sábado, 28 de agosto de 2010

DC - Coluna de Notícias, edição 363 (Anexo: Voce Precisou de Mim).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 363 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Herm''es Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 28 de agosto de 2010 (atualizado às 09h).


"Causo democrático".


Mané Beradeiro continua filosofando: " Tem coisa mais inútil que chuva em alto mar e luz em casa de cego?". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com). Tá vendo!!!!


Estimados/as Amigos/as:


Os servidores do DETRA/RN receberam proposta do governo e suspendem Greve Geral iniciada em 12/07. Foram 47 dias de muita resistência e com vitória. O Detran teve o PCCR – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração reformulado no último abril e não tinha data certa para sua implantação por parte do governo do estado. A proposta apresentada foi a do pagamento do plano em três parcelas: 30% em setembro/10, 30% em março/11 e 40% em junho/11. O atendimento ao público voltará à normalidade em Mossoró a partir de terça-feira. As reivindicações do Concurso Público, Estrutura Física e melhoria na condição de trabalho continua em pauta. A greve foi suspensa e não encerrada. Boa leitura, nobre leitor/a.


CEF É CONDENADA POR DEIXAR CLIENTE EM ESPERA por três horas – A Caixa Econômica Federal do município de Caruaru (PE) está obrigada a pagar indenização por dano moral no valor de R$ 1 mil a uma cliente que não foi atendida no tempo máximo de 30 minutos estabelecido para as agências bancárias na Lei Municipal 4.434/2005. A ordem é do juiz federal da 16ª Vara da Seção Judiciária de Caruaru (PE), Francisco Glauber Pessoa Alves. A cliente ficou mais de três horas na fila. Cabe recurso.


De acordo com a referida lei, todos os estabelecimentos bancários estabelecidos no Município de Caruaru ficam obrigados a manter, no setor de caixas e outros atendimentos, funcionários em número compatível com o fluxo de usuários, de modo a permitir que cada um destes seja atendido em tempo razoável – de no máximo 30 minutos

Por se tratar de indenização por dano moral, e não material, o juiz deixou de aplicar o artigo 602, uma vez que deve ser imediata e integral o cumprimento da medida. Ele mencionou orientação do Superior Tribunal de Justiça: "A satisfação de um dano moral deve ser paga de uma só vez, de imediato" (RSTJ 76/257). FONTE: www.conju, na base de dados do sítio: www.endividado.com.br/.


SHOW "ACONTECÊNCIAS" é o novo trabalho de Mané Beradeiro ou Francisco Martins, através do projeto O Momento do Livro. Projeto de divulgação e valorização do escritor potiguar à leitura, o show se dará em Natal na Livraria Siciliano – Midway Mall às 19h de segunda-feira (30). São cinquenta vagas disponibilizadas e as reservas através dos fones: (84) 8719-4534 ou 9956-4014. (OBS. Republicada por motivo de retificação).


"Quem for assistir ao show ACONTECÊNCIAS, de Mané Beradeiro, na próxima segunda-feira (dia 30), será beneficiado com a promoção cultural, pois o show juntamente com o primeiro livro de Mané Beradeiro sairá pelo valor de R$ 10,00 (dez reais). Os livros serão entregues ao final do show". Afirma Martins. Mané Beradeiro: em causos e poesias é o primeiro livro do personagem que vem sendo sucesso nas escolas, congressos e eventos, vivido pelo escritor Francisco Martins. O livro é em tamanho de bolso, com 90 páginas, tendo causos, poesias e perfis biográficos. Mané Beradeiro é organizador da obra, e o livro foi feito atendendo ao apelo do público que gostaria de ver reunido os causos e poesias do show: "Rir nunca foi tão bom e saudável", em cartaz há 1 ano e 6 meses.


PCCRs – SINAI PROMOVE ASSEMBLÉIA PARA APRESENTAR PROPOSTAS do governo. Desde ontem (27) o Sinai está promovendo uma série de assembleias apresentando a proposta do Governo para pagamento dos Planos aprovados este ano, que se encontram pendentes de pagamentos.


Acompanhe o calendário: Dia 30/08 (segunda-feira) - Assembleia com os servidores da Fundação José Augusto (8h), no auditório da FJA. Às 10h Assembleia com os servidores do IDIARN no auditório da Secretaria de Agricultura, no Centro Administrativo. Dia 31/08 (terça-feira) - Assembleia com os servidores da Administração Direta (08h30min), no auditório da Secretaria de Agricultura, no Centro Administrativo. Dia 01/08 (quarta-feira) - Assembleia com os servidores da Emater (10h), no auditório da Emater e no Dia 02/08 (quinta-feira) - Assembleia com os servidores do DER (10h), no auditório do DER. FONTE: www.sinairn.com.br/.


ELEIÇÕES SIMULADAS EM NIZIA FLORESTA, HOJE - O ministro Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, estará no RN neste sábado para participar do simulado das eleições em Nísia Floresta. O evento faz parte da série de eleições simuladas que começou na semana passada, com o intuito de testar os sistemas e programas utilizados nas Eleições 2010.


Com a vinda a Nísia Floresta/RN do ministro Ricardo Lewandowsky e do Secretário de Tecnologia de Informação do TSE, Giuseppe Janino, os eleitores daquele município poderão comparecer às seções eleitorais instaladas para testar o sistema biométrico.


Em municípios espalhados por 19 estados do país, os eleitores também puderam comparecer para testar o sistema de votação biométrica, com identificação pela impressão digital. No Rio Grande do Norte, esse processo começou no último sábado (21), em Alexandria. Nesse mesmo dia, zonas eleitorais de todo o Estado testaram os sistemas de totalização e transmissão de dados. Fonte: www.sistemajma.blogspot.com/.


BRONCA DO LEITOR (177) - Sobre Duque de Caxias. E o outro lado não se fala? E o assassino sanguinário de guerra que ele foi, não se fala? O responsável pelo maior genocídio da história da América do Sul que foi a guerra do Paraguai. O chefe militar que reprimia cruelmente todos movimentos e revolta de um povo oprimido e explorado pelo império? Esse tipo de Lider não nos dá nenhum orgulho. Não merece se quer mensão. Carlos Arruda.


NOTA DA REDAÇÃO. Fala sim companheiro Arruda, manda os dados ou documentário. Afinal, este espaço fala-se até do editor (risos).


FIQUE SABENDO... "Dia do Psicólogo – 27 de agosto". (Fonte: www.ibge.org.br).


Tudo começou com os filósofos, os primeiros a fazer

Especulações em relação a problemas psicológicos.


O profissional de psicologia é como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga.


Tudo começou com os filósofos, os primeiros a fazer especulações em relação a problemas psicológicos, em busca de respostas sobre a natureza da alma e de sua relação com o corpo. Daí o costume de se dizer que a filosofia é a mãe da psicologia ou que os filósofos foram os precursores dos psicólogos.


Hoje, a definição da psicologia é outra e cabe ao psicólogo "estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção".


AS DIVISAS


O objeto de estudo do psicólogo é o comportamento humano e o seu principal objetivo é compreender o homem. Apesar desse intuito de compreensão não ser uma característica somente do profissional de psicologia - temos também o antropólogo, o sociólogo e o economista procurando o mesmo -, fica visível que estes dão ênfase, sobretudo, aos grupos e sociedades, enquanto aquele se fixa no indivíduo.


Isto também não significa que o psicólogo só veja o indivíduo em separado, fora do coletivo, mas sim que enxerga o homem como a unidade do grupo.


Veja algumas das divisões desse estudo:


- Psicologia da personalidade - ocupa-se dos diagnósticos e desenvolvimento das personalidades.


- Psicologia social - estuda o comportamento dos indivíduos dentro do grupo.


- Psicologia comparativa - compara o comportamento animal com o do homem.


- Psicologia do desenvolvimento - avalia as mudanças que acontecem com o indivíduo.


- Psicologia experimental - analisa os fenômenos psicológicos com fenômenos naturais, em condições monitoradas em laboratório.


- Psicologia clínica - tratamento das neuroses e demais problemas psíquicos.


PARA QUEM PENSA SEGUIR CARREIRA


Quem anda pensando em seguir essa profissão, alguns conhecimentos podem ajudar a se definir na escolha. Uma delas é saber sobre o seu futuro campo de atuação, ou seja, onde e como poderá trabalhar. O psicólogo pode atuar não apenas em consultórios, mas ainda em escolas, dando orientação vocacional; em empresas, participando de processos de seleção de funcionários; em hospitais, atendendo a pacientes e seus familiares; e mesmo na área de pesquisa, avaliando perfil do consumidor.


Também pode trabalhar como psicólogo esportivo, preparando os atletas emocionalmente, ou como psicólogo educacional, auxiliando pais e professores a solucionar problemas de aprendizagem.


O campo é bem amplo. A psicologia jurídica é outra área desse universo de opções. Como psicólogo jurídico, você vai acompanhar processos de adoção ou de violência a menores ou, em caso de presídios, avaliar os detentos.


Seja qual for a sua escolha, o importante é saber que você vai estar lidando com pessoas em seus sentimentos, medos e desejos. E que isto requer muito cuidado.


NA FACULDADE


O curso de psicologia vai dar a você, nos períodos iniciais, uma visão dos diferentes aspectos da psicologia: história, teoria e principais correntes. Também haverá aulas enfocando matérias sobre saúde, como neurologia, por exemplo.


Mais adiante é que o aluno vai se deparar com as disciplinas profissionalizantes e optativas, como pedagogia do excepcional, problemas de aprendizagem e orientação vocacional. Nesse momento, é a hora de optar por uma área de especialização.


No caso de quem pretende clinicar, o estágio é obrigatório, mas todos, uma vez formados, deverão se registrar no Conselho Regional de Psicologia. O curso tem duração de quatro anos, para o bacharelado, e cinco, para quem deseja ainda a formação clínica, para atendimento em consultório.


CONQUISTE SEU EMPREGO  - Prefeitura de Centro Novo do Maranhão está oferecendo 178 (cento e setenta e oito) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 31 de agosto/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 3.060,00. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


NACIONAL – O PROMINP – Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural está oferecendo 27.915 (vinte e sete mil, novecentas e quinze) VAGAS para ALUNOS PÚBLICOS, as inscrições estão abertas até o dia 12 de setembro/10, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários de R$ 900,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos. OBS. MAIS DE 240 VAGAS PARA MOSSORÓ.


**********REGISTROS**********


 = Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 240 - Semana: 35ª – Faltam: 125 dias;


 = "Hermes, Muito Obrigado (edição 361). Prof. Antonio da Fé". – Eu é que agradeço amigo professor, estamos às ordens - sempre;


 = Há 117 anos (28/08/1893) era criado o Museu Paulista, com sede no Monumento d Ipiranga.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 223/2009 (de 18/06), relatamos os seguintes temas: Juros Indevidos; Banco Deve Cumprir Prazo Máximo de Atendimento; MOAB Promove Encontro; Cícero de Sousa – Justa Homenagem Biográfica; Projeto Seis & Meia; Emater Confirma Greve; Bronca do Leitor (61) – Crispiniano Neto; FIQUE SABENDO: Você Sabe o que é Autismo?;


 - Liminar do Supremo Tribunal Federal suspende ações da correção de poupanças devido a planos econômicos. STJ – Supremo Tribunal de Justiça mandou pagar correção. FONTE: Globo.com, em 27/08/2010;


 - DROGAS E CANDIDATOS – O uso de fogos de artifícios em mobilizações políticas, em Mossoró, está confundindo a tráfico de droga. Na periferia, os "manos" não sabem se o foguetório é aviso de chegada das "coisas" ou é mesmo uma droga de candidato. Dúvida cruel. FONTE: Carlos Santos (www.blogdocarlossantos.com.br) em 26/08/2010;


 - Hoje é Dia das Obras Pontificais (despertar e aprofundar a consciência missionária) e Dia Nacional dos Bancários.


DEDICO esta edição ao/as bancários/as de todo o Brasil.


"Quem canta...

"Eu sou do banco, do banco do Brasil / Do banco do Nordeste, cabra da peste / No Ceará eu sou do Bec / Mas em Pernambuco sou do Bandepe...". ("Eu sou do Banco". Composição: Indisponível - canta: Dominguinhos).

...os males espanta".


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.


*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário