quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DC - Coluna de Notícias 370 - Anexa: Opção da Simplicidade.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 370 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 22 de setembro de 2010. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2010, Dias: 265/365, Semana: 38/52 e faltam 100 dias para fim do ano.


"Causo democrático".

Mané Beradeiro, pensando naquilo conclui: "A vida do homem do campo é assim: de dia na agricultura, e de noite na criatura. E haja filhos!". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Escutei o Tenente Almeida – Polícia Ambiental em entrevista de rádio e fiquei satisfeito com os resultados da atuação desse segmento recentemente implantado. O tenente ressaltou que a PA atua em Mossoró e região, afirmou que cidades praianas são as mais solicitadas nos finais de semana para atender os abusos dos famosos paredões. Aqueles carros com reboques utilizando som e estrutura para animar carnaval. As cidades vizinhas estão, também, sendo perturbadas por estes monstrengos e tirando o sossego de seus moradores. Qualquer abuso é só denunciar pelos fones 190 ou (84) 3316-1676, nos casos do interior a denúncia é analisada e agendada a operação. Boa leitura nobre leitor/a.


CONTROLE SOCIALO desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) alcança a prestação de serviços públicos, aprimorando a construção, execução e acompanhamento de políticas públicas. Assim, o acesso à internet se tornou ferramenta essencial para o trabalho cotidiano dos conselheiros das Instâncias de Controle Social (ICSs), facilitando também a participação popular através das informações disponíveis na internet.


Além do acesso a informações sobre o Programa Bolsa Família (PBF) e notícias sobre sua execução em todo país pelo portal www.mds.gov.br/bolsafamilia, os conselheiros das ICSs podem acompanhar a gestão por meio de sistemas integrados como, por exemplo, o Sistema de Condicionalidades - SICON, que contêm informações sobre o acompanhamento das condicionalidades, andamento de bloqueios, pagamento e saque de benefícios, o que potencializa o desenvolvimento das atribuições das ICSs.


De posse de um endereço eletrônico na internet, múltiplas possibilidades de atuação se tornam disponíveis à ICS. Como por exemplo, receber este informe diretamente a cada nova edição (envie e-mail com o assunto "Quero Cadastrar-me" para controlesocialpbf@mds.gov.br) e discutir boas práticas com outras ICSs do seu Estado.


SHOW DE MANÉ BERADEIRO com tarde autógrafo na tarde de sábado (25), às 17h, na Poti Livros - Praia Shopping em Natal com entrada franca. "Venha conhecer Mané Beradeiro, ouvir causos e poesias matutas. Venha ter um encontro com o que há de melhor no humor da literatura potiguar", disse Francisco Martins, criador de Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


ENCONTRO DE RÁDIOS COMUNITÁRIASA ABRAÇO – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias em parceria com a Fundação José Augusto e UFRN promoverão, no próximo dia 25, o Encontro Estadual de Rádios Comunitárias. O evento acontecerá de 08h às 16h na Pinacoteca/Palácio da Cultura, situado a Rua 7 d setembro s/n – Cidade Alta em Natal/RN. Os objetivos são a retomada da articulação Estadual da ABRAÇO, o I Encontro do Coletivos de Mulheres e a escolha de delegados/as para o VII Congresso Nacional da ABRAÇO. Outras informações com Vaníria Dantas (084-8819-7723).


XV SEMANA UNIVERSITÁRIA DO CAMEAN se realizará no período de 23 a 25 de setembro de 2010, no Campus da UERN em Pau dos Ferros/RN. O tema geral desse evento, "FINANCIAMENTO DA UNIVERSIDADE E CRISE FINANCEIRA NA UERN" é da necessidade de se discutirem as políticas para universidade em nosso estado, financiamento, custeio e desenvolvimento de atividades acadêmicas. Também terá destaque nessa Semana Universitária a discussão sobre a implantação de novos cursos de graduação no CAMEAM: Ciências Contábeis, Direito, Serviço Social e Artes/Música.


No evento, haverá palestra, 4 mesas redondas, 18 minicursos, 14 Grupos de Trabalho (GTs) com exposições e debates de temas os mais diversos, 04 oficinas, exposição cartográfica e diversas atividades culturais.


BRONCA DO LEITOR (182) – Olá!!! Camarada bom Dia. Quero, se for possível, informações sobre as contratações dos concursados para UERN, minha filha foi aprovada, já entregou toda documentação. Quero uma informação sobre o PCCR da FUNDAC, diz Irleide que eu não tenho direito de juntar os anos que trabalhei na CIDA. E, que só serve para aposentadoria. Já procurei em que artigo encontra-se esta situação e não consegui. Caso exista é bom o SINAI tomar as providências na nova mudança. Tenho um amigo que foi beneficiado no da saúde juntou todos os anos da CIDA para o plano. Abraço e sei que você é fogo. Mas saudações rubronegras, Gileno.


NOTA DO EDITOR: Caro amigo e leitor Gileno Fernandes, sua bronca está no ar e as autoridades da UERN (Administração) e SINAI (Setor Jurídico) tomarão conhecimento de suas incertezas e deverão se pronunciar. De antemão digo-lhe que seu tempo na CIDA poderá ser averbado para tempo de aposentadoria. Quanto à questão de benefício no PCCR (da saúde) acho que cada plano tem sua especificidade, ou seja, se o colega teve benefício é porque teve cobertura legal. Grande abraço e saudações alvinegra!!!


FIQUE SABENDO... "Dia da Árvore – 21 de setembro". (Fonte: www.ibge.gov.br).


A Manutenção da vida na terra depende

da consciência de se proteger às arvores.


UMA ÁRVORE É ASSIM


Como produtoras de oxigênio, podemos afirmar que as árvores diretamente atingidas pelo sol desprendem grande quantidade de oxigênio (de um a três gramas por hora e por metro quadrado de superfície foliar).


Absorvem pelas raízes uma porção notável de água, cerca de 100 litros por dia, no caso do plátano, da qual só um pequeno percentual é incorporado aos tecidos vivos, evaporando-se o resto.


As árvores têm influência sobre a fauna, o clima que as envolve e o restante da flora; as próprias florestas fabricam literalmente seu solo a partir das camadas de folhas secas que se transformam em húmus.


Protetoras da atmosfera, do sol e das águas, abrigo das aves, cortinas contra o vento e a poeira, as árvores continuarão indispensáveis à vida humana.


No site Árvores do Brasil você conhece algumas das espécies mais comuns e importantes. Já no site Árvore, você tem acesso a um manual de arborização, dicas de ecoturismo, além de consultar as espécies ameaçadas de extinção. Outras informações estão no site da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.


PROTEGENDO AS ARVORES

A manutenção da vida na terra depende da consciência de se proteger as árvores e, conseqüentemente, a natureza num todo. É uma atitude inteligente, que há tempos é assumida por pessoas engajadas nesse sentido. Para se ter uma idéia, desde o século V, iniciativas desse tipo são tomadas, quando, na Suíça, era reservado um dia do ano para o plantio de árvores.


Também no século passado, instituiu-se a "Festa das Árvores", pela dedicação de um francês chamado Fourrier, cuja idéia foi largamente imitada por outras nações européias. Coincidentemente, nesse mesmo período, era comemorado, no estado de Nebraska, Estados Unidos, o "Dia da Árvore" - The Arbor Day -, em 10 de abril de 1872, dia instituído por J. Sterling Morton.


Aqui no Brasil, os responsáveis pela primeira comemoração da "Festa das Árvores" foram João Pedro Cardoso e Alberto Leofgren. O evento se deu na cidade de Araras, em São Paulo, no dia 7 de junho de 1902, com o respaldo das Leis Municipais números 18 e 19 de 1 e 2 de fevereiro de 1902 respectivamente. O objetivo ao se promover a festa era incentivar a plantação e a conservação do meio-ambiente.


No ano seguinte ao evento, 3 de maio de 1903 exatamente, a mesma festa foi lembrada em Itabira, São Paulo, com o desfile de crianças a conduzir flores, mudas de plantas e instrumentos agrícolas. Na ocasião, dois andores iam devidamente enfeitados, contendo uma muda de magnólia e outra de pau-brasil, ambas plantadas por Coelho Neto.


Talvez por conta desse histórico, um decreto presidencial de número 55.795, datado a 24 de fevereiro de 1965, instituiu a Festa Anual das Árvores em todo o território nacional. Em razão das diferenças fisiográfico-climáticas brasileiras, o evento é festejado tanto na última semana do mês de março, no Norte e Nordeste, quanto na semana iniciada em 21 de setembro, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.


De acordo com o artigo segundo do decreto, a finalidade da festa é "difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da pátria e no bem-estar dos cidadãos".


CONQUISTE SEU EMPREGORN. A Defensoria Pública da União do Rio Grande do Norte está oferecendo 10 (dez) VAGAS para ESTAGIÁRIOS, inscrições abertas até o dia 28 de setembro/2010, escolaridade exigida: Superior Incompleto. Salários até R$ 520,00. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


NACIONAL – O Ministério do Turismo está oferecendo 112 (cento e doze) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, as inscrições abertas até o dia 27 de setembro/10, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários de R$ 4.834,22. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "Obrigado amigo! Há muito tempo tenho recebidos o (seu) DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias, sou-lhe grato, mesmo sem lhe dá retorno, mas saiba de uma coisa, todas elas tem chegado a hora que mais precisei. Agradeço de coração, todos seu empenho por este belíssimo trabalho. Prof. Esp. Antonio da Fé". – Valeu prezado Antônio da Fé, prazer em revelo na Aduern e disponha sempre;


 = "Grande Hermes, tudo bem rapaz? Vou fazer o 13º Rockstage em 04 de dezembro/2010. Se tu puder dá uma força agradeceria. A rádio está parada mais tamos agitando uns shows Espaço Cultural Quintura, em frente a Casa dos Parafusos. Abraços e tudo de bom, Marcondes Paula". – Grato companheiro Marcondes, conte conosco e em breve pintarei por lá;


 = Há 22 anos (23/09/1988) era aprovado o texto da 8ª Constituição do Brasil.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 230/2009 (de 04/07) relatamos os seguintes temas: Clima de Sucessão na ADUERN; OAB Questiona a Frequencia de Juízes; Prof. Aluísio Barros, o Leitor Também Faz a Notícia; Sucessão na OAB Local Começa a Mexer com Bastidores; Bronca do Leitor (65) – Raimunda Soares – Pte. do SECOM; FIQUE SABENDO: Dia Internacional do Cooperativismo foi Instituído em 1923;


 - Banco Central dos Estados Unidos matem a taxa básica de juros inalterado no país, entre zero e 0,25% ao ano. FONTE: Globo.com, em 21/09/2010;


 - CABOS DE PLÁSTICO – "Sinceramente, se eu fosse abrir uma lanchonete ou um restaurante, talheres com cabos plásticos seriam proibidos. Deveria haver até uma fiscalização por parte da Anvisa aos estabelecimentos. Vamos combinar que os tais são altamente anti-higiênicos". Por Karenine Fernandes. FONTE: www.gazetadooeste.com.br, 21/09/2010; - Tem sentido nobre leitora.


 - Hoje é Dia da Banana e Dia da Defesa da Fauna. Amanhã (23) será inicia-se a primavera.


DEDICO esta edição aos profissionais do ramo da banana, agentes de defesa da fauna.


"Quem canta...

"Olha a banana / Olha o bananeiro / Mãe, mãe, mãe / Eu vendo banana mãe / Mãe, mãe / Mãe mas eu sou honrado mãe...". ("Vendedor de Bananas". Composição: Indisponível - canta: Os Incríveis).

...os males espanta".


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.


*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário