quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DC - Coluna de Notícias 384. Abaixo: Tiririca e o Quociente Eleitoral - musiquinha e charge de Mauricio Ricardo.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 384 – Ano III. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 17 de novembro de 2010. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2010, Dias: 321/365, Semana: 46/52 e faltam 44 dias para fim do ano.


"Causo democrático".

Mané Beradeiro não é pescador mais conta seus exageros: "Um cabra teve febre muito alta, era tão alta que derreteu o dente de ouro!!!". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Continua a pendenga sobre a alfabetização de Everardo de Oliveira, o Tiririca, opino que os "cidadãos que o queriam debutado federal" fossem às ruas defender seu posicionamento de escolha e exigir a legitimidade do seu voto. Não vejo um desses cidadãos levantar movimento neste sentido, sumiram ou eram eleitores fantasmas? São mais de 1.3 milhão de tiriricandos (clique abaixo para acesso a charge - Tiririca e o Quociente Eleitoral). Por falar em tiririca, ouço muitas queixas de amigos servidores da UERN insatisfeitos e "tiriricas mesmos" com a Direção do SINTAUER, o motivo da queixa é a recepção que foi feita pelo sindicado aos concursados, com almoço em Buffet e ter deixado os sócios de fora do banquete, aí eu me incluo como servidor e sócio do sindicato. Fomos barrados no baile, alô Rita de Cássia? E a comemoração alusiva ao servidor público? Quando será? Boa leitura nobre leitor/a.


PROCON-SP – ATENDIMENTO PARA SUPERENDIVIDADOS – O Procon-SP lançou, ontem, um programa para atendimento dos superendividados. O projeto piloto tem a parceria do Tribunal de Justiça de São Paulo e o objetivo é ajudar os cidadãos que estão em situação de superendividamento a renegociarem suas dívidas com os seus credores. Os consumidores superendividados que tenham interesse em renegociar suas dívidas poderão procurar os postos de atendimento do Procon. Lá terão atividade psicoeducacional para prepará-los para uma audiência coletiva. As audiências serão realizadas pelo setor de conciliação do Tribunal de Justiça através dos postos avançados de atendimento extraprocessual.

O projeto piloto terá duração de cinco meses, sendo dois para capacitar os servidores e conciliadores e três, para realizar as audiências. A capacidade de atendimento do projeto é de, aproximadamente, 300 pessoas (100 por mês). Atualmente, o projeto está em fase de capacitação e a previsão para o início do atendimento é dezembro deste ano. O Tribunal de Justiça irá coordenar e supervisionar o trabalho realizado nas audiências coletivas. No caso de acordo entre o consumidor e credor, o juiz conciliador irá homologar o resultado obtido nas sessões de conciliação. FONTE: Folha Online,16/11/2010, na base de dados do sítio: www.endividado.com.br/.


WALTER SILVA – REPORTER POR UMA EDIÇÃO – Ao aproximar-se o final do ano estarei fazendo as últimas palestras nas escolas, pois em dezembro começaremos os ensaios e preparativos para a turnê do ano 2011 que terá o patrocínio da Lei municipal de Cultura (Lei-Vingt un Rosado, doação e apoio da UERN e do DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias). Amanhã (18) estaremos na Escola Estadual Hermógenes Nogueira, Abolição IV, às 19h30min. "As palestras são gratuitas para escolas e instituições públicas ou sem fins lucrativos, se alguém gostaria de fazer um pedido de palestra, entre em contato por email ou fone (94) 8893-8132)". Maiores informações e matérias sobre o assunto ver o sítio www.jose.walter.zip.net/.


JORNAL O JABÁ – EDIÇÃO DE NOVEMBRO já circula e tem uma excelente matéria assinada pelo Prof. Antônio Capistrano/UERN, trata de uma reflexão sobre o movimento estudantil nos anos 60, 70 e 80. Cita que aqueles personagens se tornam protagonistas de um novo cenário político e que hoje estão no poder, acreditaram na transformação dos anos de chumbo. Fico imaginando daqui a quarenta anos a turma do parangolé, reboleixon (assim mesmo, seria melhor rebolixo), aviões e calcinhas pretas de sujas estiverem ferrando a nação com bonecas e bonecos. O jornal "O Jabá", do Ítalo Praxedes, segue fazendo seu humor com a 90ª edição em novembro, como o mês é de finados a chamada de capa sugere que o cangaceiro JARARACA MERECE receber título de cidadão mossoroense. Confiram o periódico mensal disponíveis nas bancas da cidade.


BRONCA DO LEITOR (191) - Meu caro Hermes, Rogério Dias (bronca na edição 382), Rubens Coelho, Caio Muniz, Marcos Pereira e outros, não quero só me reportar a essa atitude do valente Rubens Coelho (que aliás, deu um show de entrevista à equipe do curso de comunicação da UERN em um documentário que está sendo preparado sobre as vítimas da ditadura militar, aguardem) mas também ao tratamento que não só esses "zorros", mas também o poder público municipal vem dando a quem faz de verdade arte e cultura na nossa cidade, (futura metrópole), existem umas pessoas Caio Cesar e Hermes (Lembro-me do episódio na feira do Livro 2010) que não estão só colocando máscara não, estão se travestindo também de inimigos da cultura (da verdadeira) e os espaços nos meios de comunicação como também nas casas de espetáculo (teatros) também estão se fechando, menos para aquelas pessoas que tem dinheiro, ou coragem de enganar as pessoas com conversas bonitas e promessas que não serão cumpridas. Genildo Costa por pouco não foi vítima de um Robin Hood de Mossoró. Para finalizar quero convocar a todos e a todas para reagirmos e lutarmos pela arte de verdade em nossa cidade, não vamos ficar apenas nos lamentando e temos tempo e disposição para reverter esse quadro. Avante bravos artistas. Vamos trazer de volta a COOCAR, POEMA, CASA DO CANTADOR e fortalecer ainda mais o projeto ARTE X CULTURA DO LIXO, que já não é só de Walter é do Mundo. Muito obrigado pelo espaço. Josué Damasceno.


FIQUE SABENDO... "Somos que somos: Nordestinos". (Fonte: Prof. Francisco Piolho - Fanat/UERN – via e-mail pessoal, em 08/11/2010).

Escutar e entender a música de Luiz Gonzaga, apreciar a beleza poética de Alceu Valença,

Nando Cordel, Lenine, Chico César, Fagner, Ednardo, Belchior, Zé Ramalho...


A vitória da candidata Dilma Rousseff, como a primeira mulher presidenta do Brasil, trouxe à tona a cólera e o pensamento equivocado de parte da juventude do sudeste do país, reeditando o bairrismo entre regiões e estados, infelizmente ainda presente no Brasil.


Mas, o que esses "jovens" não conseguem enxergar é que não existe fronteiras, nem entre regiões, nem entre nações, nem entre povos, tanto é que a ciência já provou que a terra é redonda. E onde está a fronteira de terra?


O nordeste brasileiro, ao contrário do sudeste maravilha, que, muitas vezes, num conceito equivocado alguns intitulam de sul maravilha (quando o sul não está composto pelos estados do Rio de Janeiro e/ou São Paulo) sempre se postou no Brasil, como se o país fosse um trem e o estado de São Paulo se constituísse no "carro-chefe" puxando os demais, como vagões de cargas.


E é assim que essa "menina pequeno burguesa" como diria uma amiga, ou "emergente", na linguagem de Hildegard Angel, ou mesmo "pobre, mas se achando", na linguagem vulgar, enxerga o seu estado com relações aos estados do nordeste.


Talvez, por não saber que o sal que tempera o seu alimento, todos os dias, sai do meu estado, que fica no nordeste, é que ela tenha tido esse "destempêro" como dizemos, em nordestinês, quando alguém sofre um "ataque de raiva" ou fica desesperado, como foi o caso.


Mayara, com Y, cujo nome inclui uma letra quem nem pertencia ao alfabeto portugues, quando do seu nascimento, nada mais é que uma "pobre" moça desprovida, dentre outros princípios, de um que considero fundamental: respeito ao próximo.


Nem vou me deter a democracia, nem ao que diz a nossa Constituição com relação aos direitos fundamentais.


Infelizmente, Mayara Petruso não está sozinha neste universo da xenofobia. E sem me sentir ferida pelo seu preconceito, analfabetismo político e até gramatical (já que a palavra "nordestino" ela se quer conseguiu escrever direito), eu diria que se tivesse que me sentir envergonhada com a região onde nasci e onde vivo, só sentiria se essa moça fosse minha conterrânea, o que, felizmente, não é o caso.


Mayara, com Y, vive (será que nasceu mesmo lá ?) no estado e na capital mais rica: São Paulo. São Paulo do Tietê poluído, da cracolândia, de eleitores letrados e "independentes de Programas como Bolsa Família", que já levaram repetidas vezes ao poder, homens como o Paulo Maluf, por exemplo.


Mayara, com Y, certamente não lê Jorge Amado, tampouco Rachel de Queiroz, que dirá Ariano Suassuna e suas obras geniais. Eles são nordestinos.

Será que Mayara consegue enxergar talento em José Dumont, e entender o enredo do filme "O homem que virou suco" um dos mais belos do cinema nacional?


Acredito que ela seja incapaz de "suspirar" por Wagner Moura, outro talento exportado do nordeste, uma beldade desejada por dez entre dez mulheres heterossexuais.


Escutar e entender a música de Luiz Gonzaga, apreciar a beleza poética de Alceu Valença, Nando Cordel, Lenine, Chico César, Fagner, Ednardo, Belchior, Zé Ramalho, Elba, Alcione ou o maravilhoso Dominguinhos (esse último eleitor declarado de Serra, e nem por isso menos digno ou menos genial para nós, eleitores de Dilma) nem pensar , não é Mayara?


Afinal essa turma é de "paraíbas" como alguns "nominam" os nordestinos, querendo dar uma forma ainda mais pejorativa a todos nós.


Mayara com Y, deve ter o paladar refinado, acostumado a "pizza e lasanha" culinária herdada dos imigrantes europeus, portanto jamais se renderia ao sabor de um baião de dois, um escondidinho, uma farofa d'água com carne de sol. Provar uma macaxeira frita, seria como experimentar veneno, afinal a  cozinha nordestina deve ter para ela o mesmo gosto do povo: "amargo e desprezível".


Mayara será incapaz de discutir qualquer coisa relacionada à segunda-guerra mundial, só para não ter que lembrar que foi no nordeste (mais precisamente no Rio Grande do Norte, que manda hoje para o mundo, sal, frutas e camarão, sem falar em petróleo) por exemplo, que se instalou a base aliada.


Voar então, para exterior, de jeito nenhum, não é Mayara? Afinal os vôos em direção a Europa, por exemplo, entram e saem do país pelo nordeste, em função da nossa proximidade geográfica com aquele continente. Pois, mesmo no ar, correria o risco de alguma contaminação "nosdestínica". Inclusive sentar-se ao lado de algum "paraíba" por pelo menos sete horas seguidas de viagem.


Mayara, como advogada e para ser contratada, certamente terá dentre os seus critérios "éticos", um considerado promordial, ante o seu pensamento a cerca de "nós", os nordestinos: "Só aceito casos, que envolvam nordestinos, se for para acusa-los, pois "esse povo" não é digno de defesa".


Certamente, Mayara não está só, nem nesse momento em que o mundo parece cair sobre a sua cabeça, nem no futuro. O seu pai, segundo soube, teria pedido desculpas pela ignorância da filha.


A estudante de direito, que diferente dos nordestinos não pode ser classificada como "antes de tudo um(a) "forte", pois já fugiu do Twitter. Todavia, tem outros refúgios que podem abrigá-la, recebendo-a inclusive com tapete vermelho na sua entrada triunfal: os movimentos xenófobos do Brasil. Esses, certamente se orgulhariam em tê-la, mais ativamente, nos seus quadros.


Mas, posso assegurar que nós, nordestinos/eleitores de Dilma Roussef, ao contrário do que Mayara pensa, estamos orgulhosos da grande contribuição que demos para que o país continue crescendo.


E temos a convicção de que fizemos o nosso melhor. E, se por acaso formos decepcionados com o governo Dilma, o que certamente não ocorrerá, teremos errado por acreditar que estávamos acertando, não apenas pelos nove estados que compõe essa região, mas por toda a federação e todos os brasileiros, inclusive por Mayara e os demais que, equivocadamente, pensem como ela.


Por fim, é dizer que somos o que somos: Nordestinos.


CONQUISTE SEU EMPREGOMA. A Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Pindaré realizará Concurso Público oferecendo 345 (trezentas e quarenta e cinco) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 03 de dezembro/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º Graus. Salários até 4.500,00. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


NACIONAL – O INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos realizará Concurso Público oferecendo 08 (oito) VAGAS, para VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 10 de dezembro/10, escolaridade exigida: Superior. Salários de R$ 3.016,58. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********

 = "Hermes, a bela "Balada do louco" não é apenas de Rita Lee, mas tem a marca inconfundível do mutante Arnaldo Baptista. Considerado por muitos o "Syd Barret" brasileiro. Geraldo Carneiro". – Obrigado amigo professor Geraldo, você sempre atento e colaborando conosco para a melhor informação, são muitos os fãs do Quem Canta... Os males Espanta e você está entre eles. Paz e saúde amigo;


 = "Adorei os vídeos em que mostra nossa cidade (edição 382), que lindo está Mossoró e com os novos projetos então, teremos ainda mais uma cidade organizada e bonita, espero que com estes projetos, inclua a limpeza do nosso rio, pois é uma das partes mais belas de uma cidade é ter um rio que passa pelo o meio dela. Maria José Andrade". – Companheira Maria José, muito obrigado por nos acompanhar. O Zé Mário acertou em cheio nos enviando aquelas fotos num momento infeliz da Mayara Petruso. Que bom seria aquelas fotos chegasse ao seu conhecimento e prestigiar nossas belezas, arquitetônicas e humanas;


 = Há 76 anos (18/11/1934) era instalada a Diocese de Mossoró, ocasião em que a Matriz de Santa Luzia é instalada liturgicamente com Sé Catedral.


**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 245/2009 (de 11/08), relatamos os seguintes temas: PSDB Recorre Contra Decisão de Paulo Duque; Servidores do INSS Fazem Greve de Fome; A Coluna Também na Espanha; Bronca do Leitor (79) – Santino Arruda; FIQUE SABENDO: A Tradição da Pendura;


 - Crédito habitacional da Caixa soma R$ 54 bilhões até setembro e bate recorde. Caixa lucra R$ 2,4 bilhões no período. FONTE: Globo.com, em 16/11/2010;


 - Banco Central diz que apura responsabilidades no caso Panamericano e que já detectou inconsistências contábeis no banco. FONTE: Globo.com, em 10/11/2010;


 - Hoje é Dia da Criatividade, Dia do Tribunal de Contas e Dia Internacional do Estudante. Amanhã (18) será Dia do Conselho Tutelar.


DEDICO esta edição aos profissionais do tribunal de contas, conselheiros tutelares, estudantes de todo o mundo e aos criativos/vas.


Quem canta...

"Eu vou mostrar pra vocês / Como se dança o baião / E se quiser aprender é favor é prestar atenção / Morena chegue pra cá / Bem junto ao meu coração / Agora é só me seguir / Pois eu vou dançar o baião...". ("Baião". Composição: Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira – Canta: Alceu Valença).

...Os males espanta.


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.





 
 
 
 
 
 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário