quarta-feira, 10 de novembro de 2010

DC - Coluna de Notícias 382. (Anexo: Mossoró).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 382 – Ano III. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 10 de novembro de 2010. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2010, Dias: 314/365, Semana: 45/52 e faltam 51 dias para fim do ano.


"Causo democrático".

Mané Beradeiro: "Chefe pede ao funcionário para fazer o seguinte cartaz: Ao usar o banheiro, por favor, dê descarga e feche a tampa do sanitário. O subalterno querendo mostrar serviço e cultura exagerou e o cartaz foi confeccionado assim: "Fineza pressionar o mecanismo hidráulico do autoclisma até que os catabólicos sejam totalmente expedidos do dejectório. Favor manter o operáculo descerrado após a dejecção". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Andei afastado do nosso contato via DC – Coluna de Noticias, uma junção de afazeres e um pouco de cansaço me deixou indisposto, mas não me rendo e temei em concluir esta escrita refeita por três vezes. Não quero passar este dia sem nossa comunicação. Registro que tive o prazer de conhecer, pessoalmente em Natal (05/11), o Sr. Francisco Martins Alves Neto – escritor, poeta, criador do Mané Beradeiro e do Palhaço Leiturino. Pensei numa prosa maior no encontro, mas, foi tudo muito rápido e o suficiente para a dedicatória de três obras sua dentre outras, do seu primeiro cordel com título "Cordel da Salvação", "Crônicas Sensoriais" e "Mané Beradeiro em Causos e Poesias". Boa leitura, nobre leitor/a.


VEDADO AUMENTO DE MENSALIDADE POR FAIXA ETÁRIAA Assistência Médica à Saúde Ltda – Amil está impedida de aumentar o valor da mensalidade do Plano de Saúde baseado em mudança de faixa etária dos usuários sem que leve em consideração os termos definidos pela Agência Nacional de Saúde (ANP). A decisão é dos desembargadores que integram a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que mantiveram os termos da sentença do juiz da 12ª Vara Cível de Natal, Fábio Antônio Correia Filgueira. O autor da ação é o Ministério Público.


Os promotores com atuação na área da Saúde ingressaram com Ação Civil Pública alegando que a Amil encaminhou aos usuários de plano de saúde na faixa etária de 60 a 70 anos aviso de aumento, no percentual de 164%, nas mensalidades, reajuste esse decorrente da suspensão por parte do Supremo Tribunal Federal da aplicação do art. 35-E da Lei n. 9.656/98 (Lei dos Planos de Saúde). "Este reajuste é manifestamente abusivo, pois configura transgressão ao postulado da função social do contrato, bem como ao disposto no art. 15, 3 do Estatuto do Idoso (Lei n. 10.741/03), que impede o aumento das mensalidades pelo simples motivo de completar sessenta anos de idade", assinalaram os promotores. FONTE: www.tjrn.jus.br.


JUSTIÇA FEDERAL DO RN NA SEMANA DE CONCILIAÇÃOA Justiça Federal do Rio Grande do Norte participará da Semana Nacional da Conciliação, que acontecerá no período de 29 de novembro a 3 de dezembro. Essa será a quarta edição da Semana da Conciliação. No caso da Seção Judiciária potiguar as audiências de conciliação atingirão os processos cíveis, de Execução Fiscal e do Juizado Especial Federal (onde tramitam ações de até 60 salários mínimos). As Varas ainda estão fechando a pauta de audiências. Mas na 3ª Vara, por exemplo, estão confirmadas 200 audiências.


O mutirão de conciliação na Justiça Federal ganha um destaque ainda maior pela característica dos processos que tramitam nessa instituição. Como as ações envolvem órgãos e autarquias federais esses não desenvolviam a cultura da conciliação, geralmente levando o processo às últimas instâncias. O trabalho da JFRN na Semana Nacional de Conciliação atingirá não apenas os processos de Natal, mas também ações que tramitam nas Subseções de Mossoró e Caicó.


PCCR DA DATANORTE – COMISSÃO É CONSTITUÍDA, sob a presidência de Tália Maia Lopes – Representante da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos – SEARH com a finalidade de Enquadramento de Cargos e Empregos do Quadro Suplementar, de que trata o artigo 3º inciso II alíneas "b" e "c" da Lei Complementar 432, de 1º de julho/2010. Entre os 11 membros da comissão Eliel Elias Bezerra e João Eudes Ferreira representarão a Companhia de Processamento de Dados na qualidade de servidores da empresa. A Portaria nº 058, de 03/11/2010, pode ser lida no sítio www.sinairn.com.br.


13ª EDIÇÃO ROCKSTAGE – O Marcondes Paula, mesmo sem o programa Interferência 96 fora do ar desde março está agitando a música alternativa na área do rock. O homem está na estrada para realizar mais um Rockstage, ele figura como Repórter por uma Edição nesta data:

"Olá grande Hermes tudo joia? Bicho estou fazendo mais um Rockstage, segundo do ano, para o dia 04 de dezembro/10, com duas bandas de Recife/PE o "Terra Prima" e "Cangaço". Essa ultima banda de heavy folk com fortes influencias do regionalismo nordestino. Outra banda "Flagelo" de Fortaleza/CE. Nossos eventos estão sendo realizado no Espaço Quintura na Rua Cel. Gurgel (após a CEF), finalmente temos um espaço do rock underground. Contamos com a mídia do Democratizando a Comunicação". Sucessos companheiro e conte conosco.


BRONCA DO LEITOR (190) – Meu caro Rubens Coelho, parabéns pela digna e corajosa decisão tomada em relação a não se tornar um "Imortal Vivo". Essa seletividade que voce citou, ela não habita somente a AMOL, é um vírus que está entranhado em quase todas as instituições culturais de Mossoró. No ICOP principalmente, agora com essa nova direção. Tive folheando as duas últimas revistas editadas pela instituição que infelizmente faço parte e reparei na discriminação que esse instituto reserva para certas figuras de nossa poesia local, é estranhamente revoltante. Lembro agora das palavras de um cafajeste lá de Natal, que se diz escritor e editor de livros, num episódio onde um repórter o perguntou sobre os poetas da nossa terra, citando o excelente poeta Marcos Ferreira e ele prontamente respondeu; "em Mossoró só existe um poeta, o cordelista Antônio Francisco, o resto é enfeite de bolo. Sabe quantos intelectuais se apresentaram para defender Marcos Ferreira.., não tenho conhecimento de nenhum, se escreveram eu nunca vi, nunca li, nunca soube, aliás quem deve responder a isso é o próprio Marcos. Sei perfeitamente que Marcos nessa época extravasou os limites da insensatez, divulgando e publicando artigos contra políticos locais que de certa forma feriram até mesmo seus familiares, mas isso, tudo isso existiu alguém e algumas pessoas por traz dando corda e força para Marcos e na "hora H" nenhum deles saiu em defesa, sequer para tentar livrá-lo desse futuro ostracismo. Rogério Dias

Nota do editor: Esta bronca foi originalmente publicada pelo autor, supra assinada, em 15/10/10 e posteriormente postada posteriormente em nossa caixa de e-mail. A bronca do Rogério tem continuidade no Quadro Fique Sabendo... . Na oportunidade quero me solidarizar ao amigo Rubens Coelho e apoio ao outro amigo Rogério.


FIQUE SABENDO... "Meu Caro Rubens Coelho". Por Rogério Dias – Publicitário, Escritor e Artista Plástico. (Fonte: e-mail, em 18/10/2010).


Em referência a carta "Não Quero Ser Imortal" escrita por Rubens Coelho

 ao Pte. da AMOL – Academia Mossoroense de Letras, em 21/09/2010.


Lembra-se Rubens de uma pretensão nossa (rOgério, Rubens, Caio e outros) de realizar na TCM10 um programa voltado para cultura, e que o nosso maior obstáculo era o "Dinheiro"???..quem está em nosso lugar hoje na TCM10??.....lembra-se meu Caro Rubens de jornalecozinho (as palavras não são minhas) que circulava ali pras bandas do Santo Antônio, e cujo editor era um garoto chamado Mário Gerson, e que essa mesma figura que ocupou o nosso lugar no pretenso programa da TCM10, comprou esse importante jornalzinho somente com o intuito de fechá-lo, e fechou, acabou, extinguiu da nossa fauna cultural-noticiosa.


Não irei falar detalhes sobre a revista Papangu, mas essa queda que a revista está passando, tenho certez

a que não é o verdadeiro "Zorro" com certeza é um Zorro com outro tipo de máscara, mas é a mesma figura mascarada, que provavelmente quis comprar ou sei lá, se tornar um de seus editores sócios e o Túlio não aceitando, está sofrendo os efeitos do dinheiro, da grana fácil e do prestigio que o "Zorro" possui na nossa comunidade.


Adianto que pessoalmente não tenho nada contra o "Zorro", até porque existem centenas de Zorros em nossa cidade, o difícil é saber qual deles usa da boa intenção. Eu por exemplo aqui-acolá recebo uma chicotada, e quando olho é um "Zorro" de plantão me chicoteando pelas costas.


Felizmente Rubens eu sou um macaco muito velho e ainda apesar dos 68 anos ainda estou conseguindo escolher um galho que não me ofereça perigo na queda ou no salto.

Pra terminar eu diria ainda; na época em que eu estava no Chap-Chap, eu cansei de pedir, de sinalizar para os Zorros, fazendo ver a eles que o meu proposito naquela pequena célula cultural que criei era apenas um objetivo "cultural", não havia ninguém com a intenção de desmascará-los, mas também não estava me dispondo a oferecer as minhas estreitas costas pra que eles me chicoteassem traiçoeiramente como sempre fazem. Parabéns meu caríssimo Rubens Coelho, voce agiu muito bem. rOgério Dias.


CONQUISTE SEU EMPREGORN. O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência estará realizando Concurso Público para 696 (seiscentas e noventa e seis) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 21 de novembro/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º Graus. Salários até 9.282,00. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


PE – A EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo realizará Concurso Público com 504 (quinhentas e quatro) VAGAS, para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 10/11 a 20 de dezembro/10, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários de R$ 4.834,22. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "Hermes e amigos, para conhecerem um pouco da minha amada cidade – Mossoró/RN - A DUBAI DO NORDESTE, slide anexo. É muito bom ser de Mossoró. Tenho orgulho de ser dessa cidade (sempre com a Graça de DEUS). Cidade única, com suas águas termais, petróleo, sal (mesmo que importado de Grossos, rsrsrsr), castanha, caju, melão, Gesso e calcário (matéria prima do cimento), praias a 40 km de distância, e acima de tudo de brava gente, com pessoas de bom caráter, bonitas e felizes. Como minha cidade é rica em recursos naturais. Só quem já viveu em Mossoró, sabe o que é Mossoró. Conheço muitos filhos que aportam nela e dela não saem mais. Não a veem como Madrasta, mas sim como uma mãe zelosa e generosa para com todos que a buscam. Viva Mossoró! Abraços a todos, José Mário".Prezado amigo e irmão José Mário, mesmo com um mês de atraso para registrar o Dia do Nordestino, seu slide chegou numa boa hora para calar a famigerada Mayara Petruso (patricinha de plantão) e dizer do nosso ORGULHO DE SERMOS NORDESTINOS DE MOSSORÓ/RN. Valeu camarada de guerra!;


 = Há 140 anos (09/11/1870) Mossoró é elevada a categoria de cidade. Projeto do Deputado Provincial Padre Antônio Joaquim Rodrigues.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 243/2009 (de 06/08), relatamos os seguintes temas: RPVs – TRF (5ª Região) Liberará 66,4 Milhões; SINAI Devolverá Descontos Indevidos; Idade para Casamento com Separação de Bens pode Mudar; Bronca do Leitor (77) – Irany Germano; FIQUE SABENDO: Romário perde maioria das ações em tribunais;


 - Banco Central dos EUA vai injetar U$$ 600 bi na economia, por meio de compra de títulos públicos, até metade de 2011. FONTE: Globo.com, em 03/11/2010;


 - Mínimo deve ficar entre R$ 560 e 570, diz Ministro do Trabalho. Centrais sindicais querem R$ 580. FONTE: Globo.com, em 04/11/2010;


 - Sobre Carros I – "Ultimamente eu tenho escrito neste espaço que os revendedores de automóveis da terrinha estão no seu estrito papel de comerciantes, ou seja, vendendo carros. Agora, o nosso poder público municipal é que está a cada dia que passa sempre e sempre mais aumentando o seu débito para com o dever de casa, que é com a sua engenharia de tráfego planejar onde é que se vai colocar tanto carro". Fonte: Coluna Emery Costa – Jornal O Mossoroense, em maio/2010;


 - Sobre Carros II - "As vendas de veículos novos continuam batendo recorde no país, mesmo sete meses após o fim da redução de IPI para automóveis. A expectativa é que neste ano o Brasil se torne o quarto maior mercado em vendas no mundo, ultrapassando a Alemanha". Fonte: Coluna Prosa e Versa, por Crispiniano Neto – Jornal de Fato (www.defato.com, em 07/11/2010;


 - Hoje é Dia da Amazônia e Dia do Trigo. Amanhã (11) será Dia da Independência de Angola e Dia do Diretor de Escola.


DEDICO esta edição aos habitantes da Amazônia, aos angolanos e diretores/ras de escola.


"Quem canta...

"Amazônia, insônia do mundo / Todos os gigantes tombados / Deram suas folhas ao vento / Folhas são bilhetes deixados / Aos homens do nosso tempo...". ("Amazônia". Composição: Roberto Carlos e Erasmo Carlos - canta: R. Carlos).

...os males espanta".


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário