAGAMENTOS TRABALHISTAS - Por votação majoritária, o Plenário do Supremo Tribunal Federal declarou, na quarta-feira (24/11), a constitucionalidade do artigo 71, parágrafo 1º, da Lei 8.666, de 1993, a chamada Lei de Licitações. O dispositivo prevê que a inadimplência de contratado pelo Poder Público em relação a encargos trabalhistas, fiscais e comerciais não transfere à Administração Pública a responsabilidade por seu pagamento, nem pode onerar o objeto do contrato ou restringir a regularização e o uso das obras e edificações, inclusive perante o Registro de Imóveis.


A decisão foi tomada no julgamento da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 16, ajuizada pelo governador do Distrito Federal em face do Enunciado (súmula) 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que, contrariando o disposto no parágrafo 1º do mencionado artigo 71, responsabiliza subsidiariamente tanto a Administração Direta quanto a indireta, em relação aos débitos trabalhistas, quando atuar como contratante de qualquer serviço de terceiro especializado.


REPUDIO E SOLIDARIEDADE A SIMONE DUTRARepudiamos as atitudes agressivas do Sr. Jean Queiroz – Gerente de Saúde em São Gonçalo do Amarante/RN contra a sindicalista Simone Dutra. Jean abusou do poder e infringiu a Constituição Federal e as convenções da OIT – Organização Internacional do Trabalho quanto à liberdade e autonomia sindical. Simone tentava reunir servidores da Unidade de Saúde Jardim Lola e foi impedida pelo Jean que a chamou de vagabunda por várias vezes, além e palavras grosseiras. Lamentamos o fato e saímos em defesa e solidariedade à companheira Simone Dutra - SINDSAUDE.


POETIZA LANÇA "CANÇÕES DE ABRIL" – Rizolete Fernandes lançará seu novo livro às 19h de segunda-feira (13) no Teatro Alberto Maranhã – TAM, Praça Augusto Severo, em Natal/RN. "Minha alegria ao lançar o CANÇÕES DE ABRIL se completará com a sua presença", disse a poetiza Rizolete Fernandes ai enviar convite. Obrigado e sucessos companheira Rizó.


DIGA SIM AO BEM – Natal/RN. A Casa do Bem realizará amanhã (09) o "Show Diga Sim ao Bem" no Vila Hall do Hotel Vila do Mar, entre 18h30min às 23h. A entrada é livre mas colaborações voluntárias podem ser depositadas numa cesta localizada na recepção do evento, ocasião em que haverá apresentação de balé, coral, grupo vocal, hip hop, Mit Box, capoeira e canto com os Surfistas do Bem. Tudo orquestrado pela batuta do bom Flávio Rezende.


PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA TERÁ TRATAMENTO 24h – Um paciente que sofre de insuficiência respiratória ganhou uma liminar, perante a 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, que lhe garante tratamento domiciliar completo, 24 horas por dia, com todos os procedimentos indicados pelo médico que o acompanha, o acompanhamento de equipe multiprofissional (tais como médicos, fisioterapeutas etc), bem como o fornecimento de remédios, suporte nutricional, respiratório e outros materiais, conforme orçamento e laudos anexados aos autos.


Para conceder a liminar, a juíza Ana Cláudia Secundo da Luz e Lemos observou o estado clínico da parte autora, com diagnóstico a apontar insuficiência respiratória, conforme receituário médico anexo aos processo, o que a fez constatar que o paciente necessita de acompanhamento médico frequente e fisioterapia respiratória e motora diárias, a ser realizado em ambiente domiciliar - home care. De acordo com a juíza, sendo a parte autora pessoa que não dispõe de condições financeiras para adquirir o medicamento prescrito, resta, ao Estado, cumprir o referido mandamento constitucional. No caso, ela explicou que assegura-se o direito à vida, proporcionado ao paciente a medicação específica que venha, ao menos, aliviar o sofrimento. (Processo nº 0023754-87.2010.8.20.0001). FONTE: www.tjrn.jus.com.br/.


DEMOCRATIZANDO O CINEMA: "Janela da Alma" será o filme exibido pelo Cine Clube Mossoró, no sábado 11/12, às 19h30min. SINOPSE: O premiado Janela da Alma apresenta dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual - da miopia discreta à cegueira total - que narram como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. Revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão. Janela da Alma resulta em uma reflexão emocionada sobre o ato de "ver" - ou não "ver" - o mundo. É imprescindível destacar que a sessão é gratuita e acontece no Hotel Villa Oeste, Av. Presidente Dutra – Ilha de Santa Luzia.


BRONCA DO LEITOR (197) - Olá, bom dia! A Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos do Estado do RN, por meio da Escola de Governo, abriu inscrição para o Processo Seletivo para curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, através do Edital nº 004/2010. Contempla quase todos os órgãos, para os campi da UNP, das cidade de Natal e Mossoró, e o estranho é que a DATANORTE nunca é contemplada, será porque o Governo não considera esse órgão público? O que será que acontece nos bastidores? É uma preocupação daqueles que precisam de qualificação? Matuzael Aires.


FIQUE SABENDO... "03 de Dezembro: Dia Nacional da Família". (Fonte: www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas).


Obviamente que a família de hoje já não é a mesma de ontem.


A primeira sociedade organizada no mundo é a família. Base de todas as outras sociedades, inicia-se com o matrimônio e é teoricamente formada pelos pais e filhos. O amor recíproco entre eles, a confiança, a cooperação, o respeito, a obediência, a compreensão e a tolerância mútuas são os preceitos básicos para que a família continue a existir.


É o amor, aliás, o que dá vida à família, quando firma os laços de união entre seus integrantes. O amor dos pais em relação aos filhos e dos irmãos entre si, a capacidade de renúncia. A disposição de alguém privar-se de algo em favor do outro ou de todos: conforto, repouso, prazer. O pai e a mãe, por exemplo, trabalham para que não falte nada em casa e muitas vezes deixam mesmo de se divertir.

Ou, ao contrário, filhos adolescentes deixam às vezes de viver experiências típicas da sua idade - de só estudar, andar de skate ou paquerar - porque precisam trabalhar precocemente para ajudar nas despesas da casa.


Obviamente que a família de hoje já não é a mesma de ontem, muita coisa mudou na prática. Até mesmo o conceito de família como sempre a entendíamos é outro. Mas o importante é sabermos, jamais esquecermos que sem a família, uma situação difícil seria para nós extremamente pior.


MUDANÇA NO CÓDIGO

A sabedoria popular costuma dizer que o tempo cura tudo. O tempo cura e também muda as coisas. Maneiras de ver o mundo, rituais, leis etc. O conceito de família, por exemplo, mudou com o tempo.


Tanto que, no Código de Direito Civil, vários artigos caíram em desuso, tendo sido criadas novas leis, em forma de emenda, que alteraram profundamente o seu conteúdo.


Algumas das alterações dizem respeito à família. Vejamos:


No novo conceito de família, são consideradas famílias os grupos formados não só pelo casamento civil ou religioso, mas também pela união estável de homem e mulher ou por comunidade dirigida somente por um homem ou por uma mulher (mãe solteira, no caso). Antes, uma união que não fosse formada pelo casamento formal era considerada "família ilegítima". Da mesma maneira, "filho ilegítimo" é uma expressão que não cabe mais em nossa sociedade.


Naturalmente que o novo não pode nem deve ser evitado. Mudanças são bem vindas, principalmente quando surgem para fortalecer ainda mais uma instituição que é a base do indivíduo na vida social.


Que viva a família! Sempre.


CONQUISTE SEU EMPREGO: PB – A Prefeitura de Areial/PB, realizará Concurso Público oferecendo 77 (setenta e sete) VAGAS para vários CARGOS, inscrições abertas até o dia 19 de dezembro/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 1.100,00. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


NACIONAL – O COFEN, Conselho Federal de Enfermagem, realizará Concurso Público oferecendo 32 (trinta e duas) VAGAS, para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de  09/12 a 09 de janeiro/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários de R$ 6.990,45. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "Essa musica (Sangue Latino, edição 386) tem a minha cara!!!! Acho a lindaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! Convencida!!!! Conceição Bezerra (rsrsrs)". – Obrigado amiga Ceição, tenho encontrado muitos leitores e confessam que são fãs do Quem Canta..., os Males Espanta. Saúde, paz e ano novo cheio de realizações;


 = "Olhe que eu não cheguei aos 50 ainda não viu???? Mas tá perto!!!! (edição 387 -  Os novos cinquentões) Kkkkkkkkkkkkk. Boa semana, Lisboa Batista". – Prezado Professor e Colunista Lisboa, eu já posso dizer que tenho cinqüenta e uns. Continuo antenado em suas movimentações, muito sucesso com o Chá Social em V Edição, ;


 = Há 33 anos (08/12/1977) era fundada a Loja Maçônica Jerônimo Rosado, em Mossoró/RN.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 251/2009 (de 25/08), relatamos os seguintes temas: DETRAN/RJ Indenizará por Carro Danificado em Depósito; Tributação nas Contas de Luz; Projeto / Cultura do Lixo; Bronca do Leitor (85) – Diniz Santos; FIQUE SABENDO: Rato Comendo Rato – Parte 3/3;


 - Banco Central eleva compulsório dos bancos de 8% para 12% e tira R$ 61 bilhões da economia para conter crédito e inflação. FONTE: Globo.com, em 03/12/2010;


 - Caderneta de poupança capta R$ 4 bilhões em novembro, impulsionada pelo pagamento do 13º salário. FONTE: Globo.com, em 06/12/2010;

 - Hoje é Dia da Justiça, Dia do Cronista Esportiva e Dia Nacional da Família. Amanhã (09) será Dia do Fonoaudiólogo.


DEDICO esta edição aos profissionais da justiça, as famílias, fonoaudiólogos e cronistas esportivos.


Quem canta...

"Paulo César prepara o seu chute fatal / Na barreira a confusão é geral / Atenção..., preparou..., correu..., e chutou... / É goooool, de felicidade / É goooool, o meu time é o melhor da cidade...". ("Replay". Composição: João Lemos e Roberto Correa – Canta: Trio Esperança).

...Os males espanta.


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com e http://doherbert.blogspot.com/.


*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário