segunda-feira, 15 de novembro de 2010

DC - Coluna de Notícias 383. (Reeditado devido retificações).


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 383 – Ano III. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 13 de novembro de 2010. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2010, Dias: 317/365, Semana: 48/52 e faltam 48 dias para fim do ano.

 

"Causo democrático".

Mané Beradeiro: " No sertão antigo, família tradicional, o pai dizia ao filho: -"A Religião é um freio!". O menino respondeu: -"Não sou cavalo!". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

 

O SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do Estado do RN realizará seu X CONSINAI – Congresso do SINAI. Com seus vinte e um anos de fundação ainda realizou um extraordinário no ano passado. Uma batalha hercúlea para manter o ditame estatutário do sindicato e a demanda diária. Que não é pequena, diga-se de passagem. Problemas surgem de toda ordem ou desordens lá pras bandas do governo, servidores da administração direta já falam em greve se os 30% do PCCR não for pago neste mês de novembro, descumprimentos judiciais e etc. O SENALBA (sindicato que dá sustentação as servidores do MEIOS) já deflagrou greve a partir de terça (16) por falta de pagamento do mês de outubro. Voltando ao SINAI, faço parte deste sindicato desde 1995 e analiso a evolução dos debates afirmando que este ano será o maior congresso já realizado até o momento. Tanto em números quanto em qualidades. São 189 delegados eleitos e a Regional de Mossoró enviará cerca de 20 servidores para definir novos rumos da classe trabalhadora no próximo biênio, "A Privatização dos Serviços Públicos e suas consequências" é o tema do X CONSINAI que será realizado em São José do Mipibu entre os dias 18 e 10/11/2010. Boa leitura, nobre leitor/a.

 

NOVA VERSÃO PARA O CÓDIGO FLORESTAL – É grande a expectativa quanto à apresentação do Projeto de Lei do governo que substitui o Código Florestal, de 1965. A previsão é que a proposta fique pronta ainda nesta semana, mas deverá ser enviada ao Congresso somente no próximo ano. O objetivo é evitar desgaste político nos últimos dias do governo Lula. Um dos pontos mais polêmicos da proposta do relator Aldo Rebelo (PC do B) é a possibilidade de anulação das multas aplicadas em produtores rurais que desmataram reservas ambientais no período anterior a julho de 2008. Eles não estariam mais obrigados a recuperar as áreas degradadas.

O Código também reduz de 30 para 15 metros a área de vegetação que deve ser preservada na margem de rios. A criação de planos de regularização ambiental, no prazo de cinco anos, ficaria sob responsabilidade dos estados. O governo alega que as propostas de Aldo Rebelo incentivam o desmatamento e prejudicam compromissos assumidos pelo Brasil, como as metas de redução dos gases de efeito estufa. FONTE: www.brasildefato.com.br/.

 

CASA DO BEM/NATALQuem puder e quiser ajudar a Casa do Bem, do bom jornalista Flávio Rezende, com a finalidade de cobrir custos dos vários projetos e ações de final de ano é só fazê-la através da conta no Banco do Brasil, Agência 1668-3, Conta 26847-X. "Aguardamos sua visita no sítio www.casadobem.org.br ou contato pelos telefones (84) 3202-3441 e/ou 2010-1133", afirmou Flávio Rezende.

 

SAÚDE: CONCURSADOS TEM PRAZO PRORROGADOO governador do Estado do RN, Iberê Ferreira de Souza, prorrogou por mais dois anos, o concurso público realizado em 2008 para provimento de vagas na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A prorrogação está publicada no edição do Diário Oficial do Estado no último sábado (06/11).

 

A prorrogação começa a contar a partir do dia 27 de dezembro de 2010, para o preenchimento de cargos e formação de cadastro de reserva da Sesap. Outras informações podem ser obtidas na Subcoordenadoria de Gestão das Relações de Trabalho da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) no telefone: (84) 3232-2596. FONTE: Agência RN EM 09/11/10, na base de dados do sítio: www.sistemajma.blogspot.com/.

 

OS PROFESSORES PÉRICLES E QUEIROZ SÃO ELEITOS Diretor e Vice-Diretor, respectivamente, da Faculdade de Direito/UERN nas eleições para escolha da nova direção da faculdade - quadriênio 2010/2014. Estamos passando essas informações em primeira mão, já que o Processo Eleitoral foi encerrado às 22h de ontem. A coluna parabeniza os professores com o desejo do pleno sucesso a frente daquela unidade de ensino superior;

 

DADOS GERAIS DA VOTAÇÃO PARA DIRETOR:

APTOS AO VOTO

VOTANTES

VÁLIDOS

BRANCOS

ABSTENÇÕES

DOCENTES (35)

28 (80%)

27 (96,64%)

01 (0,04%)

07 (20%)

TÉC. ADMIN. (20)

09 (45%)

08 (88,89%)

01 (0,05%)

11 (55%)

DISCENTES (460)

183 (39,78%)

179 (97,81%)

04 (0,02%)

277 (60,22%)

TOTAL GERAL (515)

220 (42,72%)

214 (97,27%)

06 (0,03%)

295 (57,28%)

 

DADOS GERAIS DA VOTAÇÃO PARA VICE-DIRETOR:

DOCENTES (35)

28

26 (92,86%)

02 (0,7%)

07

TÉC. ADMIN. (20)

09

09 (100%)

**

11

DISCENTES (460)

183

173 (94,54%)

10 (0,05%)

277

TOTAL GERAL (515)

220

208 (94,54%)

12 (0,05%)

295

 

FIQUE SABENDO... "Calem a Boca Nordestinos". Por José Barbosa Júnior. (Fonte: Goretti Ribeiro – POR E-mail, em 05/11/2010).

Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos.

 

A eleição de Dilma Rousseff trouxe à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais, foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.

 

Já escrevi sobre os preconceitos religiosos em outros textos e a cada dia me envergonho mais do povo que se diz evangélico (do qual faço parte) e dos pilantras profissionais de púlpito, como Silas Malafaia, Renê Terra Nova e outros, que se venderam de forma absurda aos seus candidatos. E que fique bem claro: não os cito por terem apoiado o Serra..., outros pastores se venderam vergonhosamente para apoiarem a candidata petista. A luta pelo poder ainda é a maior no meio do baixo-evangelicismo brasileiro.

 

Mas o que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter: "Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!".

 

Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros "brasileiros" também passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA (sim, fui corrigido por muitos e convencido pelos "amigos" Houaiss e Aurélio) do nosso país.

 

E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão!

 

Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!

 

Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?

 

Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?

 

Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?

 

Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos... pasmem... PAULISTAS!!!

 

E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano.

 

Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo "carioca" Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.

 

Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura...

 

Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner...

 

E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melofias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia...

 

Ah! Nordestinos...

 

Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?

 

Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.

 

Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de "cachorras". Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!

 

Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para "um dia de princesa" (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!

Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário..., coisa da melhor qualidade!

 

Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render. Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso... mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!

 

Minha mensagem então é essa: - Calem a boca, nordestinos!

 

Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.

 

Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.

 

Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: "O sertanejo é, antes de tudo, um forte!"

 

Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos!

 

CONQUISTE SEU EMPREGORN. A Prefeitura Municipal de São José do Mipibu realizará Concurso Público para 27 (vinte e sete) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 16 a 19 de novembro/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º Graus. Salários até 1.300,00. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

NACIONAL – A PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar realizará Concurso Público com 100 (cem) VAGAS, para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 19/11 a 10 de dezembro/10, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários de R$ 10.019,20. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

**********REGISTROS**********

 

 = "Hermes e leitores. Comunico aos amigos que nos dias 13 a 15 de novembro, Mané Beradeiro estará participando do ACAMPART, festival de artes que acontece em Maringá-PR. Mané irá fazer apresentações culturais, mas também aprenderá muito, participando de diversas oficinas que acontecem naquele festival. Este ano é a oitava realização. Na mala, além dos livros e os cordéis, levo abraços a todos. Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte". – Obrigado amigo e colaborador, desta coluna, Francisco Martins;

 

 = Há 89 anos (13/11/1921) morria, em Paris, Princesa Isabel – a redentora.

 

**********PANO RÁPIDO**********

 

 - Memória: Na edição no 244/2009 (de 08/08), relatamos os seguintes temas: É Lei – Depósito Hospitalar Antecipado; Festival de Repente em Juazeiro; Debate Sobre a Crise; A Enfermagem emCampanha Nacional; Bronca do Leitor (78) – Prof. Diniz; FIQUE SABENDO: Colesterol: encontrado nas membranas celulares;

 

 - Petrobras lucra R$ 8,566 bi no 3º trimestre, mais 7,9% ante igual período de 2009. Receita somou R$ 54,739 bilhões. FONTE: Globo.com, em 11/11/2010;

 

 - Inflação oficial do IPCA vai a 0,75% em outubro, a mais alta desde fevereiro, puxadas pelos alimentos, diz IBGE. FONTE: Globo.com, em 09/11/2010;

 

 - SINDICADO - "Ontem, perguntaram-me qual o sindicato mais forte do Rio Grande do Norte. Confesso que, depois de muitos anos afastado das batalhas sindicais, mesmo sendo próximo a muitos líderes sindicais, fiquei sem saber responder. O interlocutor acertou na mosca: é o "sindicato dos ocupantes de cargos comissionados". E fechou com chave de ouro: esse sindicato não existe, não faz reunião, não se articula, não faz movimentos grevistas, mas o que mais obtém vitórias desde as últimas três décadas. Pode olhar as caras. Entra governo e sai governo e as mesmas figuras carimbadas estão lá, sem largar a rapadura. "Confiança" virou profissão e meio de vida. Tem gente que até muda de lugar, mas dá sempre um jeitinho de garantir a gratificação. E, em alguns casos, a gratificação nem conta; o que conta mesmo são as "comissões". Fonte: Coluna Prosa e Versa, por Crispiniano Neto – Jornal de Fato (www.defato.com, em 10/11/2010;

 

 - Dia 13 de novembro o produtor cultural Heberth Gleydson vai realizar o Hallowen do Bem na Casa do Bem. A renda vai ser para ajudar no figurino das Bailarinas do Bem no Show Diga Sim ao Bem;

 - Hoje é Dia do Moço Espírita e Dia do Mau Humor (em Porto Alegre). Amanhã (14) será Dia Nacional da Habitação e Dia dos Bandeirantes.

 

DEDICO esta edição aos mau-humorados e aos bandeirantes.

 

"Quem canta...

"Eu juro que é melhor / Não ser um normal / Se eu posso pensar / Que Deus, sou eu...". ("Balada do Louco". Composição: Rita Lee - canta: R. Lee).

...os males espanta".

 

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário